PplWare Mobile

Microsoft ameaça produtores Linux!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Martinho says:

    Eu não sei se o tal Steve Ballmer tem razão, mas não dou o beneficio da dúvida, porque vindo de quem vem, não me admira nada estas práticas.
    Eu penso que a Microsoft está a começar a sentir na pele que há desenvolvedores que trabalham arduamente com vista a criar alternativas. Essas alternativas são gratuitas e ameaçam o monopolio da microsoft. Ainda bem que ele se manifesta, em primeiro porque é um bacoco e em segundo porque começa a haver alternativas. Vamos lá experimentar coisas novas. É preciso coragem para mudar. Eu uso microsoft e não posso mudar por enquanto.

  2. Evandro says:

    A MS voltou a mostrar sua cara! Eu estava muito desconfiado daquela história de ser boazinha e apoiar o software livre!
    Eles estão utilizando todo o poder e o $$ para conquistar algo que nunca vão conseguir trabalhando normalmente! O Linux cresceu sem precisar fazer isso com ninguém, agora a MS… essa não é a primeira vez!!

    Vamos voltar a velha discussão 😀

  3. balari says:

    Pena o Steve Ballmer ter sido tão vago e não ter dito em concreto que tipo de patentes é que estão a ser usadas ilicitamente.
    Tal como diz o Evandro, era mesmo de estranhar esta pseudo colaboração, que não passava de um meio para “descolaborar” e arrasar a concorrência.

    Se haver patentes violadas tem de haver consequências, mas a MS não se esqueça que a Adobe também anda com vontade de processar a MS por violação de patentes.
    Atenção aos telhados de vidro.

  4. CHAGAS says:

    Tenho uma palavra!
    VERGONHOSO!

    Quando começo a ficar contente com a Microsoft eles arranjam sempre mais uma para me entristecer! GGGGgrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!…

    Muito máu da parte deles!

    Abraço,
    CHAGAS.

  5. Jonblue says:

    Só estranho é que a Microsoft levou tanto tempo a reagir, já que quem conhece um mínimo de linguagens de programação sabe que proximidade é flagrante.
    Vejo muita gente a falar de Linux, mas a comunidade é de tal forma pequena face ao Windows, que não me estranha que só tardiamente a Microsoft reagiu. Não penso que estejam muito preocupados c/ o Linux ainda p/ mais c/ a próxima saída do Vista. Este sim, um verdadeiro SO e que dar início a uma nova geração de SOs.
    O Linux é uma imitação barata do Windows… 🙂

  6. Navyseal says:

    Não sei se sabiam mas a Novell foi a primeira anunciar publicamente o lançamento de uma distro com a tecnologia xgl+compiz e a partir dai essa tecnologia ficou famosa. Tudo me leva a crer que a m$ so se aliou a Novell para poder usufruir dessa msm tecnologia. Pois se formos ver o passado, ja houve 3 processos da m$ contra a Novell.

  7. gil says:

    Não penso que estejam muito preocupados c/ o Linux ainda p/ mais c/ a próxima saída do Vista. Este sim, um verdadeiro SO e que dar início a uma nova geração de SOs.

    e já experimentaste o Vista???? para mim é um XP de cara lavada e mais “comilão” de recursos!!!!

    A MS está é com sorte da fundação mozilla não se querer chatear senão tb podia levar com um processo em cima por “apropriação” da “navegação por abas” – é o IE7 a copiar “descaradamente” o Firefox, e até o Office 2007 tem a navegação de menus por abas!!!! veio para ficar essa moda na MS 🙂

    já agora, tanto se fala em “alternativas”, que eu vou dar início esta semana a uma “experiência”, podem saber mais aqui, e já agora dêem os vossos palpites que eu sou um principiante nestas andanças!!!!

  8. Malamen says:

    @gil

    Não sabes o que estás a dizer em relação ao Vista. Até agora, o único problema que encontrei no Vista foi a nível drivers.

    Não venhas dizer que é o XP de cara lavada, que não é verdade. É simplesmente o sistema operativo mais rápido e fiável que já tive o prazer de experimentar.

    Quanto à ameaça da Microsoft em relação aos “produtores” de Linux, acho vergonhoso. Como disse o balari, cuidado com os telhados de vidro.

  9. gil says:

    @malamen

    “mais rápido”????Man… desculpa lá… então devo ter feito alguma asneira em algum lado… é que a mim pareceu-me bem mais lento que o XP, e consome mesmo mais recursos que o XP (principalmente a nível gráfico)… por acaso já formatei o “disco de experiências” para o tal “projecto” que menciono senão até fazia uns testes básicos e dava-te os resultados!!!!

  10. Cristiano Silva says:

    Cada vez mais, arranja-se solução para tudo.
    Primeiro a Ms lança um genero de uma OPA á Novell, no meu ponto de vista não passa disso, e depois tenta arruinar com o resto….eheheheh… mas estamos neste mundo, onde os mais ricos ganham e os pobres perdem …. desgraçados….

  11. David says:

    Sinceramente acho que se a Microsoft baixasse os preços dos seus produtos não teria que se preocupar tanto com as ameças aos seus produtos, as ameaças da pirataria e do software livre. Qualquer pessoa entendida percebe que o linux está muito longe do Windows, porém caso a Microsoft não reveja as suas posições pode ver os seus lucros ameaçados…

  12. Navyseal says:

    Não vale apena voltar a essa discussão. Para quem tem $ e possibilidades de comprar hardware é completamente indiferente é tão simples como: eu tenho Windows porque tenho e n me tentem falar de outros SO’s (porque n sei nada sobre eles nem estou interessado) mas adoro poder ter que instalar antivírus e antispyware, adoro q surjam de vez em quando uns problemitas porque senão estar no pc é massador.
    Porque se formos a ver não existem justificações para fazer upgrade s, a não ser porque é novidade, portanto deixa-os viver na ignorância. É graças a eles que ha postos de trabalho na area informática seja nas grandes empresas de informática de segurança, na m$ e nas lojas de informática a reparar pc’s com Windows.

  13. jorge a. says:

    @gil

    eu aposto que a “navegação por abas” do firefox não está patenteada, e mais, a cópia não foi feita com o IE7, mas no IE6 já era possível utilizar “abas”.

    @balari

    concordo contigo quando dizes que “Se haver patentes violadas tem de haver consequências”, é que a nível económico, uma das vertentes que pode explicar a necessidade de distorções na concorrência (monopólios) a dado momento do tempo é a necessidade de inovação tecnológica. Num mercado totalmente competitivo, a inovação pode não ser rentável, e portanto ninguém inovaria. Há muita gente aqui que só critica a Microsoft, mas não percebe que a mesma teve um papel decisivo na evolução do mercado de software mundial, e que tal pode, e em muito, ser explicado pelo seu poder monopolistico – embora, também tenha abusado da sua posição em certas ocasiões.

    Um exemplo para demonstrar a eficácia das patentes e a sua utilidade: a inovação na indústria farmacéutica. Vocês fazem ideia de quais são os lucros de um gigante dessa indústria? E querem acabar com os monopolistas dessa indústria? Penso que não, e se querem, aconselharia todos a pensarem um bocadinho comigo. Uma empresa gasta milhões a tentar inventar um medicamento, depois deste inventado, se toda a indústria pudesse produzi-lo, quem sairia mais prejudicado? Aquele que gastou o dinheiro a investigá-lo, lá está. A única forma de garantir que as empresas fazem investigação, é garantir às mesmas, que caso tenham sucesso, irão ter direito a um monopólio durante um determinado periodo de tempo, e que com isso, irão lucrar bastante.

  14. jorge a. says:

    E só para que saibam, o processo que a Adobe está a pensar meter contra a Microsoft não está relacionado com patentes. Está relacionado com o facto de a Microsoft pretender introduzir no SO Windows Vista um produto que concorre directamente com o Acrobat Reader. Não baralhem as coisas.

    Neste caso da Adobe contra a Microsoft, do que se fala, é de um abuso da posição dominante por parte da Microsoft, que sendo líder no mercado do SO, procura automaticamente escolher pelo cliente qual a aplicação que ele deve usar (entre o Acrobat Reader e o seu produto – planta lá o seu produto).

  15. A MS está é com sorte da fundação mozilla não se querer chatear senão tb podia levar com um processo em cima por “apropriação” da “navegação por abas” – é o IE7 a copiar “descaradamente” o Firefox, e até o Office 2007 tem a navegação de menus por abas!!!! veio para ficar essa moda na MS

    Pra isso era a mozilla a ser processada por ter copiado as tais abas do excel. lol

  16. gil says:

    @ parvo na cadeira

    o excel não tem “abas de navegação”, tem “folhas”!!!!

  17. Ze-Bala says:

    Vejo muita gente a falar de Linux, mas a comunidade é de tal forma pequena face ao Windows, que não me estranha que só tardiamente a Microsoft reagiu. Não penso que estejam muito preocupados c/ o Linux ainda p/ mais c/ a próxima saída do Vista. Este sim, um verdadeiro SO e que dar início a uma nova geração de SOs.

    Mas andas a comer Gelados com a TESTA?

    Diz-me lá algo q o Vista venha introduzir de novo neste mundo só uma coisinha… só uma…

    Tem vergonha na cara…

  18. Felipe'Corvo says:

    Realmente mostraram sua verdadeira intenção, que concerteza não era boa de cara! =/

    Desgraçados…. =s

  19. gil says:

    Mas andas a comer Gelados com a TESTA?

    LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL isso visualizado é de rir Às lágrimas!!!!! LOLOLOLOLOLOLOL

  20. Helder says:

    Pessoal, o Vista tem coisas engraçadas, algumas delas a IBM já fazia há mais de 20 anos, como por exemplo a ideia de utilizar outro tipo de memória que não o disco como memória virtual (neste caso a pena e respectiva memória flash)!!! A verdade é que o Vista foi roubar boas ideias as outros sistemas operativos (Linux e Mac OS) mas no geral a evolução não é significativa (grande falha a não inclusão do WinFS). Não venham para aqui dizer que depois da invenção da roda o Vista é a melhor coisa que aconteceu!!!

    Nota-se igualmente que a Microsoft começa a ficar desesperada com esta história das patentes, outros sistemas operativos “residuais” já estão anos luz à frente!!!

  21. Chioli says:

    Terrivel MS………….

    Assim não dá hehehe !!!!!

    Abraço

  22. Navyseal says:

    @ jorge a.

    Esse exemplo das farmacêuticas é mesmo o pior dos exemplos. Vou dar um exemplo daquilo que é feito por essas empresas: pegam no paracetamol que combate as dores de cabeça e adicionam-lhe um anti-histaminico e lidocaína, resultado? Medicamento para gripes e constipações, combate o virus da gripe? Não, simplesmente provoca o alivio ligeiro de resto é o corpo que responde. Investimento elevado? Nem por isso. Retorno elevado? De milhares de €€€ todos os anos.

    Medicamentos para a malária, sao vendidos na Europa e America do norte e de acesso fácil a maioria dos consumidores. Mas a malária é uma doença característica de África onde só por acaso o acesso aos medicamentos é limitado a uma elite e 3 ou 4x mais caros do que no resto do mundo.

    Já agora que foste buscar questões monetárias, de lembrar que a m$ lucra mas é com empresas e acordos com governos, os utilizadores domésticos apenas possuem copia original caso comprem um computador (isto quando a loja da o original) de resto pode-se muito bem afirmar que 90% dos utilizadores domésticos utilizam copias pirata do Windows e acham-se sempre com direitos.

    Ainda não percebi é porque a comissão europeia não impõe sanções por os computadores virem de origem com um sistema operativo pré-instalado sem nenhum pedido por parte do utilizador.

  23. Funcky Jack says:

    As pessoas tem memória curta…???

    E então no passado a Microsoft copiou de quem???!!! Quando surgiu o primeiro Windows… (foi dos Mac… lembram-se!).

    A Microsoft tem demonstrado ao longo dos anos que é uma das melhores empresas de cópia e transformação do mundo (Basta ver processadores de texto, folhas de calculo, navegadores web e sistemas operativos…).
    A única coisa que eles têm de bom é um bom marketing e muitos $

    Cumps

  24. Batataxpto69 says:

    Desde que não me afecte, está-se bem, uso os dois SO (mas mais Windows) e se se querem processar uns aos outros força, que não me saia é do bolso.

  25. Evandro says:

    @Jonblue, vc está meio desinformado. A MS não demorou para reagir, ela trava a batalha contra o Linux a anos, isso não começou agora como está a pensar! Aparentemente vc está baseando no tamanho da comunidade Linux para usuários domésticos, vc já analisou a comunidade que utilizam servidores? Inclusive o mercado de servidores dá mais dinheiro que usuário domésticos!

    @jorge a., se eu não me engane a Adobe está processando a MS por utilizar o mesmo algoritmo de geração de PDF utilizado pela Adobe no MS Office, e não por lançar um sistema semelhante, sistemas semelhantes ao Acrobat Reader existe milhares por ai!

    Mesmo se for o que vc disse concordo totalmente com a Adobe, no windows 98 a MS colocou o IE integrado, isso matou o Netscape, logo após (Windows XP) integrou a abertura de arquivos Zip, o que diminui muito a clientela do WinZip e similares.

    A aproximadamente 2 anos a MS foi processada por utilizar um trecho de código GPL no seu Firewall. Para quem não conhece a GPL vc pode utilizar o código a vontade aonde quiser, desde que a aplicação também seja GPL. Creio que houve uma quebra de patente por parte de MS nesse caso!

    Não discutirei o “peso” do Vista pq nunca mexi, mas minha expectativa que seja mais pesado que o XP. O que é bem logica, afinal tem mais funcionalidades e partindo do principio que um sistema sempre é INCREMENTAL!

  26. Evandro says:

    Outra coisa! Creio que essa ameaça não sairá do papel!

  27. jorge a. says:

    @navyseal

    as farmacéuticas é um dos melhores exemplos e quando se fala de patentes são sempre um dos case studys dado na maior parte das faculdades. Exemplos de inovação que não existiram caso não existissem patentes na indústria farmacéutica são dos mais variados: acha que existiria o Viagra se a Pfeiffer não viesse a ter os lucros que tem agora; acha que existiria tanta inovação dos produtos contra o HIV (AIDS)? Parte da investigação no combate às doenças é feita pelo Estado, mas a maior parte é feita por empresas privadas, e para que esta se realize é preciso dar-lhes a cenourinha: o lucro. Em qualquer cadeira de crescimento económico numa qualquer faculdade, lhe explicarão que as patentes são necessárias ao progresso tecnológico.

    Outro ponto que referes, o do SO pré-instalado nos PC’s, não percebo o teu argumento. Porque, qualquer dia, serás favorável a que os distribuidores só vendam a Torre, pois por essa lógica, também posso questionar o porquê de optarem por um processador Pentium, etc…

    O meu PC, comprado na Worten, tinha instalado o OpenOffice, desinstalei-o e instalei o Microsoft Office, porque será?
    O meu antigo portátil, da Compaq, vinha com o Microsoft Works, desinstalei-o e instalei o Microsoft Office, porque será?

    @evandro

    As noticias a que tive acesso, referiam exactamente que a queixa da Adobe era contra a existência de um programa já incluido no Windows Vista que era concorrente directo do seu Acrobat Reader. Também admito que possam ir pela vertente da patente (embora não tenha lido nada nesse sentido, nem sei se essa argumentação tem fundamento), se assim for, e os tribunais lhes derem razão, nada a apontar.

    Relativamente às posições da Comissão Europeia sobre o abuso da posição dominante, eu não sou totalmente favorável a elas, e acho que a Comissão Europeia tem é um problema por a Microsoft ser uma empresa americana. Por exemplo: a Comissão Europeia obrigou a Microsoft a disponibilizar duas versões do Windows: uma que incluisse o Office, e outra sem Office… quer que lhe diga qual foi a procura pela versão sem o Office incluído? Praticamente nula. Ou seja, é o cliente que prefere o Office, e gosta do Office.

    @ para alguns:

    Há uma grande confusão nas cabeças de algumas pessoas, que baralham copiar, com utilizar algo patenteado. Por exemplo: uma empresa descobre que usando os produtos “x”, “y” e “z” consegue curar a dor de cabeça, lança-o no mercado e cria a patente do produto. Ninguém proibe outra empresa de criar um medicamento que cure a dor de cabeça, só está proibida de de usar os produtos “x”, “y” e “z”, pois se usar os produtos “a”, “b” e “c”, tal é permitido. Capiche?

    Depois, acho que não é possível fundamentar que a Microsoft não inovou o mercado do software. O MS-Dos e o MS-Windows 95 são claros exemplo de inovação.

  28. jorge a. says:

    @evandro

    só mais uma coisa, você diz assim:

    “A aproximadamente 2 anos a MS foi processada por utilizar um trecho de código GPL no seu Firewall. Para quem não conhece a GPL vc pode utilizar o código a vontade aonde quiser, desde que a aplicação também seja GPL. Creio que houve uma quebra de patente por parte de MS nesse caso!”

    Não é você que tem de crer ou não… a minha pergunta é, se a MS foi processada, perdeu o caso, ou não? Se perdeu, concerteza que o tribunal aplicou uma pena. Qual foi a pena?

  29. Evandro says:

    @jorge a. O MS-Dos é a evolução do QDOS que por vez foi baseado no CP/M, esse link um texto curto e esclarecedor sobre isso. Além de ter sido acusado de ser uma cópia do MAC/OS

    A ideia do Windows 95 foi novamente uma cópia da ideia do SO da Mac.

    Não vejo nenhuma inovação nesses dois exemplos. A MS apenas soube fazer um marketing muito bom em cima dos seus produtos!

    A MS leva a sério a ideia de nada se cria tudo se copia!

    Com relação ao processo da MS, vou pesquisa o final dele pq não achei interessante acompanha-lo na epoca! Se eu achar algo post aki ;)]

    Só para lembrar de mais um (dos muitos) casos de quebra de patente da MS, foi a briga contra a SUN que a justiça obrigou a MS tirar o JRE do Windows XP!

  30. João Santos says:

    Não entendo que paralelo se pode estabelecer no caso das patentes da industria farmaceutica e do software. Enquanto que as patentes farmaceuticas cobrem substancias quimicas as outras cobrem ideias. Por exemplo é verdade que se pode fazer um medicamento para as dores de cabeça sem recorrer a um produto que estaja patentiado agora no caso para o software eles têm a patente sobre a ideia logo não poderias sequer fazer o comprimido para as dores de cabeça. As patentes de software por serem sobre ideias são dubias e pouco claras nunca se sabe bem qual a sua abrangencia tornando a tarefa de fazer um programa quase impossivel. Aqui ha algum tempo encomendaram um estudo e chegaram a conclusão que o kernel linux poderia infringir quase 200 patentes.
    No caso do software as patentes não permitem a inovção pois estas podem chegar a abranger coisas tão estupidas como a ordenção crescente de celulas numa folha de calculo.
    Voltando a industria farmaceutica enquanto nesta a patente cobre um produto no software elas podem cobrir ideias, ora um programa tem centenas ideias ( pensem no word desde a verificação ortografica, inserir imagens, tabelas etc) que todas elas podem estar patentiadas de uma maneira nada obvia.
    E o facto de não haver patentes não quer dizer que o software não esteja protegido pois continua a existir o copyright.
    Quanto ao tema principal na europa para ja e eu espero que para sempre não nos temos que preocupar com as patentes pois as patentes americanas ca não são validas e não esxistem patentes de software na europa.

    @ jorge a.

    Deves-te ter enganado e trocado office por windows media player.

  31. Pedro says:

    Noticias Frescas

    A empresa de telecomunicações, Alcatel, acaba de processar a gigante de Redmond, Microsoft, acusando-a de utilizar sete das suas patentes nos Estados Unidos. As patentes referenciadas pela Alcatel terão a ver com determinadas funcionalidades de reprodução de vídeo digital, entre outras…

    A Alcatel através da subsidiária nos Estados Unidos pede que seja interrompida a infracção de patentes, para além de uma indemnização e pagamento extra de juros e custos legais…

    Quem tem telhados de vidro….

  32. Carlos says:

    @Gil
    Quem usou primeiro o sistema de navegação em abas foi o Netscape .
    Quanto ao resto o meu senso de justiça pende para ambos os lados .
    @Chagas
    A Microsoft tem o direito de processar quem quer que seja desde que se sinta lesada, assim como o contrário é igualmente aplicavel, para isso servem os tribunais e não vale a pena vir com a teoria dos $ pois já muitas vezes foram condedados, acho que não é por tão pouco que deves estar desgostoso com a Microsoft, enquanto tens comentado que agora que o Mac também tem Win em simultaneo é que vais adquirir , acho que nos devemos manter rectilineos e iguais a nós mesmos sempre .
    Bem Haja e Abraço
    Carlos

  33. jorge a. says:

    @evandro

    “Só para lembrar de mais um (dos muitos) casos de quebra de patente da MS, foi a briga contra a SUN que a justiça obrigou a MS tirar o JRE do Windows XP!”

    Lá está, o tribunal resolveu. Por isso não vejo o problema deste processo que a Microsoft vai lançar. Se pode perder processos, também tem o direito, de quando se sente ela mesmo prejudicada, processar.

    Quanto à questão da Microsoft não inovar, mais uma vez lhe digo, está enganado.

    Consulte isto: http://en.wikipedia.org/wiki/QDOS

    “By 1982, when IBM asked Microsoft to release a version of DOS that was compatible with a hard disk, PC-DOS 2.0 was an almost complete rewrite of DOS, so by March 1983, very little of QDOS remained. The most enduring element of QDOS was its primitive line editor, EDLIN, which remained the only editor supplied with Microsoft versions of DOS until the June 1991 release of MS-DOS 5.0, which included a graphical editor (known as edit) based on QBasic.”

    Percebe aquela parte do texto que diz que em 1983 muito pouco do QDOS restava, não percebe? E mesmo o link que deixou refere que o QDOS serviu de base, o que por si só não implica nenhuma falta de inovação da Microsoft. Ou você tem uma definição de criação diferente da minha, ou há aqui algo que não estou a entender, e que só pode ser inserido num pensamento anti-Microsoft.

    Nunca se esqueça que quando a MS começou não era líder de mercado, era uma empresa muito pequenina, e os gigantes no meio levaram uma lição de todo o tamanho, e tal não se deveu a publicidade – porque na altura, os outros tinham mais dinheiro e faziam mais publicidade, mas deveu-se sobretudo a ter um melhor produto, percebe? Qualquer dia, você vai-me dizer que a Google não inovou, porque tudo aquilo em que se baseou o desenvolvimento da Google já existia antes desta, só faltará depois explicar o porquê da Google ter ganho a fama que ganhou.

    Sabia que em 1993 a Microsoft foi distinguida pela revista fortune como “Most Innovative Company Operating in the U.S”

    Outros exemplos: A XBOX 360 também não deve ser nenhuma inovação, deve ser uma cópia da PSP 3 ou da Wii, que só sairam para o mercado depois da XBOX 360.

  34. Carlos says:

    @jorge a.
    Comentários poderosose com personalidade e veridicos, tenho é pena de irem cair em saco roto pois é chick e fashion apoiar o Linux e ser contra a Microsoft, mas essas pobres almas no sossego do lar ou mesmo do emprego ou na escolinha lá usam o seu Windows como 80% dos utilizadores em todo o mundo . Foi um prazer lêr os teus comentários só mostram lucidez
    Um Grande mas Grande BEM HAJA e Abraço
    Carlos

  35. balari says:

    @Carlos

    Quem és tu para chamar pobres almas a quem defende o Linux?
    Quem és tu para dizer que quem usa e gosta de Linux só o faz por ser fashion, e que só o faz por ser anti-Microsoft?

    Vê se passas a respeitar os outros, e deixa de ter a mania que sabes o porquê das pessoas usarem o Linux, pois tu nem sabes bem o que é o linux, nem como é utilizado pelo mundo fora, e ao contrário do que dizes não é nenhuma brincadeira de SO, nem um “nado morto” como infelizmente já vi num comentário teu.

    O GNU/Linux é um projecto muito sério, que dá muito trabalho e é feito na sua maioria por pessoas que só querem ajudar a comunidade informática, mostrando alternativas, mostrando concorrência, coisa que tu como utilizador do Windows deverias gostar de ter, para a MS ser obrigada a melhorar o seu produto, devido à pressão da concorrência.

    Se pensares em colaborar construtivamente conta comigo, pois adoro debater ideias sobre informática.
    Se for para ofender e para botar abaixo como muitas vezes aqui tenho visto, eu vou ali e já venho.

    Um abraço

  36. Evandro says:

    @jorge a. Não vejo inovação nenhuma no MS-Dos e Windows 95! Já existiam SO semelhantes. Caso a MS tenha tirado a idéia do nada e feito esses SO ai sim seria Inovação! Pare e pense! A MS pode ter inovado sim, em algumas coisas, mas não inovou no MS-DOS e Windows 95!

    Deixando de lado o QDos, o Unix foi criado na decada de 70! Se vc teve a honra de mexer com uma das versões antigas vai perceber que é muito semelhante ao MS-DOS, e o termo Inovação diz que “Inovação se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores” O MS-Dos seguiu os padrões anteriores? E o Windows 95? Acho que vc deve ter entendido meu ponto de vista!

    Antes que alguém diga, não estou dizendo que o Linux inovou também! E nem que muitos dos SL inovaram!

    Por isso não vejo o problema deste processo que a Microsoft vai lançar. Se pode perder processos, também tem o direito, de quando se sente ela mesmo prejudicada, processar.

    Não lembro de ter dito em nenhum momento que não concordo com essa briga da MS! Se a MS se sente no direito e tem uma logica, deve realmente entrar na justiça!

    Quando a MS começou mal existia mercado! Era apenas universidades e estas usavam Unix (e usam até hj). Então ela não conquistou mercado algum, pq o mercado que existia era minusculo. A MS deu vida ao mercado domestico com os PCs (creio que nesse ponto ela inovou, fez bonito e merece todos os meritos).

    @Carlos, espero que vc não esteja me colocando nesses 80%!

  37. Evandro says:

    @balari, mandou bem 🙂

    @Carlos, desculpe a pergunta, mas gostaria de saber o que vc faz da vida! Vc trabalha no area de informática ou é apenas um entusiasta? Pura curiosidade mesmo! Se não quiser responder não precisa! E não precisa se ofender com a pergunta!

  38. Carlos says:

    @balari
    Sou um ideviduo com uma opinião que vale o que vale como todas
    Apesar de haver excepcções e tu seres uma delas mas uma coisa acredita tenho vivencia e experiencia de vida sufeciente para afirmar o que escrevi baseado em comentários que aqui tenho lido mesmo de pessoas que se contradizem e essas sim não sabem mesmo o que é o Linux . Numa coisa porém estás enganado há 2 anos que sei muito bem o que é o Linux, é pouco mas para mim é demais, também te digo que agora a minha curiosidade está mais centrada no Tiger pois vou adquirir um Mac para me entreter um pouco. Para que saibas tenho muito respeito pela maioria dos teus comentários, agradeço a tua oferta de ajuda em colaborar construtivamente contigo mas talvez noutro tema no Linux não Obrigado.
    Para ti Bem Haja e Abraço
    @Evandro
    Se tu és um estudioso ou um mero freack da informática estou-me a barimbar e não vou perguntar o que fazes nesta vida nem nada do teu foro particular, pois vindo de ti só costumo lêr comentários mal escritos estilo sms, tendenciosos e baratos.
    O que eu faço na vida não te vou dizer pois isso é uma resposta privada e isto é um lugar publico . Posso dizer-te que na sua maior parte tem a vêr com informática na optica do utilizador. Venho aqui ao Pplware como a maioria das pessoas aprender com o Vitor e com alguns comentários e dar a minha opinião por bem, se eu fosse um expert como tu pensas que és criava o meu proprio Blog, fica a sugestão. Quase que aposto que também estás nos 80% duvido que nunca uses Windows. Se fosses um pouco menos tendencioso eu responderia de outra maneira, não fiques ofendido comigo pois eu contigo nunca fico de certeza. Por ultimo uma sugestão se tens cultura Universitária como aqui comentas tenta escrever em Português correcto, pois eu leio muitos artigo e livros vindos do Brasil com uma escrita muito menos buçal que a tua.
    Carlos

  39. Carlos says:

    Fica a correcção individuo e não indeviduo ou inviduo como escrevo rápido e sem corrector por vezes publico perolas dessas peço desculpa assim como o comentário de uma unica palavra acima que foi por acidente
    Carlos

  40. Evandro says:

    @Carlos, Não sou nenhum professor de português, escrevo errado sim e vou continuar a escrever do jeito que gosto, do estilo “sms”. Se eu for escrever um artigo (como já o fiz) ou um livro, procurarei escrever em português correto e pedirei para alguém revisar varias vezes. Isso é um blog, é um lugar de expor opiniões, particularidades, não vou perder meu tempo revisando a gramática do meu texto. Se achas meu comentário tedioso não os leia e nem os comentes é um favor que faz para mim!

    se eu fosse um expert como tu pensas que és criava o meu proprio Blog

    Não creio MEU blog pq não terei tempo para o manter senão já teria criado a anos.

    Posso dizer-te que na sua maior parte tem a vêr com informática na optica do utilizador

    Percebi isso varias vezes! E confirmei no seu post sobre VOIP dizendo que não acredita nele. Somente um utilizador que conhece pouco sobre informática não acredita no VOIP.

    Termino essa discussão por aqui, bem pq não venho ao Pplware para discutir e sim para opinar.

  41. jorge a. says:

    @evandro

    Oiça lá, você acha que o Windows XP é possível de ser comparado com o QDOS? Se não, o que os distingue, e o que aconteceu para que do QDOS a Microsoft tenha evoluido até ao Windows XP?

    Vamos para algo menos confuso que a informática, por exemplo: o cinema.

    1. Foi criado o cinema, pode-se projectar imagem numa tela e fazer um filme – isto é inovação, certo?

    2. Agora alguém passa a pôr pequenas legendas com uma curta informação escrita para percebermos melhor o filme (tipo filmes do Charlot, não sei se está a ver?) – isto é inovação, certo?

    3. Agora, alguém descobre maneira de introduzir o som no filme, e acaba de vez com o cinema mudo – isto é inovação, certo?

    É que do seu ponto de vista, a inovação só se deu no momento da criação do cinema, de resto foi só copiar… copiar… copiar… só que o problema é que não estavam a copiar nada, porque estavam a acrescentar a algo já existente, um factor novo, que nunca tinha sido utilizado. Será que assim percebe porquê que o MS-Dos e o Windows 95 são inovações?

  42. Evandro says:

    @jorge a. Vc ainda não percebeu meu ponto de vista, vamos tentar mais uma vez. A questão do cinema, antes de colocarem a legenda, essa já existia? antes de colocar som no filme existia outro filme com som? Creio q não. Isso é inovação.

    Pare e pense: quando MS criou o Windows XP (q seje) existia outro do tipo? outro semelhante?

    Quando colocaram a legenda no filme não existia nada semelhante, quando criaram o Windows XP já existia algo semelhante! Entendeu?

    A legenda eu concordo que seja uma inovação, mas o Windows XP não!

  43. jorge a. says:

    @evandro

    meu caro, a linguagem já existia, a legenda já existia, o cinema já existia, nunca se tinham lembrado era de associar a legenda ao filme… essa associação é que nunca tinha sido feita – não foi a legenda a inovação, foi a inserção da legenda no filme que constituiu uma inovação.

    Continua sem responder ao meu comentário, compare o Windows XP com o QDOS, tem alguma coisa a ver um com o outro? Não se esqueça que foi a partir do QDOS que a Microsoft chegou ao Windows XP… percebe, foi um conjunto imenso de inovações que levou de um ao outro. Se o XP é semelhante a outro anterior, porquê que não usa esse anterior. Já agora, porquê que não usa o Windows 3.1… é que tá a ver… é semelhante ao Windows XP (Lol).

    Já agora, gostava que me dissesse se acha que a Google com o seu motor de pesquisa inovou, e se sim, porquê?

  44. jorge a. says:

    @evandro

    eu já percebi o seu ponto de vista, você é que ainda não percebeu que está errado. Ou tendo percebido, não quer dar o braço a torcer.

    E este é o meu último comentário, porque esta discussão não leva a fim nenhum, visto que você diz que vem cá para opinar, mas pelos vistos também vem com ideias pré-concebidas, e portanto, por muito que eu me esforce, nunca terá como válida a minha opinião.

  45. Evandro says:

    Ao invés de comparar o QDOS com o Windows XP, pq vc não compara o MAC/OS com o Windows XP!

    O Google criou uma nova forma de fazer algo que já existia. Eles implementaram um algoritmo (que já existia) ao sistema de buscas. O Google juntou duas coisas que já existam para melhorar uma outra que também já existia! Nada foi criado. O Google inovou ao implementar o Seach Rank que nenhum site de pesquisa tinha, isso sim foi inovação!

    Eu não concordo com o seu ponto de vista e vc não concorda com o meu, ficaremos a vida inteira tentando mostrar um para o outro quem está certo! Isso é uma prova da democracia que vivemos.
    Apesar dessa nossa discussão está sendo muito produtiva (ao contrário de outras que estão aqui) vou termina-la por aqui, pq isso será como um jogar o Jogo da Velha, sempre dá empate!

  46. Evandro says:

    @jorge a. Creio que chegamos a mesma conclusão juntos, enquanto eu digitava meu comentário vc postou o seu!

    Realmente não gosto de quebrar minhas ideias, principalmente quando acho q estão certas!

  47. CaVeZ says:

    @ João Santos

    Tá visto que nao percebes nada de patentes informaticas. Ao registares uma patente de software nõa tas so a patentiar a ideia em q o sftware. tas a patentear a ideia mas na sua metodolugia, ou seja a forma como essa ideia é posta em prática, tal como nas patentes farmaceuticas.

    depois se a microsoft nao infringiu patentes de software no caso do pdf que era para ser parte integrante do office, porque e q a microsoft desistiu da ideia desse suporte mal a Abode torceu o nariz. a Adobe torceu o nariz pelo facto de a microsoft ter copiado o algoritmo que cria os pdfs da adobe sem ter pedido permissao paa o fazer. Ora o que consiste na patente é uma explicação esquemática do algoritmo e de como funciona. Só para saberes…..

    @ Carlos

    O linux é um so mais poderoso do q tu alguma vez conseguiras sequer imaginar. E o facto de 80% pc de todo o mundo estarem equipados com MS advem do desconhecimento geral que a maioria das pessoa tem sobre outros SO concorrentes, pelo facto da microsoft ter acordos de distribuicao do win com a maioria das empresas, que logo poem o sistemo como predefenido, e tambem porque nao existe por parte das escolas formação nem disposicao de sistemas alternativos. o governo apostou agora no linux, so que tem contartos com a ms, logo tem q dispor o win nos mesmos computadores. so que a escolha de arranque primario nesses sistemas de multiplo so e o win, logo se ligares o computador vais abrir o win e nao um outro qualquer, para isso teras de escolhar no arranque, e qual e o tipico aluno que se dara ao trabalho de mudar de so no arranque se ele so quer ir ate a net e o resto n interessa para nada, logo o so linux ade sempre de ter uma cota de utilização a nivel domestico muito reduzida, a unia cota que tem advem de curiosos q nao estao satisfeitos com o win e encontram no linux aquilo q querem, mas para o encontrarem tem de pesquizar o so operativo e nao simplesmente trabalhar a nivel grafico com janelinhas muito bonitas como no windows. tem-se de procurar , experimentar e mudificar, coisa que da maneira como falas demonstra que nunca fizes-te. por isso nao sejas mais um ignorante que vai a loja comprar um computador e compra tudo o que o vendedor lhe der. por isso investiga, aumenta o teu conhecimento sobre a comunidade GNU\Linux e depois fala a vontade. nao te limites a madar babuzeiras sem fundo nem fundamento…. tá

    INFORMA-TE!!!!!!!

    quanto aos restantes so um comentario

    a microsoft tem um longo corriculo de inovação, nem pensem o contrario, simplesmente nao foi a nivel de software mas sim a nivel de plagio qualificado. todas as coisinhas de que o winxp tanto se gaba, se procuranem, encontram so com essa funçoes mais antigos do que o xp, a diferença esta aqui. a ms juntou todas essas funçoes de diveresos so operativos, colocou o simbolo devoluped by microsoft e pos no mercado onde quase ninguem conhece as outras soluçoes a nao ser o microsoft windows. la esta a forma mais locrativa desemvolvida pela microsoft

    PLAGIO QUALIFICADO……

  48. João Santos says:

    @CaVez

    Quando falo em patentiar ideias em vez de metodologias tem a ver com o facto de uma patente de software de esta poder abranger um conceito. Por exemplo para fazer a havia aqui ha uns anos uma impresa que processou a microsoft por esta estar a utilizar plug-ins na internet. Se fores a ver bem uma patente deste tipo é bastante abrangente não se limita apenas a uma coisa logo é quase uma patente sobre uma ideia.

  49. Evandro says:

    @João Santos,
    Será que ela não processou por utilizar seu plugin?
    Pq imagina bem se patentearmos ideias teriamos apenas um sistema de busca, apenas uma linguagem de programação, apenas um browser, apenas um sistema ERP.

  50. CaVeZ says:

    @João Santos

    um pormenor aparte e q essa empresa nao ganhou o processo porque a ms utilizava uma metodologia diferente para a execuçao dos plug-ins. tas haver. a patente nao passa de uma ideia mas q tem de ser descrita a forma como a ideia e implementada, e nisso q consiste uma patente. acabaste-por me dar razao
    agora se a empresa tivesse ganho o processo, bem, ja me podia calar, so tal nao se verificou. percebes. tu podes patentear uma ideia mas tens de explicar a forma como essa ideia e implementada, é nisso que esta a diferensa. porque senao nao existiria concurrencia a nivel de software. eu patentiava uma ideia, por ex. um editor de imagem. esta e a minha ideia ora mais ninguem poderia desemvolver um editor de imagem sem que eu consenti-se. percebes, tem de dizer como a implementas para que ninguem copia essa forma de trabalhar mas permitindo a terceiros o desemvolvimento de um software concorrente com uma metodologia de trabalho diferente apesar da ideia ser a mesma.

    Os meus sinceros cumprimentos espero que te tenha esclarecido nessa questao.
    espero voltar a discutir contigo noutros topicos, afinal la dis o ditado
    Da discuçao nas ce a razao.

  51. João Santos says:

    @Evandro
    Não a microsoft foi processada por usar um plug-in o activx desenvolvido por ela. Quando falo em ideias não falo num conjunto tam amplo como um browser inteiro. Mas por exemplo quando maximizas a janela do browser e o texto se ajusta automaticamente muito provavelmente existe uma patente para isso embora isto seja para mim uma invenção obvia logo não patentiavel mas os gajos do gabinete de patentes podem achar que não.
    Estou a ver que não me fiz entender muito bem quando falei em ideias. Quando por exemplo existem patentes sobre coisas basicas como ordenção de celulas por ordem crescente isto é de facto uma patente sobre uma ideia.

    Lei este pdf e veja o que la diz
    http://ansol.org/politica/patentes/patentes-nao-advogados.pdf

  52. CaVeZ says:

    @ evandro
    o processo foi mesmo pela execução de plug-ins e nao pela copia do seu codigo. a empresa (nao me lembro do nome peço desculpa por isso) alegava q a microsoft nao podia utilizar plug-ins por esta forma de trabalhar ser uma ideia dela. o facto e que perdeu. posso tar enganado afinal a microssoft ja foi alvo de tantos processos que fazer confuzao entre o desfecho de cada um eles acaba por ser dificil.mas acredit viemente que nao estou enganado.

    espero ter ajudado a escalrecer ualgumas duvidas
    para q quando for eu a telas poder contar com a vossa participação
    cumps a todos os q pertencem a esta magnifica “comunidade”, sim ja me atrevo a chamar comunidade a este magnifico blog.

  53. CaVeZ says:

    no propio pdf ta la no preto e branco que a ideia tem de ser desemvolvida para criares a patente “mas a mera implementação numa linguagem de programação de ideias que envolvem estruturas logicas”
    estas estruturas logicas nao sao nada mais nada menos que as metodologis de que faleu e isto que colocas no na folha da patente, ou seja, e a descriçao esquematica da tua ideia, ou seja, a forma de implementação no mundo do software. o exemplo q deste “existem patentes sobre coisas basicas como ordenção de celulas por ordem crescente” e especifico, esse tipo de ordenação so pode ser executado por quem assinou a patente, mas deixa-te o caminho aberto para uma ordenação decrescente. desde que nao uses uma ordenação crescente podes usar qualquer forma de ordenaçao que conhecas e que desconhecas porque nao a imcumprimento pela tua parte, a nao ser que uses a crescente.

    cumps

  54. Carlos says:

    @Cavez
    Só te respondo porque se consideras pontos de vista valido baboseiras devias viver no ” tempo da outra senhora ” Quanto aos teus argumentos são plagio de muitos que já li aqui e não só sobre o Linux, quando alguém me provar que em open office eu posso receber abrir e enviar docs em excel com compatibildade absoluta aí volto sim lêste bem volto a instalar Ubuntu num dos meus pc’s. Até lá espero
    Bem Haja

  55. Carlos says:

    @Evandro
    Ontem ja era tarde qaundo comentei a teu respeito e confesso que fiquei muito aborrecido contigo com o teu comentario ironico acerca do que eu faço na vida pois acho que ninguém deve usar os seus conhecimentos para se superiorizar em relação a outros . Eu sei que tu tens conhecimentos superiores na area da informatica até porque leio sempre os teus comentarios com interesse. Quanto a escreveres estilo sms claro que foi estremo exagero. Espero que aceites este meu pedido de desculpas e olha que não é muito facil admitir em publico que erramos.
    So continuo a achar que quanto ao Windows as tuas opiniões são sempre tendenciosas e mesmo clubisticas.
    Para ti o meu melhor Bem Haja
    Carlos

  56. Carlos says:

    @jorgea
    Excelente essa analogia com o cinema
    Bem Haja
    Carlos

  57. Evandro says:

    @Carlos, vc não tem que pedir desculpas, apenas expressou sua opinião do mesmo jeito que fiz com a minha. Confesso que fico um pouco ofendido com alguns dos seus comentários, principalmente aqueles que atacam o Linux e as pessoas que realmente gostam desse SO.

    Perguntei sobre o que vc faz da vida pq gosto de traçar um perfil das pessoas com quem “convivo” e creio que essa é a melhor maneira de fazer! Desculpe se ofendi com isso, não foi minha intenção!

    A minha opnião sobre Windows é moldado pelo fato de eu trabalhar com Linux a 8 anos e desenvolver para o mesmo a aproximadamente 4 anos. Conheço o Windows e sua limitações, conheço o Linux e suas limitações, mas não troco um servidor Linux por Windows por nada nesse mundo! E dificilmente irei mudar, do mesmo jeito que vc não irá mudar tão cedo sua opinião sobre o Linux. Essa diferença de ideais que fazem o mundo crescer tanto. Esse debate que fazem o mundo evoluir!

    Apenas devemos respeitar uns aos outros. Prometo que tentarei não faltar mais com respeito a vc a outros dessa comunidade e espero o mesmo de todos!

    Deixo um pensamento:
    “Uma pessoa vai ao cemitério e vê um casal de japoneses colocando uma tigela de arroz em cima do caixão de seu filho. Essa pessoa não se controla e vai perguntar ao casal:
    – Você acha que ele virá comer o arroz?
    – O casal responde. Virá comer no mesmo momento que o seu virá cheirar as flores que trouxe.”

  58. Carlos says:

    @Evandro
    Eu não pedi desculpas pelas opiniões acerca do Linux ou Windows, mas sim pela forma injusta e grosseira como te tratei, mas se me quiseres conhecer um pouco mais eu até te respondo a tudo mas não em publico vou publicar aqui um dos meus endereços de email cganegocios@clix.pt
    Terei enorme gosto em falar contigo e até te posso em seguida dar o meu gmail ou hotmail
    Um Grande Bem Haja
    Carlos

  59. CaVeZ says:

    @Carlos
    se fui duro nas palavras escolhidas peço a minha sincera desculpa desde ja, simplesmente descarreguei. eu trabalho com informatica e tenho muito para aprender como quaquer outro e exagerei quando comentei o teu ponteo de vista, reconheco que errei, simplesmente nao gosto nem suporto opinioes q sao de sentido unico como deitar a baixo so o linux ou o windows. eu trabalho com o linux e com o windows e em termos de trabalho puro prefiro o linux porque tem o mesmo que o window e permite-me acrescentar, mudificar ou apagar coisa q nao preciso, mas, em termos facilidade de interfece prefiro o windows pois e a melhor coisa q este software tem, a ms pega em coisa de outros programas livres e compila nos seus com uma melhor interface, ou seja “user frendly”, mas temos de ser realistas quano olha-mos para o office 2007 este so como exemplo e femos que as nuvidades em termos de trabalho sao funcionalidades ja existenntes no openoffice, simplesmente essas ferramentas estao mais a vista e com mais facilidade de utilizacao. este e a grande vantagem do windows. mas de resto poucas inovaçoes tem de realmente inovadores. na inovaçao realmente dita a ms inova e simplesmente na forma como poes os seus produtos a lidar com o wardware como o directx que no inicio comecou por ser uma adpatacao de outra empresa mas que agora e o principal meio de inovaçao da ms em termos de aplicaçoes. tudo o resto nao passa de compilaçoes se SO’s e Softwares ja existentes com um facelift melhor e mais simples. aqui e onde a ms e melhor do q as outras empresas, nao propriamente em produçao de sofware por si so.
    este e o meu ponto de vista, fundamento-o assima de tudo nao pelo que lei-o pelos outros mas sim pelo explorar exaustivo de tudo o que me aparece a mao. por isso sao opinioes pessoais com base no conhecimento que adquiro nao nas revistas mas sim com o conhecimento do software ate a ultima ferramenta q este possua. se consideras isto plagio, tens esse direito, so espero que diferencies o meu plagio pode ocorrer mas nao em todos os casos uma opiniao pode ser parecida a muitas outras, a diferenca esta de onde advem essa opiniao, se e porque li nalgum lado ou se realmente explorei os recursos para poder fomentar uma opiniao.

    espero que tenhas isto em conta
    e se instalares so linux ajuda a comunidade tuga pondo o caixa magica que na minha opiniao e o que deves de fazer alem de o considerar melhor, e promover o nacional, mas tens as tuas escolhas

    os meus cumprimentos…

  60. nuno says:

    @oh carlos
    eu era para não te responder mais. Mas tenho de abrir a excepção: vê lá se páras de insultar quem usa coisas diferentes das que tu usas. És um gajo incapaz de apresentar um único argumento válido numa discussão, só apareces para chamar hipócritas às pessoas e ter pena delas. Da próxima vez que tiveres o intestino preso, vai para a casa de banho e puxa, mas não cagues mais aqui.

    Parte cómica: tu, a dizeres alguém para redigir melhor os comentários! Tu, um gajo que escreve um texto de sete linhas sem um único sinal de pontuação e dois erros em cada quatro palavras! Para teu bem, devias melhorar isso, porque as frase perdem sentido e não se percebe bem o que querias dizer (ainda que o interesse disso seja duvidoso)! E ainda se gaba de não usar corrector ortográfico (que NÃO devia ser preciso)!

  61. Carlos says:

    @CaVez
    Errar todos erramos, opiniões todos temos eu admito qu respondi a uma hora tardia e enervado por isso vamos esqueçer este precalço e como Homens de Boa fé, vamos fumar um cachimbo da paz ou algo do género.
    Um Grande Bem Haja para ti
    Carlos

  62. Carlos says:

    @nuno
    Vens outra vez com os mesmos argumentos e palavras enfim tu que não opinas sobre nada e como ser amorfo que és tenho pena de ti. E aprende a lêr eu não me gabo de não usar corrector ortográfico eu digo que não uso por isso erro por escrever depressa e não lêr o que escrevo. Mais tive tomates para pedir desculpa a quem ofendi e injustiçei, mas para ti o meu desejo é só que deixes de ser mesquinho,oh nuno porque Nestum como tu comi eu ao pequeno almoço e com 2 anos. Vai lá ter com a tia Paxuxa e torna-te Homem. porque para ti nem finjo tolerancia oh nuno.
    Quando a Tia Paxuxa te tirar o pico vem comentar outar vez.
    Carlos

  63. Carlos says:

    Então já foste tirar o pico foi com a tia ou com o tio ?
    Bom isso não me interessa se foste não seja por isso, parabéns e
    Oh BEM HAJA
    Carlos

  64. nuno says:

    já tinha visto parecido, na bbc vida selvagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.