Quantcast
PplWare Mobile

Ligue o seu iPhone/iPad ao Raspberry PI via AirPlay

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. João Rodrigues says:

    Boas,

    Dá para usar como perfeito substituto da apple tv no que diz respeito à conectividade com o ipad?

    Estava a pensar comprar uma apple tv para fazer streaming, mirroring e dual screen do ipad para a tv lá de casa.

    Será que consigo resolver com o Raspberry? Porque, sendo assim, não preciso da apple tv para nada…

    Se só dá para fazer streaming não me dá…

    • AL says:

      Se for instalado o XBMC no raspberry pi (ver raspbmc ou openelec), grande parte das funcionalidades da apple tv ficam disponíveis, incluindo o airplay (tem de ser activado). Pessoalmente já o testei com sucesso. E tudo por uma fracção do custo!

      • João Rodrigues says:

        Estive a investigar o XBMC e parece que o mirroring não funciona.

        Testaste fazer mirroring e dual screen a partir dum idevice?

        Esta solução ficaria a um quarto do preço de uma apple tv, mas não me parece que resolva o meu problema…

        • Nelson says:

          O mirroring tem mesmo de ser com a Apple T … Pelo menos para já…

        • AL says:

          Actualmente no meu raspberry tenho instalado o Raspbmc (com as ultimas actualizações feitas e sem overclock feito), pois o openlec não funciona muito bem comigo… mas é apenas uma preferência pessoal.

          Quanto ao AirPlay, sempre que estou na mesma rede do Raspbmc (e desde que esteja ligado, claro), é detectado como um dispositivo compatível com airplay por todos os dispositivos apple. Inclusive no PC, o próprio iTunes também o detecta como tal.

          Pessoalmente, com o iPdad consegui com sucesso utilizar o com a aplicação do Youtube (procurava os vídeos no ipad, mas via os vídeos na TV), também consegui utilizar a aplicação “AVPlayerHD” (mais uma vez, via os filmes na tv), bem como ver slideshow das fotos que tinha no iPad.

          Com o iPhone consegui fazer streaming da musica que lá tinha.

          Por agora foi tudo o que testei.

          É certo que por vezes pode demorar um pouco a fazer a ligação, ou é preciso tentar novamente, mas ultimamente até tem funcionado bem.

  2. Alberto says:

    É impressionante a versatilidade e a capacidade de fazer de tudo com um computador como o Rpi.

  3. Manuel Bravo says:

    Porque não instalar o XBMC? Tem o airplay e muito mais funções 🙂

  4. Tiago Andrade says:

    Basta abrir o xbmc e é possível fazer airplay de media. Obviamente esta solução é mais completa, mas para a utilização do dia-a-dia, o fornecido serve perfeitamente. Aviso que com o ios 7 ainda está bastante instável, mas funciona.

    • Pedro Pinto says:

      Boas Tiago,

      Como referido no artigo “existem outras distribuições que já trazem por omissão o Shairport”. No entanto, este artigo destina-se a quem tiver outros sistemas operativos no PI.
      Depois a questão das ocomunicações…mesmo tendo isso nativo no XBMC, se tiveres um router Thomson, podes ter problemas por causa do Multicast.
      Assim, temos aqui um artigo passo a passo para quem gosta de instalar os seus proprios serviços…e para quem quer aprender mais algumas coisas 🙂

  5. Nuno says:

    Boas pessoal,

    Mas já agora o airplay no xbmc e no raspbmc não fuciona tal e qual como no apple tv primeiro por causa da função mirror e depois os videos também não funcionam bem, pelo menos é o que eu consigo verificar da minha utilização com o airplay e o xbmc. Ou alguém consegue por isso a funcionar?

    Cumprimentos

    • João Rodrigues says:

      Era essa a minha dúvida… Também queria fazer mirroring do ipad para a tv mas não me parece possível sem a apple tv, pelo menos o XBMC diz não suportar mirroring e dual screen.

    • Nelson says:

      Pois, a verdade é que os vídeos do AirPlay não funciona assim tão estavelmente no Xbmc, e as vezes crasham… Engenharia reversa…

      Geralmente, utilizo o AirPlay para ver YouTube para isso, utilizo a App Constellation no iOS.

  6. Luis says:

    Excelente. Como correr no arranque o serviço?

  7. Noise says:

    Excelente artigo 🙂
    Sabem como se activa o Multicast para o Router da Zon (zonhub)?

  8. Nuno says:

    O airplay no ios7 não se dá mt bem com o raspbmc. Pelo menos na versão stable. Já li que na nightly funciona, mas ainda não experimentei.

  9. Tiago Carvalho says:

    Onde posso fazer download?

  10. Jorge says:

    Tentei instalar mas não deu
    Aparece no ultimo passo
    Failed to create client object: daemon not runing
    Fatal: MDNS Child process died unexpectedly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.