McAfee denuncia maior ciber-ataque de sempre
Notícia do dia!
A empresa de venda de antivírus McAfee publicou um relatório em que indica que diversas organizações mundiais, incluindo a ONU e o Comité Olímpico Internacional, poderão ter sido alvo de uma cadeia de ciber-ataques que se prolongam desde 2006.
De acordo com a empresa, estes ciber-ataques, que poderão ter afectado até 72 organizações internacionais e representam um dos maiores ataques do género na história da segurança das redes informáticas.
A mesma empresa indica ainda que por detrás destes ataques poderá estar um “actor estatal”, embora não avance nacionalidades. Não obstante, um perito na matéria assegurou à Reuters que todas as provas apontam para ataques oriundos da China.
Na lista de organizações afectadas pelos ciber-ataques contam-se o governo dos EUA, Taiwan, Índia, Coreia do Sul, Vietname e Canadá, a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ANSA/ASEAN), o Comité Olímpico Internacional (COI), a Agência Mundial Antidoping e uma série de empresas importantes nos sectores da alta tecnologia e da defesa, entre outros.
A McAfee indica que, no caso das Nações Unidas, os piratas informáticos terão entrado no sistema da secretaria da ONU em Genebra em 2008. Como o ataque não foi prontamente detectado, os hackers terão acedido a informações confidenciais durante dois anos.
“Estamos surpreendidos pela diversidade de organizações que foram vítimas dos ataques e ficámos desconcertados pela audácia dos actores”, assegurou o vice-presidente de investigação de ameaças da McAfee, Dmitri Alperovitch, num relatório de 14 páginas hoje publicado. Recorde-se que a McAfee é líder mundial em venda de soluções de segurança informática e que, portanto, terá parte interessada neste tipo de conclusões.
“O que aconteceu aos dados recolhidos (...) ainda é uma questão em aberto. Sem embargo, nem que apenas uma fracção desses dados esteja a ser usada para construir produtos mais competitivos ou para superar concorrentes em negociações-chave, a perda representa uma enorme ameaça económica”, acrescentou o mesmo responsável.
A McAfee detectou os primeiros indícios de um possível ataque coordenado em 2006, apesar de a “operação Shady RAT [Remote Access Tools]” - como foi denominada - poder ter começado antes. Os últimos ataques detectados ocorreram há cerca de um mês.
Alguns dos ataques duraram apenas um mês, mas o mais extenso - contra a comissão olímpica de uma nação asiática não identificada - estendeu-se de maneira intermitente por 28 meses, de acordo com a McAfee. Agência Reuters
Este artigo tem mais de um ano
Será por este tipo de coisas que, esta é uma nação a emergir ?
Quem tem a informação têm … o poder.
“Quem tem a informação têm … o poder.” Está tudo dito!
“Poder” não é só matemática e física, é também filosofia. E no caso da China, ao que tem pode juntar mais!
Parece ser mais o contrário, a nação está a emergir numa altura de crise mundial e em pouco tempo passa a maior potência. Há que fabricar já uma maneira de os mandar abaixo. O que não deixa de ser ridículo, visto que todos os centros de produção estão a passar para a China por livre escolha do ocidente.
Finalmente um comentário certeiro que diz a verdade sobre a situação da China! Pois é: No dia em que o ocidente resolver dizer basta através de uma qualquer taxa ecológica sobre as importações, ou o preço do crude atingir proporções que tornem aquela economia insustentável e lá teremos a China a cair a pique aos trambolhões!… E nessa altura eles vão saber também como é bom ter uma gigantesca bolha imobiliária… Sim, sim… É que a super-subsidiação da “classe média” Chinesa não vai durar sempre!…
Boa noite!…
Será que já não é tarde de mais? Não terá a China já “ganho” poder suficiente? Compra divida, compra soberania meu caro.
A ser a China, isto não é bem novidade. Há já muito tempo que correm rumores.
Imaginem hackers financiados, ao abrigo da protecção de uma nação, com meios materiais… O céu é o limite!
Pois é mais do mesmo. Mas é preciso começar a olhar para estes ataques a “maneira antiga” . Se antes era preciso tanques e bombas para rebentar com um país, hoje, como a Internet, é possível chegar a esse país remotamente!
Fica uma pergunta em aberto: se a McAfee detectou o 1º ataque em 2006, porque é que demorou tanto tempo a actuar?
Eles com as analises efectuadas no presente, detectaram que os ataques são oriundos de 2006, nÕ
Eles com as analises efectuadas no presente, detectaram que os ataques são oriundos de 2006…
Hhehhe, não vamos por aí porque é um passo virtual rumo à xenofobia.
A China mudou muito nos últimos anos e vai continuar a evoluir. Não podemos julgar todo um país pelos seu lado negativo. Se por um lado temos “ciber-atacantes” que tiveram sucesso, por outro lado temos “ciber-atacados” que falharam na protecção.
Temos que dar os parabéns a quem teve sucesso e aprender com os nossos erros.
Já viram que actualmente tudo quanto é componente eletrônico vem da China. Quem me garante que o governo não meteu o dedo no meio da fabricação com código que lhe permita fazer espionagem.
Eu estou francamente preocupado com todo o poderio do governo comunista chinês. Os estados unidos estão cada vez mais perto de se afundarem na sua imensa divida. Os chineses já compram divida americana que vai permitir que a China fique numa posição dominante.
Alguém dizia, em tom de brincadeira, que qualquer dia o governo chinês carrega num botão vermelho e em simultâneo em todo o mundo as prateleiras das lojas dos chineses viram e saiem de lá armas.
Boas Carlos, gostei bastante do teu comentário.
Fizeste uma pergunta importante em relação à china e falaste da possível queda económica total dos estados unidos!
Mas, a maneira como terminaste, foi a que mais gostei!
Tiveste bem.
Cumps.
Ganda comentário 😉
E pensam que os outros também não fazem o mesmo… “brincas”?!
Artigo: “num relatório de 14 páginas hoje publicado”
Se o relatorio tivesse 13 páginas eles iriam o ler de maneira diferente.
Há anos uma marca de antivírus tinha a versão 12 e no outro ano passou para a 14 🙂
Guardar a informação mais importente no servidor nº13 🙂
A China beneficiou com a ganancia dos maiores empresários Mundiais deslocalizando as suas industrias para um País aonde não existem direitos do Homem , aonde as horas que trabalhas podem ser umas no papel mas na realidade podem muito bem ser outras aonde o trabalho infantil prolifera , aonde os salários são uma miséia a aonde não existe qualquer tipo de protecção social nem respeito pelas normas ambientais .
Este é o resultado de um comercio Mundial livre completamente desregulado , aliás como acontece hoje em dia nos mercados financeiros .
Hoje assistimos a queda do modelo social Europeu a uma velocidade estonteante e com este modelo penso caíŕem por terra todas as esperanças que os nossos filhos viveriam num mundo mais justo , mais culto mais ponderado ,simultaneamente mais justo para com os seus cidadãos .
Isso não vai acontecer , sendo que a geração de jovens de hoje na Europa são os primeiros depois da segunda guerra Mundial a ter uma qualidade de vida inferior a dos seus pais .
Ou o modelo politico se altera de uma forma dramática ou tudo isto vai terminar muito mal .
Apresento os meus sinceros cumprimentos
Serva
Gostei muito do teu comentário mas acho que terminas-te da forma errada, eu não concordo que temos um nível de vida inferior ao nossos pais…
Eu tenho 22 anos e os meus pais estão por volta dos 50 e olha que para eles não foi nada fácil, nos temos computador que trocamos com frequência telemóveis que consideramos obsoletos em dois anos mesmo fazendo tudo o que nos precisamos.
Temos que pensar bem se estamos mal ou se estamos numa onda de pessimismo que para te dizer é muito típica dos portugueses.
Boa tarde ,
Concordo que hoje existem muito mais bens materiais ao nosso dispor e que as sociedades se tornaram muito mais consumistas que no tempo dos teus Pais , as declarações com que encerrei o meu comentário não são minhas , são de facto de organizações credíveis que estudam estes fenómenos .
O que se passa na realidade e eu sinto isso é que hoje os jovens têm mais instrução e acabam muna cx de supermercado com empregos precários alguns com contratos que se renovam todos os meses e isto não é bom , se por um lado temos uma geração mais instruída por outro os alicerces da sociedade em que vivemos são postos em causa com estas situações , empregos precários implicam menos comprometimento , seja em casar seja em comprar uma casa ou outro bem que seja em termos temporais mais difícil de prever qual a nossa situação .
Eu pela minha actividade profissional tenho tido a possibilidade de viajar em negócios que me permitem ao mesmo tempo conhecer a realidade de outros Países de uma forma mais intrusiva , acabo por fazer amizades e isso leva a confissões e claro a uma exposição muito mais real dos problemas desses Países .
Quase em todas as situações que conheço e quase normal existir pelo menos um dos filhos que ainda mora com os pais e com uma idade acima dos 30 anos , as razões são praticamente sempre as mesmas invocadas , a falta de emprego estável e de um salário que permita a sua independência , eu bem que gostava que isto so tivesse a ver com o nosso Nacional pessimismo , mas a realidade e bem diferente infelizmente .
Os meus agradecimentos pelo teu gentil comentário .
Fica bem
Cumprimentos
Serva
Compreendo perfeitamente o que queres dizer peço desculpa pois interpretei mal o anterior comentario e pensei que fosse em relação ao nosso país.
Quanto ao que dizes concordo perfeitamente, e tudo isso deve-se ao facto de uma politica muito forte de endividamento que houve nos ultimos anos, todos(pessoas e países) consumiam mais do que deviam devido ao facilitismo do credito que foi criado com a intenção de se poder continuar a consumir bens e sustentar a economia mas nao pensaram que isso é uma bolha e tinha que rebentar um dia.
Infelizmente foi agora.
Cumprimentos…
fica bem ,
cumprimentos