MacBook Pro salva a vida de um jovem num tiroteio na Flórida
E se o seu portátil lhe salvasse a vida? Foi o que aconteceu a Frappier que estava no sítio errado à hora errada. Mas o seu MacBook estava (felizmente) no sítio certo.
Frappier tinha o equipamento na sua mochila, que estava colocada às costas, sendo que este impediu que a bala trespassasse o seu corpo devido à posição em que se encontrava. Como estava deitado, a mochila, mais concretamente o MacBook, conseguiu conter a bala.
Esteban Santiago, de 26 anos, que segundo consta teria credencial militar, abriu fogo sobre os viajantes que se encontravam no aeroporto da Flórida, depois de ter recolhido a arma da sua bagagem que já tinha sido despachada. O terrorista matou cinco pessoas e feriu outras oito.
Na hora errada, Steve Frappier, que tinha acabado de desembarcar com a sua mochila às costas, tentou proteger-se atirando-se para o chão. Não se livrou de ser atingido por uma bala. O projéctil atravessou a mochila de Frappier e atingiu o ecrã do portátil, atravessando todo o chassis e, consequentemente, desviado para a extremidade oposta do MacBook.
A bala, curiosamente, não conseguiu atravessar o MacBook e foi desviada para a lateral, servindo de escudo. Frappier disse que tinha guardado o seu portátil à pressa, antes do seu desembarque. Esta casual coincidência provavelmente salvou a vida ao jovem.
O FBI recolheu a mochila como parte da investigação e as autoridades concluíram que a bala de 9mm, encontrada dentro da mochila (pelo facto do MacBook ter absorvido a energia do impacto), saiu da arma de Santiago.
Este não é o primeiro caso em que equipamentos electrónicos salvam a vida aos seus proprietários e, muito menos, é novidade para dispositivos da Apple. Embora, obviamente, a Apple não trabalhe para preparar os seus produtos para estas situações, a qualidade de construção dos mesmos tem impedido algumas desgraças.
Este artigo tem mais de um ano
Na mesma, a qualidade da Apple é fantástica…
…os preços é que são um absurdo!
Acho que para este tipo até ficou barato
(Ora… $1500 ou uma vida/sequelas…)
Que babaquice sua visão de uma coisa PRECIOSA CONO A VIDA
Não tarda temos a Apple no ramo das forças militares com o MacColete Pro…
Depois querem ‘leveza e design’ e deixam para trás o fator proteção…
Entfim, depois dizem que não o estamos a vestir correctamente.
lol
Teve muita sorte este rapaz, independentemente seja qual for a marca, mas usando a qualidade dos matérias que este Mac Book pro usa por ser todos em metal, o resultado até foi positivo, porque se fosse outro portátil mas feito todo em plástico certamente que a bala passava de um lado ao outro, e isto tinha um fim trágico.
“bala de 9mm”
Achas mesmo que é aquela fina folha de alumínio que detém uma bala?
acho que 3 folhas espessas de alumínio seja suficiente, nas primeiras duas para travar a maioria da força cinética, e as restantes para conter o projétil. Se fosse tudo plástico era certo que atravessava sem problemas.
9.52mm já consegue deter uma bala de 9mm.
Fonte desses 9.52mm?
Se a bala tivesse atingido a 90′ o resultado seria bem diferente, com ou sem alumínio. Pela imagem vê-se que a bala penetrou o alumínio e foi detida pelos componentes internos, que dado o ângulo de penetração constituíram uma espessura considerável. Se a case fosse de plástico e os restantes factores se mantivessem o resultado seria o mesmo. São mais que conhecidos os casos de gadgets de plástico que detiveram balas (salvando vidas).
https://www.youtube.com/shared?ci=2dBhcqq_9RQ
https://www.youtube.com/watch?v=9eDc_7FxpIo
Material: 2024-T3 AL
@ Tom, provavelmente não me expliquei bem, lógico que pelo o que se vê na imagem a bala parece ter passado de um lado ao outro, mas tenho a certeza que amparou o impacto e o rapaz não foi atingido, com aquela espessura do MacBook ou seja a expressura de um portátil dos dias de hoje mas em plástico o rapaz era atingido no corpo quase de certeza.
Agora é assim eu não sou detective, para analisar todos os detalhes, comparar isto aos vídeos que foram postados por ti, nem os preciso de ver, porque ninguém sabe a que distâncias é que aconteceu isto na flórida e que tipo de arma foi usada embora o tamanho das balas sejam descritas nos teus vídeo e quais a caraterísticas de cada arma, muita coisa está em causa, agora eu falo daquilo que aconteceu ao rapaz, e não tenho dúvidas que seja qual for a marca e use os materiais usados nesse MacBook e expressuras vs seja qual for a marca e expressura em plástico o rapaz era atingido porque o plástico não segurava o impacto, agora dizeres que tem situações que em plástico também segurava o impacto, não digo que não depende de muita coisa da expressura do plástico, da distância do tiro, do tipo de arma…, eu falo do que aconteceu na flórida, estar arranjar argumentos de outras coisas só ir ao do contra é que não.
O Tom está aqui só para deitar abaixo porque é “Apple” entendes?
Já respondeu ao meu comentário? não. contra factos não há argumentos. 0.375” é o suficiente. As várias camadas que o mac tem + o material por dentro é o suficiente para deter a bala OU pelo menos travar quase toda a energia isto se o impacto for a 90º. se for a 45 ainda melhor porque tem que atravessar mais metal 🙂
Grande sorte, chegar ao aeroporto e ser alvejado ehehehe, depois vêm os se, se isto, se aquilo, se não houvesse tiroteio, se a bala não batesse na mala primeiro, se a bala fosse 1 mm para a direita, se fosse de plástico mas batesse no canto, se se, se. Existem uma serie de factores antes de chegar ao aparelho, o atirador, a trajectória da bala, a posição do rapaz, a mala, o que estava dentro da mala e por fim o tablet. Podiam também fazer a publicidade à mala ” ao atravessar a mochila, mochila essa da Ghurka Explorer, o material de qualidade da mala vez abrandar a bala fazendo com que batesse no tablet e desvia-se” também podia ser assim a noticia!!
pah… tenho aqui um portátil (amovível) todo feito de plástico, com quase 5cm de espessura, que nem uma bala de canhão furava isto 😀
bhaaaaa…
Se tivesse um samsung à mão era só atirar que rebentava com o atirador… (lol)
Teve sorte foi de estar na posição que estava… Porém, se a mochila estava às costas, o portátil estava dentro da mochila e se ele estava deitado como é que o portátil lhe salvou a vida? provavelmente salvou outros itens dentro da mochila.
Porém é sempre bom saber que alguém passou por aquilo e apenas apanhou um susto. Pena é saber que houve mortes. 🙁
Ehehehe, isto é só publicidade, pois podiam dizer ” a bala ao atravessar a mochila da marca tal de qualidade superior, perdeu velocidade … “
Mas furou a mochila?
Nem sei, só sei a parte final, bateu no mac e parou, de resto não sei se bateu na mala, se fez ricochete antes de atingir o Mac…..
Parece que não, há alguns tweets que dizem que a mochila estava aberta… mas o importante mesmo é ter parado e não ter consequências fatais.
sabes que tambem ja houve iphones que explodiram,por isso ele so nao quiz rebentar com o atirador porque nao lhe apeteceu ja k bastava atirar o seu iphone contra o agressor ate podia dar se o caso de rebentar com ele.lol
O comentario deste inicio do ano! Mto bom…
“a qualidade de construção dos mesmos tem impedido algumas desgraças.”?!
Já não é o primeiro a “ajudar” o seu proprietário. Provavelmente pela sua construção em alumínio, por serem compactos, já alguns casos, como este que está a ser veiculado, que são casos de sucesso… para lá dos aspecto para o qual foram fabricados.
Já houve teóricos de policarbonato a fazer o mesmo, fanboy. Não foi por causa das folhas de alumínio que a bala parou, foi sim devido ao ângulo de incisão e aos componentes internos
Telemóveis*
Já houve telemóveis de policarbonato a fazer o mesmo, fanboys. Não foi por causa das folhas de alumínio que a bala parou, foi sim devido ao ângulo de incisão e aos componentes internos.
Pois claro.
https://pplware.sapo.pt/informacao/sobrevivente-do-ataque-em-paris-afirma-o-telemovel-salvou-me/
Referi este caso, e certamente já viste aqueles ‘testes’ que fazem ao colocar os Macs como alvos de várias armas. Mas o foco é ter sido um dispositivo electrónico, como outros já referidos:
https://pplware.sapo.pt/informacao/sobrevivente-do-ataque-em-paris-afirma-o-telemovel-salvou-me/
Com todo o respeito, o que se está a comentar é a maneira como se fala da Apple, quando foi o telemóvel vocês na noticia não falaram da Samsung
Comparem os títulos:
MacBook Pro salva a vida de um jovem num tiroteio na Flórida
sobrevivente do ataque em paris afirma o telemóvel salvou-me
No caso de telemóvel se fosse iphone, vocês tinha escrito
sobrevivente do ataque em paris afirma o Iphone salvou-me
Esta é a diferença que vocês ou não se apercebem ou então é fanatismo e isso não é saudável .
🙂
“o foco é ter sido um dispositivo electrónico”
O problema é que não, basta ler o artigo, começando logo pelo título.
sim.
https://www.google.pt/amp/www.digitaltrends.com/mobile/7-phones-that-stopped-bullets/amp/?client=ms-unknown
Todos estes têm qualidade de construção? De alumínio nem todos são. Um “shin-dhung” de plástico rafeiro com uma placa de aço lá dentro (para transmitir uma sensação de qualidade, que não tem) não seria mais eficaz que estes?
Parece-me óbvio que as balas sao indiferentes à “qualidade de construção” de um gadget.
Se a bala tivesse acertado no meio do portatil ,infelizmente o resultado seria outro ,como foi na borda que normalmente é a parte mais resistente de QUALQUER portátil a bala ficou retida ali.
Gostava de saber se o portátil não fosse apple ,também referiam de que marca era o portátil, ou melhor ainda se até era noticia .
Claro que sim, até porque é curioso ver um dispositivo electrónico ter uma função maior, mesmo que seja por mero acaso, sorte, karma… o que for.
https://pplware.sapo.pt/informacao/sobrevivente-do-ataque-em-paris-afirma-o-telemovel-salvou-me/
imagine na Europa o América o preço é babaquice. e como será na África?
Qualquer noticia que mencione Apple, levanta logo discussão entre os Fan Boys e os Hate Boys da marca da maça. O que interessa aqui é o fantástico golpe de sorte que o rapaz teve por ter enfiado o portátil na mochila, seja ele um Mac ou qualquer outro (também existem portáteis de outras marcas que usam aluminio).
Lembro-me de ter visto recentemente uma noticia de um homem se ter safado de uma bala porque tinha no bolso um telemóvel da Nokia dos antigos.
Um Samsung no atentado de França junto ao estádio. Sem duvida, o importante é mesmo o golpe de sorte e a serventia não propositada dos gadgets que são cada vez mais transportados por nós.
Ora nem mais, concordo em absoluto com os dois, não interessa qual marca seja, o foco da notícia esta numa vida que foi salva por elemento ou componente tecnológico.
Com um Nokia dos antigos a bala nem penetrava a superfície, resvalava! 😀
O mais impressionante é que a bateria não ardeu, é costume em qualquer bateria de lítio quando é perfurada…
…não percebo é como, com tanta gente tão “cientificamente desenvolvida”, este país não é um colosso de desenvolvimento e referência (pelos bons motivos) a nível mundial……
Leste-me a mente …
E não é? Andas mal informado!
Isto é suposto ser uma “notícia”?
Ontem a Michelin salvou-me a vida quando entrei numa via que estava em gelo…. Felizmente estava a usar pneus Michelin, se fosse de outra marca, se calhar não tinha “agarrado” o carro…. (inserir ironia aqui)
Então posta isso num forum automóvel pois aqui não faz o menor sentido.
Olha se era uma cruz. Dizia-se logo que tinha sido milagre
era mais fácil escrever: “Não era a hora dele ir passar férias ao Belize…”
BOA!!! ao menso o macbook serve para alguma coisa x’DDDD