macOS: Como criar utilizadores e grupos?


Destaques PPLWARE

6 Respostas

  1. Artur Santos Silva says:

    Queria colocar uma questão acerca de utilizadores e permissões no macOS. Por predefinição, um utilizador padrão pode instalar uma série de aplicações, sem necessidade de privilégios de administração…
    Isto não é uma falha de segurança? Em especial em ambientes geridos, com muitos utilizadores e máquinas, torna se complicado gerir os computadores Mac dado que cada um instala o que lhe apetece… (eu sei que algumas aplicações necessitam de acesso de administração, mas a maioria não…).
    Como faço para contornar esta questão? É que utilizar contas ‘geridas’ com controlo parental não me parece uma opção prática…

    • Bruno says:

      Uma coisa é os privilégios para aceder a ficheiros e pastas, outra, privilégios para correr aplicações.
      O sistema operativo permite definir privilégios para correr aplicações e muitas outras coisas – o controlo parental é uma das formas para o fazer, mas há ferramentas nativas para gerir várias máquinas e utilizadores.
      https://support.apple.com/profile-manager

      • Artur Santos Silva says:

        Obrigado. A minha ideia de controlo parental era, tal como o nome indica, uma espécie de bloqueio de aplicações (já instaladas) e uma lista branca de sites. Outra bem diferente é o sistema operativo deixar instalar aplicações (em especial as que existem na appstore) a qualquer utilizador sem necessidade de privilégios de administração.
        Provavelmente terei mesmo de utilizar o tal controlo parental… Não é propriamente a ferramenta mais prática para o efeito…

        • Miguel says:

          em mac as aplicações de utilizador não podem mexer nas definições do sistema.
          ficam restritas ao próprio utilizador.

          (não tenho experiência com utilizador sob controlo parental para recomendar ou não)

        • Bruno says:

          Não percebeste que acabei de te dizer que o sistema tem outras ferramentas para gerir máquinas e utilizadores? Permitem determinar os privilégios para correr aplicações, acesso à app store, etc!
          As aplicações instaladas da app store não têm acesso ao sistema nem a pastas de outros utilizadores, entre outros limites, já que correm numa sandbox. Para muitas outras aplicações vais necessitar do administrador. Não é por isso descabido em muitas situações comuns que um utilizador não administrador possa instalar a maioria das aplicações da loja no seu computador, isso dá flexibilidade.

  2. José Rodrigues says:

    Criar users até a minha avó faz sem que lhe explique nada.
    E que tal integração com LDAP ou utilização do Server.app e Profile Manager?
    Afinal são um blog techie ou for dummies?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.