O Mega vai ter um serviço de email seguro!
Depois de terem fechado dois serviços de email seguro, primeiro o Lavabit e depois o Silent Circle, esperava-se que o sentido deste tipo de serviço fosse o mesmo que estava a ser tomado.
Mas numa jogada de surpresa, Kim DotCom resolveu mudar o rumo e foi agora confirmado que o Mega irá ter um serviço de email seguro, fora da alçada do Prism e da NSA.
As razões que levaram ao fecho do Lavabit e do Silent Circle são conhecidas de todos. As pressões do governo Norte Americano para que fosse dado acesso aos dados dos utilizadores levaram a que estes serviços optassem por fechar as suas portas, privando assim todos de um serviço que possa dar uma garantia de segurança.
Por ter os seus servidores fora dos Estados Unidos, e por isso imune a essas pressões, o Mega resolveu agora avançar com a criação de um serviço de email com as características dos que fecharam.
Esta confirmação foi dada por Vikram Kumar, CEO do Mega, ao site ZDNet, que explicou como está a decorrer o processo de desenvolvimento deste novo serviço e as oportunidades que surgiram com o fecho do Lavabit e do Silent Circle.
A intenção do Mega é dar a todos os utilizadores um serviço de email seguro e encriptado, ao mesmo tempo que terá disponíveis todas as funcionalidades que os serviços de email mais usados têm.
Segundo Vikram Kumar a tarefa a que o Mega se propôs não é de todo simples, pois as questões de segurança, uma das premissas do Mega desde que foi criado, estão a revelar-se difíceis de ultrapassar.
The biggest tech hurdle is providing email functionality that people expect, such as searching emails, that are trivial to provide if emails are stored in plain text (or available in plain text) on the server side.
If all the server can see is encrypted text, as is the case with true end-to-end encryption, then all the functionality has to be built client side. That's not quite impossible, but very, very hard. That's why even Silent Circle didn't go there.
No entanto a confiança é grande e espera-se que o serviço de email que será lançado seja completamente seguro e com as características esperadas.
Ainda assim Kumar alertou para a complexidade exigida para a criação de um serviço desta natureza e com as características "normais" que se esperam. Esta complexidade e a necessidade de garantia de segurança vão atrasar o processo e não se espera para breve a sua disponibilização.
It's exciting stuff, but very hard, so I think it will take months more to crack it. But Mega will never launch anything that undermines its end-to-end encryption core security proposition and doesn't work for the mythical grandmother.
Na mesma entrevista que deu à ZDnet, o CEO do Mega fez ainda referências ao processo que levou ao fecho do Lavabit e o Silent Circle e à forma "honrosa" com que lidaram com as pressões sofridas e à decisão tomada.
Dada a experiência que o Mega tem no campo da segurança e da anonimização e encriptação de dados, o seu serviço de email seguro será com certeza um sucesso.
O facto de estar fora dos Estados Unidos e a mobilidade que podem dar aos seus servidores conseguem garantir alguma garantia de que os dados vão estar salvaguardados.
Pode um serviço destes, criado pelo Mega, ser um sucesso e escapar às pressões da NSA?
Homepage: Mega
Este artigo tem mais de um ano
Com todo o respeito, deve ser mesmo muito seguro..
Eles dizerem que não têm parcerias ou seja o que for, não significa que não tenham..
O KimDoctor com parceria com o governo americano?
Então se a América fez o que fez a ele, achas mesmo que ele vai-se aliar?
Por alguma razão ele arrancou com o Mega pouco tempo depois do fecho do MegaUpload, certamente se fosse aliado ao governo americano, não os iria desafiar novamente, principalmente depois dos vários vídeos, entrevistas e posts polémicos que fez a criticar, gozar, etc, com a América.
Ele é um tipo de activista, não se alia a nada governamental lutando contra o que ele acha que está errado.
Quem? O KimDoctor ?????
Deveria ser Kim Dotcom, foi a correcção automática do teclado que escreveu mal.
Um tipo de activista que nao se alia a nada nem a ninguém, com objectivos sólidos e com capital suficiente para lidar com processos em tribunal!!
vi a noticia e pensei a e tal porreiro pah
li o teu comentário e tipo facepalm
um dos informáticos que esta na lista negra dos estados unidos será Kim DotCom devido ao megaupload onde começou uma batalha mundial de sharing devido ao encerramento dos seus serviços “megaupload e todos os derivantes do mesmo”
segundo o teu comentario kim”megaupload” viu os estados unidos a congelar lhe as suas contas bancarias milionárias e ficar limitado a saídas do estrangeiro chegou mesmo a ser preso onde acabou por ficar preso em casa sem dinheiro actualmente ainda enfrenta os processos que os estados unidos lhe colocaram em cima e dizes tu que ele ira criar um serviço de email seguro a “NSA- nacitonal securety agency””USA” com a parceria dos estados unidos e com partilhas de informações com os mesmos
tem toda a lógica o teu comentario
Vai ser um bom serviço para as redes de terrorismo usarem.
Vai ser um bom serviço para todos aqueles que querem desfrutar de um serviço com uma segurança adicional. 😀 . Qualquer um pode usufruir de um serviço, seja para um bom caso ou mau, depende do tipo de usuario 😉
Jorge?
«Vai ser um bom serviço para as redes de terrorismo usarem.»
Quer dizer então que correio normal, sim aquele com envelope, selo, folha de papel manuscrita ou não…
Toda e qualquer pessoal deve então ser aberta e lida pelos serviços postais para ver se não transporta alguma mensagem terrorista?
É isso?
É uma estúpida invasão de privacidade.
O e-mail apenas torna instantânea a mensagem que é normalmente enviada por correio normal.
Uma rede de terroristas pode usar perfeitamente um gmail, yahoo mail ou outro com textos encriptados informaticamente e que após desencriptados (à força ou não) necessitarem de uma matriz única para compreender o texto.
Essa matriz pode ser indexada a algo que muda diariamente e fazendo com que ela mude.
Quem quer e sabe não se fazer o faz e o continuará a fazer.
Aqui está em causa a privacidade dos utilizadores comuns, como por exemplo:
– Investigadores que trocam dados de suas investigações na área da biotecnologia e os seus dados por artes mágicas caem em mãos de empresas norte-americanas;
– Trocas de e-mails entre empregados de X empresa que falam da sua situação financeira em privado e são fornecidos a terceiros ganhando vantagem competitiva;
– Utilização de dados sensitivos da vida pessoal de alguém para chantagem politica e economia (se estivessem de bem entregavam à justiça);
– Etc
Essa desculpa de evitar terrorismo é básica, arcaica e dúbia.
O serviço alemão de e-mail GMX vai converter em breve o seu serviço de e-mail num serviço de e-mail encriptado em ruptura com a tendência que vem dos lados dos EUA, não é birra do Kim Dotcom nem um falha na luta contra o terrorismo mas sim uma moralização ética e moral na prestação do serviço a cidadãos comuns com parcos conhecimentos informáticos.
preferes que te leiam a conta de email ou que rebentem o predio onde trablhas com um avião cheio de pessoas?
Vai ser um bom serviço para as redes terroristas usufruírem.
lol não comento
que a estupidez tenha muitos anos e adpetos !!! so assim se encontra comedia onde nao existe
desde quando temos que abdicar da nossa privacidade liberdade e sigilo em nome de guerras ou terrorismos
Nem se apercebem que sao os meios POLÍTICOS que criam essas ditas guerras e que neste caso tambem ficam com a tua vida big brother sem cortes em directo e quem sabe essas forças politicas usem essas mesmas informaçoes para controlarem os mercados e criarem dessa forma mega potencias sem rivalidades justas pois os meios de comunicaçao e dilvulgaçao sao controlados e espionados pelos mesmos
repete mais uma vez, ainda nao conseguiste impor a tua opiniao o suficiente
E porque não será seguro? Ninguém te garante que a Lavabit fosse o que dizia ou diziam,só porque os famosos espioes a usavam? Nesta altura do campeonato será um serviço com muita procura.
Uma coisa não se pode negar, o gordo é um gênio dos negócios e tecnologia como a muito não se vê. Se ontem o obama estava festejando a derrocada do lavabit com seus comparsas, depois dessa ele esta arrancando os cabelos.
creio eu que estão a mexer num vespeiro. Ainda mais pelo ocorrido com o serviço do mega no passado acho prudente eles não se meterem com a NSA
Ninguém se mete com a NSA. A NSA é que anda a espalhar vespeiros pelo planeta.
Já tinha ouvido rumores, pelos vistos confirmasse.
“confirma-se” 😉
Obrigado pela correção. Este SwiftKey é, por vezes, irritante . =D
desculpas agora 😀
És um génio.
Já se fala disto ao tempo… Mas tal como a app para iOS, demora uma eternidade para sair.
É ate os americanos fazerem pressão e ele ser recambiado do país onde está a viver agora.
vai ler sobre o Kim, depois logo vês o quanto os EUA o detestam por não lhe conseguirem deitar a mão.
Vê-se que não conheces a história do MEGAUPLOAD, do MEGA nem mesmo do Kimdotcom!
Falar e criticar sem saber também eu faço… 😉
NÃO. (resposta á pergunta).
Se fundamentasses talvez a tua resposta tinha mais valor…
Mas enfim, o normal é comentar por comentar!
Boas,
Desde já acho estes serviços MEGA de uma qualidade de fazer inveja a muitos concorrentes.
Mas o baixo controlo no que toca a pirataria faz-me dúvidar da durabilidade destes serviços, ou seja, ok acredito que sejam muito seguros, mas basta que os USA, ou grandes empresas venham reclamar direitos e lá vão os serviços ao ar.
Por isso apenas tenho usado o MEGA para dados de menor importância, como backups de software e tudo mais.
Quanto a este serviço de e-mail apenas podemos ter uma certeza: vai estar longe da alçada dos USA mas não quer dizer que a informação não seja disponibilizada a outros países.
Cumpts
Vocês viram-se para esses serviços, que para mim são sempre duvidosos. Que ta usarem o Thunderbird com certificados vossos e com uma encriptação fortíssima?
Que tal pesquisar antes de falar besteira?
não te esqueças que os emails são na grande maioria depositados em servidores…e os métodos utilizados são plain text 😀 ou quase…é importante teres encriptação do teu lado, mas se o servidor tem tudo á “mão de semear” a tua informação esta mais que comprometida…depois a forma como os email são transmitidos não é segura…
Não se percebe como é que pensaram em muitas soluções seguras para a net, mas deixaram de fora o email…terá havido fortes pressões para que assim fosse?
Não sei…mas parece-me ser a unica explicação…
cmps
Sabes do que estás a falar?
Se quiseres encriptar um email, podes encriptar, e ninguém, fora quem tenha a chave, o poderá desencriptar!
Não interessa que os emails passem e, plain text até, a mensagem estando codificada, não há hipótese.
Que me adianta ter encriptação no cliente se o servidor não a tem????
Aqui mais que encriptação no cliente, é encriptação no servidor ..
É tudo o que importa.
Se não queres que o servidor saiba dos teus emails, o melhor é montares o teu próprio servidor de email.
Lá está… é por isso que serviços como o Lavabir e o Silent Circle existiam.. E é por isso que o MEGA existe para os ficheiros e mais tarde para os mails … 😉
Eu gosto da minha privacidade.. se tu não gostas, mais vale andares nu e a contares a tua vida a toda a gente… até os teus segredos…
Kim Dotcom está a por os EUA á beira de um ataque de nervos, ainda por cima agora que descobriram Armas de Destruição Massiva, bom não sei ainda em qual dos Países, bom será naquele que tiver mais petróleo.