PplWare Mobile

Lisboa em 3D no Google Maps


Autor: Pedro Simões


  1. LMSS says:

    Mudem a imagem do estádio 🙂

  2. Olivas says:

    Coimbra também já tem edificios em 3D.

  3. André Silva says:

    Fazer o Alvalade XXI em Sketch Up é digno de um deus, Parabéns a quem o fez 😀

  4. Marisa Pinto says:

    Muito fixe!
    Tenho andado a explorar o Google Earth também. Passo as terdes em New York, eheh 🙂

  5. Wilson Silva says:

    O Pedro Simões é do Sporting? Já não venho mais ao PPlware 😛

  6. Martins says:

    É bastante dificil a navegação desta maneira em 3D…

    Pra isso é mil vezes melhor o BIRD’S EYE da Microsoft do Virtual Earth… conseguimos ver de lado, e os VERDADEIROS edifícios,…

    Nada como a realidade, por isso esta é uma ferramenta pobre…

    Ou então CLARO, ao nível do CHÃO, o STREET VIEW da Google, que ainda só dá Lisboa e Porto por cá, mas daqui a 2 meses vão aparecer mais umas 15 cidades portuguesas, e essa sim é uma ferramenta 1 milhão de vezes melhor…

    Nada como a realidade….

    Pra quem ainda desconhece, e lembrem-se que há muita gente por aqui que desconhece certas ferramentas mt úteis e de topo:

    ——————

    No Microsoft Bing Maps, acedam a Bird’s Eye, e vejam imagens tb de fotografia, ligeiramente de lado, o que dá uma panorâmica fantástica…

    No Google Maps, acedam e arrastem o boneco amarelo que se situa no scrool de lado, e vejam PORTO E LISBOA com imagens REAIS a partir do nível do chão…

    Testem…..

    • Joao Campos says:

      O Street View não é só Lisboa e Porto. Em Setúbal também existe, pelo menos um pouco.

      • Martins says:

        lolllllll…

        tu já viste o que dá de Setúbal????

        dá a N10, mas isso tb dão umas dezenas de outras estradas no país…

        DE CIDADES, só dá Lisboa e Porto…

        Daqui a 1/2 meses darão mais de 15 cidades totais, e toda a Área Metropolitana de Lisboa e Porto…

  7. Ricardo Almeida says:

    Basicamente o que o ficheiro kmz faz é indicar a cidade de Lisboa… Um bocado inútil, não? E não precisamos de aceder ao Google Earth para isso, mesmo no Google Maps já tem os edifícios em 3D.

    • Sim, provavelmente será inútil estarmos a facilitar a vida aos nossos leitores. És capaz de ter razão…

      E quanto ao Google Maps, era conveniente que lesses o artigo todo. Na última linha tens uma referência a essa possibilidade e, inclusive, o link para acederes:

      “…ou através da layer Earth do Google Earth.”

      Mas como sempre as opiniões valem o que valem…

      • Ricardo Almeida says:

        Ui, se ler o artigo com AINDA mais atenção, mais lacunas vou encontrar.

        Vamos por partes. Os edifícios foram criados no programa SketchUp e não só, também é possível criar edifícios utilizando a ferramenta Google Building Maker, tal como explicado no Blog oficial do SketchUp. Nessa ferramenta nós podemos criar edifícios em 3D, utilizando apenas o browser. Aqui têm o link: http://sketchup.google.com/3dwarehouse/buildingmaker?hl=en&utm_source=bldmakerpage&utm_medium=web&utm_campaign=bldmkerconversions

        Para criar mais detalhes, aí sim, utilizamos o Google SketchUp. Muitos edifícios existentes em Lisboa foram criados apenas utilizando o Google Building Maker.

        “Este recurso ainda só disponível na cidade de lisboa, permite ao utilizador passear pelas ruas e olhar para os edifícios como se de facto estivesse no local.” Não só está incorrectamente escrito o nome da cidade, como também não é verdade que os edifícios em 3D só se encontrarem em Lisboa. Isto induz os leitores em erro. Tal como já foi referido em alguns comentários, existem bastantes cidades com os edifícios em 3D. O que está correcto, é afirmar que em Portugal, apenas a cidade de Lisboa é que tem mais de 14000 edifícios em 3D.

        “Poderá encontrar na cidade edificios e monumentos em tres dimensões.” Mais dois erros…

        “Podem utilizar para isso o ficheiro KML disponivel abaixo…” Mais outro…

        O estranho é utilizar o link que vai parar ao Mosteiro dos Jerónimos e quase não se notar o edifício em 3D… Não seria melhor utilizar o link desta forma? http://maps.google.pt/?ie=UTF8&ll=38.697711,-9.206085&spn=0.001901,0.004128&t=f&z=19&ecpose=38.6966835,-9.20416457,103.24,-55.671,65.697,0

        Em relação ao ficheiro kmz, a visualização encontra-se demasiado alta para se poder verificar a existência de edifícios em 3D, devia estar mais baixo. À aquela altitude, ainda não se vêem os edifícios. Portanto não se está a facilitar a vida aos leitores, quando ainda podia estar mais fácil.

        Mas tudo bem, a minha opinião vale o que vale…

        Cumprimentos!

        • E para dar a minha resposta, e por que a mereces, deixo apenas a última frase do teu comentário anterior: “Mas tudo bem, a minha opinião vale o que vale…”

          E quanto aos erros ortográfico, obrigado por teres reparado e indicado. Já os corrigi. É que escrever até às tantas da manhã todos os dias tem destas coisas. Por vezes escapam pequenos erros.

          Obrigado mais uma vez.

  8. matroska says:

    Antes ainda do Google Earth, havia um projecto que ia colocar a cidade toda em 3D, na altura era pioneiro… eu cheguei a ver on-line, parte da cidade já digitalizada. Alguém se lembra disso?

  9. É bom chegar aqui ao pplware blogue que visito religiosamente todos os dias por ser referência na qualidade e constante actualização de informação e ver ali o Alvalade XXI, edifício modelado por mim e ver de volta dele esta saudável discussão 🙂
    Ver o nosso trabalho no blogue que todos os dias seguimos sem contarmos é de nos deixar com um sorriso na cara.
    Para todos os visitantes aqui do pplware podem ver muitos mais edifícios da iNovmapping, LDA espalhados por todo o país, somos uma empresa de modelação 3D geoespacial, temos edifícios desde o norte em Chaves, em Coimbra centro, até aqui em Lisboa, passando agora pelo muito falado nestes dias santuário de Fátima.
    Estes edifícios agora acrescentados não foram feitos pelos utilizadores, mas sim pela google, através de modelação em massa partindo de fotografia aérea obliqua, tal como qualquer um pode fazer no já aqui falado “modelador de edifícios 3D”, mas para que Lisboa fosse escolhida para ser modelada pela google muito contribuiu a comunidade que já tinha centenas de edifícios feitos mostrando que em Portugal temos muita gente a trabalhar com qualidade nesta área.
    Claro que a diferença de qualidade de modelar um a um e isto agora apresentado é brutal, perde muito do realismo possível.

  10. Wow! No había visto esto. Increíble, qué trabajon! Aunque la verdad es que sketch es excelente para hacer este tipo de cosas con un esfuerzo mínimo. Nada complicado como 3DStudio, etc.

    Un saludo,
    Flavio B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.