PplWare Mobile

Linux fundamental na descoberta da "Partícula de Deus"

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Redin says:

    …prevejo aqui um aceso debate sobre qual o melhor SO do mercado e não propriamente o tema em si.
    Espero sinceramente estar enganado.

    • Pedro Pinto says:

      O Debate até pode consistir em saber porque o Linux é tão especial neste tipo de sistemas onde é necessário que tudo esteja bem afinado.

      • Sergio says:

        acima de tudo tem a ver com a flexibilidade para o desenvolvimento de ferramentas para computação paralela. a esse nível o Windows é super fechado.
        Depois porque em termos académicos há uma tradição muito grande em sistemas UNIX, que depois migraram naturalmente para linux.
        Depois tem a ver com a própria filosofia do mundo cientifico e académico que incorpora muito o espirito GNU

      • SCC says:

        Acho impressionante como se consegue menosprezar uma notícia tão importante como a possível descoberta do bozão de Higgs, e passar o Linux a primeiro plano e tratá-lo como o herói da festa.
        Linux é bom, uso, abuso e recomendo em determinadas situações.
        Windows é bom, uso, abuso e recomendo noutras e determinadas situações.
        Mas daí a dar ao Linux o trunfo de ter descoberto a particula de Deus, acho fenomenal e um perfeito disparate que em nada contribui para o debate, e que só atrapalha quem pretende ter uma justificação para escolher um S.O. Até porque o CERN não usa apenas Linux (e sei do que falo).

        Mais parece aquela velha conversa de ha 20 e poucos anos atrás de que o AmigaOS era o melhor do mundo, e que quaquer outro SO era um disparate (e que por acaso continuo a achar que estava 20 anos à frente de tudo no seu tempo e que continua à frente de muitos S.O. actuais) .

        Mais, acho piada aos iluminados que apenas dizem “Linux é o melhor” , “Linux é que é”, “Linux é tipo cena!”, ” o meu Linux é maior que o teu!”, “Não é nao, o meu é que é!”. Se o Prós-e-Contras da RTP fosse debatido unicamente assim, já teria saido do ar, não acham?

        Parece-me que quem escreveu o artigo deveria ter fugido à tentação de lançar um debate que, num site de conteudos técnológicos e cientificos, já deveria ter aprendido que este genero de pergunta não tem nada de construtivo e muito menos de instrutivo, e pelo contrário, deveria ter pesquisado mais e colocado mais informação, até porque parece-me que há aqui muito utilizador que não faz mínima ideia de que se trata! (mas que como bom tuga que é, lança os seus “bitaites”).

        Desculpem o desabafo, mas adoro o PPLWare, só não suporto debates que se tornam sempre acéfalos quando se faz a mesma pergunta vezes sem conta!

        Abraços da Suiça

        • Pedro Pinto says:

          Sérgio, penso que as respostas às tuas “questões” foram também respondidas também por ti. Por se tratar de um site tecnológico, fizemos uma introdução sobre o que é o bozão de Higgs e depois apontamos para um segundo plano que é o Linux. De facto tal descoberta é um marco importante na nossa história mas parece-nos importante dar a conhecer que associado a esse feito está associado o Linux (parte tecnológica).
          Relativamente à questão colocada “Conhece outros cenários onde o Linux desempenha um papel fundamental?” de facto não é perguntado se o Linux é melhor que os outros, daí não perceber a tua insistência nesse ponto.

          Como estás na Suiça, vamos enviar-te a morada para mandares uns chocolates à maneira para o pessoal do Pplware 🙂 Um abraço

        • Serva says:

          @SCC ,

          Bom dia , infelizmente mais um Luso que está fora do nosso belo País , os meus cumprimentos pela tua coragem .

          Quanto a questão que colocas acerca da enfatização do Linux em detrimento da IMPORTANTÍSSIMA descoberta desta particula , eu penso que não terás interpretado bem o artigo , este SÍTIO é preferencialmente tecnológico apesar de já terem surgido várias noticias ligadas a ciência como é este caso , e de facto se verificares só no final da noticia se fala no Linux e não interpreto como tu interpretastes , se verificares os posts abaixo verificas que existe até alguma polémica acerca do cognome dado a esta partícula o Linux só aqui aparece porque é o SO instalado no Cern e tentou-se demonstrar pelas suas características que para além da sua estabilidade tem os seu código aberto e por esse facto é altamente moldável e que esse factor permite aos cientistas programar mediante as suas necessidades .

          Um abraço destas terra Lusas e esperemos que em breve estejas a coabitar com a maioria de todos nós .

          Abraço

          Serva

        • André says:

          O Linux não descobriu nada, o Pinguim como podes ver está sentado a olhar para ti… Aqui o objectivo (sim senhor é de louvar os cientistas por trás) é mostrar um campo tão especial e tão complexo onde se pode inserir linux, uma vez que pode ser adaptado ao meio em que está envolvido, só isso… O objectivo não é levar o Linux ao pódio, mas sim usar o Linux como uma escada de acesso ao pódio, que será ocupado por todos os cientistas envolvidos…

    • T. Castro says:

      Toda a gente sabe que Linux não é para meninos. Bom, talvez até seja, até porque há versões próprias para quem esta a aprender pela primeira vez a mexer num computador (e diga-se que o faz bem). Mas dá para perceber o contexto, certo?
      Pessoalmente, gosto mais de Windows, mesmo sendo programador (c++/c#,ASP .NET), porque sinceramente não tenho paciência para tar a fazer apt-get para tudo e mais alguma coisa, e gosto imenso dos meus “exe” (jogos, principalmente), recorrer a Virtual Machines ou Emulation, hmmmm, não (sim, quem têm bom conhecimento de Linux até pode saber outras formas, mas eu não sei). Não sou Fanboy de OS nenhum, e tal como há carros todo o terreno e carros Nascar, em que cada um tem a sua função, o mesmo acontece para os OS’s. Linux é fantástico, ninguém o pode negar.

      PS.: Já testei Ubunto, Xubunto, Fedora Core e Mint. Mas há um que me vai dar especial prazer em testar >].

    • Paco Nassa says:

      Mas que debate? Há alguém que ainda não saiba que Linux é o melhor?

  2. FG says:

    Quando deixam de usar a má tradução de “God-Damn particle”? Não é “Partícula de Deus”… sejamos rigorosos e deixem-se de populismos! Parece que a intenção (acredito que não a vossa, apenas seguiram o rebanho) é suscitar críticas religiosas quando na verdade nada tem a ver.

    • Marisa Pinto says:

      Oh FG.. leste o artigo?
      sabias que Partícula de Deus foi o nome dado por um Físico e direccionado para o público em geral?

      Informem-se antes de serem críticos.

      • Paulo says:

        Marisa Pinto,

        por um fisico, e por um escritor (“The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?”). No entanto, o termo é largamente rejeitado pela comunidade cientifica, independentemente de quem o cunhou. O correcto é chamar bosão de Higgs, que além de ser o nome oficial, evita também, tal como mencionado pelo FG, debates desnecessários. Além disso, chamar partícula de deus, é ser vago e exagerado, já que a partícula não tem tanta importância como esse nome lhe parece dar.

        Não tenho nada contra o artigo. Está muito bem, e aliás, também sou investigador e entendo bem como o Linux é obviamente a escolha mais apropriada.

        • djx says:

          Completamente de acordo, e além de que o Peter Higgs detesta o nome “Partícula de Deus”

        • João Henriques says:

          Apoiado a 100%. O Sr. Lederman teve uma das piores ideias de sempre quando decidiu cunhar este nome no seu livro. É um nome altamente incendiário e que leva o leitor comum, sem grande conhecimento de causa, a interpretar o tema de modo errado.
          Cunhar o bosão de Higgs como ‘A partícula de Deus’ é meio caminho andado para incitar uma discussão religião vs. ciência. Como investigador, ou se quiserem “cientista” (não gosto deste nome), fico triste de cada vez que vejo pessoas a discutir coisas deste género.
          O bosão de Higgs pertence ao campo da física e a religião não tem que ser “chamada para a festa”, se me permitem a expressão…

      • Pedregulho says:

        A designação inicial era “the goddamn particle”, a partícula maldita e era usada no título de um livro do físico Leon Lederman.
        O editor do livro com espírito comercialão é que sugeriu subtitui-la por “the god particle” com o pretexto de que isso venderia mais exemplares.
        O jornalismo de caca hoje dominante internacionalmente continua alegremente a papaguear esse nome ridículo.

        • Paulo says:

          Creio que isso é mentira. Isso foi o que o Lederman disse à imprensa em estilo de gozo 🙂

          • diogo says:

            concordo com o pedregulho, ele até pode ter usado esse nome em tom de gozo, mas primeiramente foi introduzido pelo editor, já que the god particle vende mais…pelo menos é o que eu acho (:

            Agora, realmente, parem de chamar particula de deus…

    • Hugo Soares says:

      A mim parece-me que a escolha do nome “God-Damn particle” não é totalmente inocente.

      • Nelson says:

        Tens noção do que falas?

        Esta partícula, não tem nada a ver com qualquer religião ou fé. Tem somente a ver com o estudo do porquê de várias partículas terem massas diferentes, só.

        Mais uma vítima…

    • Sergio says:

      ainda nao percebi as pessoas neste tipo de criticos. “Todos” nós sempre conhecemos por Bosão de Higgs, mas tb conheço por particula de Deus. Esta última expressão tornou-se popular nos meios de divulgação cientifica. Ora não estamos no seio da comunidade cientifica, portanto não percebo. O Pedro não é um fisico, eu não sou um fisico, tu não és um fisico (acho eu). Isto é divulgação cientifica. Só faltava agora que sempre que alguem aqui falasse num cão, tivesse que se referir por “Canis lupus familiaris”
      Até hoje as únicas pessoas que vi a tentarem associar a exprressã à religião são exatamente estes criticos

    • A obra da prima, ó i ó ai says:

      Mas quem é que usa a expressão “God-Damn particle” ? Essa do “Damm” não lembra ao diabo 😀

      O nome correto é Boson (Bosão) ou Partícula de Higgs.

    • Alguem says:

      É mesmo partícula de Deus, devido ao Livro “The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?” Era para se chamar “goddamn particle” mas devido a editora ficou “The God Particle”.

      Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Higgs

    • Nuno says:

      Exato. É o Bosão de Higgs (Higgs Boson) ou Campo de Higgs (Higgs Field) e ainda não há 100% certeza que o realmente é. O que se sabe é que se descobriu uma nova partícula com 126 GeV que provavelmente corresponde ao Bosão de Higgs de acordo com o Modelo Padrão (Standard Model)

    • Paco Nassa says:

      Uma vez que parece que algumas pessoas precisam de um esclarecimento:
      A editora não permitiu ao livro ser chamado de “The Goddamn Particle” e ficou “The God Particle”, o primeiro é um titulo muito mais apropriado e a razão de ter ficado como ficou.

    • Legion says:

      A Marisa tem toda a razão relativamente ao termo “GOD particle” no entanto dentro da comunidade científica gerou-se o termo “God Damn Particle” por andarem desde os anos 80 à procura dela. À laia de “where are my god damn keys”????

      Lembram-se do LISP? “Lots of irritating silly parentheses”?? Mais ou menos a mesma coisa.

  3. Nuno TM says:

    Gostaria apenas de deixar o reparo: é CERN, não CERT 🙂

  4. Henrique C. says:

    Dúvido isso já é um assunto muito batido.

    Segundo percebi esta partícula subatômica é de como são constituídas as partículas atômicas.

  5. Rui says:

    O scientific linux é apenas usado como plataforma para um middeware que permite a virtualização de clusters computacionais e colocar milhares de computadores (cerca de 100.000) a realizarem processamento paralelo. O conceito aqui aplicado já existe há bastante tempo, chama-se Grid Computing.

  6. João Ramiro says:

    Não tirando o mérito ao Linux, há uns tempos atras hackers tinham 100% controlo sobre o LHC e poderiam bem ter feito coisas piores mas recusaram se a fazer mais que bloquear o acesso aos engenheiros. Não foram roubados dados nem danificaram nada mas deixaram bem a sua mensagem em que poderiam fazer o que quisessem com o acelerador de partículas. O bloqueio entretanto foi levantado pouco tempo depois.

    • Paulo Ferreira says:

      Não acredites em tudo o que lês. Houve facto um acesso ilegítimo a uma rede menos protegida e mais exposta do CERN, onde se situava por exemplo o servidor da sua página. No entanto, nunca o LHC ou qualquer rede mais sensível esteve sob controle desse grupo de hackers gregos intitulado GST: Greek Security Team.

      • @lmx says:

        até porque o nucleo da coisa deve estar separado ro Resto na Network…e para lá entrar…nem a particula de Deus lol,
        olha mais facilmente roubavas 10 bancos do que la entravas…

  7. macosta says:

    Embora seja maioritariamente WindowsDependente, uso uma distribuição Debian para navegar, de forma totalmente anónima na rede!

  8. jao says:

    when u say: “Is a goddam car!” u mean “Is a spectacular car!”
    nothing to do with god’s car..

  9. Boa tarde,

    Tenho perguntas:

    Porque essa particula se chama a particula de Deus ?

    Sendo descoberta a tal particula de Deus estaria a ciência muitas vezes materialista a matar o materialismo ?

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

    • Lm says:

      ‘E a particula do “Big Bang”.
      Deus = Criacao = Big Bang = Particula de Deus = … = …

      Ciencia nao tem nada a ver com “materialismo”.
      Ciencia tem a ver com “repeticao”, e “previsao” por deducao dessa repeticao 😀

      • É Partícula de Deus porque é a partícula que torna possível toda a “Criação”. Sem ela não haveria nem galáxias, nem estrelas… obviamente, nem nós. Aparentemente, sem esta partícula nada existiria senão energia pura.

        Citando a Marisa Pinto: “Partícula de Deus foi o nome dado por um Físico e direccionado para o público em geral”

  10. Alex says:

    O CERN também tem uma ferramenta em linux ligada ao BOINC para processamento de informação.

  11. Tucuxi says:

    Puxa vida…Isso tudo mudou a minha vida!!!

  12. Filipe YaBa Polido says:

    Se fosse Windows era a partícula do diabo 🙂
    Lamento… não resisti à piada fácil.

  13. Ricardo Silva says:

    O Linux representa à muitos anos o exponente máximo em computação paralela. E aqui não se prende tanto pela performance do escalonador, mas sim pelo preço. De lembrar que o Windows escala bem em SMP porém com um preço proibitivo, isto aliado ao facto de ser closed source dita que o Linux seja o grande vencedor.
    Podia ser X,Y ou Z. Podia, porém nem todos os sistemas operativos estão preparados para processamento paralelo à escala que estes estão.
    Os BSD’s e mais concretamente o FreeBSD, pois dos três “principais” é o que melhor suporte SMP tem, não suporta nem a quantidade de processadores nem a quantidade de memória que o Linux suporta.
    É ainda visível em outros ambientes de supercomputação sistemas como AIX, IRIX (Já não tanto), HP-UX e Solaris. Todos estes são proprietários o que faz com que a taxa de utilização seja baixa. Mesmo alguns supercomputadores da IBM correm Linux ao invés de AIX. AIX acaba por ter um desempenho formidável em ambientes Mainframe e não tanto em SMP.
    Para quem não sabe fica a título de curiosidade que:
    AIX – IBM
    IRIX – SGI
    HP-UX – HP
    Solaris – Oracle (mas para mim será sempre da SUN)
    Cumprimentos e larguras.

  14. Gilson says:

    É por essas e outras que o Linux esta a cada dia esta ganhando muito mais espaço na computação pessoal, seja nos Tablets, Smartphones e posteriormente nos PC’s. E tenho dito. kkkkkkkk

  15. Nuno José Almeida says:

    Eu gostava era que deixassem de chamar de partícula de deus, um termo que ninguém na área científica usa.

  16. valente99 says:

    Aqueles que estão a pensar seguir carreira na área das TI, especializem se em linux, é o futuro. Vao ganhar muito dinheiro.

  17. BallmerGenio says:

    mais uma prova é preciso ser cientista para utilizar o Linux LOL , ainda bem temo o meu windows utilizo sem dores de cabeça e sem perda de tempo , linux lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.