Magalhães – Password para acesso ao Controlo Parental..
disponível no site do ministério. Alunos vêem porno no Magalhães! A senha para configurar o controlo parental dos computadores Magalhães - e definir quais os conteúdos da Internet a que os alunos têm ou não acesso - é divulgada numa página criada pelo próprio Ministério da Educação. Uma situação que pode explicar os casos de crianças que têm acedido a sites pornográficos com estes portáteis.
O documento, consultado pelo DN, dá pelo nome "Guia de Controlo Parental e-escolinha", e é acessível através do site www.seguranet.pt. A"chave" - que, por razões óbvias não transcrevemos - surge logo na terceira página.
A ferramenta foi desenvolvida pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do ministério, com o intuito de divulgar "informação variada" para "melhorar a segurança de crianças e jovens quando estão online".
Nas 18 páginas deste guia são dadas detalhadas instruções sobre como autorizar ou proibir o acesso a páginas da Internet e programas como o messenger .
O objectivo é permitir aos pais alterar as definições de segurança de origem, que limitam o uso da Internet a um lote muito restrito de páginas. Mas, com esta senha, qualquer um pode eliminar todas as barreiras.
Contactado pelo DN, o ministério defendeu que a responsabilidade por estas medidas de segurança cabe aos pais, que "devem alterar a palavra passe e activar o controlo parental" assim que recebem o portátil. O Ministério acrescentou que a palavra passe divulgada na Net "destina-se a possibilitar aos pais a activação da password personalizada" .
Mas a verdade é que, como confirmou ao DN Alexandre Lima, vice-presidente da Associação Portuguesa de Professores de Informática, a chave original já "permite fazer todas as configurações relativas aos conteúdos acessíveis na Internet".
E a delegação de responsabilidades não leva em conta os reduzidos conhecimentos de muitas das famílias dos 500 mil alunos que receberam o Magalhães: "É verdade que essa informação é dada aos pais quando recebem o portátil, mas muitas vezes ou não têm paciência ou não se sentem confortáveis para a usar", disse.
Já entre os alunos, como revela o caso ocorrido numa escola da Maia, não falta quem domine estas ferramentas: "Os destinatários do Magalhães [alunos do 1.º ciclo] ainda não terão essa capacidade", admitiu. "Mas basta que um amigo, um primo mais velho, o saibam fazer, para rapidamente a informação se espalhar por toda uma escola." DN
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Isso é a situação actual, porque no inicio do projecto, eu e muitos mais pais não conseguiam saber a password, pois não estava escrita em lado nenhum!
Agora está em qualquer canto, é certo…
Boas!
O Meu Filho tb tem um Magalhães e por sinal dei-me ao “trabalho” de ler o manual em pdf que vinha no Amb. de Trabalho, lá vinha a Pass por defeito!
a passe para desbloquiar a net no magalhes 1 é:
por defeito é: pte2010 (código) que convém ser alterada depois de alterar a configuração base.
Actualmente o código é “escolinha2010” em minúsculas e sem aspas
Não sei qual é a necessidade de bloquear qualquer tipo de sites aos putos. Quando não têm idade/maturidade para ver algum tipo de conteúdo, tal como conteúdos para adultos, nem procuram por isso.
Faz-me muita confusão um Pai, que muito provavelmente leva o filho a almoçar todas as semanas ao MacDonalds, preocupar-se que o facto do filho ver um par de “seios” que vá de alguma maneira prejudicar o seu desenvolvimento.
É óbvio que “what was seen can´t be unseen” mas no geral a curiosidade é uma coisa muito saudável, e se educarem os putos a questionar os pais ao invés de irem procurar informação à net, se calhar não têm de se preocupar com o que os filhos andam a pesquisar.
Quantos anos tens?
Sem ofensa.
Por amor de deus, o codemasters tem toda a razão.
Ai meu deus.. que :facepalm:
Se escrevermos a palavra‐passe
PASSSSSSSSSSSS e fizermos [ok]
entramos no programa de
Controle Parental / Parents
Carefree.
E a palavra – passe é mesmo muito banal e fácil de decorar… se fosse palavras como antopormofismo o poleitatistas, epah sei la, palavras q os putos nao decoravam.. mas agora palavras com 3 letras e 4 numeros?? por favor…
não o melhor da noticia é “mas muitas vezes ou não têm paciência ou não se sentem confortáveis para a usar”, se não tem paciência não tenham filhos, se não se sentem confortáveis peçam ajuda.
o meu inocente paradise café ai.ai.
“Oh REINALDOOOO” hehehehe
Quanto ao facto das passwords, acho bem que estejam disponibilizadas, se não querem que os filhos vejam porno, alterem as passwords… não custa nada!!
Não é bem assim, para algumas pessoa um computador é do demónio. Conheço muitas pessoas que não eram capazes de mudar a password.
Mas acho que deviam pedir ajuda a alguém de confiança.
Para essas pessoas acho que seria uma iresponsabilidade tremenda meterem uma obra do demónio nas mãos dos filhos.
ok, parece absurdo, mas sendo uma pass comum a milhares de máquinas, sendo a root do caixa mágica, e sendo algo que os encarregados de educação necessitam para configurar a máquina, qual é a alternativa rápida para que a informação chegue a todos sem encarecer o projecto?
O pplware e o sapo estão muito desactualizados, os Gato Fedorento diziam nos seus antigos programas “O Magalhães dá para ver gajas!” 😛
Eh eh eh..estive mesmo para dar titulo ao post. “O Magalhães dá para ver gajas”, mas como estamos num período festivo não o fiz 🙂
Ficava engraçado.
O magalhaes e uma maquina da para td 😛
Vai ser lindo ate os seniores vão ter malhagaes, olha a natalidade a subir :p
Eh! Eh! Bem observado! E a venda do Viagra vai subir em flecha!!!! Maior que o Tamiflu!!!! 😉 loooool
Acho todo este mediatismo atribuido a uma situação tão normal uma autentica palhaçada para vender jornais e aumentar o criticismo em torno do projecto Magalhães.
Ok, eu não sou adepto do projecto, mas todos os pais são informados para alterar a password, se não o sabem basta pedir perante o corpo docente, fácil!
À atenção do pplware:
Já saiu a versão 3.0 do thunderbird.
façam lá uma analise ao bicho!
@Phill
Já está feito, sai amanha, estejam atentos 🙂
Eu sabia que podia contar com vocês!
Era só uma provocação.
Bom trabalho.
Excelente, ehehe, adoro o Thunderbird, e estou com muita expectativa nesta actualização, em termos de novidades.
Espero uma boa análise!
Cumps.
Sim está pronto e agendado, amanhã será publicado mais um excelente trabalho do Pedro Pinto.
Esete Pedro Pinto e dmais n e pessoal ? 😀
Parabens !
Abroço !
ahaha surreal. Agora é que ficaste mal Magalhães.
Ficou???
N percebo porque!!
Quem fica mal visto sao os encarregados de educaçao que parecem ser uns atrasados de primeira que querem a papinha toda feita porque n tem paciencia para mudar uma password!!
Tipico de Portugues…
Não digo “Típico de Português” mas digo típico de que nunca mexeu num computador antes, para ti pode ser óbvio mas para muita gente isso nem passa pele cabeça. Ainda há gente pensa que a data de nascimento é uma password segura.
A password é generalista e é PARA SER MUDADA ao critério dos pais? (Não estou a gritar). Toda a gente muda a password do cartão MB, certo? (pelo menos eu mudo)
Não estou a ver para que serve este artigo. É mais um artigo sensacionalista! E quanto aos miúdos verem Porno ou conteúdos menos apropriados, não é preciso o Magalhães para ir à Internet. Basta ligar a televisão e pronto! Vemos com facilidade cenas de sexo explicito, violência, etc e tal.
Boas festas para todos…
Bem. Não é bem assim. Há pais que sofrem de insónias e ouvem os filhos, a desoras, irem ligar a televisão. Alguns até se levantam para ralhar com os putos por não os deixarem dormir 😉 Felizmente o número de canais desses diminuiu.
Violência e sexo só à noite? Também não é bem assim.
Basta ligar a SIC aos fins de semana de Manhã, temos violência dos desenhos animados. à tarde violência e cenas de sexo nos filmes ou nas novelas da SIC e da TVI ou RTP.
Até temos situações mais graves de trabalho infantil exibicionista na televisão, que ninguém se preocupa. Porno no Magalhães é mais importante comentar do que ver crianças a trabalhar a cantar para a televisão, só porque são queridos e fofinhos e até cantam alguma coisa. (Sim cantar é trabalhar, não é com isso que o Tony Carreira ganha o pão?)
E as fotografias que circulam livremente de telemóvel em telemóvel de conteúdo pornográfico, que não tem qualquer restrição?
Normalmente quem muda o numero do cartão de multibanco muda para uma data ou um numero comum a outros códigos, isso faz com que o código não seja muito seguro, as vezes mais vale deixar estar(não estou a dizer que é o teu caso).
Olá bigkax
Quando me referi à mudança da password, foi simplesmente porque o conteúdo da noticia é que a dita password está em qualquer lado. É claro que tem que estar, porque o computador vem por defeito com as restrições e os pais nunca conseguiam saber como alterar isso, caso assim o pretendam, porque o programa de restrição, não é só para bloquear conteúdos mas também para limitar o tempo de utilização, etc.
O problema é que 95% dos país não querem saber da password para nada (assim como alterar) nem se preocupam em saber como controlar o filho no computador.
Quando à falta de segurança nos códigos, conheço gente que a password de acesso ao cartão MB é o 1234. Incrível mas é verdade!
Era o que eu estava a dizer, para que mudar a password se for para meter uma password sem segurança. Se meterem a mesma do cartão multibanco existe um grande probabilidade de a criança saber o código.
É sabido o tipo de password mais comum, e se uma criança quiser a password vai ter varias fontes de passwords possíveis. Ao ouvirem a dactilografar já sabem o comprimento dela, dai até descobrir uma password fraca é um instante.
De pequenino se torce o pepino! Força na verga ganapos.
Os pais nem vao precisar de pintar as paredes…
🙂 Fartei-me de rir contigo, ou, como se diz em internetês ROTFLMFAO!
E pronto, prenda de natal de todas as criancinhas ! *.*
O Magalhães dá pra tudo! (enquanto tiver espaço no diminuto disco…)
Cheguei a jogar Quake 3 em rede ad hoc com a minha irmãzita, eu no quarto e ela na sala com o Magalhães!
Assim que ela o teve a primeira coisa que fiz foi pesquisar no Google pela pass, aquilo vinha de tal maneira bloqueado que se bem me lembro nem dava pra pesquisar no Google nem na Wikipédia, nem ver Youtube.
Ora se é suposto usar aquilo para ajudar nos trabalhos, será preferível ter Google, ou aqueles sites de jogos flash estúpidos supostamente educativos que traz de origem nos favoritos?
Obviamente que não somos irresponsáveis, por isso só acede à net connosco a ajudar (vigiar).
Mas é a tal coisa, não serão inocentes pra sempre, mas é preferível saberem qualquer coisa da vida antes de tropeçarem em “MILFs a fazerem fisting, squirting, com cumshots e creampies em POV” 🙂
LOL, é verdade meu. Imagino uma criança abrir uma página com cenas explícitas de fisting …. com certeza a experiência seria traumatizante para o resto da vida. Que troço grotesco esse eim ? Isso eu não catalogo nem de pornografia. Esta mais para doença…
Estava agora a comentar isto com o meu amigo…
*** diz (22:34):
*precisei de ir buscar umas cenas na net do mag da minha irma
Remy diz (22:34):
*os pais têm que controlar na mesma
*** diz (22:34):
*nao sabia a passe
*bastoume procurar no google por “pass controlo magalhaes”
*primeiro resultado: site do ministerio da educação
*a dizer (… a dizer a passe).
Foi fácil encontrar.
Bonito! Típico deste desgoverno.
Sou professor, antes de mais, e torço muito o nariz a este projecto. Esta é uma das razões. Meus caros, não esperem que “os pais mudem” as passwords. Muitos desses encarregados de educação são pouco mais que analfabetos funcionais. E não, não é um insulto, é uma constatação de um facto.
A percentagem de encarregados de educação com escolaridade acima do 9º ano é ínfima. A maior parte nunca trabalhou com um computador, desengane-se quem pensa o contrário. Cabe-me a mim a tarefa de tratar de alguns arranjos aos ditos magalhães, principalmente no que diz respeito a reposições de software, e a esmagadora maioria das vezes as queixas dos pais nem fazem sentido (algo como “não dá para ver os documentos” ou “não grava” são queixas comuns, e os professores que se desenrasquem a ver qual é, verdadeiramente, o problema, se é que existe algum).
Se isto é um investimento do estado, pois que seja um investimento em condições! Não é oferecer portáteis às criancinhas – pagos do bolso dos contribuintes que somos NÓS – e tirar a fotografia para ficar bem. Se se investiu, invista-se o suficiente para se tirar proveito do investimento feito. A maioria dos magalhães está parada em casa ou serve para os joguinhos dos miúdos que os levam para as escolas. Porquê? Porque os professores que poderiam aproveitá-los nas aulas encaram as naturais dificuldades de quem nunca teve formação específica para preparar e leccionar uma aula baseada em computadores. Porque há turmas em que metade dos alunos não tem magalhães ainda.
E se falta aos professores que lhes poderiam dar uso nas aulas, falta também aos encarregados de educação! Formação básica sobre o controlo parental, por exemplo. E não se espere, como espera esta escola da Maia, que basta obrigar os professores a dar formação gratuita e pós laboral aos encarregados de educação. É que isso, além de ser um abuso, é tapar o sol com a peneira.
formação em condições para pais e professores impõe-se, a fim de justificar o investimento realizado. E, FFS, um pouco de profissionalismo com a assistência técnica e as passwords também se impunha!
abraços ao Pplware
O Problema passa é que grande parte dos professores deste país também são uns analfabetos para não dizer verdadeiras bestas…habituados a subir na carreira…porque o tempo assim o diz.
Abraços
Não digo que é o caso deste colega, mas é verdade que existe muitos professores que não sabem bem o que estão a fazer. Tive casos de professores que se lhes fizesse uma pergunta que não estivesse no manual era um degredo.
Mas também há aqueles professore que não tem formação e tem de aprender para ensinar, tive um professora(de Aplicações informáticas A) que teve no meu 11º ano que aprender tudo sozinha para poder chegar as aulas e ensinar, devo dizer que admiro muito o trabalho que aquela mulher fez por nós. E também tive outro professor(Programação e outras disciplinas) que se fosse precisos alguma coisa aquele homem sabia tudo, sempre a actualizar-se.
Mas também tive um professor(física e química) que que chegava as aulas e dizia “Onde é que nos ficamos”, pegava no manual e dava a aula, não tinha planificação nenhuma(apesar de dar bem as aulas)
Verdade. Verdadíssima. Há muuuuito professor incompetente por aí, de informática e de outras áreas.
Daí teres a maioria dos professores a favor de uma avaliação em condições, exigente e séria e que incida em como são dadas as aulas, não em como um professor as prepara. Mas isso seria outra conversa, meu caro.
Concordo.
Ricardo Mota
Concordo plenamente contigo! Mas nem são só os pais que são “Analfabetos” com a informático. Chego encontrar colewgas teus com o mesmo problema, e os miúdos “arrumam” os portáteis em casa porque nã escola não servem para nada!
Quando à formação pós laborar, alguém tem que a dar, agora ser pós laborar, é um bocado complicado ainda para mais de forma gratuita, mas todos nós temos que fazer pequenos sacrifícios, porque quem trabalha em nome individual como eu também os faz, não tem horários e por vezes é “obrigado” a prestar serviços de forma gratuita. A formação é um serviço publico de interesse público, há com certeza quem não entenda isso (no lado dos formandos), e considere a formação como perca de tempo. Enfim….. É um nó que nunca mais desata.
Francisco, é forçoso que exista, entre os professores, muita gente que não sabe sequer ligar um computador.
Nem é só pela falta de formação… É que, não havendo contacto com tecnologias, dificilmente se desenvolvem competências. Quantas escolas não têm mais que 1 ou 2 computadores para todo o corpo docente? Quantas insistem em impor burocracias escritas à mão, em vez de permitirem ou encorajarem a utilização das novas tecnologias?
Quanto à formação… sou professor, mas também sou formador. Dou muita formação. Para começar, se é trabalho, o trabalho paga-se. Por uma questão de princípio, o trabalho deve ser remunerado. Nem as questões importantes devem ser encaradas como mera carolice de alguns – devem ser levadas a sério.
Enquanto professor, não faz parte do meu contrato de trabalho dar formação profissional para o estabelecimento onde ensino. Não quer dizer que não o faça – ainda recentemente dei 2 acções – mas não serei forçado a dar formação. Há uma diferença enorme entre dar porque queremos e dar porque nos obrigam.
Haja formação em condições para professores e haja formação em condições para encarregados de educação.
Visto que é professor vou desde já fazer uma pergunta:
-Como é que encara o facto de no próprio manual do Magalhães, em relação ao controlo parental, ter na capa uma gralha (erro gramatical)?
Aqui vai a imagem da gralha:
http://www.drealg.min-edu.pt/upload/imgs/img_control_parental.gif
Controle?
Agradeço desde já a sua resposta.
Ahhahaha encaro com humor. É ridículo, mas é uma pequeníssima amostra da ausência de qualquer “controlo” de qualidade feita a documentos ou livros para a escola.
Aconselho-te a dares uma vistinha de olhos a um manual de tecnologias informáticas do 12º ano (não me recordo da editora)… Tive que usá-lo nas minhas aulas e acabei por o por de parte, tantas as gralhas e imprecisões que continha… E, entretanto, já os meus alunos tinham gasto 17€ a comprar aquela bosta.
Controle-se o que se produz para as escolas
É complicado. O controle parental esta na propria educação dentro de casa. Eu tenho filhos menores. Eu posto mulheres peladas e nem por isso eles procuram sites pornôs ou similares. às vezes eles falam com a mãe “olha pai aí colocando mulheres peladas no blog ” explico que não são pornográficas, como de fato (facto) não são. Pornografia é uma coisa, uma mulher pelada e gostosa é outra. Mas existe muita hipocrisia nesse assunto. Tem pais que são mais pornográficos que os proprios sites… quando xingam os filhos, a mãe e vice versa na frente do filhos, isso é uma forma de pornografia auditiva e visual. E a TV ? uma fonte de maleducação a serviço da sociedade e de graça. Então, sem repressão e com jogo aberto a pornografia deixa de ser uma curiosidade para os putos.
Minha opinião. Mas o Magalhães me parece um grande projeto que poderia ser copiado aqui no Brasil, mas isso é uma utopia, ainda mais quando sabemos que nem os livros didáticos são confiaveis.
quando nós eramos mais novos, de uma maneira ou de outra, arranjavamos forma de ver o mesmo… e agora ta tudo preocupado porque os filhos também estão a ver… aquilo que todos viamos quando tinhamos a idade deles. Mas só que agora têm acesso a isso de forma diferente à que nós tivemos.
falsos moralismos…
Ora… agora disseste tudo… Essa é a verdade, estamos é rodeados de falsos puritanos.
Um abraço
Come on.
Eu andava a contar as moedinhas para comprar a Playboy Brasileira e andava pela cidade para ver se arranjava um sitio k deixase menores comprar.
Agora em 10 segs tem gigas e gigas de porno.
E não, não sou puritano, mas sei que teria dificuldades em fazer com que não causasse traumas (nem eu percebo) certas coisas que se vêm por ai.
Bestiallity …. papa o que é que aquele cão esta a fazer?
Fisting….. No comments
Just to name a few.
Tens filhos?? Acho que este assunto é como aborto ou eutanasia. Não sabes como iras reagir a não ser que seja contigo.
É…
quem de nós não via pornografia quando podia, com a idade deles? 🙂
E… triste a sociedade em que jogos e filmes violentos são aceites com naturalidade e um simples par de mamas e uma genitália rapada causam tanto reboliço.
é pah…. eu não devia de dizer isto… mas é a realidade… peço desculpa se ofender alguém…
Mas… Visto bem as coisas, quem procura segurança não usa os programas que vêm por defeito com os pc’s… porque?? Porque normalmente não vêm grande coisa e depois quem faz os vírus já sabe que anti-vírus vêm por defeito nas maquinas… (tentem instalar o kaspersky IS e aí verão o que é um anti-vírus!(Eu pessoalmente prefiro a versão 7 porque as novas estão muito pesadas))
E depois fazer da Porno tabu vai ser pior… porque o fruto proibido é o mais desejado!
Esta é só a minha opinião! Posso estar errado…
Estamos a falar de anti-porn e vens falar de anti-vírus.
E já agora as pessoas que fazem vírus não fazem para um certo anti-vírus que vem nas maquinas, ate porque isso não existe. Normalmente as maquinas não trazem anti-vírus, na excepção de packs como os e-escola e e-escolinha, mas isso e uma ínfima parte dos computadores do mundo.
Não sei se sabes mas o kaspersky IS têm controlo parental!! Por isso é que me referi ao IS porque o KAV já não têm!
Se quiseres substitui vírus por controlo parental… que foi o k quis dizer!
Pensemos pela lógica… Mercado negro da informática…
Alguém paga a uma pessoa para fazer um vírus… Esse alguém quer atacar computadores de uma determinada marca, vê qual o anti-vírus que vêm por defeito e pede ao programador para ter em conta isso…
E quem reparar vê que em muitos computadores por defeito vêm instalado o Norton!(Não sei se actualmente continua assim porque desde Setembro que já não ando muito na informática…)
Não sabia que o kaspersky IS tinha controlo parental.
Nunca testei o controlo parental do Magalhães por isso não sei se e bom ou mau. O kaspersky como anti-vírus é bom apesar do muito tempo de varredura.
Já agora indica-me onde é que há computadores com anti-vírus por defeito, porque alem dos e-escola e e-escolinha nunca vi nenhum à venda.
Quase todos vêm com licença para 90 dias…
“Norton Internet Security™ 2009 (60 dias de actualização gratuita online)”
http://www.mhr.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=11436
Quando vais comprar um portátil não diz mas vêm com ele!
Aki esta um artigo a falar do controlo parental na versão 7!
http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2162421,00.asp
Pois as novas versões são lentas mas a 7 (que para mim é a melhor) esta mesmo boa!
Mas isso é uma versão trial ao fim desse tempo ou pagas ou não tem antivírus.
É uma forma de publicidade da norton.
eu sei disso.. mas há muita gente que depois compra!
eu conhecia uma pessoa que comprou uma licenca e dizia que era um bom anti-virus! até eu por o kis e ver que afinal o pc dela estava lento por que o norton deixava entrar tudo…
Com estas noticias chego a conclusão que vivo num país de pseudo-intelectuais, que tudo serve de desculpa para se bater no do lado.
Acredito que quem por aqui para, tenha uma noção minima da realidade, por isso pergunto, se esperavam que essa mesma pass, não tivesse ao alcance de quem soubesse pesquisar o mínimo num motor de busca? Está a pass e muito mais… Aposto que muitos dos críticos, se tivessem a necessidade de saber a mesma pass, não o conseguiam.
Deixem-se de historinhas, qual de nos não viu porno, antes de ter idade para o mesmo, e quantas vezes aprendemos coisas úteis, por termos a necessidade de aprender sozinhos. Simplesmente faz parte da criança e não fiquem a espera que sejam os pais ou os professores que vão travar isso…
Grande festa que é este assunto, secalhar queriam que viesse sem pass nao? de qualquer das formas a pass teria que vir em algum lado, imaginem que perdiam o manual eagora onde se ve a pass?lol
se nao mudam a pass e problema dos pais nao do estado.
Realmente…
1 – A password pode (e deve) ser alterada! Aquela é somente a password de origem, para que todos os pais possam aceder e configurar!
É preferível já ir com uma pass de origem, do que ir sem nenhuma, certo??? Acho que todos concordam.
2 – Qualquer miúdo que queira realmente ver alguma coisa que os pais não permitam, vão sempre conseguir! Terão sempre o “tal” amigo, cujo pai deixa sempre o DVD XXX “bem” escondido e que acabam sempre por ir ver!
Sinceramente, cada vez acredito mais que a politica da proibição não é a mais correcta e que acaba por resultar no efeito contrário!
E estas noticias são efectivamente sensacionalistas!
Concordo contigo!!
eu acho que no fundo andam é muitos com dor de coto porque o socrates de vez em quando lembra-se de fazer umas inovações… e como os outros nem de vez em quando se lembram andam a deitar a baixo…
è como os partidos um diz que é A o outro diz que é B… E quando se pergunta o porque? é porque o outro diz que é A!
Quando dizem:“Os destinatários do Magalhães [alunos do 1.º ciclo] ainda não terão essa capacidade”, . “Mas basta que um amigo, um primo mais velho, o saibam fazer, para rapidamente a informação se espalhar por toda uma escola.”
Estão a afastar uma possível culpa, qualquer criança que saiba o que é o Google sabe que se meter 2 ou 3 palavras arranja o que quer.
Não me venham dizer que os alunos de 9/10 não babem escrever..
antes via-se à socapa, em casa … agora ve-se no relax em plena escola
É pena que muitos dos comentaristas aqui do pedaço não tenham acesso a todos os problemas, de ordem criminal, que invadem a nossa policia.
Não se trata apenas do Porno, mas de toda a fria criminalidade que anda ao redor desses seres que sendo muito espertinhos, entram pelo cano com toda a facilidade.
Tipo estes http://peroxas.com/wp-content/uploads/2009/12/tira-5-04-12.jpg
Tipo estes http://peroxas.com/wp-content/uploads/2009/12/tira-5-04-12.jpg
:-):-):-):-):-):-):-):-):-):-):-):-):-):-)
No 10º ano via eu pornografia todos os dias, muitas vezes mais do que uma vez, num dos meus dois computadores, nos quais era administrador de sistema. Ou em windows ou em bsd, era só escolher.
Olha, controlem só no windows e se os putos quiserem ver a bela da porn que se habituem ao caixa mágica, ou lá o que é que vem instalado nesses classmate pc’s com um rebranding da treta em cima.
Como é que é possível que no próprio manual do Magalhães, em relação ao controlo parental, ter na capa uma gralha (erro gramatical)?
Aqui vai a imagem da gralha:
http://www.drealg.min-edu.pt/upload/imgs/img_control_parental.gif
Controle?
Avançar Portugal:
http://files.nireblog.com/blogs/umjardimnodeserto/files/avancar_portugaaal.jpg
Só se for desta maneira…
Desculpa que te diga mas isso é de uma pessoa que só sabe deitar a baixo!!!
É convosco Portugal não pode evoluir!
Se isto fosse feito em França ou na Inglaterra aqui estavam a dizer que só em Portugal é que não se fazia destas coisas… Como Portugal é pioneiro toca a deitar a baixo…
Se estamos atrasados é por causa de pessoas como tu… só sabem deitar a baixo!
É como o PSD, onde se troca de opinião consoante o vento!
Deixem de criticar! Se querem criticar façam criticas construtivas…
Vou dar um exemplo:
Pessoa A- “Eu acho que o Magalhães é mau!”
Pessoa B- “Eu discordo, contigo. Porque o Magalhães permite que as crianças aprendam mais cedo a lidar com um computador, que no futuro vai ser uma ferramenta de trabalho!”
Um erro claro na capa do manual e para ti não é nada? Se fosse o Zé do lado aceitava e tal, mas é um manual que foi revisto (ou devia). E ainda por cima o erro esta bem visível…
E já agora não deu opinião em relação ao projecto mas sim em relação aos pontapés que são dados na nossa língua, desta vez pelo o próprio governo.
dei*
è pa acontece! é uma gralha! ninguém morre por isso!
Mas a wiki aceita a palavra!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle
http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_%28administra%C3%A7%C3%A3o%29
Por isso se calhar não esta muito errado… apenas no nosso dia-a-dia utilizamos mais controlo…
Eu entendo-te! mas não é caso para dizer isto:
“Avançar Portugal:
http://files.nireblog.com/blogs/umjardimnodeserto/files/avancar_portugaaal.jpg“
A Wikipedia utiliza ambos as variantes de Portugues, o Europeu e o do Brasil, é por isso que aceita a palavra. Ninguém morre por isso é verdade mas deve de ser o governo a dar o exemplo. Quando o erro tivesse sido detectado devia de ter sido pedido a revisão do artigo SEM custos adicionais pois foi a editora que cometeu o erro.
Oh pah não digo que não tens razão… mas mais uma vez não devias dizer isto: “Avançar Portugal:
http://files.nireblog.com/blogs/umjardimnodeserto/files/avancar_portugaaal.jpg” é muito exagerado!
Não é por causa de um “e” que Portugal é pior!
è um erro e se calhar nem é bem o governo é mais a JP sá couto porque essa é a responsável pelo Magalhães…(http://www.portatilmagalhaes.com/sobre/)
Isto mais parece a tentativa de desculpabilizar os pais da sua demissão do papel de pais e mais uma vez dizer que “a culpa é do Estado”.
É claro que a password tem que ser divulgada! Caso haja perca de manual de instruções, essa informação tem que estar disponível para reconfigurar o pc após uma reposição de sistema, por exemplo.
Esta história parece aquela que saiu no início do e-escolas em que os putos andavam a vender os portáteis porque falhavam no acesso à Internet. A verdadeira razão estava no mau equipamento que vinha com o portátil para acesso à Internet(software incluído), em vírus e em completas desconfigurações do sistema feitas pelos utilizadores. Ou seja, o problema não estava no equipamento mas sim entre o pc e a cadeira… 🙂
A ignorância desculpa muitas coisas, mas não pode ser motivo válido para sacudir a água do capote. Os pais de hoje têm mesmo que se adaptar ao Mundo que os rodeia para poder sobreviver e assegurar a sobrevivência da sua prole… é a Teoria de Darwin no seu melhor…
Também gosto de criticar esse tipo de hardware que fica entre pc e a cadeira, normalmente é o que dá mais problemas.
Boas,
mas estas situçoes ocorrem simplesmente porque os pais querem ir a internet no Magalhaes.
é algo novo e dinamico, e querem sentir isso
honestamente sei que ha mentes jovens brilhantes, mas nao estou a ve lis a ir a um site e ver a password.
Agora vai passar-se a chamar o Magalhoa (Para ver a Ana Malhoa nua)
Hehehe… cuidado com as bocas. Já nesta última Cimeira Ibero-Americana, o Chavez não veio… ele disse que estava receoso que o Sócrates lhe impingisse mais uns milhares de Magalhães… 🙁 🙂 😀 😛
o pplware agora esteve mal… a aproveitar a onda da contestação ao projecto Magalhães… Uma palavra chave por defeito, serve para isso mesmo, para ser conhecida por todos e facilmente modificada.
Já agora fica aqui uma lista que pode dar jeito http://www.phenoelit-us.org/dpl/dpl.html (a mim já deu!)
A lista está boa!
Isto deve dar geito…
Deixem-me meter um pouco a colher …
Dos inúmeros pais que me abordam, a primeira preocupação não é alterar a pass ou saber como configurar/condicionar o acesso dos filhos… É sim remover a malfadada pass de modo a que (muitas vezes os próprios pais) acedam à internet sem restrições. Um bocado irónico a meu ver …
Um pouco de instrução, alguma aprendizagem e alguns pais mais corajosos e preocupados podem estudar alternativas mais eficazes e simples (pelo menos de utilizar – agora configurar deverá ser um pouco … diferente)
Aconselho ao uso do opendns para algum controle centralizado num router, permitindo não só a filtragem de conteúdos num magalhães mas em todos os equipamentos lá de casa.
Tenho configurado soluções baseadas em linux (especificamente brazilfw) em conjunto com o opendns, reaproveitando máquinas dadas para abater e, deste modo, filtrar conteúdos em escolas aumentando a filtragem conforme a necessidade.
A juntar a esse beneficio, autenticação, cache, firewall, qos, balanceamento …
Gostaria de uma só coisa… ter tempo para escrever para uma rubrica aqui no pplware. Assim sendo deixo a sugestão.
Atenção: Esta sugestão é para os corajosos e preocupados pais 🙂
Please… please …. carry on.
Um artigo a fundo sobre isto era interressante.