Microsoft acusa software livre de violar 235 patentes
Depois de anos de queixas, a Microsoft anunciou, finalmente, o número de patentes que, alegadamente, estão a ser violadas pelo movimento do software livre.
Em entrevista à revista Fortune, o responsável pela política de licenciamentos da Microsoft, Horacio Gutierrez, afirmou que 235 patentes registadas pela Microsoft foram já violadas pela comunidade do código livre, onde pontifica o desenvolvimento de aplicações e sistemas operativos Linux.
O responsável da Microsoft acredita que o desprezo pelas patentes da Microsoft «não é acidental» e tem em vista o desenvolvimento de ferramentas concorrentes.
Apesar de já saber o número de patentes alegadamente infringidas, a Microsoft não adiantou o que pretende fazer sobre este assunto – um silêncio que pode explicar-se com o facto de o movimento de software livre estar pulverizado de minúsculas empresas que fazem cópias em cadeia e também com a participação activa de empresas de grande nomeada como IBM, Philips ou Red Hat, entre outras.
Fonte: Exame Informática
Actualização Advogado diz que o código aberto viola 235 patentes Microsoft Os sistemas operativos de código aberto, como o Linux, podem estar a violar 235 patentes da Microsoft, afirma Brad Smith, advogado do gigante da informática, em entrevista à revista "Fortune". Segundo Smith, o sistema operativo Linux usa pelo menos 107 elementos que foram patenteados pela Microsoft, o pacote de edição OpenOffice.org viola 45 patentes e outros programas não identificados pelo advogado reúnem pelo menos 83 suspeitas de violação de patentes registadas pela Microsoft.
Steve Balmer, actual presidente executivo da Microsoft, admite que os sistemas operativos de código aberto e os programas gratuitos tornaram-se numa coisa tão comum que já é difícil impor uma acção legal.
Grandes empresas informáticas como a IBM, a Dell, a HP, a Motorola ou a Oracle trabalham com o sistema operativo Linux.
Fonte: Público
Este artigo tem mais de um ano
http://www.showusthecode.com/
O mais interessante disso é que a Microsoft não informa quais são as patentes e nem que medidas irá tomar.
Acho perfeitamente possível que seja verdade. Se são 2 ou 500 é que já não posso dizer. O que interessa é analisar as coisas com critério, porque existe a tendência, entre a comunidade de software livre, de demonizar a Microsoft e isso não é uma atitude inteligente.
A Microsoft andava muito calada ultimamente. Já estava a achar estranho!!!!
tem graça…. até parece que a Microsoft não estuda a source de outros sistemas operativos e aplicações para “tirar ideias” digamos assim, para o seu proprio shitware….kof kof…. software….
Pois tudo tem um lado bom e um lado mau. Agora não me venham com demagogias e vamos a assumir que nem na Microsoft são Bandidos e nem no Linux (oppen source) são Anjinhos .Acho que como o @Ricardo S, diz e muito bem chega dos adeptos do Linux estarem sempre a tentar “achincalhar” a Microsoft, há outras maneiras de publicitar sem ser do tipo Supermercados Modelo .
Bem Haja ( A todos)
Carlos
Já prenderam o Software Livre ? Coitadas das Patentes. E se a Micrsoft só falou depois de terem violado 235 acho que também devia ser uma à-cusada.
Se só à 235ª é que resolveram reagir… vão dar baile a outros! O departamento jurídico da MS deve ser uma bela m…da.
Acredito que a comunidade Linux não seja anjinha mas daí a deixar andar o barco e depois (alguns anos) vir reclamar, demonstra pouca preocupação em relação à questão. Se não estão preocupados não deve haver problema! Daí não fazer muito sentido este anúncio. Mais parece que estão a dizer ao mundo que estão atentos mas não preocupados. Mais valia estarem quietos
O mais engraçado é que andaram a patentear, reparem só: “as patentes registadas pela Microsoft contam-se, para além do nascer do Sol, o azul-bebé dos céus, as praias do Havai, as nuvens brancas, o verde dos prados, o sorriso do Bill Gates, as gotas de suor de Steve Ballmer, os bonecos dos Teletubbies e as caganitas dos cães” valha-nos Deus.
http://bitaites.org/cromos/microsoft-patenteou-o-nascer-do-sol
Ya, eu vou patentear o deitar e acordar, o comer e o beber, o respirar e viver, e já agora, o morrer também.
Acho que com isto consigo que “quase” toda a gente no mundo viole uma das patentes.
Enfim…
E sobre as semelhanças entre o Vista e o SO da Mac, a Microsoft não se pronuncia? E quantas patentes a Microsoft não terá já violado? Também não se pronunciam?
Eu estou farto das patentes hoje tudo se PATENTEIA desde todo tipo de nomes daqui a mais até as pessoas se patenteia e um autentico absurdo.
Mas quando são obrigados a divulgar promotores do software eles continuam a ignorar e a fazer ouvidos moucos como e fácil de perceber se tu sabes tudo sobre o teu SO podes ter aplicações mais integradas e optimizadas logo uma vantagem difícil de rivalizar .
Acho que também vou patentear o Pplware 😀
Para mim isso é mais uma estratégia, devido ao pouco sucesso do Vista, estão com meo do Ubuntu, e já estão querendo descontinuar o XP para forçar os usuários a comprar o vista.
Concordo com o Sérgio: O Windows Vista pode até chegar ao estado da arte, mas em um primeiro momento tem sido um fiasco. Primeiro por quase obrigar o usuário a trocar o equipamento(Pois precisa de uma máquina robusta), segundo por já(Tão rapidamente) encerrar o suporte ao Windows XP. Acho que isso seja estratégia da Microsoft para tampar o sol com a peneira!
Grande abraço!
A Microsoft também não pode falar muito dos ilícitos dos outros, porque ela própria vive infringindo regras, basta ver o abuso de posição dominante que a Comissão europeia a tem vindo a acusar, e que já lhe valeu milhões em multas (nos EUA também).
Muitos perguntam-se porque é que o “mundo em geral” odeia a Microsoft.
Eu tenho um pequeno palpite mas fica só para mim 🙂
um abraço
Ora pois pois, vou já agora patentear-me, vá que um burrico qualquer queira violar minha identidade e copiar-me, vexame duplo pa!.
http://br-linux.org/linux/executivo-da-ms-informa-que-a-empresa-nao-ira-processar-usuarios-de-linux
para acalmar os animos
E muitos devem perguntar-se porque é que a Microsoft não avança para tribunal… Para além de outros motivos (tais como o facto da maioria das patentes não serem válidas em tribunal, e de a Microsoft não poder processar ninguém por utilizar uma feature que esteja implementada em código afecto à licença GPL – o Stallman não foi nada burro quando criou a licença), a própria Microsoft viola pelo menos 500 patentes que estão afectas à licença GPL. Ao utilizar funcionalidades afectas à licença GPL, o utilizador é obrigado ou a abrir o código de novas funcionalidades, ou a licençar as novas funcionalidades como free for all. Assim, caso a Microsoft avance para tribunal, mesmo que tenha hipoteses de ganhar, se a FSF processar a Microsoft pela utilização ilegal das patentes afectas sob GPL, a Microsoft será obrigada a abrir o sistema ou a dar as patentes afectas ao software que viole as patentes GPL… Pode parecer um pouco confuso (infelizmente não consigo por isto numa forma mais simples), mas conseguem encontrar facilmente informação sob isto na net.
Resumindo, não pensem que se a Microsoft pudesse processar alguém, que ela pensaria duas vezes… Ela não processa e não vai mostrar quais as patentes violadas pois, se o fizer, o pessoal do Open-source irá alterar o código que viola essas patentes, e microsoft ficaria sem nada para contrapôr a um processo da FSF. A microsoft tem muito a perder… Não acreditem em tudo o que lêem
.
@ Cláudio
Boa argumentação.
Eu só lhe acrescentava ainda o “factor IBM”.
Esta “pequenita”, que tem ainda mais patentes do que a M$, não pretende de maneira nenhuma continuar quase refém da existência de um único SO ainda mais dominante do que já é, como se depreende das várias “ofertas” de código fonte que tem vindo a fazer à comunidade Open Source.
É mesmo uma questão da M$ ir afirmando que está viva, com mais um ciclo do FUD habitual dirigido ao seu mercado accionista e apontando o dedo principalmente ás empresas onde pensar sequer em mudar sistemas custa muito dinheiro e tempo e não ao particular que, com alguma vontade, numa noite ou duas resolve a coisa.
A M$ sabe perfeitamente que ia por comprar uma guerra muito longa, muito custosa, de desfecho incerto e onde nunca haveria um vencedor absoluto no final.
No entanto, alguns casos isolados de processos a alguns software mais estratégicos não devem ser de descartar totalmente a seu tempo.
Patente é uma concessão de monopólio fornecida pelo estado. Se o estado dá, o estado pode tirar, se assim os cidadãos quiserem.
Não duvido que o Linux possa violar patentes, mas com o estatudo monopolista que a MS tem , tambem eles violam as leis da concorrencia. Alem disso isso das patentes tem muito que se lhe diga pois já não é a primeira vez que a microsoft patenteia coisas que eram livres.
Isto não é os estados unidos , se bem que a comissão europeia não tem feito tanto cagaçal com o vista como quando fez aquela cagada por causa do Media Player. E digo cagada porque o media player é o menos. Acima de tudo eles instalam coisas que não queremos, sem darem opções e favorecendo-se assim sobre a concorrencia que poderia existir.
A Microsoft tem os dias contados… ou altera a sua estrutura de negócio ou está condenada ao fracasso. O Ubuntu é cada vez mais uma alternativa, muito free-software está a ganhar espaço… é tudo uma questão de tempo.
violar é uma coisa tão feia. conheço uma patente que foi violada em nova e ficou traumatizada, nunca mais foi a mesma. é um abuso.
A Microsoft tem os dias contados… Hahaha HeeheeheeHooo Huu…
aiai que piada a melhor do ano ó LMF muito boa mesmo digna de stand up comedy ….
Boas Risadas
Carlos
A Microsoft esquece-se que nos anos 80, quando criou o WinWord, que o “copiou” da versão gráfica do WordPerfect para MS-DOS. O próprio MS-DOS era uma “cópia” do CP-M da Digital Research que mais tarde “copiou” o MS-DOS no seu DR-DOS. Ou seja esta malta “copia-se” uns aos outros. O próprio Excel é uma versão Windows do Quatro Pro, e quer o WordPerfect, quer o Quatro agora fazem parte do Corel WordPerfect Office e nunca ouvi dizer que a Corel tinha processado a Microsoft por esta ter copiado os seus produtos ainda no tempo do DOS, embora a Corel nessa altura não fosse a proprietária de ambos. Enfim, copias tu, copio eu e por ai fora.
P.S. Não se esqueçam que a própria Microsoft viola as leis de muitos países, como actualmente com o WGA do Windows que vai contra as leis comunitárias e Portuguesas da protecção de dados, e ninguém faz nada!!!
Disse-me um Xinoca:
Eu sê-le o unico que no vio-lou as paten-tes, pobre-zitas. Eu só quelê-le os serial-zitos.
Existe um mundo fora dos Estados Unidos, logo as patentes podem muito bem servir para absolutamente nada.
Mais ainda, a IBM, RedHat, WallMart, Novell ( lol ),… tem grande interesse na continuidade da comunidade FOSS daí que se a M$ tentar continuar com o rumo que está a tomar, certamente que o Windows também viola algumas das imensas patentes da IBM sendo que seria pouco positivo para a m$ ir por esse caminho.
A somar a isso tudo, grande parte das patentes podem ser anuladas dado o facto que muitos dos “inventos” da m$ não são originalmente deles sendo possível anula-los.
De qualquer forma, vamos continuar a ver o desenrolar desta bela história digna de horário “prime-time” numa novela perto de si. 😉
@Carlos
Dizer que a Microsoft tem os dias contados, talvez seja exagerado, mas a ideia que o LMF pretendeu transmitir está correcta. O software livre está a ganhar cada vez mais espaço, felizmente. Nem toda a gente tem capacidade económica para comprar um PC capaz de correr bem (não apenas possuir os requisitos mínimos) o Vista. Agora grande verdade é que SE o software da Microsoft não fosse tão caro e fácil de piratear, as pessoas faziam um esforço por aprender um sistema operativo alternativo que lhes permite usar o seu computador para as mais comuns tarefas do seu dia a dia.
Não sejamos hipócritas.
Todos nós numa determinada altura, instalámos uma cópia do nosso Windows num qualquer PC de algum amigo nosso, ou algum amigo instalou no nosso PC.
Essa é que é essa.
Podiam fazer uma pool com alguma questão, sobre a existência de software no PC de cada um. Ia ser interessante verificar as percentagens.
Não sejamos fundamentalistas meus caros.
P.S. Para quem se queixa da infração de patentes pela comunidade Open Source, fica mal ter colocado a navegação por Tabs (separadores) no seu recente Internet Explorer…
@ terrible
A navegação por tabs já existia no Maxthon, que corre sobre o IE, há não sei quantos anos. A patente é de quem ? (Mas isso também tem patente ?)
Pensei em digitar algumas linhas, mas pensei um pouco, e cheguei a conclusão que posso estar violando alguma patente da Microsoft, então deixemos para depois que consultar os advogados e fazer pesquisa nas instituições onde estas patentes estão registradas, não gosto de transgredir certas leis…
@aver
Exactamente por isso citei o exemplo da implementação pela Microsoft da navegação por tabs.
Há quanto tempo outros browsers (Mozilla, Firefox, Maxthon, Opera, etc…) não faziam isso?
Certas coisas são ridículas de serem patenteadas, mas palavras para quê? Vem da terra do Tio Sam. Não é de lá que existe um indivíduo que pretende vender terrenos na Lua, com base numa lei do velho Oeste americano.
Como diria Obélix, “Estes americanos estão loucos…”
Abraço
@Terrible
Dizer que a Microsoft tem os dias contados, talvez seja exagerado
Eu só comentei a frase do @LMF e um tanto a brincar dado o impacto lol da afirmação . Mas uma pessoa como tu dizer “talvez” já não acho piada mas no minimo é descabido . Lembras-te da IBM aqui há uns anos toda a gente dizia que tinha “os dias contados” e hoje vê-se só não tem, como é o maior patrocionador do Linux . Eu não copiei nem dou a copiar as minhas licenças Microsoft se tivesse de chegar aí por exigencias económicas então iria para o Linux, e todo o software oppen source, o que eu critico na publicidade feita ao Linux é que é toda baseada em deitar a MS abaixo e não em valorizar o seu produto .
Abraço e
Bem Haja
Carlos
A navegação por tabs para quem não sabe foi uma patente comprada pela MS há Netscape .
Bem Haja
Carlos
Aqui está a resposta!
http://www.informationweek.com/shared/printableArticle.jhtml?articleID=199600443
Que a microsoft está diariamente a perder terreno está … isso é um factor provado. Só não há mais empresas a mudar para as alternativas porque por enquanto não há software por aí além mais técnico e o suporte técnico a nivel de manutenção a redes linux escasseia comercialmente …
A evolução para lá caminha, o que só pode ser bom se houver quem meta concorrência (mesmo que paga) à microsoft e outras.
Enquanto o Linux for só para alguns users mais pro, a MS vai continuar em força no mercado, enquanto existirem problemas como o que o nosso colega @Covenant está a ter com a simples instalação de um modem, que por acaso é igual ao meu (speedtouch 330) sem que alguém até á data lhe tenha resolvido o problema o Windows manterá-se de boa saúde.
@ Anibal Ferreira
Essa cena do modem tb não percebo. O que é certo é que eu peguei num Live CD Ubuntu e com dois ou três clics estava a navegar na internet. O problema que tu pões parece-me que não está no Linux, está nos linuxianos que não gostam de ajudar.
@Anibal Ferreira
@Covenant
Eu consegui instalar o meu modem a partir deste tutorial brasileiro, o linux que utilizo é o Ubuntu:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2277
Atenção que já encontrei modems speedtouch 330 que mesmo em windows o seu funcionamento era diferente, até o software de instalação era diferente, penso que eram versões diferentes do mesmo modem, pode ser do firmware, mas neste tutorial também se actualiza o firmware do modem.
Cumprimentos,
Pisco
@Anibal Ferreira
Eu utilizo Linux à uns anitos e não me considero um utilizador mais pro do que outrs só porque utilizo Linux e porque sei fazer as pesquisas no Google que me resolvem a maioria dos problemas…
Se têm problemas com o linux a melhor forma de os resolverem é recorrendo a um motor de pesquisa decente qq, que o não falta por aí é pessoal que já teve os mesmos problemas que vocês e que os conseguiram resolver.
Um abraço
Desculpem a maneira como escrevi o post anterior, mas como foi escrito num browser antigo, isto arreliou um bocado.
Portem-se
@Aver
Ou isso parece que por vezes há pessoas que gostam de “exclusivos” género clube restrito, ou elite 🙁
Bom dia, boa tarde ou boa noite como for o caso. Gostaria de deixar a minha opinião aqui mas sem recorrer a informações de “fonte segura”, logo, tudo aquilo que direi não passa da minha opinião….
Segundo me constou há um amaricano qualquer que decidiu que queria patentear o Pi (3,14…), como este é um número, até agora, está tudo em supenso…., seria uma alegria ver processos a torto e a direito de cada vez que se usava o numero em todas as escolas de ensino…
Quanto aos algoritmos que se falaram num comentario acima o caso roça precisamente este problema, embora sendo uma expressao mais complexa… nao deixa de ter uso matematico e de cada vez que o usasse estaria a infringir a lei ..enfim.
Quanto a algumas opinioes que li acima sobre o porque da Microsoft nao processar o software livre de abuso de patentes, a meu ver tem uma explicaçao mais simples do que as que deram até agora… são tantos os programas livres; que eventualmente estarão a infringir algo patenteado por eles; e de tantos autores que seria na practica uma tarefa de enorme esforço e nunca antes vista de abrir casos contra todos eles.
Penso eu de que…
Abraço a todos
Não sei até que ponto estas imagens sao veridicas, mas acredito que sim, afinal não é a toa que o Vista tem muitas semelhanças com o Mac OS X Tiger.
http://davidweiss.blogspot.com/2006/04/tour-of-microsofts-mac-lab.html
Acho mais fácil que a M$ tenha copiado código livre e incorporado nos seus fontes.
Uma vez que demoraram tanto pra entregar o Vista, e ainda assim faltando muitas características prometidas…
QUEM GARANTE QUE A M$ NÃO RESISTIU À TENTAÇÃO DE DAR UMA OLHADINHA NOS FONTES DO DESKTOP 3D DO LINUX?
Sim: o “uaauu” do Vista é fortemente baseado nos efeitos 3D, que foram incorporados muito antes pelo Linux.
E mais: como alguém poderia copiar os fontes da M$ se está tudo compilado? É software proprietário! Caixa preta!
Ou eles admitem que houve invasão em sua “seguríssima” estrutura de servidores Windows 2000/2003?