PplWare Mobile

Linux recebe vídeo de aniversário da Microsoft

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Miguel says:

    Rp: Se não podes vencê-los junta-te a eles!

    • Vítor M. says:

      Olha… foi o que me passou logo pela ideia. 😀

      Mas é uma estratégia muito inteligente, por parte da Microsoft. É importante ter noção do futuro perante as tecnologias do presente, neste caso, as tecnologias de topo.

    • xumbinho says:

      nada como colocar uma galera a trabalhar de graça e depois vender uma interface estilo windows, office e suporte…. viva a escravidão free

  2. Hi World! says:

    Porque talvez a Microsoft não goze de um monopólio tão controlador como tinha nos anos 1990?

    Para isso, tudo o que aconteceu na década passada fez com que a atitude tivesse que mudar, não só da Microsoft, como também das outras marcas tecnológicas (e dos seus utilizadores).. 🙂

    • Marcelo Barros says:

      Mas nem todas, a Apple vai no caminho contrario.
      Mas tem vindo a ganhar terreno devido aos fanboy que querem ser da elite.
      Mas como sempre as marcas que chegam a um determinado patamar, acabam por ser odiadas “todos usam isto, já não quero”, lolo

      • Vítor M. says:

        Estás errado. E penso que devas corrigir a tua visão. A Apple tem equipamentos e desenhou novos segmentos que vieram trazer evolução ao mercado.

        Isso de fanboys é apenas uma desculpa idiota que algumas pessoas utilizam para espantar algumas falhas de personalidade. Temos de aceitar que quem domina é porque tem alguma vantagem e quando se fala em ferramentas produtivas… então não serão modas nem essa idiotice de elite que predominam.

        Todas as grandes empresas têm ciclos de desenvolvimentos, vimos os ciclos da IBM, da Microsoft, e temos agora o grande auge da Apple.

        O Linux,se abrires a mente e deixares entrar conhecimento, partiu de uma base comum ao Mac OS, o Unix, por isso se justifica determinada evolução tendo em conta a estrutura sólida.

        Depois há outros factores. A Apple, como a Microsoft e como a Google, são empresas que estão no mercado para gerar lucro, todos os produtos são para gerar directa ou indirectamente proveito financeiro.

        A Microsoft tem um segmento que lhe pertence, o segmento industrial e sempre esteve aí bem munido financeiramente. Mas a semente foi deixada no meio doméstico, onde ainda lidera e será difícil perder tão cedo essa liderança.

        Mas o mercado, as necessidades e os recursos não são estáticos, assim nasceram outras necessidades e foram criados segmentos que absorviam essas necessidades. Dou-te alguns exemplos:

        A Apple é das empresas mais fortes no que toca a players móveis, lembro-me que durante mais de uma década foi a Sony, com o seu Walkman, depois o mundo evoluiu e vieram os discman e mais tarde os leitores de MP3… hoje é iPod.

        Nos computadores pessoais a Apple traz e fez história, mas nunca teve relevo até que o mundo exigiu mais facilidade e mais equipamento intuitivo, de tal forma que o próprio Linux, com o UBUNTU, distro muito intuitiva, cresceu, e a Apple com os mais recentes sistema operativos começou a captar também o sector doméstico, pois o empresarial já lhe era familiar.

        Mais tarde com os telefones, a Apple entrou com um modelo, o iPhone, já muito depois a supremacia da Nokia e da RIM, no mundo.

        Hoje o iPhone vende que se farta e foi importante para a marca aumentar o seu portefólio.

        A Google também soube ver essa necessidade e soube ver que o gigante Nokia estava com dificuldades e criou também ela um novo segmento, dentro do segmento mobile.

        A Apple continuou a desenvolver tecnologias intuitivas e lançou os tablets. Hoje, os tablets, são uma ferramenta de trabalho em muitos sectores, são uma ferramenta lúdica e “obrigou” o mundo a acompanhar a tendência.

        Estes produtos e toda um outra gama, já sem falar nos milhões que a empresa ganha com acessórios, ajudou a sustentar e a aumentar um projecto ambicioso. Desenhar tudo, desde o equipamento hardware, como o sistema operativo, serviço conexos e software. É ambicioso e mais ninguém o faz.

        Isso levou a que outras empresas usassem mais recursos, a Microsoft teve e ainda tem problemas no sector dos smartphones, a Nokia está em apuros, a RIM… está complicado, a HP nunca mais conseguiu lançar o seu WebOS e outros parceiros ficaram tapados pelo Android (que cabe em todos os nichos dentro do segmento).

        Agora a Apple, assim como a Google o tenta fazer, está a tentar puxar a fasquia nos sistemas operativos.

        A Microsoft tem um bom produto mas está mais lenta a desenvolver, Linux tem a componente hardware que não impulsiona a sua propagação e a Google tem um modelo avançado demais para o tempo actual, ao ponto de ser inútil no presente.

        Esta é a radiografia, de forma muito básica, sobre o panorama mundial da tecnologia de consumo.

        Espero que consigas ler tudo para não dizeres inverdades convenientes 😉 e mostrares um pouco de desinformação.

        • eu mesmo says:

          alguns reparos

          a Apple n lançou os tablets, nem os leitores de mp3, nem mesmo os smartphones, mas a máquina de marketing da Apple fez desses segmentos o q são hoje (e nisso há que reconhecer e agradecer :D), a Apple tem um “clube de fans” relativamente pequeno, mas o facto de fazer produtos apelativos do ponto de vista estético combinado com a atenção dos media q consegue recolher é uma receita potente… quem n ficou de boca aberta quando viu o primeiro iphone?

          segundo reparo, dizer q o ChromeOS é “inutil” no presente é exagero a n ser q vivas em Africa… n há razao nenhuma para n ser 1 concorrente mto forte dentro do segmento dos netbooks por exemplo. à frente do seu tempo? sim certamente mas pq apontar isso como defeito quando quando é a Apple a fazer isso é “estar na vanguarda” e um caso de “alguém tem q dar o primeiro passo” (portas thunderbolt? obrigar os clientes a comprar à parte leitor óptico para os portáteis? sem falar numa unidade externa de armazenagem?)? lembro q o ChromeOS ainda está em teste nem sequer está acessivel para compra.

          outra coisa, fanboys existem… uma pessoa pode gostar mto duma marca, mas n reconhecer quando as coisas n sao boas é um sintoma de fanatismo e disso há mto na apple na minha opiniao, de certo q mtos acharam q a Apple n tem falhas

          exemplos:
          – android reconhecer (ou nao) o problema de dar demasiada autonomia aos carriers e aos fabricantes em termos de updates do OS (a fragmentação), etc

          – iphone reconhecer (ou não) a falta de liberdade de personalização dos aparelhos, etc

          e para finalizar, a concorrência é uma coisa especialmente positiva para o consumidor

          • Sear says:

            Estavas tu a escrever, e eu a pensar no mesmo dentro da minha cabeça.

          • Andre says:

            Faco tuas as minhas palavras

          • Gaius Baltar says:

            Eu não li na resposta do Vítor que a Apple criou os leitores de MP3, smartphones ou os tablets, apenas que revolucionou o género.

          • Bruno Nestas says:

            “segundo reparo, dizer q o ChromeOS é “inutil” no presente é exagero a n ser q vivas em Africa…” isso era suposto ter graça?
            Esse comentário é típico de um individuo que precisa sair um bocado do mundinho dele e sair para ver o mundo real. Eu to em Africa e o meu telemóvel (já agora aqui também se usa telemóvel) está equipado com Android da Google. No laptop to a usar o Ubuntu 11.04… e não, não sou descendente de europeus, sou negro, preto puro.

            Estou de acordo com os pontos que levantaste mas próxima vez não venhas cá fazer (des)gracinhas para fazer valer a tua idéia tá bom Ó eu mesmo

        • André M. says:

          Quem fala assim não é gago Vitor R.

          Parabéns pela tua resposta. Excelente!! 😉

          Nada a acrescentar…

          E gostei disto: “Esta é a radiografia, de forma muito básica, sobre o panorama mundial da tecnologia de consumo.”

          Muito básica? 😛

          Qualquer dia escreves um livro 😉 joke

        • tiago vieira says:

          grande post!!!

        • Sear says:

          “Temos de aceitar que quem domina é porque tem alguma vantagem(…)”

          Concordo com isso, a vantagem é aquilo a que chamamos “Marketing” (https://www.youtube.com/watch?v=1E8Z_wLMZWc&hd=1&t=20s)

          Sem dúvida que a Apple é a melhor em Marketing de todas as companhias referidas até ao meu comentário. Alguém discorda?

        • Carlos says:

          Ah.

          Bom, os fanboys existem, isso é um facto. Vê a “entrevista” do Walt Mossberg ao Steven Sinofsky e diz-me que o Mossberg não é um fanboy da Apple. Ou que o Paul Thurrott não é um fanboy da Microsoft… 🙂

          E já agora, o Linux é apenas compatível com o UNIX, na verdade foi originalmente implementado a partir do MINIX (do célebre Andrew S. Tanenbaum) e para além da compatibilidade da API não tem mais nada em comum com o UNIX.

          Ó aqui:http://en.wikipedia.org/wiki/File:Unix_history.svg

      • Btxeize says:

        Concordo plenamente contigo, todas as marcas, mesmo que no início sejam “elitistas”, passam a ser odiadas quando crescem tanto e passam a ser de uso geral.

        Para mim parece-me uma estratégia até inteligente da M$. Devem ter percebido que, com o crescimento da Apple em mercados em que a M$ gostaria de estar com força (veja-se os leitores que a M$ já lançou contra o ipod, etc), mais vale “aliar-se” a um concorrente como o Linux: é melhor dividirem entre os 2 o market share de sistemas operativos (em força junto dos fabricantes) e “dar pau” na Apple, que andarem os 2 às turras e deixar a Apple de parte a crescer, crescer, crescer…

        Quanto mais gente usar Linux e Windows, menos gente usa Apple… certo?

        O inimigo agora é a Apple, não o Linux

      • Hi World! says:

        Tipo, a Apple é uma grande contribuidora para o Open Source e para standards em termos de tecnologia..

        Site só de open source Apple: http://opensource.apple.com/

        • manu says:

          Isso também a Microsoft é e com isso tem um sistema fechado. Ainda à pouco lançou milhares de linhas de código para compatibilidade de hardware para linux linux.

          Onde anda a compatibilidade da Apple quando quero instalar o seu sistema operativo no meu PC? Oh, pois, querem vender hardware caro. Eu queria ter o mac OS no meu PC mas para isso tenho de cracar o mesmo. Grande comunidade opensource. VIVA O LINUX

    • Carlos says:

      Bom, 89% dos PCs e 76% dos servidores parece-me que o monopólio está tão forte como sempre.

      O que houve, sem dúvida, foi uma mudança de atitude, que desconfio que tem muito a ver com a saida do Bill Gates.

      • Cláudio Esperança says:

        @Carlos: Suponho que quando dizes que a Microsoft está 76% dos servidores te referes às instalações licenciadas e não à base real efectivamente instalada… Apesar de, tal como acontece nas instalações para computadores pessoais, ser muito complicado quantificar o número efectivo de instalações Linux (o software é livre e pode ser obtido e instalado gratuitamente sem informar os autores da distribuição), estima-se que o número de instalações Linux em servidores seja bastante superior.

  3. kekes says:

    O linux agora tornou-se um negocio, e como tal pode ser muito rentavel ter um empresa do tamanho da MS nas contas, não me supreenderia a MS lançar um SO para servidores baseado em linux, já estiveram mais longe disso.

    • @lmx says:

      Boas…eles já tem com a Novel…
      eles dizem mal do linux , mas há muitos anos que já tem uma distro de linux e á pouco compraram o gigante, ou parte do gigante, sendo que o que eles queriam claro era as patentes sobre o Unix, quem as detém é salvo erro a Novel, se não estou em erro?!
      Mas acontece que quando eles autorizaram a compra da Sun(uma empresa que a nível técnico é capaz de ombrear com a IBM…estamos a falar tecnicamente, e não existem mais nenhumas que se cheguem la perto!!!), a Oracle garantiu que sim senhora ia preservar o opensource, mas a Oracle só sabe destruir tudo por onde passa…esta entidade americana e a europeia que autorizarão a compra da SUN, hoje arrependem-se vivamente, pois fizeram asneira! “um animal selvagem é sempre um animal selvagem”, pelo que a MS, vai ter azar, o caso esta a ser analisado, mas não vão deixar comprar as patentes, essas vão ficar de fora e a MS vai-se F*dr!!!
      A gente percebe bem o porque do video a Oracle também andou a fazer festinhas antes, para depois de aprovado começar a destruir,,,acho que a MS sendo que é a segunda a tentar…vai ter azar, eles bem passam vaselina, mas!!!

      cmps

  4. Expendable says:

    Bom vídeo!
    Provavelmente a Windows, finalmente percebeu que o Linux tem muito potencial.
    Acho que se formassem realmente essa equipa “Microsoft and Linux” seria algo de extraordinário.
    Parabéns Linux!!!

    • @lmx says:

      isso nunca vai acontecer,pois a MS não é e nunca será de confiança!!!
      a MS não contribui para o kernel linux é bom que se diga!!!
      a MS desenvolve um driver para facilitar o linux corrrer em ambientes windows virtualizado, mais nada!!!
      Nem o Linus Torvals permitia que eles andassem a curtir no código principal do projecto!!
      Em 2010, salvo erro, dizia a imprensa toda babada que a MS era amiga do Linux porque tinham “doado” 10000 linhas de código ao kernel, isso é mentira, eles não doaram nada, eles pura e simplesmente usurparam uns milhares de linhas de código do Linux e implementaram no Windows, mas como se sabe quando se usa código base gpl, tem que se devolver o trabalho realizado a base!!!
      Ora a MS andou a esconder isto da malta, mas em 2009 descobriu-se que a MS usava o código do linux, e então foram forçados a devolver cerca de 10000 linhas de código ao kernel, dizendo numa acção de marketing que eram “amigos” do kernel linux e que estavam a “ajudar”… lol 🙂
      O próprio Linus Torvals na altura ficou chateado por eles não admitirem que tinham usurpado código!! e disse que o código estaria disponível no kernel depois de ele mesmo analisar todo o código e concluir que não se tratava de código malicioso!!!

      Friends …my Ass!!

      cmps

      • a Friend® says:

        Nem mais caro LMX.. nem mais.

        Quem fala assim é digno do avatar que usa! 🙂

        • @lmx says:

          Boas caro a Friend, também acho que sim hehe 🙂
          E partilho das mesmas opiniões da comunidade em relação a muitas coisas, o assunto acima é uma dessas coisas…
          O que disse acima reflete a verdade, e não posso ser castigado por isso!
          Embora possa ser apelidado por windows fans de “palerma”, mas eu quando penso alguma coisa digo-a, e sempre disse que sou um user linux a tempo inteiro, e que não vejo vantagens em ter Windows, a não ser para jogos.
          Não que windows não preste ou não sirva…trabalhei em Windows até aos 27 anos!! eu acho é que vou melhor servido com linux..!
          Por isso mesmo assumo o risco, mas rejeito por completo o titulo de “MS Hater”, pois este é aplicado a alguém que não gosta e critica incondicionalmente alguma coisa mesmo sem argumentos!!

          Cordiais Saudações a todos 😛

  5. Marcelo Barros says:

    A Microsoft tem apostado muito em lançar a imagem de uma empresa muito aberta.

  6. Guilherme de Sousa says:

    Sei que a fonte foi dada, mas seria bom deixar algo mais objectivo que apenas ‘5º maior contribuidor’, acrescentando o facto de ser o 5º maior contribuidor dentro de um grupo de empresas, e não ao nível global de contribuições.. e que esta contribuição foi com o objectivo de incluir um driver na v3.0 do kernel.. driver este que trás benefícios à empresa em causa.

    Quanto ao vídeo em si, este pode ter várias interpretações.. um gesto simpático (not-likely); um possível respeito que se começa a ter pelo projecto; uma tentativa de aproximação com objectivo de cooperação com ‘algumas’ segundas intenções, etc.

    Não me deixa preocupado, nem atento, pois o projecto não se rege por ambições monetárias logo acredito que quem tem o poder de conduzir o barco não se deixará iludir por qualquer manobra de diversão.

    cumps!

  7. Eleck says:

    A usar linux desde 1999 e hoje em dia cada vez mais user friendly

  8. Pedro A. says:

    Como é que o site diz que há 7 comentários mas só consigo ver 4? Estará a contar os comentários que estão a aguardar moderação?

  9. Sammboga says:

    Como em tudo a vida e feita de ciclos. A MS tem dominado e ainda continua a dominar. Mas ha outras empresas e comunidades com vitalidade e que demonstram que ha vida para la da Microsoft. Por exemplo ve-se a Apple a crescer (devido ao sucesso do iPhone). Ve-se por exemplo a comunidade Linux que se tornou maior com o uso do Linux mais “user-friendly”. Nao sei como sera o mundo IT daqui a uns 10 anos. Podera ser que o mercado dos Sistemas Operativos nao tenha uma forca dominante. De qualquer forma todos os sistemas existentes tem algo em que sao fortes. Eu continuo a gostar do Windows 7. Gosto do Linux (Debian e derivados) e gosto do Mac. Todos eles tem coisas bonitas.
    O facto da MS contribuir para o Kernell e simples… com tantas distribuicoes de linux e muitas sempre em actualizacao e normal que seja um bom tudo de ensaio para o proprio kernel do Windows. Talvez dai o facto de o Windows 7 ter sido bem sucedido.

    • @lmx says:

      Pois acontece que é crime usurpar código!!
      Ou seja se tiras código e desenvolves, tens que o voltar a devolver e a MS não o faz!!!
      A MS acha-se acima disso e já deu varias provas disso, só quer mamar, saca aqui, gama ali…soma e segue.
      Ora a malta não curte essas cenas, e Apple que é uma empresa bastante fechada no que toca a Tecnologia, devolve a comunidade, não é o que se esperava, mas é uma Aberração a diferença entre as duas(Apple e MS), visto que a MS não devolve nada e apenas devolve, depois de se descobrir publicamente que estão a usar código GPL!!

      cmps

  10. Acredito que seja política de boa vizinhança, pura diplomacia. Mesmo assim é bem vindo!

  11. Serva says:

    Boa tarde ,

    Há 7 primaveras a usar Linux , grandes avanços têm sido feitos desde a altura em que pela primeira vez contactei com este SO , acreditam que o que mais me espantou logo nas primeiras impressões foi :

    Ok é diferente e na altura era muito , mas é muito melhor do que eu pensava para um sistema gratuito , e fui por aí fora descobrindo cada vez mais potencialidades e aprendendo com as asneiras que fazia , mas nunca desisti nos primeiro tempos usava de uma forma intermitente alternando entre o Windows e Linux , mas depois muito rapidamente tornou-se no meu sistema de eleição , hoje tenho o 7 instalado num disco de 320 Gb que instalei quando ele saíu , mas não faço boot com esse disco já perdi a conta .

    O linux está de parabéns assim como os users que não desistem e que no fundo também ajudam não a construir , mas são a razão para ele existir .

    Cumprimentos

    • Vítor M. says:

      Mas o importante é mesmo não desistir. A mudança é sempre complicada, embora o Ubuntu traga uma interface amigável e dentro da distro existam muitas semelhanças ao Windows, há sempre alguma dificuldade em partir ligações a aplicações e serviços já enraizados.

      A evolução não pára, mas cada vez mais a batalha é travada noutros patamares para além do sistema operativo.

  12. Gomes says:

    está certo que a Microsoft foi uma das principais contribuidoras do kernel 3.x mas porque lhes convinha.
    A contribuição passou por se não me engano colocar o hypervisor com boas compatibilidades, algo assim basicamente agora é possivel utilizar o Linux virtualizado no Windows com melhor desempenho. (corrijam-me se estiver enganado, foi com a ideia que fiquei quando li algo sobre isto).

    Mas é bom que a Microsoft comece a ser humilde em relação aos seus concorrentes já a Apple pronto são importantes estão acima disso vamos ver se não lhes corre mal, quando o pessoal se fartar da moda Apple

    • Vítor M. says:

      Se fosse uma moda… já o povo se tinha fartado. Mas é muito mais que isso. e prova disso é, por exemplo, o segmento iPad, iPod e iPhone.

      Depois há uma área que é sempre crescente, as máquinas poderosas de alto desempenho, aí a Apple joga em casa. Quando queremos alto desempenho também o podemos fazer com Linux e com Windows, mas em máquinas talhadas para um genérico e na minha opinião, o mercado está a pender para o outro lado.

      Sabes porque digo isso, porque um dos maiores crescimentos do Linux foi naquele período negro do Windows Vista, quando o Windows 7 se instalou confortavelmente, muita gente voltou ao Windows, abandonando o Linux. O factor máquina aqui é muito importante. 😉

      • roliveira says:

        Grande verdade. O maior tiro no pé da microsoft foi o Vista. Nunca vi na altura tanta gente a querer mudar em linux, especialmente no forum do pplware.

        E parece que não. mas nesta casa muita gente foi ajudada e conseguiu fazer essa migração.

    • a Friend® says:

      Ao contrário da Microsoft a Apple nunca negou o Open-source e muito menos o Linux. Sempre deu grande mérito ao Linux ao ponto de eu próprio assistir o Steve Jobs mensionar o Linux em várias ocasiões em eventos da Apple.

      Aquilo que a Microsoft quer abraçar agora já a Apple faz aos anos.

      http://opensource.apple.com

      Graças a isso é que muitos amantes de Linux conseguiram portar facilmente o MacOSX para os PC’s. Toda a gente pode e deve agradecer isso à comunidade Linux/FreeBSD.

      • Carlos says:

        Agora?

        Pá, a Microsoft tem um site inteirinho para projectos Open Source já há quase 6 anos, o CodePlex.

        Mas claro, tratando-se duma empresa que *vende* software, não faz lá muito sentido dar o código-fonte a quem o quiser.

        A Apple, como o negócio deles é vender hardware, tanto faz quem usa o código. De qualquer forma vais precisar do hardware deles para o usar…

        • a Friend® says:

          O Webkit(usado na vasta maioria dos browsers incluindo Chrome e Android, RIM, NOKIA, etc), OpenStep (antigo nextStep), Darwin, entre MUITOS outros projectos open-source da Apple… Nenhum deles obriga o uso de um Mac ou produtos Apple.

      • @lmx says:

        Concordo, se bem que a atitude da Apple é muito confusa, altamente proprietária, mas por um lado,vai respeitando a comunidade…
        a MS não é capaz de fazer isso!!!…assim como a Oracle, entre Outras…são atitudes diferentes, é a Génese da Empresa que faz com que ela aja de uma determinada forma!!
        a MS talvez consiga fazer isso quando estiver perto da Falência, ai talvez ganhe Humildade, mas até lá falta muito, muito tempo!!
        A Google tem vindo a prejudicar muito esta atitude negativa por parte da MS, sendo que a Google impulsiona muito o mercado opensource…

        cmps

        • a Friend® says:

          A Oracle é das empresas mais assustadoras. Envolve-se em projectos e patenteia tudo… vive quase disso.

          A atitude que sempre me fez respeitar a Apple foi essa mesmo, tem o seu lado proprietario, mas tem uma ligação forte ao open-source e tanto é que quer Mac users, quer Linux users, nunca ouve confusão.

          Alias, têm parceria de projectos que até dá gosto ver. É um respeito mutuo que até nos dias de hoje ainda é bem visivel. E espero que assim continue. Tinha receio que com este pico da Apple as politicas mudassem (o que me deixaria altamente desiludido com a Apple) mas felizmente não aconteceu nem apresenta sinais de…

          A Apple no dia que saiu o MacOSX Lion, disponibilizou toda a parte Open no próprio dia! Coisa que muitas companhias ditas “open” (aka Google) não o fazem…e no espaço de um ano até mudaram muito essa tão proclamadas “politicas… don’t be evil”.

          • @lmx says:

            Sim é verdade, os users linux/Apple, teem uma boa relação!!
            quando um user linux compra um hardware que usa um SO diferente, a escolha recaí quase sempre em Apple, ou então este user linux não é bem um user linux, mas sim um disfarçado :).
            Agora a sério, isto é verdade compro muitas revistas, não sei quantas tenho mas se não tiver 200/300 não tenho nada…!e a verdade é que um user linux se mudar muda para Apple, é o que me tenho apercebido!!!
            Sempre houve uma boa relação…
            E a MS é igual, este “sorriso na cara” que a MS mostra ao linux deve ter a ver com o negocio da Novel, ou então a MS não deve estar a conseguir implementar o Driver e vai ter que pagar para alguém lho implementar, e agora anda bem disposta para não parecer mal, ou ninguém lhe virar a cara no que ela pedir!!
            É coisa do costume, mas não enganam ninguém..
            A ver vamos…

            cmps

          • @lmx says:

            a MS é igual a Oracle!!lol 🙂

          • Gomes says:

            É verdade que Apple e Linux trabalham juntos o webkit como foi referido é resultado disso e ficou muito bom, agora a Apple (ou outra) para ser boa era ajudar o Linux no Wayland de modo a matar o X11 de vez com isso acredito que faria o Linux evoluir e muito, até quem sabe atraísse a Adobe (estou a sonhar alto eu sei).
            Como dizia o Vitor M. o factor maquina é importante e actualmente a Apple consegue ter hardware bom que com o OS que tem não tem comparação ao Windows. A nível de edição de video e imagem a Apple tem grandes desempenhos comparado com o Windows

          • @lmx says:

            Pois podia realmente ajudar no Wayland, a Google também e a IBM, entre outras…

            cmps

        • @lmx says:

          a Adobe ja tem uma versão nativa para linux a 11 beta, vem é tarde demais o html5 está ai e é o futuro.
          é baseado no opengl.

          cmps

      • Guilherme de Sousa says:

        True!

    • roliveira says:

      É bem visto sim senhor, de facto a Microsoft teve interesse na contribuição para o Linux 3.0. Mas mesmo assim, não seria impensável há uns anitos atrás tal contribuição 😉 ?

      Sabes que a Apple, está a chegar a um patamar de dominio bastante elevado, e está a meu ver no mesmo nível de superioridade que a Microsoft dantes estava. Nos bons velhos tempos para a Microsoft, só existia Microsoft, agora não! 😉

      Acredita que a tecnologia é por tendências e fases, e não me lembro de uma empresa desde sempre manter um nível dominador.

      No inicio era a IBM nos tempos dos grandes mainframes, depois surgiu a Microsoft com a vulgarização dos PC’s pessoais, num curto espaço de tempo dominou a Google com as várias inovações nos serviços web que introduziu. Desde algum tempo até agora é a Apple, que conseguiu inicialmente um grande nicho com os iPod, depois iPhone e agora com a sua linha de macbooks é um sério concorrente ao mercado de utilização pessoal tradicionalmente dominado pela Microsoft. Apesar de ser dominado pela Microsoft o mercado de sistemas operativos, já não é nem de longe o mercado mais lucrativo, como mostra os records de vendas e lucros protagonizados pela Apple.

      Onde quero chegar é que é tudo por fazes, a Apple também um dia será forçada a uma atitude menos fechada e de maior humildade 😉 Não duvides disso, isto porque os tempos e as tendências mudam.

      • @lmx says:

        O que se passou não foi contribuição nenhuma, simplesmente a MS perdeu o mercado dos servidores quase todo para o linux e resolver criar um driver para poder virtualizar linux a correr em cima do windows, assumindo desta forma que o Linux já venceu e ja se enraizou nos servidores, agora pode ser que as pessoas comprem um SO Base deles para correrem o linux…enfim!!
        Alguma vez eu iria comprar um SO, para correr linux??
        Quando posso ter melhor alternativa de borla???

        cmps

  13. gevásio says:

    Não duvido que criem a próxima versão do windows sobre o kernel linux XD

  14. Marco Matos says:

    Este vídeo devia estar, sem dúvida nenhuma, no semanal “E porque é Sexta-Feira” 😀

  15. Tal como hoje em dia fica bem a uma empresa/marca aliar-se a iniciativas eco-friendly, porque está na moda e é boa propaganda, a Microsoft está a tentar transmitir a ideia de que guerrinhas não são benéficas para ninguém e claro, com mais de metade da internet a ser servida por Linux, obviamente que interessa à Microsoft ter a Linux Foundation como “amiga”.

  16. CMatomic says:

    primeiro o Linux não é uma empresa mas sim uma fundação , que é particionada por varias empresas, e Microsoft também da sua contribuição, o linux não é um sistema operativo mas sim um kernel e algumas partes desse kernel não é OpenSource , o GNU/Linux este sim é o sistema operativo como todos conhecem como “Linux” ,não se admiram que a Microsoft venha um dia utilizar o linux no Windows como kernel.

  17. Everton Vale says:

    Por aqui conhecemos um ditado popular assim: “Deus cuida dos meus amigos, que dos inimigos cuido eu.”

    Abraço a todos.

  18. Thiago says:

    Pelo que vemos a Microsoft tem um certo interesse em “parceria” com a Linux , assim como a muito tempo ela tem com a Apple * podemos ver no filme Piratas do Vale do Silício já que a MS tem açoes da Apple , bom acredito que o mesmo aconteça com a Linux são mundos opostos, clientes bem diferenciados, não vejo a necessidade de conflitos…. Concordam?

  19. Carlos says:

    Isto é coisas mesmo à microsoft.

    Quem é que quer andar de cavalo pra burro, colocar o linux sobre o Hyper-V, quando ao contrário é mais fiavel e barato.

    Falta uma coisa na notícia.

    A Microsoft foi tambem a que mais tinha erros de código…

  20. Texugoelectrico says:

    Pois eu cá acho que a Microsoft quer-se juntar com Linux porque querem passar a ser open-source, vão deixar de vender o seu software e vão passar a apostar na nuvem livre:p
    .
    Eh pah, sinceramente eu cá acho que Microsoft quer mas é que o pessoal comece a olhar para o Linux e esqueçam a Apple. Mas pensando na ideia de que a “Microsoft foi o 5º maior contribuidor para a versão 3.0 do Kernel do Linux” será descabido pensar que a Microsoft pretende trabalhar lado a lado com Linux, na medida em que poderia testar muitas das suas aplicações/programação no Linux para aplicar no Windows? Bem, se calhar isso é muito descabido, o Linux é um projecto independente que já é grande o suficiente para rejeitar ser tubo de ensaio da Microsoft e para além disso com certeza muitos odeiam a ideia de juntar forças com a Microsoft… Isto não deve passar de publicidade, a Microsoft a tentar melhorar a imagem, só isso… Mas ainda assim não me admirava nada que a Microsoft tenta-se pôr mais um bocadinho de bedelho no Linux:p

  21. Cláudio Esperança says:

    Este vídeo prova que a Microsoft é de facto muito grande e existe espaço dentro desta empresa para várias opiniões diferentes. Este vídeo é apenas a visão que alguns grupos dentro da Microsoft (neste caso, a Microsoft alemã) têm do Linux e creio que é apenas isso.

    A menos que o sr. Steve Baller tenha batido com a cabeça em algum sítio, não acredito que este partilhe esta visão mais amigável e penso que vai continuar a ver um Linux como uma ameaça ao modelo de negócio da empresa da qual é responsável. Por isso o FUD em volta do Linux vai continuar com o objectivo de manter este modelo de negócio baseado em vendor lock-in e proteger os interesses e fortunas dos accionistas.

    Tal como também já foi dito, a contribuição para a kernel do linux foi meramente estratégica para a Microsoft não perder o acesso aos datacenters e aos sistemas de virtualização que “suportam” a cloud onde o Linux tem uma presença muito forte. Se os sistemas da Microsoft forem incompatíveis com estas plataformas, arriscam-se a perder definitivamente o mercado dos servidores para outras soluções mais baratas, leves e competitivas (como o Linux). Este foi também um dos motivos da parceria com a Novel, onde a integração com os sistemas Linux existentes já começa a ser exigida por muitos clientes.

    No entanto acho que este vídeo mostra um outro lado da Microsoft onde o Linux é visto mais como um parceiro do que como um concorrente. O Linux não é uma empresa mas sim uma filosofia, onde o esforço para o desenvolvimento de soluções é distribuído por uma comunidade de empresas e de utilizadores que querem um sistema à sua medida tanto em funcionalidades como em custos. Lutar contra o Linux é lutar contra esta comunidade.

    A Apple, mencionada em alguns dos comentários, é uma empresa bastante inovadora com uma capacidade única para definir tendências e criar objectos de desejo através de uma poderosíssima máquina de marketing. Tem contributos relevantes para o opensource (WebKit, Xorg, etc) mas que contrastam com os ambientes altamente fechados, controlados e caros que caracterizam os seus produtos (quando comparados com sistemas como o Linux ou o Android). Admito no entanto que este controle é o que dá a qualidade e robustez que caracterizam muitos dos produtos desta empresa sendo exactamente o que muitos dos seus clientes estão à espera. Infelizmente eu gosto de ter a possibilidade de ser eu a mandar no sistema e não o contrário.

    • roliveira says:

      Magnifico comentário Cláudio! O mais racional, isento e bem fundamentado que li por aqui!

      • Cláudio Esperança says:

        @roliveira: Obrigado!

        Isenção é algo complicado quando falamos de algo com que trabalhamos todos os dias e sobre o qual todos temos uma opinião. A experiência foi-me ensinando que não existem soluções globais que sejam perfeitas para todos os utilizadores e a minha preferência não será com certeza a escolha de muitos outros utilizadores do PPLWARE; isto não quer dizer que existam pessoas certas ou erradas, apenas gostos diferentes. No final o que importa é que o objectivo a que cada um de nós se propõe seja atingido; o caminho até ele é apenas um pormenor.

    • @lmx says:

      Boas..
      concordo com muita coisa que disseste, mas a meu ver a Microsoft não quer parcerias!!!a empresa que detém mais de 70% do mercado desktop não quer parcerias, ela quer é competir em todo o lado, e por isso vai de vez em quanto ajudando e criando condições para que os seus productos estejam , ou possam estar em todo o lado.
      e tem tomado ações contra o linux que o diga a a TOM TOM,ou outros
      http://everydaylht.com/2010/05/05/microsofts-got-nothin-the-patent-war-against-linux/

      http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2373242,00.asp

      eles não são de fiar, e Embora a Novel tenha assegurado que as licenças sobre o unix não serão vendidas a MS…a ver vamos a Oracle também disse que iria continuar os negócios da SUN e olhem no que deu!!Anda a “mutilar” a tecnologia que a SUN tinha.

      cmps

      • a Friend® says:

        A aproximação da MS ao Linux é para o canabalizar. Como não o conseguiu combater no terreno, agora faz-se de “amiga” e quando tiver o que pretende começa a comer terreno.

        A MS é já famosa por estas “chapadinhas nas costas”. 🙂

        Felizmente DUVIDO MUITO que a fundação Linux e acima de tudo a comunidade Linux se deixe levar. Se se deixaram levar, é porque a comunidade já não é a mesma de certeza…

        • Pedro says:

          Chapadinhas nas costas?…

          Exemplo? Ou só treta?

          • a Friend® says:

            O exemplo maior de todos os tempos, o que fez com a Apple na decada de 80.

            A Microsoft desenvolvia Software para a Apple, trabalhou dentro da Apple e o próprio Bill Gates foi empregado da Apple.

            A aproximação que teve com a Apple foi essa… de “vamos trabalhar juntos” … podemos fazer uma EXCELENTE parceria .. depois do nada, surge o Windows.

            Este é apenas o maior exemplo.

        • @lmx says:

          Pois concordo, espero que a comunidade consiga reagir de uma forma a acautelar-se.

          No entanto a MS ao adquirir estas patentes, que obviamente matar o linux…
          Quem é que compra patentes duma empresa que é sabido ter as patentes do unix, e não as quer usar para nada??E logo a MS…?!embora a Novel tenha garantido que as licenças sobre o unix não foram vendidas…tenho as minhas duvidas!!!
          Voltamos a mesma pergunta anterior…não faz sentido!!!?
          Do meu ponto de vista a MS implementou TCP/IP salvo erro do BSD, ora deve ter muito codigo no stack que é pertença dessas licenças, se a MS conseguir essas licenças, o linux e outros terão que pagar para usar o stack tcp/ip tal como esta implementado(o linux também tem excertos de código do stack BSD)!!
          Ora se o linux ficar sem REDE…acabam os servidores para o linux!!!!!
          A ver vamos no que isto vai dar…

          cmps

  22. CPereira says:

    No outro dia vi uma palestra de um senhor da Microsoft que explicava esta mudança de atitude, com a necessidade que os clientes têm em que os fabricantes de tecnologia se entendam e façam com que seja possível utilizar as diferentes tecnologias sem problemas de compatibilidade entre elas, bem como para se manterem a par de responder aos desafios da cloud.

    Penso que este site esclarece esse ponto de vista: http://microsoft.com/openness

  23. Ulisses says:

    Bom .. acho que esto a ridicularizar a apple! Apenas isto, a apple conseguiu o que nenhuma outra empresa se lembrou! Criar software e “hardware” especializado, ou seja, a forma de interligar software e hardware sao pensadas ate ao mais pequeno pormenor, nao e a qualidade dos discos hitachi que os faz ser rapidos.. -.-. E verdade existem muitos computadores muito bons, mas depois espetam-lhe com o windows.

    Falando de outras coisas.. a google mais uns aninhos e tem o mercado na palma da mao, e so ate arranjarem uma forma de criarem um SO rapido, eficaz que seja carregado para o nosso computador por web! Menos hardware! Menos segurança e verdade, mas a unica forma de estar seguro e nao nos ligarmos a net… 😉

    • Pedro says:

      O que nenhuma empresa se lembrou? IBM?….hum.

      Não é a qualidade dos discos Hitachi que os faz ser rápidos? LOL Pá, devias estar calado. O Windows é para quem percebe, nunca, NUNCA, tive problemas com o windows, e as minhas máquinas não são lentas, nem o desktop nem laptop. A apple não cria hardware. Não digas asneiras porra.

  24. oNIKE says:

    Cá para mim o Windows 8 irá ter alguma coisa a ver com o linux 😀

    • jpng81 says:

      Só se for para instalar Linux e instalar o virtualbox para correr o windows8 porque de resto não serve para mais nada a não ser por causa dos drivers proprietários e o Directx, porque de resto é “lixo”.

  25. Santiago says:

    cá para mim há negocio entre as duas (ou pelo menos tentativa)

  26. O ricardo says:

    bem, a microsoft está a fingir que gosta da linux para criarem medo à apple… fácil

  27. Santiago says:

    para mim e facil …. basta perguntar !
    alguem me da o mail do bill gates?

    • @lmx says:

      Boas…lol
      não vais la com umas perguntas :), ele não te responde! tens que levar algo que o chame à atenção…talvez uns milhares de linhas de código inovadoras para o kernel deles 😉
      e depois é que fazes a pergunta hehe
      cmps

  28. António says:

    A microsoft, Google e Apple são apenas empresas, o mundo anda ás reviravoltas com a economia, axo natural que a microsoft ande à procura de novos amigos…a mudanças parte de cada um de vós.

  29. António says:

    Parece-me k anda tudo mto preocupado com a microsoft, só tenho uma coisa a dizer:

    Parabéns linux foundation!

  30. Serva says:

    Nem mais António, já são 20 e não tenhamos medo das patentes nem de coisa alguma (agora apeteceu-me dizer uma asneira) , o Linux vai continuar o seu projecto e a fundação irá levar-nos a bom porto , vamos ter confiança que a malta não é estúpida e que não nos enganarão com toda essa facilidade , tudo o resto é especulação , os meus cumprimentos @Claudio Mendes por partilhar uma visão equilibrada deste mundo tecnologico que por vezes parece enlouquecer as pessoas , necessitamos de mais ponderação quando opinamos eu estou-me a incluir nesse lote .

    Cumprimentos

  31. XSAM says:

    I got u António…, muito bem, PARABENS PELOS 20 anos, já estava a tempo de tdos rederem-se a si GRANDE “”LINUX Foudantion””.

    A MS, Apple, e todos os outros irao aplaudir a LINUX, porque veio pa ficar e se eh de Hi-Thech que amamos, entao devemos amar tudo que eh inovacao tecnologica….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.