Mac OS X Lion disponível já em Julho na Mac App Store
A Apple anunciou ontem que o Mac OS X Lion, a oitava principal versão do sistema operativo da marca de Cupertino que é um dos mais avançados SO's do Mundo. Esta nova versão trouxe mais de 250 novas funcionalidades e 3 mil novas APIs, vai estar disponível para os clientes em Julho para download através da Mac App Store por 23,99 euros. Depois das fantásticas novas funcionalidades inseridas num sistema operativo desktop o preço foi também ele uma surpresa.
Algumas das novas e inovadoras funcionalidades no Lion incluem: novos gestos Multi-Touch; suporte para aplicações em ecrã inteiro em todo o sistema; Mission Control, uma inovadora e nova forma de ver tudo o que está a correr no seu Mac; a Mac App Store, o melhor local para encontrar e explorar magnífico software, integrado directamente no SO; Launchpad, um novo lar para todas as suas aplicações; e a aplicação Mail totalmente redesenhada.
“O Mac ultrapassou a indústria dos PC em todos os trimestres nos últimos cinco anos e com o OS X Lion pretendemos continuar a alargar a nossa liderança”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Product Marketing da Apple. “A melhor versão do OS X até agora, o Lion vem munido de inovadoras funcionalidades como novos gestos Multi-Touch, suporte para aplicações em ecrã inteiro em todo o sistema e Mission Control para aceder instantaneamente a tudo o que está a correr no seu Mac.”
Gestos Multi-Touch
Os novos gestos Multi-Touch e as fluidas animações integradas no Lion permitem-lhe interagir directamente com os conteúdos no ecrã para ter uma forma mais intuitiva de utilizar o seu Mac. Os novos gestos incluem momentum scrolling, toque ou pinch dos dedos para fazer zoom in numa página Web ou imagem, e swiping para a esquerda ou direita para mudar a página ou mudar entre aplicações que está a utilizar em ecrã completo. Todos os notebooks Mac vêm equipados com trackpads Multi-Touch e os desktop Macs podem usar o Apple Magic Trackpad.
Aplicações em Ecrã Completo
As aplicações em ecrã completo tiram partido de todo o ecrã e são perfeitas para ler emails, navegar na Web ou pelas fotos, especialmente num MacBook Air ou MacBook Pro. Com um simples clique, as suas aplicações preenchem o ecrã e pode mudar de uma janela para a outra, entre aplicações em ecrã completo, ou voltar para o seu Desktop, Dashboard ou Spaces sem nunca ter de sair de modo ecrã completo. As aplicações iWork e iLife, assim como o Safari, iTunes, Mail, FaceTime e outras, tiram todas partido do suporte de ecrã completo do Lion.
Mission Control
O Mission Control combina o Exposé, aplicações em ecrã completo, Dashboard e Spaces numa experiência unificada para ter uma visão completa de todas as aplicações e janelas a correr no seu Mac. Com um simples arrastar, o seu desktop faz zoom out para mostrar as suas janelas abertas agrupadas por aplicação, thumbnails das suas aplicações em ecrã completo e o seu Dashboard, e permite-lhe navegar instantaneamente para onde quiser com um simples clique.
Mac App Store Integrada
A Mac App Store está integrada no Lion e é o melhor local para descobrir magníficas novas aplicações Mac, comprá-las com a sua conta iTunes, descarregá-las e instalá-las. As aplicações são automaticamente instaladas no Launchpad, e com o lançamento do Lion, a Mac App Store consegue dar-lhe actualizações mais pequenas “delta” de aplicações e novas aplicações que podem tirar partido de funcionalidades como compras In-App e Push Notifications.
Launchpad
O Launchpad torna mais fácil que nunca encontrar e lançar qualquer aplicação. Com um simples gesto Multi-Touch, todas as aplicações do seu Mac são mostradas num magnífico vídeo em ecrã completo. Pode organizar aplicações em qualquer ordem ou em pastas e navegar por um número ilimitado de páginas de aplicações para encontrar o que quer.
O Lion inclui uma aplicação Mail completamente redesenhada e com um elegante layout widescreen. A nova funcionalidade Conversations incluiu mensagens relacionadas com grupos numa timeline de fácil navegação, escondendo inteligentemente o texto repetido para que as conversações sejam simples de seguir, ao mesmo tempo que mantém os gráficos e anexos da forma como foram originalmente enviados. Uma nova e poderosa funcionalidade de pesquisa permite-lhe redefinir a sua pesquisa e sugere-lhe correspondências por pessoa, assunto e label à medida que escreve. O Mail inclui suporte integrado para Microsoft Exchange 2010.
Novas funcionalidade do Lion incluem:
- Versions - Grava automaticamente a história dos seus documentos à medida que os cria, e dá-lhe uma forma simples de navegar, reverter e até fazer o copy/paste de versões anteriores;
- Resume - Traz novamente as suas aplicações exactamente da forma como as deixou quando reiniciou o seu Mac ou saiu e relançou uma aplicação;
- Auto Save - Grava automaticamente e continuamente os seus documentos à medida que trabalha;
- AirDrop - Encontra Macs próximos e configura automaticamente uma ligação wireless peer-to-peer para fazer com que a transferência de ficheiros seja simples rápida.
Preço e disponibilidade
O Mac OS X Lion vai estar disponível em Julho como uma actualização do Mac OS X version 10.6 Snow Leopard a partir da Mac App Store por 23,99 euros. O Lion será a mais simples actualização do OS X e terá cerca de 4GB, que é o tamanho de um filme HD da iTunes Store. O Mac OS X Lion Server necessita do Lion e estará disponível em Julho na Mac App Store por 39,99 euros.
Requisitos de Sistemas
O Lion necessita de um Mac baseado em Intel com um processador Core 2 Duo, i3, i5, i7 ou Xeon e 2GB de RAM. A actualização do Lion pode ser instalada em todos os seus Mac pessoais autorizados.
A actualização Mac OS X Lion Up-To-Date está disponível gratuitamente através da Mac App Store para todos os clientes que compraram um novo sistema Mac da Apple ou de um Revendedor Autorizado Apple depois de 6 de Junho de 2011. Os utilizadores têm de pedir a sua actualização Up-To-Date dentro de 30 dias depois da compra do seu Mac. Os clientes que compraram um Mac entre 6 de Junho de 2011 e a data em que o Lion está disponível na Mac App Store terão 30 dias a partir do lançamento oficial do Lion para fazer o seu pedido.
A Apple desenha os Mac, os melhores computadores pessoais do Mundo, juntamente com o OSX, o iLife, o iWork e outro software profissional. A Apple lidera a revolução de música digital com os seus iPods e loja on-line iTunes. A Apple reinventou o telefone móvel com o seu revolucionário iPhone e App Store, e apresentou recentemente o iPad 2 que está a definir o futuro dos dispositivos multimédia e computadores.
Em resumo
A Apple está a lançar um sistema operativo que se adapta ao utilizador e à forma correcta deste interagir com o computador. Este novo sistema operativo representa uma grande viragem nos sistemas operativos desktop, totalmente focado para as tecnologias actuais, total recurso de multi-gestos, interface ainda mais minimalista e menos intrusiva para os utilizadores. A segurança está implícita mas presente, o Mac OS X Lion está ainda mais seguro do que já era, pois as Apps funcionam todas como que uma "sandbox".
O sistema inteligente de "saves" não guarda o documento todo em várias gravações, este vai criando apenas as alterações que são feitas no documento o que permite poupar espaço e tornar o sistema mais rápido e apelativo ao utilizador. O utilizador não precisa de "pedir" para o sistema agir, este toma decisões que melhoram a experiência de utilização.
O sistema multitasking está ainda mais inteligente, muito ao estilo iOS usando multiplos API's, recuperando grande parte dos recursos quando o utilizador não está a utilizar a aplicação, libertando de imediato os recursos que a máquina havia alocado para a actividade daquela aplicação.
A interacção com o universo de iDevices e com o novo sistema iCloud potencia este sistema operativo, tornando-o único e com a capacidade de ser simples e poderoso simultaneamente.
Este artigo tem mais de um ano
Achei muito engraçada essa última imagem, em que a stack de janelas diminui progressivamente de tamanho a cada camada. Gosto muito de vários efeitos no mac. O meu sonho é um dia poder ter coisas destas no Windows.
Eu nem diria tanto os efeitos mas alguns conceitos da UI podia ter. Por exemplo, o “versions” é mais intuitivo e simples de utilizar no mac que no windows (sim, não tem o mesmo nome mas já está lá à quase 2 anos).
De espantar é também o preço. Sem dúvida uma grande jogada da parte da Apple!
Agora, algo que não percebo… Meu caro Vitor M., já reparei que é aficionado da maça, mas daí a escrever 5 parágrafos de como só a Apple é que inova e é a melhor do mundo como se tudo o resto não fosse bom ou não prestasse só me faz lembrar a velha frase “When Apple says jump, people say: how high?”
Pois… o anog deve ser novo por cá. Eu tenho as minhas preferência bem distintas entre empresas. 🙂
Uso as ferramentas que entendo serem as melhores para mim e nesse caso a mim em termos de produtividade só o Windows consegue os efeitos que pretendo, tendo em conta a minha actividade profissional.
Trabalho com sistema onde o Windows Mobile ainda não tem concorrência e cumpre como ninguém os requisitos a que é proposto.
Depois tenho alguma experiência ligada a este fantástico mundo que evolui a cada dia. Por isso, não comungo com o que o meu amigo segue como filosofia, por norma não pergunto qual a altura a saltar, por norma vejo a utilidade do salto e se preciso de fazer esse esforço, já que um homem tem mais onde gastar energias.
Avaliar-me não será simples, a não ser que me conheça muito bem e que siga o meu trabalho há muitos anos. Não está ao seu alcance meu caro, assim como eu não consigo nem pretendo avaliar o tipo de saltos (experiência) que o meu amigo consegue dar (tem). 😀
Para rematar, eu escrevi 5 parágrafos a falar das inovações da Apple, não estamos neste post a falar de mais nada e não costumo fazer “salada russa” nos meus posts. Gosto de ser objectivo, dentro de cada assunto que percebo e que escrevo.
Cumprimentos.
Estou desejando que chegue esta versão. Ao fazer o update do snow leopard para o lion perdemos os dados que temos? Ou apenas modifica os ficheiros de sistema e deixa os dados pessoais no disco?
em príncipio actualiza só.. e esse o problema… eu queria fazer uma instalação do zero, e assim não sei se consigo
Crias uma nova partição , clonas o snow leopard e fazes update para o Lion de uma delas , assim ficas com multiboot 🙂
Eu penso que dá para gravar o sistema num DVD, apagar o disco e instalar do zero.
Download será apenas por Mac App Store, mas a actualização será delta ou seja só vai ter o necessário ( é mais leve que uma combo e mais prática ).
Apenas modifica o sistema. Deixa os dados exactamente como estão.
Mas que grande trabalheira.. estava à espera que fosse em DVD como o Snow Leopard! Não gostei muito de ter que criar uma conta + o nº do cartão claro, para a Mac App Store, e em seguida tirar este update de 4GB! Grande abuso.. Ou seja, eu que estava à espera que o Lion saísse para poder formatar o Mac e instalar tudo de novo, já nunca lhe fiz qualquer tipo de manutenção e já lá vai 2anos.. agora tenho que formatar e instalar o Snow Leopard e em seguida fazer os updates todos, e só por fim tirar o Update da App Sotre do Lion! Epah mas que desnecessária perca de tempo! :S Não vai mesmo sair em DVD? Até percebo o porquê de quererem que o pessoal tire pela App Store, até incentiva a venderem mais por lá e tal.. mas… DVD não? 🙁
Tchh… Software em DVDs? Isso é cada vez mais uma miragem. Não é muito mais prático teres o “DVD” na net onde não lhe podes dar sumiço?
E informares-te antes de falares? O download da app store é uma imagem, que podes gravar logo numa pen e utilizar como forma de instalação, de raíz. Não é obrigatoriamente um upgrade.
Não há nada que te impessa de descarregar o Mac Lion e de seguida guardá-lo noutro disco ou num dvd. A instalação imagino que permita ser do zero. O que interessa é que descarregues com a versão mais recente do Mac OS por causa da loja.
Desculpem discordar mas não. As aplicações descarregadas da App Store tem uma chave de validação que só é autenticada com a App Store e o login válido. Se limparem o computador não vão ter maneira de validar a app…
Ao que tenho lido o formato não vai ser DMG pelo que não será possivel o clean install.
Falei com um “boy” da apple em espanha que me disse que o mais clean é o DVD do Snow Leopard + Updates e depois App Store.
Pois não te vou dar qualquer certeza pois tb agora vejo onde podem surgir problemas. Não há nada como esperar pela documentação completa!
Exacto! Foi precisamente o que disse no meu comentário.. Tenho que Formatar e instalar o Snow Leopard, em seguida os Updates todos e só depois descarregar o Lion da App Store! A meu ver nada prático.. o Lion devia ser em DVD e instalado de raiz e não como um Uptade! Obrigado “Sandro Santos” por confirmares a minha suspeita. Para todos os outros: Afinal quem falou sem conhecimento de causa não fui eu não é?!
Não é preciso voltar a instalar o Snow Leopard. Deixo aqui o link com as instruções para criar um disco do Lion.
http://www.tuaw.com/2011/06/07/how-to-burn-a-lion-boot-disc/
Aposto que na altura vai ter
RF, a informação que tens está incorrecta.
O download duma app normalmente é associada ao ID do user, no caso do download do SO é possível instalar em múltiplas máquinas e é também possível exportar para pen ou até fazer mount para uma partição, de forma a fazer uma instalação limpa a partir dela.
Ahh assim sim! É que sinceramente não fazia sentido, no meu caso visto querer formatar o Mac, ter que instalar o Snow Leopard + updates, e depois o Lion! Se realmente sempre der para se criar o DVD e instalar o Lion a partir do zero é 5*
Uau… aplicações em ecrã completo…
Que grande invenção e novidade da apple… aplicações em ecrã completo! À quanto tempo é que isto existe nos outros sistemas?! LOL
Mas não estamos a falar de outros sistemas, estás a ver inovações dentro do sistema Apple. E nesse sentido, é uma funcionalidade importante, até pela construção e adaptação das ferramentas a esse novo formato. Podes achar que os outros já têm, e é verdade, mas neste sistema além de preencher tod o ecrã, as aplicações transforma-se para ajustar e aumentar a área de produtividade.
É a vantagem desta inovação. Não é o simples Maximizar que todos conhecemos de outros sistemas.
Repara que numa máquina como um iMac de 24″ o espaço de trabalho é completamente diferente, não vais ganhar áreas vazias lateralmente, vais ganhar área de trabalho.
Helder, aquilo que foi feito aqui é quase o F11 dos browsers mas aplicado a todas as aplicações. Desta forma maximizas a área de trabalho tal como o Vítor diz. Alem disso o conceito da organização das janelas num Mac é diferente de um windows (o linux é um misto) e de certa forma isto vem ajudar a organizar melhor o espaço.
Atenção, ecrã inteiro é diferente de janelas maximizadas!!! Não confundir o conceito!
Exactamente.
Todos os SO’s têm aplicações em ecrã completo há anos, OS X inclusive.
O que NENHUM outro tem é uma API interna no sistema operativo, que permita colocar qualquer aplicação em full screen, mesmo que não tenha suporte para o mesmo nativamente. Essa API também pode ser utilizada pelas aplicações, de forma a ter um sistema de full screen integrado com tudo no próprio SO.
Uma vez mais, um bom exemplo de pessoas que falam e não sabem do que falam.
Exactamente!
Se reparares bem o conceito é diferente do que estas a mencionar. Neste modo de ecrã completórica desaparece a barra de menus e as aplicações podem inclusive mudar de um pouco o seu interface. Não se trata de uma janela ocupar o ecrã na sua totalidade.
Ja nao devia o pplware ter uma versao mobile?
a experiencia num terminal movel e muito pobre…
Depende, esta nova interface é muito simples e adapta-se muito bem aos browsers mobile.
Mas estamos a trabalhar numa versão mobile, alias estão em desenvolvimento para dois sistemas actualmente, uma versão adaptada para Windows Phone 7 com algumas pequenas novidades e outra versão em Android. 😉
Ahhh porreiro. é simples isso é.. mas andar a fazer scrool para os lados e a controlar o zoom n é prático quando comparados com as versões mobile de outros blogues conhecidos.
Mas ainda bem, vou aguardar então a versão Android.
Cumprimentos
Bom, as versões mobile perdem algum encanto quando sintetizam o conteúdo e ocultam outros objectos de navegação dentro dos sites.
Há o bom e o mau nessas soluções, mas sim percebo o teu ponto de vista.
Já está preparada para Readability, o que para mim ajudou mt!
Para ver os comentários é que preciso de abrir o post.
O JavaScript aqui nos comentários laga-me a escrita no iPhone estupidamente.
Ora agora é que me arranjaram um problema… o meu rico macbook de 2008 continua a suportar o Lion… mas segundo o que li, os gestures não funcionam… 🙁
De resto muita coisinha boa para quem usa o sistema da maça, entre as quais o versionamento de ficheiros e o mission control…
Esperava apenas só mais uma coisa que ainda não chegou nesta versão que foi o merge no finder… 🙁
Por acaso já temos o Lion em testes, até estou curioso para ver como se comporta a preview que temos em mãos.
Testa ai Vítor e manda umas postas, para nos elucidares se a nível de “core” as diferenças para o Snow valem a pena comprar este SO barato, ou se se trata de um update “caro”.
Olha que eu acho que já li algures que o Finder do Lion, tem merge.
Exacto. faz parte das 250 novas funções.
http://www.apple.com/pt/macosx/whats-new/features.html#finder
O Mac OS cada vez me cativa mais… É certo que por vezes nao fazem nada de wow, mas a forma como o fazem coloca-os noutro patamar.. Os gestos multitoque entao nao ha ainda quem la consiga chegar..
Cada vez mais meto na cabeça que o próximo computador a comprar será um mac 😛 E o Macbook Air entao, pela portabilidade, e pela performance que dizem conseguir, será provavelmente o eleito 😀
Infelizmente o Mac Mini G4 já nao dá para tirar partido do que é actualmente o Mac OS. No entanto, fico de boca aberta com algumas das coisas que isto ainda faz (e já tem para cima de 6 anos..)
Já que gostam de falar de suporte a longo prazo (iPhone), não esquecer que têm de somar este valor ao do SO em si. Se sair mais um ou 2 updates (eu chamo-lhes Service Packs, quem são gratuitos na M$) antes do Windows 8, será que o Mac OS X é assim tão mais barato que o Seven? São estratégias de cobrança diferentes isso sim
Mas o Leopard ou o Snow Leopard são Services Packs, na tua opinião?
Na minha não são de todo, existem diferenças estruturais profundas, em cada uma destas novas versões. Mas… tu lá sabes 😉
Mas o que é que o suporte do iPhone tem a ver com quanto custam as versões do MacOS X?
E chamar-lhes Service Packs é deveras hilariante! É que por essa lógica o Windows7 deveria ser considerado como substituição por produto defeituoso do Vista – digamos que algo dentro de garantia!
Já há uns meses atrás vieste com a mesma conversa. O facto é que quando formos a fazer as contas no próximo ano aos “upgrades” que cada um fez nos últimos 3 anos, no Mac gastou-se menos do que 50 euros, e no Windows no mínimo dos mínimos 200 euros (e nem será com as versões mais caras)
Por muito que te custe a aceitar (vá-se lá saber porquê…), o OS X Lion não é um Service Pack.
Assim como o sistema da Microsoft se chama “Windows”, o da Apple chama-se OS X (OS ten).
E assim como as várias versões do Windows têm como nomes: XP, Vista, Seven, etc., as do OSX têm nomes como Tiger, Leopard, Snow Leopard ou Lion.
O que tu chamas de “Service Packs”, são por exemplo no Snow Leopard (10.6), as versões 10.6.1, 10.6.2, etc. Neste momento vai na sétima: 10.6.7 e são todas gratuitas.
Pronto, então esqueçam que chamei SP ao menino dos vossos olhos. O que queria dizer é que a Microsoft mantém um sistema por muito tempo e acrescenta novidades ao mesmo se forem necessárias, por exemplo um XP e um XP SP3 são 2 sistemas muito diferentes. Mas ninguém pagou pelos SP’s. Visualmente ficou igual, mas se querem pagar por alterações gráfica…..
O que queria dizer é que o Seven vai durar pelo menos 3 anos. Durante este tempo se calhar saem 3 ou 4 SO’s Apple. Tudo somado a diferença não será assim tão grande!
Mas se falas em custos faz as contas. Gastaste mais de 100 euros com o windOws 7, enquanto que o Mac foram 29 + 24 (agora) + 30 (no futuro) = 83 euros. Continua a ser mais barato que a única copia de windows que compraste.
SE comprou.. talvez esteja aí a questão do “caro”… 😉
Diga-se o que se disser (e não estou a criticar o SO, porque é o que uso), o windows actualmente vive como vive devido à pirataria.. É o mal que vem por bem…
So por causa dos gestos multi toque estou seriamente a pensar comprar o track pad, ja que eles no rato nunca fazem o que quero xD
Também penso o mesmo…
Só estou à espera que saia um teclado já com o trackpad embutido, já que o meu teclado não é wireless.
Boas, tem a certeza que o preço descarregado na App Store será 23,99€ ? É que li noutro lado que seria de 29,99 € descarrado online. peço desculpa pela pergunta, lol. cumps
Onde viste ou viste mal ou quem meteu isso viu 29,99 dollars e decidio meter 29,99 euros que não é este o caso.
Em dollars irá custar 29,99 e em euros 23,99.
O press release que a Apple nos enviou, está o preço que publicamos. Esse preço e oficial.
Já cá canta! (nada como ser mac developer ehhe)
Primeiras impressões: excelente.
O processo de download e instalação via MAS tb funcionou às mil maravilhas.
Excelente 😉 depois deixa a tua opinião.
Dá alguma possibilidade para fazer um “clean install”??
já coloquei uma descrição detalhada de como fazer um 😉
um pormenor que nunca ouvi falar se iria ou nao ser actualizado. o zoom na pré-visualização sem necessidade de usar o ampliar do clique direito?
para alem disso a vista rapida(vulgo clicar no espaço e vemos o que é e como esta logo) eu tenho smp dificuldade em mudar de slide/foto quando o torno fullscreen…os developers dps digam algo ja que ja andam a brincar com ele….:-)
“para alem disso a vista rapida(vulgo clicar no espaço e vemos o que é e como esta logo) eu tenho smp dificuldade em mudar de slide/foto quando o torno fullscreen”
em fullscreen (no Snow Leopard) só permite fazer slides dos documentos pré-seleccionados, pois neste modo funciona como diaporama!
e qnt ao ampliar na pre-visualizacao sem recurso ao rato?
podes sempre usar o teclado – command e “+”, command e “-” para reduzir
é minha impressao, ou voces fizeram copy-paste do comunicado da Apple??? é que ao ler o artigo pareciam um agente autorizado Apple
Gostei do que vi, embora ache que como havia muita coisa para apresentar na Keynote de ontem, não tivemos uma apresentação tão completa como nas versões anteriores. De qualquer forma acho que se estão a dar passos correctos em relação ao futuro. Todos sabemos que neste mundo nem toda gente aprecia a mudança, pois criamos rotinas, hábitos que sempre pensamos como a melhor forma de trabalhar. Este MacOS, acaba por tirar partido de uma abordagem mais simples na forma de trabalhar resultante da experiência adquirida em desenvolvimento de novas plataformas, livre de velhos hábitos, de vicio e de passado… Assim acho que conseguiram focar mais na utilização do utilizador, o sistema acaba por ser mais seguro e acima da tudo, começa haver um certo respeito pela comunidade de developers, que também acabou por ceder às evidencias do mercado… Penso que acaba por ser uma das maiores evoluções desta década, ou seja uma mudança de mentalidades…
Depois de alguma discussão, aqui fica a maneira de fazer o vosso boot disc com o Lion:
O Mac OS X Lion será lançado em Julho e estará apenas disponivel na App Store, no entanto aqui fica a maneira de criar o vosso “boot disc” para fazerem um “clean install”. Para isso é importante comprar o update (sim, vale a pena os 29.99 USD. Quando tiver o ficheiro de instalação, execute os seguintes passos para criar o boot disc:
Sistemas PT:
– Use o finder para localizer o Mac OS X Lion Installer, clique com lado direito e seleccione “Mostrar conteúdos do Pacote”
– Encontre a pasta SharedSupport e procure o ficheiro com o nome “InstallESD.dmg”. Este ficheiro é o Boot Disk Image do Lion.
– Copie o ficheiro “InstallESD.dmg” para outra pasta, por exemplo a Secretária.
– Lance o Utilitário de Disco e carregue no botão “Gravar”
– Seleccione a cópia do ficheiro “InstallESD.dmg” como imagem a gravar, insira um DVD, e daqui a uns minutos terá o seu novo Lion Boot Disc.
Sistemas EN:
– Use Finder to locate the Mac OS X Lion installer, right-click and select “Show Package Contents”
– Find the SharedSupport folder and look for a file names “InstallESD.dmg”. This is the Lion Boot Disc image.
– Copy the “InstallESD.dmg” file to another folder such as your desktop.
– Launch Disk Utility and click the burn button
– Select the “InstallESD.dmg” copy as the image to burn, insert a DVD, and in a few minutes you will have a brand new Lion Boot Disc.
Espero que este comentário vos ajude a ter um “Mac” melhor! 😉
Estou ansioso de lhe por as mãos em cima!!! 🙂
LINDO!!!! Vi agora no site da Apple:
Merge folders
When you try to combine two folders with the same name, the Finder now offers to merge them into a single folder.
Podes explicar melhor?
Até agora quando copiavas uma pasta para cima de outra com o mesmo nome o finder apenas substituia, esmagando o que lá estava.
Por exemplo, se a pasta a copiar se chamasse Pasta1 e lá dentro tivesse o ficheiro1, o ficheiro2 e o ficheiro3 e a de destino tivesse o ficheiro1 e o ficheiro 4, no final ficavas apenas com o novo 1, o 2 e o 3 enquanto o 4 desaparecia.
Agora parece que não.
Acho que tem as duas opções. O Finder pergunta o que queres fazer nessa situação.
não. o finder não. Existem outras aplicações como o forklift que te permitem fazer isso. No caso do Finder ou esmagas ou não moves. Não existia o merge…
A sérioooo??? mesmo a sério??? O Windows deve fazer isso desde o Windows 95 ou antes. Quando copias um pasta para cima de outra igual ele funde as 2. Avisa antes que têm o mesmo nome e depois funde. Nem podia ser de outra maneira. Se quisermos apagar uma pasta apagamos, não copiamos outra com o mesmo nome para cima.
Confere…
Ate pergunta se queremos manter as duas pastas e os ficheiros la dentro (no seven)
Ahahahah essa já não me lembrava não, mas realmente, em pleno 2011 é uma “feature” do carago 😀
ou seja, “A Apple está a lançar um sistema operativo que se adapta ao utilizador e à forma correcta deste interagir com o computador.” xD
So falta uma coisa a Apple… porem o iphone e ipad a funcionar dentro do mar com a capacidade de detectar redes submarinas. Porque de resto eles inventaram tudo… E quando o fizerem vao fazer o freak show deles dentro do mar… enfim…
Grande posta de pescada esta!!
Do mais alto recorte intelectual.
loooool
Uma coisa que não foi divulgada oficialmente, mas que foi descoberta no último developer preview, parece que o Lion, à semelhança do iOS, vai ter o “Find my Mac”:
http://www.macrumors.com/2011/06/07/os-x-lion-developer-preview-4-adds-find-my-mac/
I am an Engineer and … My last computer was a MacBook Pro 15.4”, 2.8 GHz and at this moment i own a MacBook Pro 13.3, 2.7 GHz i7 processor and it cost to me 1407 euros (about 1970 US dollars). The graphic card, an Intel HD 3000, it is fraud. This mac don’t worth the money it cost. I need some software that don’t exist for mac however, virtualization it is a crap on this mac. Ok, you could say that i should buy a MacBook Pro 15.4”! But it cost a lot and i have also to use virtualization. Ok you could say that i could use BootCamp! BootCamp??? To do dual-boot? For that i buy a PC and use linux! At this moment i switch my MacBook Pro 13.3” for a Toshiba Tecra R840-10T that cost me 1010 euros (about 1414 US dollars)! Toshiba has an excellent processor, excellent battery life, excellent graphic card and cost less 300 euros (about 420 US dollars)! The only thing that i don’t like on Toshiba is the OS, that is, the Windows OS, but i will never have to make dual-boot or virtualization. Macs are to expensive. They are well constructed, not excellent hardware but very well fitted. Another advantage of Macs is the OS. Mac OS X (Unix) is great, fantastic, but Mac definitely don’t worth the money they cost!
The only advantage of a Mac is the operating system.
People who buy Mac’s or iPhones for the hardware are plain stupid, ignorant, or both. The great leverage and features are in the software exclusively.
I’m sorry to say but a Core i7 is more than capable of virtualizing any operating system you may like. The problem you might have had is the fact that your 13″ MacBook Pro came with a 5.200rpm hard disk… which is slow. The Apple Online Store allows you to buy system with 7.200rpm portable disks. I bought my 17″ MacBook Pro with a 7.200rpm disk, 8GB of RAM, Core i5 @2.53GHz and it’s a dream to have 2 virtual machines open at the same time (Windows 7 and Ubuntu 11.04) using Parallels Desktop 6.
Do you mean 5.400 rpm! The problem it not the processor but the graphic card memory. Ok, you could say that virtualization makes mainly use of CPU. However, graphic car memory, that in Intel HD 3000 is only shared and equal to 384 MB, it is also important on virtualization. If i allocate a little amount of graphic memory, the programs on virtual machine will have problems if they use it! Instead of a 7.200 rpm disk you should buy a SSD disk to really increase the velocity. My old MacBook Pro 15.4 had a 7.200 rpm disk and i don’t notice to much difference when compared with a 5.400 rpm. The issue in my opinion is that Apple computers are to expensive for the hardware that they use. Ok the hardware is well fitted but if the operating system was not Unix well their machine will be a crap! Tell me, why do you buy a MacBook Pro 17” to run at the same time two virtual machines? Do you said “…People who buy Mac’s or iPhones for the hardware are plain stupid, ignorant, or both….” and you buy a 17 inch MacBook Pro to run two virtual machines? Maybe you use the virtual machines just for testing! I’m thinking to leave definitely Apple machines. Why? Due to my computing needs and due to App Store! By this way we will have to buy all apps for mac! In my humble opinion Apple is currently in fashion. As far i can notice, most people buy Apple such because is fashionable! They just use it for photos, email, internet surf and nothing more. For me a computer have to give what it has and what has not!
Apenas um Serviçe Pack para o Mac, por isso o preço até acho elevado, devia ser à borla
Vou explicar isto da maneira mais simples possível de forma a que até uma criança de 5 anos entenda:
Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) EQUIVALE a WIndows Vista.
Mac OS X 10.7 (Lion) EQUIVALE a WIndows 7.
Se consideras que o WIndows 7 é um Service Pack para o Windows Vista, então podes chamar o Lion como um Service Pack para o Snow Leopard… mas estás errado 🙂 .
Se conhecesses o Mac OS X saberias distinguir… como não conheces, o teu comentário revela somente a tua ignorância sobre sistemas não Windows.
Permite-me discordar, mas diria que o Vista equivale ao Leopard (10.5) e o Windows7 ao Snow Leopard (10.6). Não há nenhuma razão especial para que seja doutra forma, ainda para mais tendo cada equivalente sido introduzido em alturas idênticas.
Além do preço ser uma surpresa, acho que ficou por referir, que uma única compra dá para instalar até 10 Mac’s através do mesmo Apple ID.
Sim, isso é mais uma grande vantagem…. muito grande mesmo.
isso explica em parte o porque da pirataria de sistemas operativos ser mt menos nos mac
alias vesrsão integral windows custa na worten do vivacci guarda 224 euros p mac os anda pelos 52 euritos.
é quase um 5:1 de diferença
Essa versão de 52 euros é uma licença até 5 computadores em casa!
A verdade é que neste momento por qualquer lado que se olhe o custo é significativamente menos! E a Apple já garantiu margem suficiente para continuar a fazer isso nas versões seguintes.
É um pequenina vantagem, quer se queira quer não. Bem mais importante do que se imagina, pois acelera o desenvolvimento ao aumentar a adopção do novo software.
Os computadores novos a partir de Julho já vem com o OSx LION ou continua a ter que fazer o Upadte via apple store?
Boa pergunta, acho que já vêm com o Lion, sim. Assim como os Macs que foram lançados antes de sair o Snow Leopard passaram a vir com o mesmo depois de sair.
Podemos experimentar isto em windows numa maquina virtual?
Yes you can! Follow this instructions: http://www.redmondpie.com/how-to-install-mac-os-x-snow-leopard-in-virtualbox-on-windows-7/
Isto é que é um Excelente SO… Nasceu marcado para ser assim, e é assim no seu Melhor… Não toma conta de todo o mundo, mas domina o Mundo dele 🙂
Quem não tem cartão de crédito, como paga e faz o update pro Lion?? É o meu caso…
arranja um… penso que é a unica maneira de ter appstore, acho que os mbnet e cartoes temporarios não funcionam…
Tenho quase a certeza que o MBNet funciona e não há nada como experimentar para ver se resulta – não corres nenhum risco!
Arranjo um é fácil de dizer… ninguém dá cartões a desempregados… 🙁
Se estás desempregado porque estás tão apressado em fazer o upgrade para o Mac OS X Lion? Não tens mais onde gastar o dinheiro? Além disso, se estás desempregado porque compras computadores Apple? Com metade do dinheiro consegues fazer exactamente o mesmo num PC! Por amor de Deus, é como diz o “aka” mais acima, Apple está na moda e os portugueses como gostam de estar sempre na moda só dizem e fazem disparates! Se dissesses que não querias colocar o teu número do cartão de crédito na App Store vá lá que não vá, agora dizer que não tens cartão de crédito porque está desempregado e usar computadores Apple, bem como, andar aflito para fazer o upgrade para o Mac OS X Lion para mim é algo que já me ultrapassa para não dizer outra coisa! O dinheiro não te faz falta para outras coisas? Enfim…
E que tal meteres-te na tua vida e deixares de fazeres juízos sobre o que cada um quer ou não quer comprar!!
esse comentário foi muito estúpido… isso quer dizer que um desempregado não pode ter um mac…?
já pensaste que amanhã podes ser tu a estar numa situação dificil… e ouvires comentários como o teu …
Se a pessoa quer ou não fazer upgrade é única e exclusivamente da sua conta e nada temos a ver com isso. Estamos aqui todos para ajudar e não para criticar…
Um desempregado pode com certeza ter um Mac. O que me faz confusão é alguém estar desempregado, dizer que ninguém lhe dá um cartão de crédito por isso, e estar aflito para fazer o upgrade para o Mac OS X Lion. Por amor de Deus, quem está desempregado devia estar com outras prioridades e preocupado com outra coisa. Como disse e muito bem, eu nada tenho a ver com isso, simplesmente acho, e penso que tenho direito a ter opinião, que as prioridades das pessoas estão todas trocadas actualmente e por isso temos a sociedade que temos. Dou-lhe um exemplo muito simples, eu graças a deus apesar de poder, não vou fazer o upgrade para o Mac OS X Lion porque não estou para meter o meu número de cartão de crédito na App Store! Tão simples quanto isto!
Tu tens direito a qualquer opinião e até em expressá-la, por mais rude e fora de contexto que possa ser…
Agora, ficas é sujeito a “levar na tola” por fazeres juízos pessoais num fórum onde é suposto se discutir tecnologia. Tu não conheces as pessoas de lado nenhum, por isso se queres ser respeitado começa por respeitar minimamente os outros!
Enfim… olha o que escreveu o Ppietra tem muita verdade. Há juízos que nunca se devem fazer pois a subjectividade das palavras pode levar a que estejas a dizer uma barbaridade…
Por vezes, quando não há nada de interessante para falar… o silêncio é de ouro!
Além disso, quem trouxe a vida pessoal dele para aqui foi ele ao dizer não tem cartão de crédito e que ninguém os dá a quem está desempregado! Uma vez que ele se sentiu no direito em trazer a vida pessoal dele para aqui também me sinto no direito de dizer aquilo que penso!
Uma vez informei-me sobre o MBNet, precisamente porque não tenho cartão de crédito… e o que me disseram é que pra se usar o MBNet, tens de ter cartão de crédito à mesma… a vantagem do MBNet é dar-te acesso temporário… de qualquer das formas ainda vou confirmar, pois já fiz isso à anos…
o MBNet funciona com cartão de débito ou crédito, portanto o meu cartão multibanco deve dar, certo? O senão é que apenas alguns balcões do meu Banco o suportam e não o Banco no seu todo… tou fod… vou ter de mudar de banco…
das informações que tenho penso que não dá… o MBNet é temporário e a conta será cancelada no dia seguinte, o que depois se necessitarem de voltar a ir buscar o Lion terão que o pagar novamente.
Nesses casos sugiro que vão ao banco e peçam um VISA ou Mastercard sem plafond (com débito directo em conta). Se acharem que é uma potencial ameaça á vossa conta, abram uma só para este efeito… e peçam então o cartão sobre essa conta sem plafond (podem explicar no banco que é apenas para este efeito).
O facto do MBNet ser temporário não terá qualquer efeito sobre a capacidade de voltar a ir buscar a compra no futuro – tu podes mudar o cartão de crédito associado à tua conta iTunes/Apple, até podes deixar de ter cartão associado; basta apenas pensar que todos os cartões de crédito têm uma validade!!! A única coisa que interessa é a tua identificação com uma conta iTunes/Apple.
O facto de ser temporário pode, no entanto, criar problemas na aceitação do pagamento, se por algum motivo demorarem a processar.
se calhar nao me expliquei bem…
como normalmente (tenho um colega que ja teve esse problema), o pagamento não é processado de imediato, a coisa acaba por ser cancelada. tendo em conta que nas condições da conta se indica que deve ter sempre um cartão válido e que um pagamento falhado implica a desactivação da conta, isso acontece… (e já aconteceu). Quanto o cartão de crédito associado expira, recebes um email antes do final do prazo a dizer para trocares sob pena de cancelarem a conta.
O MBNet funciona se tiveres um cartão de débito, sem qualquer problema!
Quanto à tua segunda afirmação não percebi o que queres dizer! O MBNet nada tem a ver com balcões de banco, podes facilmente pedir através duma caixa multibanco, e depois funciona para muitas das compras online – obviamente que não funciona em todos os lados, daí não te dar uma certeza para este caso.
Olha lá ó “Enfim” (curioso este nome…) deste conta que a única coisa acertada que disseste “é algo que me ultrapassa…”??
Quem foi que te encarregou de me policiar, mais a forma como gasto o dinheiro que tenho? És alguém importante, é? Um doutor da moral, talvez? Se tivesses aberto a boca pra ajudar…
Queres ajuda então aqui fica a ajuda. Se tens NetBanking cria um cartão de crédito temporário e vais ver que funciona. Esquece lá isso do MBNet! Agora te digo uma coisa, acho que andas com as prioridades todas trocadas, mas o dinheiro é teu e a vida é tua! Não quis ofender, mas simplesmente faz-me confusão estas coisas. Boa sorte!
Ppietra, o que quis dizer é que na página do MBNet, fui levado para ver os bancos que suportavam este protocolo e no drop down de entidades bancárias listadas, do meu banco CCAM, surgem apenas alguns balcões especificados e não o banco em si, como sucede com as outras instituições… se fores à página do MBNet e navegares um pouco, entenderás…
Ainda sou gajo pra mandar um mail ao Steve Jobs a questioná-lo sobre esta decisão de acabar com o suporte em DVD para venda dos novos SO´s… 😀
Por esta altura, já devias ter percebido que devias ter ficado calado da primeira vez… mas como insistes em continuar a falar quando não deves, porque não experimentas bochechar a boca com Tantum Verde? Vais ver que da próxima vez que a abrires não vai cheirar tão mal…
O Enfim não quis ofender… deu-lhe para dizer aquilo e depois pensou melhor e lá compreendeu que não o devia ter dito.
Vamos serenar as águas que é sobre tecnologia o tema de hoje. 🙂
Porque é que não devia ter dito? Quem trouxe a vida pessoal dele para aqui foi ele ao dizer não tem cartão de crédito e que ninguém os dá a quem está desempregado! Uma vez que ele se sentiu no direito em trazer a vida pessoal dele para aqui também me sinto no direito de dizer aquilo que penso!
Meu amigo: eu não trouxe vida pessoal alguma para aqui! Tu ofendeste-me ao quereres fiscalizar-me e dizeres o que devo fazer com assuntos que não te dizem minimamente respeito. Pela tua conversa e pela falta de maturidade em perceberes que depois da asneira inicial devias ter ficado calado, presumo que deves ser um cachopeco qualquer que se arroga o direito de ser doutor de moral, com bem menos idade que eu. Vê se percebes de uma vez por todas que te deves calar! Eu solicitei ajuda pra lidar com um problema técnico sobre tecnologia e não conselhos de um badameco qualquer sobre como devo gerir o meu dinheiro! OU AINDA NÃO PERCEBESTE? Já que não tens discernimento e maturidade pra dares conta do teu erro e pedires desculpa, faz a última coisa honrável: CALA-TE!!!!
1º Percebo mais de Unix, Linux e MS Windows do que 99,5% dos que aqui andam! E estou a ser mesmo muito modesto!
2º Indicares que não tens cartão de crédito nem que ninguém os dá a quem está desempregado (deduzindo-se daí que te encontravas nessa situação) se não é do foro pessoal então não sei do que será! Podias perfeitamente colocar a mesma questão sem mencionares que te encontravas nessa situação! Contudo, quero lamentar desde já que te encontres desempregado e desejo que saias dessas situação o mais rapidamente possível.
3º A tua questão não é do foro técnico, mas sim do foro comercial.
4º Fiz um comentário que não entendo ofensivo, mas simplesmente achei que as questões que colocaste, e que insistias constantemente, facilmente obterias resposta ligando gratuitamente para a Apple!
5º A minha intenção nunca foi ofender, mas sim expressar a minha opinião. Penso que estamos num país livre com liberdade de expressão e de pensamento!
6º Se te ofendeste não devias. Tens que aprender a aceitar as opiniões dos outros, da mesma forma que eu, apesar de ter demonstrado que discordava, procurei ajudar-te!
7º Se alguém foi mal educado foste tu com os teu último post! Se me acusavas de ser mal educado, ao ler o teu post facilmente se percebe quem é o quê!
8º Não me interessa para nada a tua vida pessoal e muito menos “fiscalizar” a tua vida. Certamente te deves achar muito importante para ter interesse em semelhante coisa!
9º Lamento que o meu comentário tenha sido tão mal interpretado. Bem sei que algumas pessoas podiam não se sentir bem ao ler o que escrevi. Simplesmente disse o que senti exercendo o meu direito de opinião num fórum!
10º Por último, dou por terminada a minha intervenção neste fórum. Não vou pedir desculpa porque entendo que não fui mal educado com ninguém, apesar de o terem sido comigo!