Mais um browser que vai desaparecer – Camino
Os browsers, tal como muito outro software, se não forem actualizados periodicamente acabam por perder as suas capacidades únicas e que os distinguem, para além de se colocarem expostos a problemas de segurança.
Vários foram os browsers que foram surgindo ao longo dos anos e também muitos foram ficando pelo caminho.
Ontem foi anunciado mais uma desistência e o fim de mais um projecto que nos permitia navegar na Internet. Falamos do Camino, que pelo que foi anunciado pela equipa que o mantinha será terminado muito em breve.
O Camino é mais um dos browsers muito específicos e peculiares que poucos conheciam e que poucos usavam. Era um browser baseado no chromium, mais um, e que estava criado e dedicado apenas ao Mac OS X.
Segundo os seus criadores o Camino vai ser descontinuado por estar demasiado desactualizado, quer na versão do seu motor, o Gecko, quer em todas as suas componentes de segurança, o que o tornavam inseguro de usar e propenso a problemas.
Por mais de 10 anos o Caminho foi desenvolvido como um browser alternativo a todos os que podemos usar no Mac OS e que nos dava velocidade, segurança e uma boa forma de navegar na Internet.
Não era um browser revolucionário, mas conseguia acompanhar os restantes que estão no mercado no que toca a funcionalidades e a características técnicas.
O fim do desenvolvimento do Camino foi anunciado na sua página web e os seus criadores recomendam que os utilizadores do Camino procurem já alternativas.
After a decade-long run, Camino is no longer being developed, and we encourage all users to upgrade to a more modern browser. Camino is increasingly lagging behind the fast pace of changes on the web, and more importantly it is not receiving security updates, making it increasingly unsafe to use.
Fortunately, Mac users have many more browsers to choose from than they did when Camino started ten years ago. Former Camino developers have helped build the three most popular –Chrome, Firefox, and Safari – so while this is the end of Camino itself, the community that helped build it is still making the web better for Mac users.
Thank you to all our loyal users, and to everyone who contributed in countless ways over the years to make Camino what it was.
Se quiserem ver o que o Camino era como browser podem ainda descarregá-lo na sua página Web, mas tenham em atenção que é já um browser desactualizado e com possíveis problemas de segurança.
Está mais uma vez provado que apenas os gigantes conseguem manter-se nesta corrida dos browsers e que, à parte dos 4 grandes (IE, Firefox, Chrome e Opera) pode ser muito difícil manter um projecto destes em plena laboração.
Homepage: Camino
Este artigo tem mais de um ano
“Está mais uma vez provado que apenas os gigantes conseguem manter-se nesta corrida dos browsers e que, à parte dos 4 grandes (IE, Firefox, Chrome e Opera) pode ser muito difícil manter um projecto destes em plena laboração.”
Te apresento o galeon
O último Galeon não tem 4 anos?
Apresento-te o galeon. 😉
O Camino era baseado no motor Gecko não no Chromium. O seu grande problema é que nunca conseguiram passar para versões mais recentes do Gecko. E tb deixou de fazer grande sentido a partir do momento que o Firefox melhorou no Mac. Nunca teve grandes funcionalidades, o seu objectivo era ser simples e pouco pesado, o que contrastava bastante com o Firefox dessa altura.
A grande surpresa é terem feito o anúncio agora, quando quase toda a gente já assumia que ele tinha acabado há quase 1 ano!
Exacto, o Camino usava o Gecko e não o Webkit. Isto é um erro na notícia do PeopleWare.
Eu não entendo muito bem a ideia de criar browsers que estão dependentes de outros devido a não terem um motor próprio. Acho que estão condenados ao fracasso.
O mesmo vai acabar por acontecer ao Opera que na nova versão vai ser apenas uma skin para o Chrome.
o motor é só uma parte da experiência do browser. O camino era bem melhor que o Firefox no Mac mesmo usando o mesmo motor – para quem não necessitava de todos os adereços do Firefox!
As variantes existem porque há diferentes necessidades
E o Safari, não pertence ao grupo dos grandes ?
Segundo este site, é precisamente o 4º.
http://gs.statcounter.com/#browser-ww-monthly-200807-201306
É uma pena. O Camino era a melhor escolha de um navegador moderno para os Mac com arquitectura PowerPC.(Na U.Minho ainda temos uns quantos a funcionar).
Nesta lista gostaria de incluir o Maxthon. Tb é um browser mt forte.