Mais um serviço de email seguro fechado, agora da Silent Circle!
Depois de ontem ter sido anunciado o fecho do serviço de email seguro que Edward Snowden usou, não passaram 24 horas até que outro anunciasse também o seu fecho.
Desta vez foi o Silent Circle, mas as razões, apesar de similares, não implicaram ainda qualquer ordem de tribunal ou pressões por parte de ninguém.
O Silent Circle é um serviço que contempla muito mais que o simples email seguro. Disponibiliza também serviços de mensagens e de chamadas telefónicas e de vídeo cifradas e que garantem segurança e que não é possível converter para que sejam escutadas ou recolhidas.
Os criadores do Silent Mail, nome do seu serviço de email, face ao que os criadores do Lavabit tiveram de fazer ao seu serviço, entenderam que deveriam tomar a mesma posição para que não se vissem confrontados com uma situação similar.
Na verdade esta ideia vinha já a ser pensada pela equipa responsável pelo Silent Circle e os acontecimentos recentes com o Lavabit vieram apenas apressar o que eles entendiam ser inevitável.
Assim, e segundo o que está publicado no blog do Silent Circle, existia vontade de começar gradualmente a descontinuar o serviço de email seguro já a partir da próxima segunda feita.
O serviço seria mantido apenas para os utilizadores actuais e sofreria alterações substanciais, que não foram detalhadas.
Mas com os eventos que ocorreram com o serviço de email da Lavabit, os seus criadores tomaram a decisão imediata de fechar o serviço de email seguro que prestavam.
Fica claro na mensagem que foi publicada que existe o receio que os dados armazenados nos servidores do Silent Mail possam vir a ser pedidos ou que seja exigido o acesso estes.
Eis a mensagem que foi publicada pelos criadores do Silent Circle. Podem ler aqui as razões que levaram ao fecho deste serviço.
To Our Customers
We designed our phone, video, and text services (Silent Phone and Silent Text) to be completely end-to-end secure with all cryptography done on the clients and our exposure to your data to be nil. The reasons are obvious — the less of your information we have, the better it is for you and for us.
Silent Mail has thus always been something of a quandary for us. Email that uses standard Internet protocols cannot have the same security guarantees that real-time communications has. There are far too many leaks of information and metadata intrinsically in the email protocols themselves. Email as we know it with SMTP, POP3, and IMAP cannot be secure.
And yet, many people wanted it. Silent Mail has similar security guarantees to other secure email systems, and with full disclosure, we thought it would be valuable.
However, we have reconsidered this position. We’ve been thinking about this for some time, whether it was a good idea at all. Today, another secure email provider, Lavabit, shut down their system lest they “be complicit in crimes against the American people.” We see the writing the wall, and we have decided that it is best for us to shut down Silent Mail now. We have not received subpoenas, warrants, security letters, or anything else by any government, and this is why we are acting now.
We’ve been debating this for weeks, and had changes planned starting next Monday. We’d considered phasing the service out, continuing service for existing customers, and a variety of other things up until today. It is always better to be safe than sorry, and with your safety we decided that the worst decision is always no decision.
Silent Phone and Silent Text, along with their cousin Silent Eyes are end-to-end secure. We don’t have the encrypted data and we don’t collect metadata about your conversations. They’re continuing as they have been. We are still working on innovative ways to do truly secure communications. Silent Mail was a good idea at the time, and that time is past.
We apologize for any inconvenience, and hope you understand that if we dithered, it could be more inconvenient.
Os restantes serviços do Silent Circle, o Silent Phone e o Silent Text, vão ser mantidos da mesma forma.
A razão prende-se com o facto de que toda a cifra de informação ser feita nos equipamentos que usam os serviços e que não existem dados guardados pela Silent Circle, não havendo por isso qualquer hipótese de aceder à informação trocada e nem forma de a reverter para que possa ser usada.
Desta vez não houve qualquer intervenção associada a tribunais ou pressões, mas a verdade é que foram as mesmas razões que provocaram o fecho do Lavabit a ditarem o fim do Silent Mail.
Homepage: Silent Circle
Este artigo tem mais de um ano
Tudo o que seja seguro ou leva demasiado tempo a quebrar vai ser fechado. O melhor é mesmo evitar estar ligado às empresas que cooperam com o governo dos EUA e por outro lado procurar serviços que tenham por base outros países.
Serei o único a pensar, só uma opinião, que concordo com os Estados Unidos da América?
Eles não querem ter outro 9/11 e eu respeito isso. Claro que devem ser aumentados os limites como o acesso a dados pessoais. Mas de resto, comunicações e etc, força, não tenho nada a esconder.
Até há pessoas que nem precisam disso, basta visitar a página de facebook, twitter, ask.fm e etc e sabe-se a vida delas ao promenor, melhor que as nossas até.
Não querem que vos espiem? Vivam sem telefone, e sem internet.
Não discordo da opinião, mas os EUA é que criaram o 9/11.
Isto é tudo sobre controlo, apesar de saber que há muita gente ficticia pelo mundo.
Sim também ja ouvi umas histórias de terrorismo ao próprio país para criar desculpas para guerras e ganharem dinheiro… Mas há outros que não são terroristas americanos e esses acho bem serem apanhados com estes sistemas.
Sim claro, há por aí muita gente que merece ser apanhada, mas como? Nos tribunais esses email ou conversas não vão valer nada, pois foram obtidos ilegalmente.
Então não percebo o propósito destes sistemas…
Será que os que são apanhados levam Waterboarding?
O 9/11 deveu-se exclusivamente a incompetencia dos seus serviços ou então trabalho interno porque um país que tanto vigia toda a gente e é incapaz de liberar todas as provas para o público censurando ainda relatórios em nome de uma aclamada segurança nacional é porque tem algo a esconder. A única coisa que este país tem a esconder são os seus programas de roubo de tecnologia a nível global, nada disto tem a ver com privacidade do individuo ou das troca de mensagens que fazemos no dia-a-dia, a única forma de manter um país no topo é tendo acesso em tempo real à informação. Informação essa que pode ser desde financeira, tecnológica, cientifica etc. Antigamente pagavam para ir buscar os melhores cientistas a todos os cantos do mundo, agora não é preciso basta ter os melhores matemáticos, físicos e informático, enquanto dominar a informação irá manter o seu domínio.
Meu caro amigo, andar a espiar a ler emails e ouvir conversas dos outros não vai evitar outro 9/11 se alguém quiser. E tal como o Marcio disse, foram próprios states que criaram 9/11.
como uma image fala por mais de 1000 palavras aqui fica
http://www.jpinfluence.com/sites/default/files/field/image/BenFranklinvBarackObamaOnFreedomLibertySecurity.jpg
logo discordo completamente do que disseste eu e Benjamin Franklin
Está bom.
“Eles não querem ter outro 9/11”
Não sei se esse 9/11 não foi feito por Eles.
As duvidas são muitas,o Iraque tambem tinha armas nucleares que ninguem viu,e o Boeing que bateu no pentagono tambem se evaporou.
A historia esta mal contada.
Andámos a ver Zeitgeist?
Em homepage, porque não meteram o endereço do site?
Também está em https://business.silentcircle.com/articles/articles-august-2013/.
Tormail fechado!
Mas esse foi por uma razão diferente… se bem que pode estar tudo ligado….
E ainda está offline?
Boa tarde agora que estes dois ja fecharam gostaria de saber se alguem conhece outros com as mesmas caracteristicas. Farto de usar serviços da google e microsoft. obrigado
Não precisas de “sair” do google ou microsoft, podes “simplesmente” começar a usar o protocolo “PGP” 🙂
Pois e como faço essa alteraçao nao sei como funciona isso
PGP é a abreviatura de Pretty Good Privacy, não é um protocolo, é um programa de encriptação. Encriptas primeiro a mensagem (ou ficheiro anexo a um email ou um ficheiro partilhado) e quem receber a mensagem/ficheiro e tiver a chave para desencriptar consegue desencriptar
Há uma grande confusão entre comunicações encriptadas e mensagens/ficheiros encriptados previamente e enviados.
Todos os sistemas de comunicação, por telefone, SMS, instant messaging, e também pela internet (emails) são sistemas de comunicação encriptados, para “garantir” que uma mensagem, mesmo que seja inteceptada, não consegue ser lida, a não ser pelo receptor. Mas todas essas comunicações passam pelas empresas telefónicas ou pelas empresas prestadoras de serviços de internet – e, aí, podem ser desencriptadas. Esta encriptação das comunicações destina-se a que “pessoas mal intecionadas” que interceptem as comunicações consigam percebê-las, mas não que as “bem-intecionadas” (as “autoridades”) não as consigam perceber – ou através das companhias telefónicas ou do acesso aos servidores das empresas prestadoras de serviços de internet por onde essas comunicações passam. Nos EUA não é permitido nenhum sistema de comunicações imune às autoridades.
Outra coisa é o emissor encriptar previamente uma mensagem/ficheiro, por exemplo com o programa PGP que, em princípio, só o receptor, com o programa PGP e a chave pode desencriptar.
… encriptação das comunicacações: destina-se a que “pessoas mal intecionadas” que interceptem as comunicações – não – as consigam perceber.
É uma boa oportunidade de negocio pois quem abrir ou criar um emai seguro como esses vai ter imenso lucro pois cada vez há menos. Antiprismmail.com ou AntiNsamail.com etc… se o Governo dos USA criarem um falso email seguro como esses depois de estes fecharem então aí seria uma jogada de mestre.
Passem a utilizar serviços descentralizados como por exemplo retroshare http://retroshare.sourceforge.net/
Bitmessages esse não fecha 🙂
+info: https://bitmessage.org/wiki/Main_Page
Verdade! Este não fecha! Podem usar!
As pessoas vendem a sua liberdade pela pseudo segurança.
Esperem pelo email do Mega.