PplWare Mobile

Linaro – motor de desenvolvimento dos dispositivos Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. DoContra says:

    Era bom que a adopção de open source OS e software fizesse baixar os preços de muito hardware (afinal, o preço do SO é uma justificação para o custo final, não é?).

    Mas, lamentavelmente, cheira-me a banca/euribor! Quando a euribor desce, sobe o spread…

    Ou da história do preço do crude versus produto final nas bombas. As subidas são logo religiosamente “acompanhadas”, mas alguém já deu pelas descidas dos preços na fonte?

    Neste caso em concreto, certamente que o consumidor nunca dará pelo “preço simbólico” do SO no preço final do equipamento! As grandes empresas (como a IBM) justificarão nele os milhões investidos na I&D e provavelmente assistiremos a situações caricatas em que hardware com SO open source será até mais caro que máquinas com MacOS ou Windows…

    Deus queira que me engane redondamente! 😉

    • Rui Oliveira says:

      Repara o preço que cada um dos fabricantes deve-se apenas a eles e à margem que querem praticar e não a nenhum custo inerente ao linux. Lembra-te também que por si só o linux é um kernel, meego, Android são uma stack completa (sistema operativo) baseada no kernel do linux e outros são suportados por empresas independentes como a Intel, Nokia e Google, aí sim há custos, apesar dos projectos serem open source e comunitários, o trabalho quase na sua totalidade é feito pelas empresas e os engenheiros que trabalham nelas.

      Não têm da minha óptica nada a ver com iniciativas destas, mas sim pelo facto deles serem mais gananciosos e aproveitarem-se do facto de não terem que pagar uma licença de software por cada equipamento que vendem.

      Acho que esta iniciativa é para tornar o Linux, um sistema ainda mais optimizado para as novas inovações do campo do hardware, principalmente os processadores.

      Vejo isto como uma pescada de rabo na boca, se o Linux tiver um desempenho muito bom, mais fabricantes irão usá-lo, se mais fabricantes usarem-no mais dispositivos se vendem, se mais diapositivos se venderem, mais haverá a necessidade de os fabricantes manterem o seu desenvolvimento e optimizações em inúmeras aplicações.

      Para nós então será impecável, um Android mais rápido a consumir menos bateria etc…

      Não acho então, que isto se irá reflectir nos custos dos dispositivos. O mercado é que é demasiado liberal na prática dos preços dos OEM, devido ao Linux ser livre. Mas também neste aspecto a maior competição de dispositivos entre si, irão obrigar as empresas a reduzir as suas margens de lucro para se manterem competitivas

  2. RCS says:

    “Será que com o esforço de alguns dos maiores potenciadores da inovação tecnológica, daqui a algum tempo teremos um Android ou um MeeGo a 200 à hora, capaz de bater a velocidade da plataforma iPhone OS fruto das suas optimizações internas?”

    Isto foi só para picar, é a tua opinião pessoal sem teres feito qualquer benchmark, ou viste esse estudo em algum lado?

    • Rui Oliveira says:

      É perfeitamente notório a rapidez do iPhone nomeadamente o exemplo do seu browser que ainda não foi batido pelo Android. Encontras vários videos no youtube do browser do android contra o do iphone . Faz a pesquisa. Isto são optimizações, em vários aspectos nomeadamente ao nível de tirar partido e espremer bem as capacidades do processador.

      Porquê? Tens evidencias do contrário? 😉

      • RCS says:

        O Droid tem 550 vs iphone de 600Mhz
        O Droid é mais lento que o iphone em alguns testes.
        Está aqui um em que ganha o Droid (em WiFi claro)
        minuto 2:00
        https://www.youtube.com/watch?v=r9YGvLHvUxQ&feature=related

        Admito que o browser do iphone é mais rápido na grande maioria das vezes.

        Mas gostava de ver um droid com a última versão do browser, a usar jit para ver como se portava.

        Com o Nexus há vários vídeos com ele a ganhar, mas também não se pode esperar outra coisa. Atenção a comparativos em que não desligam o flash.

    • a Friend® says:

      Acho que a opinião do Rui Oliveira é unanime de quem já experimentou as duas plataformas.

      Eu posso deixar o testemunho que a maquina com Android que vi mais próxima ao iPhoneOS em termos de velocidade da interface e tempo de resposta da mesma, tinha 1GHz de CPU, lado a lado a um iPhone com apenas 600mhz de CPU, e não conseguia ser mais rápido e fluido que o iPhone.

      Ou seja, se o iPhone com quase metade da capacidade de processamento obtém melhor desempenho, facilmente chega-se ali a uma conclusão digna de um “benchmark” 😉

      Quando aparece um Android a correr num CPU de 600mhz e atingir a mesma performance que o iPhone, isso sim… chama-se optimização!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.