PplWare Mobile

Lula não quer comer o que a Microsoft vende

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. arkan says:

    Esse presidente do meu país nao sabe fazer e nem falar nada, ele fala demais, 90% das obras do pac 9programa de aceleramento do crescimento ta tudo parado, e ele não faz nada NADA do que ele falou ele fez, 3% e olhe lá.

    Com a crise do senado para vcs terem ideia um senador pagava o empregado da filha dele com 12mil R$, cerca de 3mil euros mensais, e ele o sem dedo presidente-lula, q para mim é polvo. Falando q isso é normal.

    tudo q esse presidentizin fala, eu ignoro, falou q a crise chegaria no brasil uma marolinha, e milhares de vagas foram fechadas, eele fez uma festa de são joão (festa junina) com mais de US$50 mil de gastos.

    Presidente desses, ng merece….votei no Serra, e esse aí não merece nem meu aperto de mão qndo veio visitar a empresa aqui, com cheiro suado, e fedendo.

    • arkan says:

      e outra, indagado num programa de um outro ser babaca, perguntaram se ele verificava os emails e ele sabe o q falou:
      -euu meu caro, não sei nada de informatica.

      Então ele nem sabe o q é windows, ou melhor como ele falou: Uindos.

      Nem sabe o q é software livre q para ele deve ser uma pessoa sem bolas de presidiario, assim q eu ver o video no youtube eu coloco, aqui. foi a cerca de 6 meses.

      • Henrique says:

        Cara.. voce eh daqueles que foram abandonados pelo letrado FHC.VC deve ser daqueles que tudo que eh americano eh melhor …. Voce carrega claramente em seu comentario uma carga grande de preconceito.

      • Gilmar says:

        Estou ciente de que o espaço aqui é voltado e dedicado à Informática de forma geral, e peço desculpas se eu contrariar algumas das regras aqui.
        Se assim for, basta avisar-me que corrijo tal falha, não a repetindo mais.
        Lendo o post do Arkan aqui, meu conterrâneo, me senti no dever de chamar-lhe a atenção para um pequeno detalhe. Mas, antes quero que saibam que sou apolítico e procuro ser imparcial e impessoal em quaisquer questão, sejam quais forem, o mais que posso.
        Dito isso, tanto a questão do software livre, quanto à administração do país, e também à da própria conduta pessoal, não pode estar sob uma avaliação afetada, parcial e julgativa, pois percebe-se não estar usando critérios éticos e nem princípios dos quais não pratica ou pouco conhece
        Com que abrangência e profundidade, ao fazer suas colocações e afirmativas, buscou antes de serem expostas?
        Será que foram feitas por impulsos, instinto, raiva, revolta?
        Será que foram ditas por puro desabafo?
        Será que da mesma forma que julga, critica e aponta erros e falhas da administração do Presidente, e também da conduta do mesmo, julga a si mesmo e se cobra tanto quanto o faz e demonstra aqui?
        Hora, jogar pedras em telhados de vidro é fácil e muito cômodo!
        Já disse aqui neste espaço democrático, que nós, humanos comuns, temos o péssimo hábito de reclamar, julgar, comparar, enxergar facilmente os erros dos outros, e nós nos acharmos, ilusoriamente, que não somos e nem temos nada disso!!!
        É preciso estar MUITO acima do padrão, do grau e do nível ao qual voce se refere, apontando erros e defeitos, para dizer com conhecimento de causa, como fazer melhor e sem falhas.

        Espero sinceramente que não se sinta afetado com tais palavras, ao ponto de “soltar as feras”, pois não as dirijo apenas a ti, mas a todos nós que cometemos tais injustiças e infâmias, por quase toda nossa “curta” existência terrestre.

        Todas as pessoas, inclusive voce, eu, o Presidente, na Verdade, todas e quaisquer pessoas neste Planeta, fazemos “sempre” o melhor que podemos.
        Ninguém “normal” faz mais do que pode!!!
        Pode alguém fazer algo além daquilo ao qual as próprias forças e capacidades, o limitam e ou o impedem de ir além?
        Quem, sendo pessoa comum e normal, o fez um único dia?
        Se o fez, era até onde podia ir, naquele momento!!!

        Irmão, tente ver o melhor em tudo, pois é exatamente aquilo que era possível neste/naquele momento; no nosso momento!
        Afaste de tua mente o péssimo hábito de “ver os ciscos nos olhos dos outros”, mais do que nos próprios!
        Tente ver “que as coisas são como são”!
        Buscando fazermos o melhor que pudermos sempre, contribuirá muito mais com melhorias e desenvolvimento como um todo!
        Muita Paz Irmão!

        • Gostei do seu comentário e concordo em grande parte, mas olhe que na política há muita corrupção e jogos de interesse (pelo que vejo mais no Brasil do que em Portugal), poucos ou nenhuns são os que fazem “pelo bem do povo” 😉

      • Nello Boratto says:

        Eu tenho vergonha de ser brasileiro.

        • Vergonha de ser Brasileiro!??. É o CUMULO DO ABSURDO.

          Vc deveria era ter vergonha de falar uma infamia destas.

          Qdo vc renega sua propria raça vc renega td aquilo q existe em vc. Vc renega seu passado, vc denigre a imagem de seus antepassados que procuraram da melhor forma construir um pais melhor para vc. Vc tem vergonha de dizer que é filho de seus pais, pq seus pais são filhos do Brasil (mesmo se não forem brasileiros).

          Somos uma nação com suas qualidades e defeitos como qualquer outra. Temos muito de bom e algumas coisas q td’s nos podemos mudar.

          Hj vc tem a oportunidade de estar aqui neste forum ainda q dando uma opnião RIDICULA sobre como negar suas origens. – Reflita, qtos pessoas de outras nações (africa por exemplo) q talvez nunca terão uma oportunidade como a sua, pois mal tem o q comer e ainda assim não renegam suas origens.

          Reflita MUUUUUIIIIITTTOOOO sobre suas palavras.

          Espero q um dia vc possa renascer em uma nova nação na qual seja ao menos mais inteligente e pare de falar besteiras em foruns.

          Um forte abraço pobre amigo desisludido.

    • CarlosMC says:

      Não saber dum assunto não impede ninguém de ter bom-senso (e vice-versa, como nós, aqui em Portugal, infelizmente bem sabemos – não que eu pretenda que quem toma decisões cá o faça com conhecimento de causa).
      No futuro se há-de ver quem ganhou independência tecnológica e quem ficou dependente da dos outros.

    • Vibes says:

      O que se passa no Brasil em termos politicos é bem parecido com o que se passa em Portugal: é o ambiente do bota-abaixo. O próprio Lula disse isso recentemente numa entrevista com o Mário Soares: quem ler um jornal no Brasil, pensa que está tudo mal e o país está a andar para trás.
      O mesmo se passa em Portugal, as pessoas só se sabem queixar, a comunicação social é especializada em deitar abaixo o que de bom se faz e exagerar tudo o resto. Países irmãos até no queixume.

    • Leonardo says:

      Preconceituoso! isto é porquê o lula não esqueceu do nordeste como outros presidentes fizeram… Nunca nenhum presidente deu tanto orgulho ao Brasil como este que é do povo e fala o que tem pra falar na cara de qualquer um… Que infeliz comentário…

    • Luiz says:

      “tudo q esse presidentizin fala, eu ignoro”
      Alguém que ignora o discurso de quem quer criticar não deve ser levado a sério. Arkan, aprenda a escrever e volte depois…

  2. Paulo Cesar Semblano da Costa says:

    Antes de qualquer comentário é preciso conhecer a realidade brasileira, um país até hoje escravo da oligarquia financeira internacional.
    Sabe-se muito bem que há séculos os governos instalados no Brasil não se preocupam em governar para o povo brasileiro. E muito menos este atual, que não é diferente dos demais nesse sentido, além de ser ligado ao que de pior existe do comunismo internacional ateísta e satanista.
    Portanto essa decisão não está ligada a uma posição técnica ou de economia aos cofres públicos, mas uma atitude de obediência aos donos ocultos do poder mundial e de submissão à ONU.

    • Nuno says:

      Nao devias de parar a medicacao. Faz-te mal

    • ColdSpirit says:

      Paulo Cesar Semblano da Costa diz:

      “…além de ser ligado ao que de pior existe do comunismo internacional ateísta e satanista.
      Portanto essa decisão não está ligada a uma posição técnica ou de economia aos cofres públicos, mas uma atitude de obediência aos donos ocultos do poder mundial e de submissão à ONU.”

      Devias mesmo de parar a medicação, está a fazer-te mal.

      • Comunismo no Brasil ???

        Vc acha q o Brasil fica a onde então? Na lua por acaso. Vc ta ficando é louco meu amigo.

        Presados amigos q aqui visitam este forum.

        Sou Brasileiro deste q nasci, conheço meu pais e sei das dificuldades q enfrentmos. Tenho muito orgulho de ser Brasileiro.

        Concordo com o amigo Paulo Cesar Semblano da Costa qdo ele diz q a polica do pais há seculos não se preocupa em governar. O q acontece é q devido esta politica adotada é impossivel mudar o pais de uma hora para outra.

        Para mudar o pais é preciso de varios governos q tenham a politica voltada para governar o pais, caso contrario nem mesmo o presidente dos Estados Unidos conseguiria dar geito no pais.

        O Lula é a prova de q qualquer pessoa governa o pais. Com td respeito (votei nele e votaria novamente)ele é semi-analfabeto e pouco sabe se expressar, então como ele governa o pais? Simples com uma serie de pessoas as quais tem seus interesses voltados não para um pais, mais para si proprios.

  3. Guilherme says:

    Infelizmente nada é feito sem segundas intenções nesta nossa terrinha de ninguém. O software é livre, e os contratos com empresas de consultoria são vultosos, incluindo contratos com a empresa do filho do digníssimo senhor presidente da república.
    É uma pena que a moral falte muito em nosso país.

  4. Apesar de não estar no vosso país para ver aquilo que dizem, esse tipo de corrupção não me parece nada estranho.

    Contudo até essa questão tem um lado positivo, noutros países pagam-se os contratos volumosos de serviços e as licenças escandalosas à micro$oft.

    Ao menos aí só se pagam os contratos volumosos.

    Mas há outros exemplos de boas praticas de implementação de software livre e também aqui na europa como por exemplo na camara de berlim.

    Seriam politicas a seguir também por cá e um pequeno passo já foi dado, os computadores do E-trafulhicezinha já têm windows e uma versão de linux, pode ser que alguem tenha o bom senso de por os miudos nas escolas a usar o linux. UPS, esqueceram-se de dar formação aos professoresna utilização dos softwares existentes nos magalhães.

    Toca a abrir os olhos, as eleições estão aí e felizmente estamos longe do Irão.

    Cumprimentos

  5. Guilherme Trigueiro says:

    Brasileiro reclama de tudo e não sabe de nada. Votar em tucanos é não ter memória. Lula é o maior presidente brasileiro dos últimos 25 anos!

    • João Gabriel says:

      Sim e o que mais afundou o país em menos de 4 anos 🙂 .

    • Leonardo says:

      Muito bem Guilherme! Finalmente um comentário de verdade…

      • Quem acha q politico não rouba acredita até em papai noel.

        Td’s presidentes tiveram seus defeitos e qualidades.

        O Fernando Herinque até então um ilustrissimo PhD não deu conta do pais, vc o Lula com td respeito um metalurgico q mal deve ter o ensino tecnico vc’s acreditam q seria diferente.

        Para mudar o pais é preciso mudar nossos governantes.

        Sou a favor de punições severas para aqueles q roubam do povo e simplesmente saem na boa, isto é uma vergonha. Para mim o politico q rouba do povo deveria ser julgado como um cidadão comum e ainda ter sua pena multiplicada, triplicada … . Afinal, não esta roubando de um, esta roubando de td’s.

  6. Paulo T. says:

    E eu que tinha uma boa impressão deste homem, li algures uma noticia sobre o petróleo quando ele dizia “petróleo do Brasil é dos brasileiros” pensei que ele fosse um bom presidente e que aproveitasse os recursos para ajudar o país a sair da crise. E com esta medida do software livre (que o Sócrates podia igualmente aderir) parece-me bem conseguida.

    • Isto é mesmo engraçado.

      Se ele declarou q somos auto-suficientes em relação ao petroleo, então pq pagamos R$2,57 por litro de gasolina se em paises q nem produzem petroleo seu custo é bem inferior ao nosso.

      Gostaria muito de saber pq isto acontece.

  7. Manuel José says:

    Antes de mais, devo dizer que sou português. Portanto, não posso dizer se ele é bom ou mau presidente, se cumpre ou não as promessas. Mas neste aspecto tem toda a razão, o software livre tem capacidade para inúmeras tarefas, e assim poupa-se muito dinheiro em licenças. Como já disse no fórum, não sou anti-Microsoft, apesar de gostar mais do Linux.

  8. Jose says:

    Eu acho que isto é mais, por serem pobres. Linux é um Sistema Operativo, mais estável, leve e grátis, ao contrário do Windows.

    • Bruno says:

      E desde quando isso tem haver com o poder aquisitivo total de uma nação? Isso é economia, e economia visa corte desnecessários de custo. A Microsoft tem corte de custos, os EUA têm corte de custos, quem não poupa seu dinheiro esse sim tem um espírito de pobre.

      Lula pode não saber muito (nada) sobre informática, mas ele sabe que economizaram seus milhões por ano, fora o que os analistas disseram ser mais seguro. Então porque não apoiar?

      Estou cansado de Ad Hominem!
      Ataquem o argumento, não o argumentador!

    • João Gabriel says:

      Sim gosto do Windows e linux(software livre)porém qual o melhor?
      Difícil opinar não?O melhor na minha opinião é aquele que quando chego em casa ligo o micro ,acesso a internete ,faço tudo que gosto e tudo que preciso 🙂 .
      Então este é o melhor 😉 .

  9. Pedro Rebelo says:

    Eu não sei… mas eu nao preciso de pagar nenhum software graças ao acordo do Socrates com a microsoft… pra mim é bom assim tenho acesso a toda a tecnologia microsoft sem ter de pagar um centimo… o meu instituto tem todo o software q preciso.

  10. João Gabriel says:

    Este presidente Lula é uma piada.
    Onde o governo está implantando software livre?Bom!pelo menos aqui em São Paulo ,até agora só vi software propietário ou seja produtos da (Microsoft)que ele diz que não queria, em orgãos publicos(Correios,Fórum Eleitoral,Agências da Caixa,Escolas Estaduais etc… ,e outra ,uma vez quando exibido uma planilha de gastos do senado adivinham qual pacote de escritório estava instalado nos computadores 🙂 .
    Mais uma vez este governo de merd… tentando se promover as custas dos outros (e o pessoal do fisl10 não deveriam sentir orgulho por esta visita pois não vejo motivo nenhum,pois o que ele só fez e esta fazendo é afundar mais ainda o nosso país) ,como o arkan disse “Esse presidente do meu país nao sabe fazer e nem falar nada, ele fala demais”.
    Sim isso mesmo acaba falando e fazendo tanta merd… que deveria ficar quieto,e não fazer mais nada.Mais uma vez foi aplaudido por fazer o que ele mais sabe contar mentiras, entrar em contradições,e enganar o povo,por essas atitudes jamais vou aplaudir este presidente.
    Outro ponto que quero citar é que só os produtos Microsoft é lembrado e os outros softwares propietários?

    “Rala peito presidente”

    • o_unico says:

      Quantos computadores existem no governo? Não se troca tudo de uma hora para outra.
      Para que falar palavras de baixo calão numa discussão? E ainda mais repetí-lás?
      Como ele afundou, aprofunde mais o seu comentário

      • João Gabriel says:

        o_unico 😕 -já começou errado não quer se identificar,”Tá com medo?Porque veio?” vamos lá

        1-Quantos computadores existem no governo? Não se troca tudo de uma hora para outra.

        Não sei, não tive tempo para contar todos 🙂 ,e não estou falando de computadores e sim de software livre. Você assistiu o vídeo acima prestou atenção ,pelo que o presidente diz parece que o governo usa software livre há tempos.

        2-Para que falar palavras de baixo calão numa discussão? E ainda mais repetí-lás?

        Peço desculpas então :).Mais também considero palavras de baixo calão como essas “a crise econômica lá fora é um Tsunami aqui no Brasil é uma marolinha”
        que piada presidente 🙂 o índice de desemprego é o maior desde 2001,e o mensalão…Essas palavra que você julga de baixo calão é que a quase todos brasileiros revoltados com esse governo gostariam de expressar em meu lugar,e não encontro palavras que as substituam no momento.

        3-Como ele afundou, aprofunde mais o seu comentário

        Você vive no Brasil?Se vive você mesmo pode responder essa 😉
        Enfim esse weblog é sobre informática e não política,só fiz o comentário sobre o governo do presidente Lula ,pois acho que mais uma vez ele quis se promover as custas dos outros ,conseguindo atenção e aplausos com esse discurso totalmente contraditório.Para opinar precisa conhecer.

        • o_unico says:

          É necessário? Rômulo Viana Lima

          1) Há um bom tempo na minha federal se usa software livre. É uma mudança demorada.
          2) Não sejamos hipócritas, nenhum presidente vai dizer em crise: “estamos perdidos, corram para as colinas.”
          realmente ssa marolinha não me antingiu ainda. Comprei até carro novo esses dias.
          3) Vivemos num país onde somos divídidos entre 3 poderes: Executivo, legislativo e judiciário. Pelo que eu saiba os Anões do orçamento, mensalão e tantos outros são coisas do legislativo (senadores e deputados) e não diretamente do Lula (executivo).
          Seu comentário parece uma repetição dos comerciais do DEM.
          Não se aprofunda.

          • João Gabriel says:

            Você entendeu,o que eu disse?Parece que não, então vou apenas repetir da próxima vez vou desenhar 😛 .

            E espero que seja a última vez que tenho que responder ,tenho coisas muito mais importantes para fazer 😉

            É necessário? Rômulo Viana Lima

            Claro!Até parece que estou falando para uma pessoa que que se esconde, que tem medo de expressar seus pontos de vista,ou seja,um ninguém.

            Não sejamos hipócritas, nenhum presidente vai dizer em crise: “estamos perdidos, corram para as colinas.”
            realmente ssa marolinha não me antingiu ainda. Comprei até carro novo esses dias.

            Sim ,então você acha que o povo brasileiro é burro ,que basta o presidente falar que não existe crise nenhuma e todos vão se conformar e viver felizes ,perdendo o emprego,passando fome ,…e eu que sou hipócrita?

            realmente ssa marolinha não me antingiu ainda. Comprei até carro novo esses dias.

            Nossa que bom,então é isso ,você não foi atingido pela crise econômica e por outros problemas (como aqueles que passam fome, precisam de saúde,moradia,que perderam o emprego , a dignidade )e não têm ,por isso,esta tão satisfeito com o governo,agora coloque-se no lugar dessas pessoas,você não estaria aqui falando bem do governo ? Hein?.Só falta você dizer que agora também não é culpa deles se é para isso que nós elegemos os políticos . Hein?

            Vivemos num país onde somos divídidos entre 3 poderes: Executivo, legislativo e judiciário. Pelo que eu saiba os Anões do orçamento, mensalão e tantos outros são coisas do legislativo (senadores e deputados) e não diretamente do Lula (executivo).
            Seu comentário parece uma repetição dos comerciais do DEM.
            Não se aprofunda.

            😯 Só contaram pra você 🙂
            Tá bom. tudo o que eu colocar aqui neste comentário eu sei que vai ser perda de tempo mesmo. E se colocar todos os escândalos desse presidente nossa não sei quando vou terminar ,e como já disse tenho coisas importantes para fazer ,vou deixar o povo que não é burro analisar,já sei que a maioria têm a opinião parecida com a minha.

            Enfim esse weblog é sobre informática e não política,só fiz o comentário sobre o governo do presidente Lula ,pois acho que mais uma vez ele quis se promover as custas dos outros ,conseguindo atenção e aplausos com esse discurso totalmente contraditório.

          • João Gabriel says:

            Só para não perder a oportunidade .

            Rala peito Rômulo Viana Lima

    • Rodrigo Hernandes says:

      “São Paulo ,até agora só vi software propietário ou seja produtos da (Microsoft)que ele diz que não queria, em orgãos publicos(Correios,Fórum Eleitoral,Agências da Caixa,Escolas Estaduais etc…”
      ____________________________________________________________
      vamos por parte
      a troca do software demora um tempo , não é de dia para noite , meu cunhado trabalha na Caixa Econômica Federal , ele me contou que os caixas eletrônicos já forma substituído o software para Linux e que provavelmente em breve vai ser trocado também todo sistema dos bancos da Caixa
      escolas estaduais são responsabilidade dos governos estaduais e não da Nação

      • João Gabriel says:

        Você assistiu o vídeo acima prestou atenção ,pelo que o presidente diz parece que o governo usa software livre há tempos.Não estou falando só do sistema operacional Linux que é livre também(código aberto)mais de outros softwares livres,que também funcionam no Windows 😉 .

        “escolas estaduais são responsabilidade dos governos estaduais e não da Nação”

        Tudo bem como você quer ,retiro escolas estaduais então e mesmo assim o que mudou foi só o meu comentário 😛 .

    • Felipe says:

      Aqui na prefeitura da minha cidade todos os computadores das secretarias municipais já migraram pra linux.
      Acho que é, realmente, questão de tempo.

      • João Gabriel says:

        Você endtendeu,o que eu disse?Parece que não, então vou apenas repetir da próxima vez vou desenhar 😛 .

        Você assistiu o vídeo acima prestou atenção ,pelo que o presidente diz parece que o governo usa software livre há tempos.Não estou falando só do sistema operacional Linux que é livre também(código aberto)mais de outros softwares livres,que também funcionam no Windows 🙂 .

  11. trambulhao says:

    @arkan

    Realmente, o Brasil antes do Lula era ótimo, de primeiro mundo. Não havia corrupção, fome, violência,.. o salário (de todos) que não aumentava a vários anos era uma maravilha, mesmo assim.

    Bom, isso quer dizer q você não concorda com o que foi dito pelo Lula no vídeo acima, certo?

    Porque se disser que sim, já não sei o que pensar.

    Preso por ter cão e… por não ter…

    Com sinceridade, pra mim ele não é um bom presidente, mas é o melhor de sempre.

    Já agora.. lê a opinião de algumas pessoas sobre o desempenho do Lula nesse fórum.

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060821170305AAqtVHM

    Quem diz que é bom: justifica.
    Quem diz que é mau: .. enfim..

    • viperbruno says:

      Se o que esta ai é verdade… eu digo uau. Sou Português mas tenho que admitir que nunca vi ninguém a fazer tanto por um pais. Cria saber por algum brasileiro se aquilo é verdade, mas desde já os meus parabéns.

      • Marcelo says:

        Sou Brasileiro, votei no Lula da primeira vez e no adversário na segunda vez. O Lula obteve dados econômicos e sociais muito bons. Sou empresário e sinto diferenças sim e grandes. Porém o partido politico do Lula (chamado de Partido dos Trabalhadores – PT) era até a eleição do Lula um partido que se dizia acima da corrupção, sem falhas éticas. Mas o que se viu com a administração do Lula é que o país continua afundado na corrupção como sempre esteve, seja com Lula ou com o FHC (presidente anterior ao Lula). Ou seja, o que consta naquele site é sim verdade e mesmo com a crise não houve uma mudança tão significativa naqueles dados. Mas ainda temos muito a crescer e a melhorar, e espero que nas próximas eleições saibamos escolher um presidente comprometido com o crescimento econômico do país. Abraço e espero ter ajudado um pouco no seu questionamento.

        • viperbruno says:

          Obrigado pela resposta. Só fiquei com uma duvida. Para ti o Brasil esta melhor com Lula ou sem ele?

          Cumprimentos,
          viperbruno

          • Damy says:

            Com certeza o Brasil está melhor com Lula do que com qualquer outro presidente recente.
            A diferença na questão da corrupção é que antes não se descobriam os podres da política como hoje.
            Hoje em dia a Polícia Federal tem mais autonomia pra agir. Pena que o judiciário não esteja seguindo o mesmo exemplo.
            Mas um dia a gente chega lá.
            Abraços!

  12. Ricardo says:

    Para software livre e gratis, e sem custos, ate que caga dinheiro ate dizer xega!

    De onde vem eu não sei, mas que os do software livre são tão xupistas como a microsoft disso tenho eu a certeza, pk a muitos anos que ninguem da nada a ninguem de graça, e pela experiencia de vida que tenho, o pobre e sempre quem paga, de uma maneira ou de outra! Eu n defendo nem microsoft nem software livre nem mac, cada um xupa a sua maneira!

    • Pedro Rebelo says:

      O gajo da apple até é sério e tudo… de um momento para o outro passou para 1º na lista de transplantes….

      por amor de deus eles é q ganham e nós ficamos para aqui a falar…. até parece futebol….

    • Jorge F. Mendes says:

      A escrever “xupa”, “xupistas” e “xega”, duvido que essa tua experiência de vida seja muito grande. Aposto nos 14 anos. 😉

      A sério: e que tal cultivar-se um português melhorzinho nos comentários? Acho que não era muito má ideia.

      • Pedro Rebelo says:

        é pá eu escrevo como eu qro.. não gostas não leias…

        vives num pais livre

        • Jorge F. Mendes says:

          Por viver num país livre é que posso pedir mais cuidado no português que se escreve.

          Se te incomoda ver alguém a pedir mais atenção ao português, tens a hipótese de aderir ao teu próprio remédio: não leias.

  13. Lucas says:

    Realmente com o software livre o páis terá uma forte economia, porém muitas das entidades benefiadas com computadores do governo estão trocando o Linux pelo Windows. Acontece que muitas não possuem condições de comprar licenças, então estão usando Win XP pirata.. isso é de uma certa forma é um incentivo a pirataria..

    Na cidade onde eu moro, até os PCs da prefeitura e de escola são piratão..

  14. marcos says:

    Antes de falarem mal do Lula, parem e vejam. Alguns brasileiros só sabem reclamar! E eu posso falar, com muito tranquilidade, que o Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve. Quem está fora não sabe, mas o Brasil nunca esteve tão bem economicamente e socialmente. Então, falar que ele afundou o país é piada. O Brasil se saiu extremamente bem com essa “crise”.

    Não se iludam com comentários isolados que falam mal do presidente. O Lula está com recorde de aprovação entre todos os outros políticos da história. Mais de 80%. Então, como pode ser um mau presidente? O brasileiro sabe que o Lula é um ótimo presidente, é que algumas pessoas só sabem reclamar e falar mal do governo.

    • Gilberto says:

      Caro compatriota.
      Nós nunca tivemos um Presidente que tivesse vindo de uma origem trabalhadora como um metalúrgico. Nós brasileiros deveríamos nos orgulhar desse fato. Todavia, o referido Sr.Lula, virou a casaca logo nos primeiros meses de mandato. Trocou definitivamente o macacão pelo terno e gravata e passou a fazer o jogo da elite dominante. Sua maior competência é a demagogia. Conseguiu macular o único diploma que recebeu na vida e decepcionar os brasileiros mais atentos. Lamento muito que 80% do nosso povo ainda esteja enganado pela propaganda dirigida.

      • Bruno says:

        Gilberto, você por acaso viu isso?
        http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060821170305AAqtVHM

        Rebata com informações sérias e consistentes, algo com propriedade (Nada de falar de corrupção não comprovada) Agora, não é este o tema do tópico!

        • Erich Oliveira says:

          Me amigo Bruno, antes de mais nada vamos nos atualizar, e apesar de achar qua dados gerados a 3 anos atrás façam diferença vamos olhar pelo lado mundial, muitos países tiveram um bom rendimento e isso não é devido aos seus presidentes.
          A midia tem ajudado muito o país apesar de ainda ter muita manipulação a midia nacional já vem tendo uma melhora ajudando o brasileiro a ter uma melhor noção do que realmente é o Brasil.
          não digo que o Lula seja um mal presidente, mais também não digo que ele foi um bom presidente. É dificil criticar, por isso não me arrisco.

  15. Nuno José says:

    A antiga presidente da HP não sabia nada de impressoras nem de computadores e já devem saber o que ela fez da empresa.

    Mas Lula sabe uma coisa é perceber a diferença de usar um software que provoca importações para outro que trás exportações.

  16. viperbruno says:

    Ler um discurso ensaiado é fácil… LOL

    • Bruno says:

      O importante é a presença e o apoio, nenhum outro presidente fez isso antes, então a popularidade (Imprensa) do fórum(FIsL) aumenta muito e pode dispertar interesse da população também, o que ajuda a retirar o preconceito de Linux e derivados que as pessoas possuem.

  17. Rui Oliveira says:

    Re-centrando o tópico (e deixando as questões políticas aqui de lado) acho que no brasil é que se tem juízo.

    Para quando a adopção do ODF em portugal como formato oficial do Governo? Será que o facto de um formato ser um standard mesmo assim não demove o governo português para o adoptar preferencialmente em relação ao formato proprietário (e não standard) de sempre?

    Já agora deixo o meu offtopic para dar os parabéns ao nosso povo irmão pela conquista da taça das confederações em futebol. Vi o jogo e foi bem merecido 🙂

    • Bruno says:

      @offtopic
      Muito obrigado!!!
      Fiquei sabendo disso através de vc, da última vez que tinha visto estava 2×0 para os gringos, que virada!

      Trabalhar de domingo me deixa cada vez mais extressado;)

  18. J.C says:

    Por vezes quem menos sabe de um assunto é quem tem a mente mais aberta a ver todas as possibilidades. Logo os comentários acima de que se o Lula nao percebe do que falou não devia opinar, acho errados.

    Agora o problema do Lula é saber mesmo se ele tem moral ou não para falar.

  19. Francelo says:

    Trabalho no governo federal brasileiro e há sim um grande incentivo ao uso de softwares livres, isso vai desde de sistemas que o usuário comum não percebem, tais como os utilizados em servidores, bem como o openoffice/broffice. Eu mesmo tive resistência no início e hoje percebo que o openoffice atende plenamente minhas necessidades.

    A Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (www.enap.gov.br), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão possui cursos as distância relacionadas a utilização de software livre, de forma a incentivar e divulgar a utilização dos mesmo.

    Desta forma entendo que o presidente Lula, não está “falando demais” e sim relatando fatos em prática no governo federal brasileiro.

  20. Roberto says:

    Devemos sempre ter a mente bem aberta, mas não tanto para que o cérebro não caia. Falou-se de tudo um pouco. Ética, política, corrupção. Mas o facto é que ninguém sabe quantos computadores dos governos usam qual SO. Esse olhar para o linux não seria uma farsa? Algo como tentar conseguir manipular preços do windows? Daí vem a maldade: Quanto a microsoft me daria para escolher seus produtos? Essas compras nunca são feitas às claras; só se fica sabendo (talvez) muito tempo depois.

  21. NT says:

    Bem para quem se queixou que o ppl do Brasil não tinha um Magalhães…

    Acho que esta “decisões” politicas não são nada mais, nada menos que publicidade. Magalhães gerou emprego???? Aonde é que ele anda, se me disserem que “salvou” a JP Sá Couto tudo bem, mas a linha de montagem já existia, apenas “mudou o cheiro”…. Portanto gerou 0.
    Depois levamos com os “standards” da Microsoft, nem nos dão grande escolha.
    Outra coisa, não sei o que se passa no continente mas aqui nos Açores(S.Miguel) os professores (e os “responsáveis” pelo Magalhães) nem sabem que o portátil vem com um filtro, se não acede à net é porque o mesmo está bloqueado para não aceder (tirando os sites que estão nos favoritos) não é avaria do Magalhães.

    Sem dúvida o Magalhães é uma grande ferramenta, mas enquanto servir para brinquedo para os putos não chatearem muito e ser uma “arma” politica, de nada serve, só mesmo para fazer rolar alguns trocos do bolso de muitos contribuintes.

    A ideia de ter um “Pais” a apoiar o software livre é CINCO ESTRELAS pois nem todos gostamos de Microsoft, ou Mac… Imaginem que só tinham uma loja, uma marca, etc.

    • J.C says:

      Salvou a JP sa couto mais que nao seja porque estando a mesma sob. investigação, criou agora um problema as autoridades de avançar de forma celere com o processo, pelo menos até que passem as eleições 🙂

      E criou emprego… agora temos professores que cantam e tudo 🙂 Pena é que os magalhães não estejam a ser usados no terreno como se esperava.

      Pelo menos enchem barrigas, dado que já vi alguns a venda em lojas de material de segunda mão por 100 e tal euros.

    • are says:

      E com este governo só temos JP sacouto e microsoft….

  22. Atenção à genealogia. Não são irmãos, são filhos. Irmãos são os galegos. Os italianos são primos e os chineses não são da família, sequer.

  23. Penguin Community says:

    Se o governo Português adoptasse Linux em metade do que o Brasil tem feito, já tínhamos poupado milhões.
    Mesmo com a crise, o estado prefere, nem sequer fazer concursos públicos.
    Sinceramente, não sei para que servem certas e determinadas entidades, que deviam regular este tipo de coisas.

    _
    http://penguincommunity.blogspot.com/

  24. are says:

    Se o governo fosse governo e não desgoverno, teriamos mais emprego, se o proprio governo icentiva-se as empresas portuguesas a produzir software teriamos mais emprego, se o magalhaes só tivesse caixa mágica eu apluadia. tb poderia trazer windows, mas ai seria a microsoft a pagar e não o governo. Assim vai o desgoverno…
    já viram o valor dos nossos impostos que vai para a microsoft? somem licensas de windows, office e softwares de gestão “navision”, em ministerios e autarquias? nem calculam…
    Viva o caixa mágica que é TUGA, viva o que é nosso…

  25. Pedro Coelho says:

    Boas

    Eu sou português e por isso, não sei se o Lula é corrupto ou não, se tem boas ideias ou não (a maior parte das notícias não chega cá com a isenção devida para nos sentirmos confiantes nas nossas opiniões sobre isso), mas vejamos que independente de tudo a aposta em software Open Source terá boas consequências, nem que seja na poupança de uns milhares ou milhões em licenças.
    Cá em Portugal o nosso governo criou um slogan “Compre o que é nosso” e nós temos cá o Linux Caixa Mágica que é desenvolvido por uma empresa privada e apoiado (pouco) pelo estado, o Alinex que é da Universidade de Évora e também apoiado pelo Estado e que penso estar em alguns ministérios e secretarias de estado e ainda temos o Linius que é do Ministério da Justiça, portanto do Estado. No entanto, em vez de apostar no que é nosso para que haja mais possibilidade de desenvolvermos as capacidades de quem criou esses OSs, para o E-escolas foi comprar milhões de euros de licenças (Há dois anos falava-se em 38 milhões de euros só em licenças Windows para o E-escolas, e falta acrescentar mais estes dois anos…) e ainda falta acrescer as licenças do Office 2007 que também são oferecidas com o programa E-escolas. Neste programa, apenas um modelo de portátil da Insys vem com o Linux instalado, nos restantes só Windows e segundo os fabricantes, perde-se a garantia se se instalar outro sistema operativo que não Windows.
    Pensem que se o governo tivesse obrigado nesse programa se utilizasse Linux, teria criado o seguinte efeito:
    1. Nenhuma marca internacional se teria proposto ao programa, escepto talvez a Dell e a Lenovo (IBM) que são as únicas que possuem portáteis com Linux.
    2. Ao excluir a maior parte das marcas internacionais, as marcas nacionais ganhavam terreno e para além da Insys, mais se juntariam e estaríamos a comprar o que é nosso.
    3. Se o Linux obrigatório fosse uma das nossas distribuições (gosto particularmente do Alinex que é muito semelhante ao Ubuntu), também estaríamos a apostar no que é nosso.

    Conclusão: Quem ganhava com isso? As empresas portuguesas de portáteis, pois para além da Insys, as restantes ficaram de fora; As empresas e Universidades que têm apostado no Linux e que não têm sido devidamente apoiadas; O Estado (e todos nós indirectamente) já que isso faria reduzir os custos em licenças; E finalmente, todos nós, pois cada vez mais estamos dependentes de software proprietário e isso, por muito bom que seja (e é) o software da MS, não deixa de ser uma empresa privada, cujo objectivo final é sempre a rentabilização dos seus produtos. Quando nos tornamos dependentes de algo, pagamos sempre o que for necessário para obter o produto na nossa dependência, e quanto menos dependemos de software proprietário, menos possibilidades há de os preços dispararem.

    Portanto, penso que sim que a MS é muito necessária pelos produtos que possui, mas que também devemos e inclusive temos que apostar mais nos produtos Open Source (software livre) para evitar uma dependência muito grande.

    • Ricardo says:

      a insys é uma marca?? não sabia lolol, primeiro a insys é um autocolante de um portatil barebone da marca compal!

      Depois se o linux vier para as escolas e para as instituições publicas, não se poupa 1 cent!

      Quando tu compras o windows pagas 25% de iva, a empresa que tu vende paga 13% de irs sobre o lucro, a empresa que o distribui tambem 13% sobre o lucro, alem disso pagas uma parte dos funcionarios envolvidos e da carrinha que o levou, ao qual tambem reverte lucro para o estado!

      O ser gratis não resolve nada, não poupa dinheiro a ninguem, e so dá dinheiro a alguns! O gratis é uma desculpa gasta de fanboys, promovida pelos intervinientes em projectos linux, muitos dos quais os financiamentos não são transparentes e falhando pouco tempo depois esses projectos!

      • Bem, se não tivesses dito compal, ficava com medo que algumas pessoas te levassem a sério, mas assim não.

        Os 25% de IVA e o resto das tuas contas também te tiraram qualquer credibilidade de quem associasse o compal ao compaq e te perdoasse por isso, se bem que acerca da Insys estás na mesma enganado.

        Boa tentativa de espalhar desinformação, na mesma!

        • Coiso says:

          Quanto ao software livre já disse o que tinha a dizer. Tenho pena que se calhar a ignorância não está deste lado. Até porque eu não estou contra o software livre nem o código aberto, até porque é forma mais fácil de o meio académico evoluir que é a base para a ligação com a realidade empresarial.
          Eu sou contra a promoção do software livre como padrão, sou e sempre serei. Quem o quiser desenvolver está à vontade, mas só tem 3 motivos para isso. Ou é académico, ou é puro hobby ou então é para auto-promoção.

          Mas como tu podes ver, o Linus vive de rendimentos da sua Fundação sem fins lucrativos, mas que o levou a ir morar para os Estados Unidos:
          http://www.linuxfoundation.org/about/join/individual/join

          E também poderás reparar na quantidade de gente que deixou o seu trabalho para se juntar à causa de trabalhar de borla: http://www.linuxfoundation.org/about/staff

          Já para não falar dos pelo menos 45 programadores que a Fundação no seu arranque tinha a trabalhar para si de borla.
          Aspectos de segurança, empenho (este é subjectivo), responsabilidade colocam-se em causa com o software livre. Vais dar a cara quando um sistema operativo falhar de uma forma crítica. És tu que te predispõe a pagar os prejuízos e ser responsabilizado pelas falhas?

          Quanto à vontade de saber ou deixar de saber, para quem fala da marca de pc’s COMPAL como tu falas demonstra muita vontade de pesquisa, mas eu dou-te uma ajuda:
          http://www.compal.com/index_En.htm

          • Bem, tu dizes uma coisa e depois outra… tudo bem.

            A ignorância está deste lado? Talvez, mas acerca do software livre é uma opinião que como tu também tens, mas ao contrário de ti, não a mudo de comentário para comentário.

            Quanto ao compal, não conhecia a marca, e como o resto do discurso estava errado, deduzi que fosse um typo e, como tal, nem pesquisei sobre o assunto. Uma falha com a qual concordo contigo que poderia ter sido facilmente evitada. Não deixo de manter o resto que disse.

          • Coiso says:

            Eu também para ser honesto, confesso que no primeiro comentário apenas ouvi o video e não percebi a relação entre o software livre e open source. Para ser sincero não costumo ouvir nem ler referencia a “software livre”. Já tinha lido sobre open-source e código aberto. O que realmente são um bastante diferentes com a interpretação que tive do video, do qual não consegui deduzir isso e mesmo no site do dito FISL não consegui entender as suas motivações.

            Mas contra o open-source (aka código aberto) tenho muitas coisas a favor, como disse desde o inicio. Não concordo com tudo, mas sou a favor da maioria das suas motivações.

          • Software livre e Open-Source (aka código aberto) é a mesma coisa. O que aqui se fala também é de software gratuito (aka freeware). 😉

          • Coiso says:

            Enganei-me numa frase: onde se lê “Mas contra o open-source” deve ler-se “Mas sobre o open-source”

          • Coiso says:

            Percebi isso à posteriori, mas tal como disse não estava familiarizado com o termo software livre, até porque não é bem a tradução para open-source, mas fica aqui o meu auto-reparo. 🙂

        • Ricardo says:

          peço perdão mas são da marca clevo, e se tu dizes que um gajo diz uma asneira muito grande porque não arrancas o autoculante insys e comprovas tu mesmo o que la esta por baixo!

    • J.C says:

      Por acaso fiquei curioso… onde foste buscar esse valor dos 38 milhoes?

      É que esses 38 milhoes a dividir por 500 mil computadores da mais de 70 euros por licença e segundo me lembro os valores eram muito inferiores a isso. Uma licença OEM do XP custava praticamente isso. Acho muito estranho que sendo uma iniciativa para o ensino que o custo de licenciamento seja essa. Nao nos esqueçamos de que a MS tem preços especiais para o ensino, que inclui professores e alunos, muito mas mesmo muito mais interessantes que os OEM.

      A ser verdade alguém está a xular o estado. E não acredito que seja a MS. Acredito mais que seja a JP Sa Couto.

  26. Erich Oliveira says:

    Olha pessoal o pplware, é um blog português e talvez nossos queridos amigos portuguêses não tenham visto as gafes que o nosso querido presidente molusco “LULA” tem tido desde o começo de seu mandato. Mais eu acho uma excelente iniciativa do governo Lula a adesão ao Software Livre. Apesar de ter certeza de que a aparição do presidente foi mais um pedido de Marcelo Branco, já que ele possui uma forte influência no meio.

  27. Coiso says:

    Eu sinceramente espero que o Sr. Lula tenha noção que uma grande parte da economia do Brasil está ligada aos especialistas, nomeadamente da área da informática e que eles não vivem de ar e vento. O Software livre é muito bonito, mas é preciso termos em conta que quem programa (como é o meu caso) tem de se sustentar. Sinceramente acho muito perigoso a dita batalha entre o código aberto e o restante. Porque, tal como se costuma dizer, o segredo é a alma do negócio e as pessoas tem de compreender e aceitar que se lhes pagam pelo trabalho delas, os programadores também gostam. Se há abusos de posição dominante resolvem-se. Eu também sou contra elas e já agora deixava aqui um desafio a todos os defensores do dito software livre que me digam o que fazem da vida e já agora eu também gostava de uma industria automóvel livre e de uma industria alimentar livre, eu gostava de ter de borla. Acho que tenho toda a legitimidade de o exigir, já que para além da concorrencia natural que a empresa onde trabalho possa ter, teremos também a concorrencia do software livre.

    • Bruno says:

      Voce esta preso a paradigmas. Veja alem do que eh possivel. Abra sua mente e veja que a troca de conhecimento eh algo bom, nao ruim.

      • Coiso says:

        Paradigmas?
        Comer e dar de comer aos filhos, como tem de dar os milhares de brasileiros, portugueses e de todas as nacionalidades que vivem do desenvolvimento de software é um paradigma? Não percebo porque não me fornecem um carro de borla, ou combustivel, ou comida… que paradigma é esse? Que paradigma é o que nos diz que a ciencia só evolui com guerras e catástrofes? Isso sim é um paradigma. Que paradigma é o que me diz que para aparecer um computador foi preciso haver uma guerra mundial ou que para aparecer energia renovável foi preciso termos um buraco do ozono, isso sim é um paradigma. Vais ao cinema e pagas? Porque é que não has-de pagar para ter um software que custou horas de trabalho a uma equipa? Assim como assim, se calhar é preferível a profissão de programador desaparecer. Ao que parece a profissão de programador é um paradigma O software livre é que vai revolucionar o mundo (e não me refiro ao código aberto, que são coisas distintas). Essa do paradigma realmente foi muito boa. Tens de a vir contar em directo a quem paga as contas e está 8 horas ou mais por dia a bater com a cabeça no teclado para fazer um produto e depois chegas tu e dizes-lhe que aquilo deveria ser de borla… E convence-nos a seguir que só com o software é que isso se aplica…

        Tem lá paciência, mas isso não convence ninguém. E ainda te desafio a dizeres-me quantos mercados se vêm forçados a concorrer contra produtos que tem custo 0 ao consumidor.

        E depois o software livre é tão bom que a maior parte de quem desenvolve de borla tem lá o link para o belo do “donativo”, se calhar sabe-lhe bem receber alguma coisa.

        • Não compreendes mesmo a ideologia Open-Source… não te culpo… nota-se pelo teu discurso que nem estás preocupado em saber…

          • Coiso says:

            O Open-source não se enquadra em nada com o video que foi isso que eu comentei. O Lula diz que não quer pagar para comer o que a Microsoft lhe põe na mesa. A Microsoft oferece um produto, o Lula não quer, não compra (está no direito dele) vai ter é de pagar na mesma para desenvolver o que quer. Agora o que ele deu a entender é que tudo fica de borla porque o software é livre e o open-source ou software livre não implica que o trabalho seja de borla. Mas quando tu compras 2 carros, pagas impostos pelos 2, pagas em cheio os 2. Queres ter tv por cabo em duas casa, pagas duas licenças, aliás pelos contratos, pelo menos em algumas empresas, pagas por TV.
            Se tu pagas tudo ou quase tudo à unidade de utilização, porque é que a utilização do software deveria ser diferente. Porque é que deverias comprar uma unidade de instalar em dezenas de computadores? Tal como o Lula diz, eu não sou obrigado a comer tudo o que o Open-Source me dá, como algumas (bastantes coisas até) mas não como tudo.

  28. @Coiso (desculpa mas lá em cima estava a ficar “apertado” para se ler)

    Lá está.

    Estás a confundir software livre com software gratuito (freeware), o que (infelizmente) é bastante comum.

    Eu não digo que não se deva pagar por software livre, o que eu acho ridículo é pagar por uma coisa da qual não tenho oportunidade de saber como funciona, e terei de voltar “aos mesmos” para me resolverem qualquer problema!

    Eu se compro um carro, quero poder resolver problemas dele, não quero ter que levar à marca!

    Obviamente que se não perceber nada de mecânica, levo o carro à marca OU a outro mecânico que consiga resolver o problema.

    Aqui o que está em causa é a LIBERDADE DE ESCOLHA, que rapidamente se traduz em muitos ou poucos custos.

    Sou programador e todo o software que desenvolvo para os meus clientes é open-source. Se eles quiserem ir a outro lado pedir ajuda, podem!

    Ofereço serviços muitas vezes a nível de helpdesk e até mesmo programação porque sei que vai facilitar a vida às pessoas.

    Eu quando comecei a aprender, adorei o facto de poder pegar em programas, ver o código e mexer nele, compreender como funcionava e não acho bem tirar esse privilégio às pessoas.

    A meu ver com software proprietário o avanço tecnológico ou mesmo até social é sempre limitado. Com software livre como padrão (quem quiser comprar, que compre!), acho que as perspectivas de existir um mercado com maior qualidade e competitividade eram muito melhores.

    Falaste também numa perspectiva interessante que era relativamente a outros mercados.

    Existe quem coma de graça, quem tenha acesso a medicamentos de graça, etc. Achas que era melhor se pagassem?

    Por exemplo: não achas que toda a gente deveria ter acesso gratuito e incondicional a uma ligação à Internet de pelo menos 512Kbps? Acima disso sim, poder-se-ia pagar, porque já era um privilégio e não (o que deveria ser a meu ver) um direito!

    Não achas que o País estaria melhor se todas as pessoas pudessem entrar num curso superior pago pelo Estado?!

    Isto pode parecer utópico mas não é. Gasta-se muito dinheiro mal gasto.

    Obviamente que ao “impor” (como dizes que o Lula diz) software livre às pessoas é contraditório e eu nunca estaria de acordo com isso pois retira a liberdade de escolha às pessoas. Simplesmente acho que o padrão e aquilo a que temos direito (na minha perspectiva) deveria ser gratuito.

    • Coiso says:

      E agora que os mal entendidos foram resolvidos, concordo a 100% com o que dizes.

      E acho que a MS está a fazer um esforço para abrir o código o mais que pode (“quer”). Podes ver isso na plataforma .Net, nos documentos do Office 2007 e sei que nesse aspecto não há volta a dar e tem de ser esse o caminho, até porque a MS já percebeu que só tem a ganhar com o open-source. Há mais 3rd partys a desenvolver para plataformas da MS.

      Quanto as licenças de utilização, concordo que os preços praticados pela MS sejam elevados, mas também não posso discordar da politica de licenças (com excepção do preço praticado), quando há outros mercados que funcionam da mesma forma e se fossem todos regulados da mesma forma eu comia e calava.

      Concordo que as pessoas que compraram um produto tenham o direito de o alterar como bem o entenderem, terão é de ter noção que são as responsáveis pelo bom e pelo mau funcionamento dele. O que nos leva depois ao seguinte: quem é que responsabilizamos pelo software que colocou mal os professores ou que estava a permitir a duplicação de multas na DGV (para já podemos acusar as empresas de software dos amigos dos ministros ou secretários de estado), mas e depois? Dentro de casa cada um sabe de si, o meu maior “problema” está nas ferramentas que vão prestar um serviço público.

      Porque lá está, eu posso comprar marcar uma viagem directamente ou contratar uma operadora para não ter esse trabalho.

      Quanto aos acesso gratuitos que referes eu concordo, mas temos de nos colocar do lado do prestador do serviço. Se for o próprio estado, os seus rendimentos são os nossos impostos, por isso seria só uma utilização do que já é nosso por direito. Se for uma empresa particular, alguém terá de suportar os custos de ter esse serviço e mais uma vez concordo que diluído pela sociedade não custaria tanto (máfias e compadrios à parte, claro)

      • Estamos a entrar em sintonia hehe.

        Relativamente à tua questão da responsabilização digo-te isto: a empresa que der suporte!

        A vantagem do software livre (que não é tradução de open-source, mas um “alias” de “open-source software”, já que o software de código aberto é livre) é que não existem os tais custos de licenciamento ridículos!

        Depois, alguma empresa teria de desenvolver (ou adaptar de algum já existente) esse tal software, mas de forma a que, se essa empresa se revelasse ter preços incomportáveis, outra empresa poderia fazer as correcções (claro que esta instabilidade não é ideal, mas acho que não teria de se procurar assim tanto até encontrar alguma empresa “capaz”).

        Ainda continuando com a responsabilização, podes ver o que acontece actualmente: são empresas que pagam licenciamentos, upgrades, etc. e mesmo assim se acontece algum problema ninguém é responsável, pois nas licenças existe sempre o tal texto “(…)o software, dado que possui uma estrutura complexa, é passível de obter problemas, como tal, não podemos ser responsabilizados, blá blá blá”.

        O próprio Windows que pagas (e bem pago), com as falhas de segurança que tem, nunca viste ninguém a processar a Microsoft por ter ficado vulnerável, pois não? Lês o EULA deles e percebes que não tens garantias 🙂

        Se não concordas com a adopção do software livre como padrão para serviços públicos só por causa da “responsabilização”, acho que tens de rever o que acontece com o software proprietário 🙂

  29. RiCARDO says:

    O que ele come é o dinheiro ao povo brasileiro!

    Ainda no outro dia, num Café, vi um senhor ja reformado de nacionalidade Brasileira, que foi militar, estudou teologia, um monte de coisas… e ele disse, que se o mandassem matar o Lula, o fazia sem problema nenhum!

    Via-se no homem, que não tem nenhum agrado para com esse “senhor Lula”(Que só tem a 4ª classe).

    É lamentável isto, sendo o Brasil uma das maiores economias mundiais, terem lá um pastel a “comer o que é de todos”.

    Cumprimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.