Mercado tablet cresce mas Apple não
O mercado tablet, até há bem pouco tempo, era conhecido como iPad Market por ser completamente dominado pela Apple, tendo esta mais de metade do market share de tablets.
Com a necessidade de concorrência e alternativas ao tablet da gigante de Cupertino, está a começar a aparecer uma maior aposta de empresas como Samsung, Asus e Amazon. Apesar da Samsung estar neste mercado há algum tempo, os seus produtos não faziam qualquer rivalidade ao bem sucedido iPad.
De acordo com a IDC (International Data Corporation), o mercado de tablets cresceu 6,7% entre Julho e Setembro deste ano, tendo um crescimento global de 49,5% relativamente ao mesmo período do ano passado.
O mercado de tablets Android teve um crescimento bastante significativo, liderado pela Samsung que teve um crescimento de 325% face ao mesmo período do ano passado, passando de 6,5% para 18,4% de marketshare, tendo expedido 5,1 milhões de tablets (Galaxy Tab e Galaxy Note 10.1).
A Amazon segue em terceiro lugar, tendo expedido 2,5 milhões de Kindle Fire, garantindo assim à empresa uma quota de mercado de 9%.
Na tabela disponibilizada pela IDC não mostram dados relativos ao ano passado. A primeira versão do tablet da multinacional de comércio electrónico chegou ao mercado no último trimestre de 2011, que em base das leis deste mercado, não contam para os resultados desse ano.
A quota de mercado da Amazon destaca-se por ter passado empresas que já estão há mais tempo no mercado, como por exemplo a Asus, que em Setembro detinha uma quota de 8,6%.
Apesar de ter sido ultrapassada pela Amazon, a Asus teve um crescimento de 242,9%, passando de 3,8% no terceiro trimestre de 2011 para 8,6%, tendo enviado para as lojas 2,5 milhões de tablets onde no ano passado tinha-se ficado pelos 700 mil.
A Lenovo, uma empresa que até há pouco tempo não era muito conhecida no mercado de tablets, tem-se revelado bastante eficiente e isso tem-se reflectido no seu crescimento. Detém de 1,4% da quota de mercado com um crescimento de 100% face ao ano anterior.
Com o crescimento da concorrência, a Apple não tem vindo a ter a vida fácil e isso reflectiu-se na quebra de vendas de iPads durante o período que terminou em Setembro.
No terceiro trimestre deste ano, a gigante de Cupertino detinha de 50,4%, tendo tido uma quebra de 9,3% de quota de mercado face ao ano passado que no mesmo trimestre tinha em posse 59,7%.
Apesar da perda acentuada de mercado, a Apple teve um crescimento global de 26,1% entre o 3T2011 e o 3T2012 tendo expedido 14 milhões de iPads, mais 3 milhões que o ano passado, continuando assim a liderar o mercado.
Nestes resultados não estão incluídos o iPad Mini, iPad 4 nem o Google Nexus 10
Este artigo tem mais de um ano
“O mercado tablet, até há bem pouco tempo, era conhecido como iPad Market por ser completamente dominado pela Apple, tendo esta mais de metade do market share de tablets.”
Pode-se então dizer:
“O mercado smartphone, é conhecido por android market por ser completamente dominado pela google, tendo esta quase 3/4 do market share de smartphones.” 😀
Boa observação!
you got a point 😀
Mas android é um modelo de smartphone?! Acho que a questão aqui era mesmo o domínio de um modelo relativamente ao mercado…
+1
Mas tambem existem varios modelos do Ipad…
Podemos falar de SO?
Assim já fica mais claro.
Mas o Android é o SO e não o fabricante. Pois diversas marcas utilizam este sistema.
Entre elas, destaca-se a Samsung.
Simplesmente estás a comprar alhos com bugalhos, Marcas com Sistemas Operativos.
Eu só vos digo isto- http://9gag.com/gag/4213893
Lol
Obviamente, Apple é a marca da moda.
:facepalm: não é uma questão de modas para mim, é uma questão de ter um SO mais optimizado para os vários equipamentos.
Quem comentou que era marca da moda acredito que o fez de forma genérica, pois quer queiramos quer não, é verdade.
Eu tenho produtos apple e android mas reconheço que 90% das pessoas que conheço que têm produtos apple é pela moda e não pela potencialidade do equipamento.
Apesar das nossas preferências devemos encarar os factos como são.
Ainda hoje no meu laboratório uma rapariga que tem um Mac Pro e um iPhone disse que só tinha porque eram bonitos, e era facilmente atraída por coisas bonitas porque o Mac não é melhor que o Windows.
Quem tem dinheiro para comprar coisas bonitas compra e pronto lol.
não dá para perceber o título e algum do texto
A Apple cresce 26% e dizem no título que não cresce, dizem:
“Com o crescimento da concorrência, a Apple não tem vindo a ter a vida fácil e isso reflectiu-se na quebra de vendas de iPads durante o período que terminou em Setembro”
mas se cresce 26% como é que há quebra de vendas – quebra significa menos vendas!
Estão confundir valores de vendas com cota de mercado.
A menor cota de mercado, não é porque a Apple não cresceu, mas porque cresceu menos que os outros!
A cota da Apple diminuiu logo pode se dizer que não cresceu. Nada de errado nisso. Normalmente quando falamos em mercados o que interessa são as cotas, não os números.
Quando se diz “Mercado tablet cresce”, fala-se em números absolutos não em cotas de mercado – é o mercado no global, não há uma cota para mercado tablet a não ser que penses em 100%, mas aí nada cresce. Por isso, nesse contexto a Apple cresce; logo a afirmação está errada.
Para além disso no texto falam especificamente em vendas, não cota de mercado.
No texto falam das duas coisas, o titulo é um trocadilho engraçado,não sei porque te afecta tanto. Quando falas em cotas ha crescimento ou não das cotas das empresas.
“Mercado tablet cresce mas Apple não”
Deixa ver se eu percebo. A Apple vendeu 11,1 milhões no 3TRIM2011 e 14,0 milhões no 3TRIM2012, um crescimento de 26,1%. Não cresceu como ?
O mercado cresceu 49,5% e a a Apple cresceu 26,1%. Daqui resulta que a sua quota de mercado desceu de 59,7% para 50,4%.
O que é para admirar é, com a variação das percentagem de smartphones Android entre os dois trimestres, a Apple ainda venda mais tablets que os outros fabricantes juntos. O quadro comparativo da evolução dos smartphones é também interessante, quer de sistemas operativos, quer de fabricantes. Sabiam que já se vendem mais smartphones na China que nos EUA e que são quase todos (81%) Android ?
A cota da Apple não cresceu, o titulo esta a falar da cota de mercado e não ao numero de tablets vendidos.
Conheço as contas de somar e subtrair.
Há quem faça contas de “sumir” … sumiu-se o aumento das vendas em 26,1% 😉
As vendas da Aple aumentaram 26.1?
Mas a sua quota de mercado passou de 59% para 50%, quer dizer que a sua quota de mercado diminui.
Estatística é lixada.
o título diz especificamente que o mercado de tablets cresceu, logo está a falar de vendas de aparelhos não de cotas – um termo que não se aplica ao mercado no seu todo!
Daí que no contexto do título, ao se falar da Apple fica implícito que se fala das vendas e não de cotas.
Percebes…
era o único produto da apple que ainda apreciava, mas com a samsung apostar forte e feio e a microsoft, em breve o ipad fica ultrapassado.
Esta gente não sabe mesmo o que diz, até mete pena.
1º Crescer 300% com a taxa de vendas da samsung é bem diferente do que crescer 10% com o volume da apple. Por isso os 300% são muito relativos.
2º No ultimo trimestre estavam prestes a sair novos modelos de iPad’s obviamente que as pessoas aguardam pelos novos modelos. O Cliente iPad não troca por um tablet android e podem saltar e espernear. Isto são clientes que nunca experimentaram iPad ou obviamente não querem gastar os valores que a apple pede e vão para outras opções, e sabem perfeitamente que a samsung nos últimos meses 5/6 meses a custa dos belos tablet’s deles desceram os preços em queda livre, o que obviamente promove vendas.
3º O crescimento dos tablet’s da samsung é um autentico desastre porque voces android fan’s, android geek’s. Se gostam de android sabem perfeitamente que tablet’s samsung é ir para o abismo, se falamos em asus, ou até mesmo modelos nexus tudo bem.
Por ultimo façam um exercicio, ha supostamente mais iPad’s que tablet’s androids, vão ao OLX ou ao Custojusto e vejam pessoas a vender ipads e pessoas vender androids, e tem a vossa resposta.
1º Android’s a venda é mato mato em todos os segmentos, tudo de clientes satisfeitos presumo.
2º iPad’s a venda é maioritariamente modelos anteriores de clientes satisfeitos que querem modelos novos.
A noticia não tem nada de errado, não diz disparate nenhum.
Ainda a boa gente que compra tablets de valor igual ou superior aos da apple simplesmente porque gosta mais de Android. Segundo também saíram os nexus que está muita gente a espera exemplo real, quando saiu o iphone5 as vendas de s3 dispararam e bem.
A samsung tem várias opções quer de Hardware quer de Software. alem de android a que dizes tambem tem com o win 8 que é maravilhoso.
Trata-se acima de tudo de ter criado um mercado e ter tido ao longo dos anos dos mais emblemáticos “gadgets” desse mercado.
Toda a gente trata os leitores de mp3 por ipod’s, porque para além de terem sido dos primeiros, tiveram um crescimento tão rápido que se generalizaram. O mesmo aconteceu com o ipad. Houve outros tablets antes, mas não tiveram expressão.
Da mesma forma o iphone “criou” o mercado dos smartphones. É uma questão de timing.
Agora, com o aumento do numero de opções disponíveis, quer ao nivel de hardware, quer de S.O., quer de preço, é perfeitamente natural que o mercado cresça muito mais. Quem queria um apple maioritariamente já o tem, e o aparecimento de tablets na casa dos 199 a 250 dólares, fez disparar as vendas num segmento onde a Apple não existia, nem onde vai necessariamente entrar com o IPAD Mini, que custa acima de 300.
Para mim neste momento a marca de minha eleição é mesmo a Asus.
Tem novas soluções espetaculares, uma variedade de produtos com qualidade e para várias gamas e preços.
Gostei particularmente do Taichi e doutros do género c/ Win8.
Diz no post que num trimestre a Samsung vendeu 5,1 milhões de tablets, a Amazon 2,5 milhões e a Asus 2,4 milhões e toda a gente faz “Ah, a Apple já era”.
Por acaso saltaram o post que diz que a Apple em três dia vendeu 3 milhões de iPads ? Vamos ver como acaba o 4º Trimestre, embora a concorrência já tenho começado a fazer prova de vida.
Lol engraçado a tua maneira de pensar
O mercado cresce, mas a cota da apple desce 9% e achas que vender 3 milhões em 3 dias é o que é relevante????
Triste vais ficar quando souberes quem em 6 dias não venderam 6 milhões, que em 15 dias não venderam 15 milhões e que os 3 milhões já vendidos se calhar 1/4 estão a pensar na asneira que fizeram, que é o rácio do iPhone
Mas quem me dera que a APPLE vende-se menos, não percebo porque os android fan’s estão todos contentes. Por mim ficaria contente que vendessem menos, para o produto ser mais exclusivo.
Ora aqui está um bom exemplo da totozisse elitista que caracteriza uma fatia dos clientes da Apple. Compram porque é chique… LOL