Microsoft adopta XMPP para o Windows Live Messenger
Os standards têm desempenhado um papel fundamental no avanço tecnológico. Permitem criar sinergias entre aplicações de vários sistemas. O protocolo aberto XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol), tem sido um standard que ganhou notabilidade quando a Google o adoptou para o Talk.
Actualmente é a base de muitas tecnologias, tendo sido projectado ainda mais a uma escala mundial por ser utilizado no Chat do Facebook. O XMPP torna-se agora o protocolo dominante de mensagens instantâneas, já que que a Microsoft decidiu adoptá-lo para o Windows Live Messenger.
O Blog oficial da divisão Windows da Microsoft, surpreendeu o mundo ao disponibilizar acesso à rede Windows Live Messenger (WLM), por intermédio do protocolo aberto XMPP como uma alternativa (e possível substituto) ao protocolo proprietário utilizado até agora. A decisão segundo o anúncio no blog, prende-se pelo facto de a Microsoft, pretender uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre plataformas e serviços.
No anúncio a Microsoft torna claro que pretende tornar a sua rede mais utilizada e atractiva para vários programadores de plataformas móveis como o Windows Phone 7, iOS, Android, Blackberry OS, Symbian e Samsung Bada. Mas não é só uma novidade para o panorâma móvel.
No contexto actual de multiplicidade de plataformas existentes em computadores pessoais, (Windows, Mac, várias distribuições de Linux e até o Chrome OS), esta decisão faz todo o sentido. É uma boa notícia para utilizadores de clientes de mensagens instantâneas desenvolvidos por terceiros. Os utilizadores de clientes de mensagens instantâneas populares como o Adium e Pidgin, que se ligavam à rede Microsoft saem beneficiados com esta decisão.
Apesar do protocolo da Microsoft ter estado disponível até agora em múltiplos clientes, o seu suporte era limitado devido aos programadores terem um trabalho redobrado de “engenharia reversa” do protocolo proprietário (logo sem documentação) para incluir suporte no seu cliente. Com este anúncio as dores de cabeça que a Microsoft provocou a estes programadores irão chegar ao fim.
É patente no anúncio o facto da Microsoft se orgulhar de estar na linha da frente entre os grandes gigantes tecnológicos no uso de standards (abertos ou de indústria) nos seus serviços. Ora vejamos além do acesso XMPP para WLM, já suporta Oauth 2.0 para contas Live ID, uma API REST de acesso ao SkyDrive, e conectividade Exchange Active Sync para Hotmail. Para uma Microsoft que todos víamos como extremamente proprietária e promotora da “prata da casa”, este passo é mais um sinal importante da mudança de estratégia da empresa tem feito ao longo do tempo e uma maior abertura aos standards.
Alguns analistas referem que esta decisão se trata de um último fôlego da Microsoft de inverter a tendência dos últimos anos onde a utilização da rede de mensagens instantâneas da Microsoft, sofreu um decréscimo de 10%. Será difícil encontrar uma justificação para este decréscimo, contudo o aumento da popularidade do Google Talk, que hoje em dia está integrado numa boa parte dos serviços e produtos da Google (especialmente no Android), e a massificação do Chat no Facebook, podem ter sido determinantes para a Microsoft tomar esta decisão.
Independentemente das razões é mais uma vitória para os defensores da utilização de protocolos abertos. Caso esteja interessado em saber como a ligação ao WLM se faz por XMPP, pode consultar no anúncio oficial links para os exemplos de ligação.
Homepage: Windows Live Blog
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente!
É desta que tenho um suporte decente da rede MSN no meu Pidgin em Ubuntu 😉
Já estava na hora!
Só há uma coisa que ainda não consegui entender: este suporte ao protocolo xmpp significa que iremos conseguir efectuar video-chat entre utilizadores de XMPP e utilizadores do Protocolo da MS (um exemplo: entrar num chat de video entre Pidgin e WLM)?
🙂
Isso é uma boa pergunta, estive a analisar os standards RFC do XMPP que a microsoft diz que suporta e não vi lá umas menções a video. Isto não quer dizer que exista, mas teremos que esperar para ver.
iChat para Messenger por exemplo 😉
Mais um passo para eu voltar de vez ao meu amado debian 🙂 só falta um suporte decente do skype para linux e mais meia dúzia de coisas, depois… adeus M$ 😛 😉
Este protocolo irá revolucionar os serviços disponiveis e trazer context-awareness ao dia a dia das pessoas.
Eles podem usar xmpp mas podem impedir de adicionar contactos doutras contas, mas espero bem que não façam isso.
Epá já não uso o MSN a uns anitos….lol
Muito simples: A MS já percebeu 2 coisas:
Por um lado, nos Desktops, se aos acordos com os OEM’s para pôr Windows em todos os PC’s somarmos o modelo de negócios ultra-fechado da Apple, a imaturidade e dificuldade de penetração do Chrome OS e as guerrinhas intestinas entre a malta do Linux, fácil é de se perceber que o domínio da MS nos Desktops está para durar muitos e longos anos, sendo indiferente para o utilizador final quais os protocolos que ela usa…
Por outro lado, dado o atraso que leva no segmento móvel face aos seus concorrentes, não se espera que venha a ter nele nunca o mesmo domínio que tem nos Desktops…
Ora; sabendo-se que o mercado está a dar preferência às plataformas móveis em detrimento dos clássicos Desktops e que neles, mais do que a plataforma em si o que importa é a riqueza dos serviços disponibilizados, não resta alternativa à MS que não fosse migrar todos os seus produtos online para standards abertos, pois senão começam a perder clientes… O que não convém!…
Bom fim-de-semana!
Boa tarde ,
@Pensamento Positivo , os meus cumprimentos , esta noticia vem dar mais força a acima de tudo a quem usa SOs open source , a Microsoft tem nos últimos tempos vindo a piscar o olho ao pessoal da comunidade open source , fez o acordo que todos sabemos com a Open Suse e não deverá ficar por aqui , eu o que discordo contigo é nas tuas conclusões esta medida e outras que têm vindo a ser tomadas pela Microsoft visa cada vez mais isolar a Apple que continua com a sua politica de orgulhosamente sós , e que acabará isolada porque não consegue combater o fenómeno da standarização de protocolos .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
Tu drogas-te, não? Se há uma coisa que caracteriza a Apple é exactamente ter sido sempre apoiante da standarização de protocolos. Ao contrário da Microsoft, a Apple sempre defendeu os “open standards” para a web, por exemplo. Basta ver o core do OS X para verificar os protocolos, as linguagens de programação e toda uma panóplia de utilitários/programas que suportam e seguem as regras da standarização. Queres mais info? Que tal começares por aqui http://opensource.apple.com/ , https://developer.apple.com/opensource/ , https://developer.apple.com/technologies/tools/ , https://developer.apple.com/devcenter/mac/index.action , https://developer.apple.com/library/mac/navigation/index.html?filter=unix e um pouco de história também não te faz mal https://en.wikipedia.org/wiki/Darwin_%28operating_system%29
Oops, enganei-me no botão. Obviamente que a minha resposta era para o “Pensamento Positivo” 🙂
Caro @Nuno ,
Desculpa , mas tu estás na floresta , mas só estás a ver as arvores a tua volta , não consegues de facto com o teu post perceberes qual a dimensão da floresta , o que te digo é que a Apple é um mundo a parte quer no IOS quer no OSX , se não queres ver o óbvio , lamento , mas a coisas que não tem discussão , os standarts que fales são os que a Apple tenta sempre impor ao mercado e não o contrário a Apple nunca tentou se universalizar , estes são os factos , sabes o que tinhas de fazer se quisesses comprar um monitor Apple e ligares a um mero PC para conseguires ter imagem ???? …. pois é adaptadores e bem caros por sinal , hoje vais a Fnac na área de acessórios de jacks e cabos e o que mais vês são adaptadores para a Apple se poder ligar a outros dispositivos como TVs etc .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
@Serva
Plenamente de acordo.
Esqueceste de mencionar também o facto da Apple ter uma atitude extremamente hostil para quem se atreve a fazer engenharia reversa de algum dos seus protocolos ou tente hackear o seu hardware… Existem casos e casos de meros utilizadores que acabaram na barra do tribunal, empresas a mesma coisa!!!
A historia da Apple no que toca a reciprocidade empresarial é verdadeiramente lamentavel!! A sua historia fala por si…
Cumprimentos , So7t.
Tens algo a dizer sobre o facto do iChat suportar XMPP desde a versão 3, de 2004?