Mesmo depois do fim do suporte ao XP, Microsoft actualiza o IE6
O mais recente problema de segurança a afectar o Windows concentra toda a sua acção no browser da Microsoft. Todas as versões deste browser estão expostas a uma falha de segurança que deixa vulnerável o sistema operativo e capaz de correr código malicioso.
Algo que torna ainda mais distinta esta falha é o facto de ser a primeira a afectar o Windows XP, depois do fim do suporte por parte da Microsoft.
Mas segundo foi agora anunciado, a Microsoft resolveu lançar uma actualização excepcional para resolver o problema, onde está também incluído o Windows XP.
O problema de segurança que anunciámos na passada semana afecta todas as versões do Internet Explorer, desde a versão 6 até à versão 11. A solução para teste problema demorou a surgir, tendo sido recomendado que este browser não fosse usado até que não surgisse uma solução.
Esta solução surge agora, sendo lançada pela Microsoft hoje, pelas 18 horas, através dos canais normais de actualização do Windows ou através da actualização directa.
A importância deste problema e o seu impacto é de tal forma grande que a Microsoft resolveu incluir o Windows XP e o Internet Explorer nos planos de actualização.
Esta mudança de posição da Microsoft não vem abrir caminho para um retorno à decisão tomada e posta em prática de terminar o suporte ao Windows XP. O Windows XP continuará sem suporte e esta é apenas e só uma actualização pontual para resolver um problema de grandes dimensões.
Pate da razão para esta inclusão pode estar relacionada com os números que mostram que mesmo com o fim do suporte o Windows XP é ainda um sistema operativo com muitos utilizadores, que estão a resistir à necessidade de mudança para outros mais recentes e com suporte garantido.
Segundo a Microsoft, o surgir desta actualização resulta da proximidade do fim do suporte e de este problema ter levantado, apesar de terem sido detectado um número reduzido de ataques, demasiadas preocupações.
Even though Windows XP is no longer supported by Microsoft and is past the time we normally provide security updates, we’ve decided to provide an update for all versions of Windows XP (including embedded), today.
We made this exception based on the proximity to the end of support for Windows XP. The reality is there have been a very small number of attacks based on this particular vulnerability and concerns were, frankly, overblown.
Unfortunately this is a sign of the times and this is not to say we don’t take these reports seriously. We absolutely do.
Ao final da tarde de hoje a Microsoft irá lançar uma actualização de segurança para o IE, que foi já largamente testada e está pronta para ser distribuída.
Irá surgir através dos mecanismos de actualização do Windows e todos devem instalá-la assim que for sugerida. Se preferirem podem fazer essa actualização de forma manual.
A vulnerabilidade que foi apresentada afecta todas as versões do Internet Explorer, desde a versão 6 até à 11, mas a maioria dos ataques, segundo revelou a empresa que detectou o problema, foram efectuados nas versões 9 a 11.
Mesmo depois do fim do suporte ao Windows XP, a Microsoft ainda está a conseguir satisfazer os utilizadores deste sistema operativo, dando-lhe mais algum fôlego e adiando o fim inevitável, por mais alguns dias!
Este artigo tem mais de um ano
Não devia… Avisou,com atecedência que ia deixar de suportar. O problema é dos utilizadores. Os utilizadores podem continuar a usar sabendo que há riscos ou então fazer upgrade para versões mais recentes.
A Microsoft não devia mostrar mais suporte ou interesse no XP ou o IE6. Dá a ideia que ora suporta ,ora não, ora suporta, ora não.
Com este comentário nota-se que nunca estiveste mais que 5 minutos com alguém do departamento comercial/marketing…
Com ou sem suporte oficial, assumiu o “erro” e criou solução.
Não se preocupem com o Internet Explorer,pelo menos com a versão 11.Hoje já recebi uma actualização importante de segurança,via Windows Update,para o Internet Explorer 11.Parece-me que vem corrigir a falha grave que existia.Agora,sobre este artigo do Pedro Simões,eu ainda pergunto:será que há necessidade para tanta gente neste mundo usar o Internet Explorer 6 ?? Por amor de Deus !! Não falo do Windows XP,mas quanto ao IE6,porra,muita gente já poderia estar até com o IE9,já no Windows XP,penso eu.Já quanto a outra parte do artigo(mais para o fim),fiquei muito admirado ao saber que os ataques tiveram como maior alvo as versões 9,10 e 11 do Internet Explorer,e não as anteriores,a 6,a 7 e a 8.É de admirar.Mas uma coisa é certa,lá que a Microsoft se anda a preocupar em ajudar com actualizações de segurança os milhares(milhões??)de clientes com este sistema operativo pelo mundo inteiro,lá isso é verdade e inquestionável,senão vejam o último parágrafo deste artigo:”Mesmo depois do fim do suporte ao Windows XP,a Microsoft ainda está a conseguir satisfazer os utilizadores deste sistema operativo,dando-lhe mais algum fôlego e adiando o fim inevitável,por mais alguns dias!”
Não vejo porque é de admirar, quando as versões mais recentes são as mais usadas.
Lá porque ainda há gente a usar o IE6 não quer dizer que seja o mais usado, o teu comentário que não faz nenhum sentido nesse aspecto.
É também o mal de muita gente que fala mal do IE sem saber, e depois tem aqueles que realmente testam, e vêm que o IE mudou bastante e é uma opção viável nos dias de hoje.
Eu pessoalmente uso o Google Chrome, mas sei reconhecer que o IE melhorou muito, ao ponto de estar melhor que o Mozilla Firefox.
As opiniões valem o que valem, mas considerar que o IE está “melhor” que o Mozilla Firefox só é aceitável no âmbito de uma análise sobre gostos e não sobre critérios objectivos.
Melhor que o Firefox?! Em quê? O IE está melhor do que era mas não ao nível do Firefox.
Engana-se quando compara o IE com o Firefox.
A microsoft provavelmente não vai abdicar de atualizar o Windows XP sabendo que o atual 8.1 ou pior o 8 estão a ser o pior que alguem pretende, conheço utilizadores que após comprarem computador com esse fantoche windows 8 rápidamente regrediram para o windows 7, relativamente ao windows xp existem milhões ativos, para a microsoft devido aos requesitos deste S.O. é melhor atualizar do que saber que os utilizadores possam fugir para o Linux ou algo do genero.
A última versão do IE suportada pelo XP é a 8.
O Windows XP apenas corre o IE das versões 6 à 8. Não existe versão 9 para o XP.
Há aplicações empresariais que continuam apenas compativeis com o IE6, o Siebel 7 é uma delas.
Arroz…
não estava a ver uma empresa como a Microsoft a deixar um problema deste por resolver, mesmo com o fim de suporte.
Só usa o IE quem gosta de sofrer 🙂
Bem, actualizar o ie6 para o XP, só se for para as cópias piratas da China.
boas a todos!!!No meu Windows 8 pro x64 PT-PT recebi um alerta no Windows update de uma atualização de segurança para internet explorer isto no dia 1 de Maio pelas 19 horas e como diz o artigo só foi disponibilizada a atualização hoje dia 2 pela Microsoft será que foi vosso erro ou foi da Microsoft?Sem querer tirar o valor do trabalho de quem fez o artigo…peço desculpa Pedro Simões.