Linux fundamental na descoberta da "Partícula de Deus"
Um dos assuntos com maior destaque na semana passada foi a possível descoberta do Bosão de Higgs, vulgarmente designada de Partícula de Deus. O anuncio foi feito na passada quarta-feira pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), que fez saber ter descoberto uma partícula subatómica nova e que esta pode ser a partícula de Deus.
Mas o que é a partícula de Deus e qual o papel do Linux nesta descoberta?
Segundo declarações de Rolf Heuer - director-geral do CERN "com a descoberta desta nova partícula subatómica foi atingida uma nova etapa da nossa compreensão da natureza...e tal deverá ajudar a levantar o véu de outros mistérios do nosso universo".
Mas o que é a partícula de Deus?
A expressão "partícula de Deus", assim denominada pelo físico Leon Lederman, indica uma partícula com a capacidade de dotar outra partículas com diferentes massas.
Partícula de Deus tem sido usada para descrever o bosão de Higgs (teoria elaborada pelo físico britânico Peter Higgs em 1964), uma entidade subatómica cuja procura dura há quase 50 anos e que nos permite ter uma melhor compreensão do universo. A partícula de Deus era uma "peça" em falta no modelo padrão da física, no estudo da interação entre as partículas elementares e, essencialmente na criação do Universo e da existência de vida.
O Linux e a "Partícula de Deus"
Tal como anunciamos aqui, o Linux lidera no segmento dos supercomputadores. Para quem usa e saber usar Linux, sabe certamente que o Linux é um sistema operativo que oferece características e performances fantásticas e que pode tirar o melhor partido do hardware de qualquer servidor. Depois de se saber que estamos provavelmente perante a "Partícula de Deus", o que muita gente não sabe é que a infraestrutura computacional usada está baseada essencialmente em Linux, mais especificamente em Scientific Linux e o Ubuntu“. Segundo publicações aqui de um dos envolvidos no "descobrimento", "o Linux é bastante usado em analise de dados, através de ferramentas como ROOT que foi desenvolvida pela própria CERN.
Este é mais um dos exemplos onde o Linux desempenha um papel fundamental no mundo computacional.Deixamos aqui também a página do CERN dedicada ao Linux (ver aqui)
Conhece outros cenários onde o Linux desempenha um papel fundamental?
Este artigo tem mais de um ano
…prevejo aqui um aceso debate sobre qual o melhor SO do mercado e não propriamente o tema em si.
Espero sinceramente estar enganado.
O Debate até pode consistir em saber porque o Linux é tão especial neste tipo de sistemas onde é necessário que tudo esteja bem afinado.
acima de tudo tem a ver com a flexibilidade para o desenvolvimento de ferramentas para computação paralela. a esse nível o Windows é super fechado.
Depois porque em termos académicos há uma tradição muito grande em sistemas UNIX, que depois migraram naturalmente para linux.
Depois tem a ver com a própria filosofia do mundo cientifico e académico que incorpora muito o espirito GNU
Acho impressionante como se consegue menosprezar uma notícia tão importante como a possível descoberta do bozão de Higgs, e passar o Linux a primeiro plano e tratá-lo como o herói da festa.
Linux é bom, uso, abuso e recomendo em determinadas situações.
Windows é bom, uso, abuso e recomendo noutras e determinadas situações.
Mas daí a dar ao Linux o trunfo de ter descoberto a particula de Deus, acho fenomenal e um perfeito disparate que em nada contribui para o debate, e que só atrapalha quem pretende ter uma justificação para escolher um S.O. Até porque o CERN não usa apenas Linux (e sei do que falo).
Mais parece aquela velha conversa de ha 20 e poucos anos atrás de que o AmigaOS era o melhor do mundo, e que quaquer outro SO era um disparate (e que por acaso continuo a achar que estava 20 anos à frente de tudo no seu tempo e que continua à frente de muitos S.O. actuais) .
Mais, acho piada aos iluminados que apenas dizem “Linux é o melhor” , “Linux é que é”, “Linux é tipo cena!”, ” o meu Linux é maior que o teu!”, “Não é nao, o meu é que é!”. Se o Prós-e-Contras da RTP fosse debatido unicamente assim, já teria saido do ar, não acham?
Parece-me que quem escreveu o artigo deveria ter fugido à tentação de lançar um debate que, num site de conteudos técnológicos e cientificos, já deveria ter aprendido que este genero de pergunta não tem nada de construtivo e muito menos de instrutivo, e pelo contrário, deveria ter pesquisado mais e colocado mais informação, até porque parece-me que há aqui muito utilizador que não faz mínima ideia de que se trata! (mas que como bom tuga que é, lança os seus “bitaites”).
Desculpem o desabafo, mas adoro o PPLWare, só não suporto debates que se tornam sempre acéfalos quando se faz a mesma pergunta vezes sem conta!
Abraços da Suiça
Sérgio, penso que as respostas às tuas “questões” foram também respondidas também por ti. Por se tratar de um site tecnológico, fizemos uma introdução sobre o que é o bozão de Higgs e depois apontamos para um segundo plano que é o Linux. De facto tal descoberta é um marco importante na nossa história mas parece-nos importante dar a conhecer que associado a esse feito está associado o Linux (parte tecnológica).
Relativamente à questão colocada “Conhece outros cenários onde o Linux desempenha um papel fundamental?” de facto não é perguntado se o Linux é melhor que os outros, daí não perceber a tua insistência nesse ponto.
Como estás na Suiça, vamos enviar-te a morada para mandares uns chocolates à maneira para o pessoal do Pplware 🙂 Um abraço
hehhehehhehhehehhe, tb quero!
+1
@SCC ,
Bom dia , infelizmente mais um Luso que está fora do nosso belo País , os meus cumprimentos pela tua coragem .
Quanto a questão que colocas acerca da enfatização do Linux em detrimento da IMPORTANTÍSSIMA descoberta desta particula , eu penso que não terás interpretado bem o artigo , este SÍTIO é preferencialmente tecnológico apesar de já terem surgido várias noticias ligadas a ciência como é este caso , e de facto se verificares só no final da noticia se fala no Linux e não interpreto como tu interpretastes , se verificares os posts abaixo verificas que existe até alguma polémica acerca do cognome dado a esta partícula o Linux só aqui aparece porque é o SO instalado no Cern e tentou-se demonstrar pelas suas características que para além da sua estabilidade tem os seu código aberto e por esse facto é altamente moldável e que esse factor permite aos cientistas programar mediante as suas necessidades .
Um abraço destas terra Lusas e esperemos que em breve estejas a coabitar com a maioria de todos nós .
Abraço
Serva
O Linux não descobriu nada, o Pinguim como podes ver está sentado a olhar para ti… Aqui o objectivo (sim senhor é de louvar os cientistas por trás) é mostrar um campo tão especial e tão complexo onde se pode inserir linux, uma vez que pode ser adaptado ao meio em que está envolvido, só isso… O objectivo não é levar o Linux ao pódio, mas sim usar o Linux como uma escada de acesso ao pódio, que será ocupado por todos os cientistas envolvidos…
Toda a gente sabe que Linux não é para meninos. Bom, talvez até seja, até porque há versões próprias para quem esta a aprender pela primeira vez a mexer num computador (e diga-se que o faz bem). Mas dá para perceber o contexto, certo?
Pessoalmente, gosto mais de Windows, mesmo sendo programador (c++/c#,ASP .NET), porque sinceramente não tenho paciência para tar a fazer apt-get para tudo e mais alguma coisa, e gosto imenso dos meus “exe” (jogos, principalmente), recorrer a Virtual Machines ou Emulation, hmmmm, não (sim, quem têm bom conhecimento de Linux até pode saber outras formas, mas eu não sei). Não sou Fanboy de OS nenhum, e tal como há carros todo o terreno e carros Nascar, em que cada um tem a sua função, o mesmo acontece para os OS’s. Linux é fantástico, ninguém o pode negar.
PS.: Já testei Ubunto, Xubunto, Fedora Core e Mint. Mas há um que me vai dar especial prazer em testar >].
Tens noção que Xubuntu é Ubuntu com XFCE ? E que o Mint é baseado em Ubuntu ? E o Ubuntu deriva do Debian… Basicamente só testaste 2 distros: Ubuntu e Fedora
Costumo dizer:
“Windows ‘e para jogar, Linux para trabalhar.”
😀
É quase por aí. O GNU/Linux é o sistema operativo competente para as minhas tarefas no dia-a-dia. Mas não abandono o Windows, infelizmente, tenho sempre umas máquinas virtuais com Windows para sempre quando precisar ter à mão. Seja para lazer ou não.
Sempre um bom trabalho, PPlware 🙂
Thanks
Mas que debate? Há alguém que ainda não saiba que Linux é o melhor?
Isso soa-me a boca de barulho 😉
Quando deixam de usar a má tradução de “God-Damn particle”? Não é “Partícula de Deus”… sejamos rigorosos e deixem-se de populismos! Parece que a intenção (acredito que não a vossa, apenas seguiram o rebanho) é suscitar críticas religiosas quando na verdade nada tem a ver.
Oh FG.. leste o artigo?
sabias que Partícula de Deus foi o nome dado por um Físico e direccionado para o público em geral?
Informem-se antes de serem críticos.
Marisa Pinto,
por um fisico, e por um escritor (“The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?”). No entanto, o termo é largamente rejeitado pela comunidade cientifica, independentemente de quem o cunhou. O correcto é chamar bosão de Higgs, que além de ser o nome oficial, evita também, tal como mencionado pelo FG, debates desnecessários. Além disso, chamar partícula de deus, é ser vago e exagerado, já que a partícula não tem tanta importância como esse nome lhe parece dar.
Não tenho nada contra o artigo. Está muito bem, e aliás, também sou investigador e entendo bem como o Linux é obviamente a escolha mais apropriada.
Completamente de acordo, e além de que o Peter Higgs detesta o nome “Partícula de Deus”
Apoiado a 100%. O Sr. Lederman teve uma das piores ideias de sempre quando decidiu cunhar este nome no seu livro. É um nome altamente incendiário e que leva o leitor comum, sem grande conhecimento de causa, a interpretar o tema de modo errado.
Cunhar o bosão de Higgs como ‘A partícula de Deus’ é meio caminho andado para incitar uma discussão religião vs. ciência. Como investigador, ou se quiserem “cientista” (não gosto deste nome), fico triste de cada vez que vejo pessoas a discutir coisas deste género.
O bosão de Higgs pertence ao campo da física e a religião não tem que ser “chamada para a festa”, se me permitem a expressão…
A designação inicial era “the goddamn particle”, a partícula maldita e era usada no título de um livro do físico Leon Lederman.
O editor do livro com espírito comercialão é que sugeriu subtitui-la por “the god particle” com o pretexto de que isso venderia mais exemplares.
O jornalismo de caca hoje dominante internacionalmente continua alegremente a papaguear esse nome ridículo.
Creio que isso é mentira. Isso foi o que o Lederman disse à imprensa em estilo de gozo 🙂
concordo com o pedregulho, ele até pode ter usado esse nome em tom de gozo, mas primeiramente foi introduzido pelo editor, já que the god particle vende mais…pelo menos é o que eu acho (:
Agora, realmente, parem de chamar particula de deus…
A mim parece-me que a escolha do nome “God-Damn particle” não é totalmente inocente.
Tens noção do que falas?
Esta partícula, não tem nada a ver com qualquer religião ou fé. Tem somente a ver com o estudo do porquê de várias partículas terem massas diferentes, só.
Mais uma vítima…
ainda nao percebi as pessoas neste tipo de criticos. “Todos” nós sempre conhecemos por Bosão de Higgs, mas tb conheço por particula de Deus. Esta última expressão tornou-se popular nos meios de divulgação cientifica. Ora não estamos no seio da comunidade cientifica, portanto não percebo. O Pedro não é um fisico, eu não sou um fisico, tu não és um fisico (acho eu). Isto é divulgação cientifica. Só faltava agora que sempre que alguem aqui falasse num cão, tivesse que se referir por “Canis lupus familiaris”
Até hoje as únicas pessoas que vi a tentarem associar a exprressã à religião são exatamente estes criticos
Mas quem é que usa a expressão “God-Damn particle” ? Essa do “Damm” não lembra ao diabo 😀
O nome correto é Boson (Bosão) ou Partícula de Higgs.
É mesmo partícula de Deus, devido ao Livro “The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?” Era para se chamar “goddamn particle” mas devido a editora ficou “The God Particle”.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Higgs
Exato. É o Bosão de Higgs (Higgs Boson) ou Campo de Higgs (Higgs Field) e ainda não há 100% certeza que o realmente é. O que se sabe é que se descobriu uma nova partícula com 126 GeV que provavelmente corresponde ao Bosão de Higgs de acordo com o Modelo Padrão (Standard Model)
Uma vez que parece que algumas pessoas precisam de um esclarecimento:
A editora não permitiu ao livro ser chamado de “The Goddamn Particle” e ficou “The God Particle”, o primeiro é um titulo muito mais apropriado e a razão de ter ficado como ficou.
A Marisa tem toda a razão relativamente ao termo “GOD particle” no entanto dentro da comunidade científica gerou-se o termo “God Damn Particle” por andarem desde os anos 80 à procura dela. À laia de “where are my god damn keys”????
Lembram-se do LISP? “Lots of irritating silly parentheses”?? Mais ou menos a mesma coisa.
Gostaria apenas de deixar o reparo: é CERN, não CERT 🙂
Confirmado. Cert é a nossa entidade portuguesa para resposta a incidentes 🙂
Por acaso conheço o CERT desde há muitos anos como sendo uma organização para o estudo de vulnerabilidades e segurança na Internet.
https://www.cert.org/
Sim, exactamente. Eu também os conheço.
O site do “Nosso/Portugal” Cert é http://www.cert.pt/
Dúvido isso já é um assunto muito batido.
Segundo percebi esta partícula subatômica é de como são constituídas as partículas atômicas.
É supostamente a partícula que confere massa às restantes.
http://blogs.discovermagazine.com/cosmicvariance/files/2012/07/523994_262182730549202_1795806418_n.jpeg
Higgs 101
http://blogs.discovermagazine.com/cosmicvariance/2007/11/06/higgs-101/
O scientific linux é apenas usado como plataforma para um middeware que permite a virtualização de clusters computacionais e colocar milhares de computadores (cerca de 100.000) a realizarem processamento paralelo. O conceito aqui aplicado já existe há bastante tempo, chama-se Grid Computing.
bom…o teu “apenas”… é um apenas esquesito…100.000 maquinas…vai la vai…
cmps
Não tirando o mérito ao Linux, há uns tempos atras hackers tinham 100% controlo sobre o LHC e poderiam bem ter feito coisas piores mas recusaram se a fazer mais que bloquear o acesso aos engenheiros. Não foram roubados dados nem danificaram nada mas deixaram bem a sua mensagem em que poderiam fazer o que quisessem com o acelerador de partículas. O bloqueio entretanto foi levantado pouco tempo depois.
Não acredites em tudo o que lês. Houve facto um acesso ilegítimo a uma rede menos protegida e mais exposta do CERN, onde se situava por exemplo o servidor da sua página. No entanto, nunca o LHC ou qualquer rede mais sensível esteve sob controle desse grupo de hackers gregos intitulado GST: Greek Security Team.
até porque o nucleo da coisa deve estar separado ro Resto na Network…e para lá entrar…nem a particula de Deus lol,
olha mais facilmente roubavas 10 bancos do que la entravas…
Embora seja maioritariamente WindowsDependente, uso uma distribuição Debian para navegar, de forma totalmente anónima na rede!
when u say: “Is a goddam car!” u mean “Is a spectacular car!”
nothing to do with god’s car..
Boa tarde,
Tenho perguntas:
Porque essa particula se chama a particula de Deus ?
Sendo descoberta a tal particula de Deus estaria a ciência muitas vezes materialista a matar o materialismo ?
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
‘E a particula do “Big Bang”.
Deus = Criacao = Big Bang = Particula de Deus = … = …
Ciencia nao tem nada a ver com “materialismo”.
Ciencia tem a ver com “repeticao”, e “previsao” por deducao dessa repeticao 😀
É Partícula de Deus porque é a partícula que torna possível toda a “Criação”. Sem ela não haveria nem galáxias, nem estrelas… obviamente, nem nós. Aparentemente, sem esta partícula nada existiria senão energia pura.
Citando a Marisa Pinto: “Partícula de Deus foi o nome dado por um Físico e direccionado para o público em geral”
O CERN também tem uma ferramenta em linux ligada ao BOINC para processamento de informação.
Puxa vida…Isso tudo mudou a minha vida!!!
Se fosse Windows era a partícula do diabo 🙂
Lamento… não resisti à piada fácil.
boas…hummm acho que não dava para ser Windows…talvez BSD ou solaris, mas Rwindows não…
cmps
Ou Mac…
http://www.apple.com/science/profiles/briancox/
O Linux representa à muitos anos o exponente máximo em computação paralela. E aqui não se prende tanto pela performance do escalonador, mas sim pelo preço. De lembrar que o Windows escala bem em SMP porém com um preço proibitivo, isto aliado ao facto de ser closed source dita que o Linux seja o grande vencedor.
Podia ser X,Y ou Z. Podia, porém nem todos os sistemas operativos estão preparados para processamento paralelo à escala que estes estão.
Os BSD’s e mais concretamente o FreeBSD, pois dos três “principais” é o que melhor suporte SMP tem, não suporta nem a quantidade de processadores nem a quantidade de memória que o Linux suporta.
É ainda visível em outros ambientes de supercomputação sistemas como AIX, IRIX (Já não tanto), HP-UX e Solaris. Todos estes são proprietários o que faz com que a taxa de utilização seja baixa. Mesmo alguns supercomputadores da IBM correm Linux ao invés de AIX. AIX acaba por ter um desempenho formidável em ambientes Mainframe e não tanto em SMP.
Para quem não sabe fica a título de curiosidade que:
AIX – IBM
IRIX – SGI
HP-UX – HP
Solaris – Oracle (mas para mim será sempre da SUN)
Cumprimentos e larguras.
É por essas e outras que o Linux esta a cada dia esta ganhando muito mais espaço na computação pessoal, seja nos Tablets, Smartphones e posteriormente nos PC’s. E tenho dito. kkkkkkkk
Eu gostava era que deixassem de chamar de partícula de deus, um termo que ninguém na área científica usa.
É um nome extremamente infeliz. Incendiário, diria até.
Para isso é que há a água benta 😉
Dizes que ninguém usa o termo particula de Deus na area científica.
Pergunta: Tu és da area ? Se sim, não haverá cientistas que a chamem assim ? Se houver então é termo da área.
Se não és da area porque dizes que os cientístas da area não a usam ?
Dizes que gostavas que não se chamasse particula de Deus. Ora isso é outra coisa. O que tu gostas ou o que tu não gostas é uma opinião pessoal.
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
Garanto-te que um investigador sério não usa este termo, porque está consciente do quão desapropriado é. Aliás, se há pessoa a quem este nome não agrada em nada, é ao próprio Peter Higgs. E não, não sou físico, mas sou investigador em química teórica. Chega-te, ou é preciso apresentar CV? Isto há com cada um…
Pergunta: Um investigador sério é aquele que pensa como tu gostarias ?
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
Peço imensa desculpa por ter gostos pessoais e partilha-lhos na net não voltarei a fazer em locais onde poderão chocar com vossa excelência 😛
Aqueles que estão a pensar seguir carreira na área das TI, especializem se em linux, é o futuro. Vao ganhar muito dinheiro.
mais uma prova é preciso ser cientista para utilizar o Linux LOL , ainda bem temo o meu windows utilizo sem dores de cabeça e sem perda de tempo , linux lol