PplWare Mobile

Ligar o Ar Condicionado num elétrico tem muito impacto?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. B@rão Vermelho says:

    Já aqui tinha dito que os carros “normais” com o Ac ligado os consumos também são diferentes, eu falo por mim que sou Ac dependente e noto diferença nos consumos e na prestação do carro principalmente em subidas, mas tenho um carro modesto, talvez carros mais potentes não se note tanto nas subidas como eu noto no meu.

  2. Pedro António says:

    Já há carros que gastam muito menos combustível com o AC que o apresentado!

  3. tesliman says:

    muito bom

  4. VpokaFP says:

    Em climas frios perde 30% de autonomia.
    Está mais que visto que os elétricos não são solução para 95% das pessoas.

  5. Janu says:

    Este verão fui de férias e levei o elétrico, sempre com o AC ligado. Foram umas férias para recarregar baterias.

  6. PAULO SILVA says:

    Eu queria saber o consumo ao chegar ao carro que esteve ao sol umas horas, e depois vir ao sol na auto-estrada para ver o consumo – Isto é um dia de férias normal (ou trabalho…).
    Quanto ao consumo de combustível, normalmente é uma perda de potencia em que os motores com maior binário tem menos que os de menor cilindrada, ou seja, cada caso é um caso, fora a carga no automóvel (se tem só o condutor ou tem 4 passageiros) que varia muito.

  7. NunoManuelAlves says:

    No meu Highland M3 o AC gasta 1 kW em vez de gastar 12 ou 12.5 kW gasta mais 1, são 17 cêntimos no meu condomínio, já nas traineiras movidas a sumo de dinossauro já estamos a falar de 1 L ou 2 aos 100 km e se colocarmos potências iguais então deve ser de rir para os chupadores de sumo. Em climas quentes acima dos 35 ou 45 graus as baterias LFP ( no meu caso) podem perder um PCO mas aqui já entra o sistema de arrefecimento, ja nos climas frios perde pouco, mas perde, sem dúvida que o BeV é a melhor solução para todos os casos, simples eficiente, potente, pouco ou nenhuma manutenção… Sem dúvida é o caminho que estamos a seguir e ainda bem, tudo a baterias, já disse isto aqui algumas vezes, não há nenhuma situação em que o sumo seja melhor e o H2 então é uma comédia :):):) vá lá serve para fertilizar campos e para a industria do Metal

    • Vitolas says:

      Exatamente o contrario, se entendesses minimamente o funcionamento de uma “traineira” ou de o funcionamento de qualquer motor sabias que quanto menos potencia o mesmo tem pior é a nível de consumos para situações de maior exigência do motor.

      • Nuno-Manuel-Alves says:

        isso ja são outros 500, eu quero la saber se a traineira X ou traineira Y gasta mais ou gasta menos, o que é certo é que gasta e não é pouco, quero la saber do chupador de sumo, no meu meu bolso saem 17 centimos, no chupador sai bastante mais ponto.

  8. Silva says:

    Qual seria o resultado com a temperatura interior a 25ºC

    • PeterJust says:

      Seria ainda menos como é obvio, um AC de casa, que arrefece uma sala inteira gasta cerca de 1KW/h portanto como o consumo medido foi 1,3 a 1,5 até acho muito, mas lá está, 20 graus é muito frio para verão e para temps exteriores de 35 graus com os raios solares constantemente a aquecer o habitáculo.

  9. xicofdf says:

    Nao sao mais amigos do ambiente, e nao sao solucao para a maioria das pessoas.

    • SF says:

      Se repetires isso muitas vezes especialmente sem argumentos, não passa a ser verdade.

      • Quantum says:

        Quase nenhum VE atinge a marca dos 10 anos sem ter de trocar bateria.
        É um argumento suficiente, ou queres que continue?

        • BC says:

          A percentagem de carros eletricos que ainda nao atingiu os 10 anos é gigantesca. Argumentos tirados da cartola sem qualquer prova dada nao contam, lamento.

        • Antonio+Vasco says:

          YaYa , conte mais disso, gostaria de saber o que aconteceu e como acabou, para experiência dos outros

          • YaYa says:

            Não há muito para contar.
            O carro estava com mais ao menos 160.000km, a autonomia do carro acusava cerca de 300km e depois decaia rapidamente e de forma anormal. Tivemos de fazer uns prints (no ecrã carregar no botão com o símbolo de um carro sem largar por alguns segundos).
            Ficamos sem carro durante duas semanas.
            Como o pack de baterias ainda estava na garantia foi todo substituído.

          • PeterJust says:

            Então o carro tinha um defeito, provavelmente no sistema de gestão de bateria, depois foi enganado por alguém que lho vendeu por isso, a marca assumiu e reparou e isso é a prova que qualquer carro eletrico não passa dos 10 anos, é esse o argumento?

          • YaYa says:

            @PeterJust foi comprado usado com três anos, e nos três seguintes nunca deu problemas. Antes da compra fez uma revisão complete na tesla, e estava tudo bem.
            Defeito, feitio, etc… não importa, deu o problema que deu.

  10. João says:

    Solução sem interesse, dada a falta de pontos de carregamento, a morosidade de carregamentos, a poluição em fabricar os componentes das baterias, a falta de inovação no processo tecnológico das baterias, a revenda desses carros de plástico será sempre um fiasco. O automóvel eléctrico não evoluiu o suficiente desde 1888, quando surgiu na Alemanha aquele que é considerado o primeiro carro elétrico: o Flocken Elektrowagen, criado pelo inventor e empresário Andreas Flocken. Já na altura tinha tomadas fios e as mesmas trapalhadas de hoje em dia.
    Portanto,
    A mudar de paradigma do fóssil para o eléctrico, só mesmo quando existir algo que não polua tanto e tenha um custo beneficio para o construtor/utilizador que compense, ate lá isso para mim são microondas…

    • Miguel Lopes says:

      Não te preocupes com a poluição dos combu5 fósseis, dos estragos ambientais, de respirares partículas nocivas e cancerígenas, até curtes respirar um tubo de escape. Depois dizes que o carro elétrico não evolui o suficiente, deves estar entretido a seres gaseado por tubos de escape num parque subterrâneo e não acompanhas o que evoluiu numos últimos 20 anos, mas como o teu cérebro está atrofiado pela poluição do carro a gasóleo que usas e que tem 15 anos, ainda dizes que os elétricos poluem mais, serás um neendertal?

      • Nono says:

        Não consigo quem é mais parolo se ele dar os contras dos carros eletricos que ainda tem de ser resolvidos se vossa excelência armado ao pingarelho que os AE são a melhor coisa do mundo…

        Uma coisa é certa ainda me vou rir da malta que pensa que o AE foi a melhor coisa que inventaram e não existe nada melhor e no decorrer aparece outra coisa melhor e pronto já era os AE, esperem só para ver…

      • Yamahia says:

        @Miguel Lopes tudo o que falas tem origem cada vez mais nos pneus (á medida que os carros aumentam de peso) do que nos tubos de escape (a medida que os sistemas de retenção evoluem)
        O desgaste dos pneus polui cerca de 200 x’s mais que o tubo de escape de carros modernos. Dado que os carros elektros gastam em média 30% +pneu, estes são de longe mais poluentes que os carros a combustão .

        • B@rão Vermelho says:

          @Yamahia, É pá desculpa, eu sei que tens ou tiveste mota por termos conversado por aqui, por isso sabes bem o que custa andares em Lisboa e ficares parado atrás de um autocarro, e levares com os fumos nas trombas ou quando vamos de capacete fechado que fica o cheiro lá dentro até abrir ou retirar o capacete.
          Comparar isto com o desgaste de pneus acho que estás a ser um pouco desonesto.
          Eu concordo contigo em muitas coisas, acho que o VE não é para todos, principalmente para quem não possa carregar em casa, e a poupança não é como dizem, há pessoal que poupa mais agora que têm VE do que ganha de ordenado, que é uma coisa fantástica.
          Quando se fala que os VE são menos poluentes é no dia a dia, e dentro das cidades nota-se ainda mais.
          Se fores aos países Asiáticos a poluição é brutal, custa-te mesmo a respirar, as grandes cidades Asiáticas têm mais população que Portugal inteiro, lá usamos mascaras para nos protegermos dos fumos.
          Eu digo muitas vezes que compramos VE que nos chegam de barco e talvez esses carros todos juntos não chegam para apagar a pegada deixada por 30 minutos do barco que os transportou, mas o que realmente interessa é dentro das cidades não há duvida que um VE é a melhor opção.
          Para grandes viagens, ok, também não acho nem tão mau nem tão bom.
          Eu por norma paro uma vez na viajem, mas paro onde quero e não até onde o carro me leva.
          Em resumo os VE não são para todos nem todos temos perfil para termos VE pelo menos como o estado de desenvolvimento atual.
          PS, desculpa utilizar a expressão ” trombas”, não te sintas ofendido é uma forma de falar de forma rápida e dar a sensação aos outros o que é andar de mota com a cara ao vento 🙂

        • Antonio+Vasco says:

          Mais uma não verdade, não é?
          Durante meses andaram aqui a dizer isso, e em teoria até era lógico, pelo que preparei me para os 30,000 mudar de pneus, afinal o BMW 320e teve que mudar 2 pneus Michelin aos 30M , o que nunca me aconteceu a não ser num A5, mas tração á frente .
          Passei is 39, os 40, os 50 , maravilha, acabei por mudar aos 63,000 , incrivel, Hankok.
          Mas mais incrível foi ver 2 taxistas de Madrid (estre outros) a fazer 150,000 em Tesla 3, custa a acreditar, mas eles falam ali o vídeo “comparativa taxis electricos 2024” , e não vejo razão para não acreditar, acham que eles estão a mentir?
          Vejam, é muito esclarecedor

          • Yamahia says:

            Eu não acredito nesses taxistas Sr. Eng⁰.

          • B@rão Vermelho says:

            @ Antonio+Vasco Epá, caçadores, pescadores e taxistas são gente para se levar a serio?
            E acham que pneus com 150 m km ainda são seguros?
            Há uma conhecida marca de pneus Francesa que os pneus não gastão mas também não agarram, se com 150 m km se ainda há pneus então devem ser uma bela porcaria,
            Já repararam que os pneus que se gastão rápido são aqueles de aderem melhor, porque será.

    • BC says:

      Sim, porque a gasolina nasce já debaixo dos postos de combustível, não é? Não há extração de petróleo, não há o transporte para refinarias, não há processo de criação de combustível, não, há transporte do combustível, etc. A quantidade de poluição que todos este processo causa, é centenas de vezes superior à criação das baterias. Mas isto é uma conversa que não estás preparado para ter.

  11. ElectroescadaS says:

    Apesar do meu velhinho Honda Civic de 1995 (série MA9) a gasolina ter sofagem/ar condicionado, habituei-me a ter uma mantinha para colocar em cima das pernas para que de Inverno até a sofagem aquecer, não passar frio nas pernas durante o periodo que o veículo demora até atingir o aquecimento normal. Ora aconteceu que neste Inverno passado um colega de trabalho que tem um VE ao ver que eu tenho a mantinha ficou agradado com a ideia e quer usar o mesmo sistema porque segundo ele, se ligar o sistema de aquecimento gasta energia…

    Mas esperem lá, uma pessoa que compra um “carro a pilhas” prefere passar frio ou calor para não gastar energia? Sério? Estes gajos devem ser parvos só pode…

    Se me disserem que o sistema de VEs ainda não está perfeito para se usufruir na plenitude dos ditos cujos eu até acredito mas passar necessidade só porque sim é duma estupidez que não lembra nem ao Diabo…

    • PeterJust says:

      Sim, um sistema de aquecimento ou arrefecimento vai sempre usar algum tipo de energia, são as leis da fisica e tem de ser cumpridas no nosso universo. Num ICE, se estiver com frio, pode aproveitar o calor do motor para se aquecer mas isso quer dizer que a energia que o motor está a gastar, cerca de 70% está a transformar em energia termica e os restantes 30% em energia motora e depois de mais algumas perdas devido a transmissões chega às rodas. Um carro eletrico transforma a energia eletrica em motora com uma eficácia quase total, apenas uma pequena percentagem é “perdida” para calor o que não é suficiente para aquecer o habitáculo e tem de fazer trabalhar o AC e este irá consumir energia da bateria, cerca de 1kw/h, quando o consumo para o motor serão cerca de 15-20kw aos 100km, sensivelmente 5 a 7,5% se estiver a fazer uma média de 100km/h, sinceramente só me preocupava em não usar o calor se fosse fazer uma viagem que me use a totalidade certinha da bateria e por alguma razão não queria ou podia carregar a meio, isso a mim acontecerá 1 ou 2 vezes na vida mas também tinha um amigo que ia todos os dias meter 5€ de gasolina portanto, cada maluco a sua mania.

      • Antonio+Vasco says:

        É verdade, só que 1 kw custa de 10 a 30c , 1l de combustível custa 1,5 a 1,9€

        • Yamahia says:

          Para cima de 60 cêntimos no LIDL, Sr. Engº.
          Só para arrefecer o habitáculo vão-se 5 kWh, Sr. Engº. Ou seja 3 euritos.
          Se for para a Ionity já passa a 5,50 Euritos e depois é mais 1,102 a cada hora para manter.
          De qq forma este aqui a combustão parece não se incomodar muito com a autonomia quer o AC esteja ligado, quer esteja desligado. A autonomia esperada não sofre alterações:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrb5LB8FfV2lhovdegA?e=ZkaQMh

          • Antonio+Vasco says:

            O exagero do costume, o seu odio cega-o, eheh.
            Um ar condicionado de casa, mesmo um 12,000 btus não gasta mais de 660w, em esforço turbo gasta o dobro mas durante 3-4 min, como quer que o do Tesla gaste 5kw? Homem, eu deixo o AC ligado quando vou á praia, em pleno sol, para ter o carro a 23*c em 4-5h , eu nunca medi ao certo, mas não é um problema , no maximo perco 5% , são 3kw em 4h.
            E eu nunca abastecimento no Lidl

          • Antonio+Vasco says:

            E não se esqueça de um pormenor muito importante, num combustão não pode deixar o AC ligado, a não ser com o motor ligado, o mesmo não se passa com um Tesla, até o pode ligar á distância, facilmente. Até uso isso mais no inverno para aquecer o carro antes de entrar, que no verão

          • Yamahia says:

            O LIDL é considerado o mais barato dos Mobi.E’s. E a Ionity é o oposto. Foi apenas para o SR. Eng⁰ ter uma ideia da coisa.
            Qt ao resto , como deve calcular, manter a temperatura é diferente de arrefecer
            desde as temperaturas que os carros atingem ao sol.

  12. Joao Magalhaes says:

    Gasta mais no Verão, gasta mais no Inverno, gasta mais se pisares o acelerador….igual aos a gasolina\diesel. O problema continua a ser o preço deles, gastar mais 10 mil heróis para poupar 100€ em gasolina por ano não me parece um bom negócio, mas também já sabemos que carros nunca são um bom negócio.

    • Nono says:

      O problema continua a ser aqueles que vão comprar por ser moda e nem comem todos os meses só para mostrar aparências e claro que tem de validar a sua opção como se fosse a melhor coisa do mundo e serve pra todos…

      Isto chega a ponto que se torna anedótico estes debates sobre AE, visto que acaba-se sempre na treta e não se discute nada, basta ver o que acontece aqui em todos os topicos de AE, por isso nem vale apena perder aqui o tempo…

    • PeterJust says:

      Se poupas 100€ em gasolina por ano isso quer dizer que enches 2 depositos por ano, portanto acho que nem te compensa ter carro sequer.

  13. Vitolas says:

    Os resultados não são maus, mas existem duas situações, primeiro não estamos a generalizar os carros elétricos nem a fazer uma media dos elétricos em geral mas sim de um modelo e de uma marca em especifico, quiçá até escolheram o modelo de elétrico mais eficiente em termos de gestão AC, no entanto para comparar aos veículos a combustão já não especificaram um modelo mas sim generalizaram.
    Depois, voltamos novamente a especificar uma só situação, só se usa AC de verão? De inverno os resultados são garantidamente muito diferentes e para bem pior para o lado dos elétricos.

  14. PorcoDoPunjab says:

    Fujo de carros eléctricos a sete pés.
    Se aquilo começar a arder e não conseguir fugir porque o sistema que abre as portas não funciona, temos porco no espeto.
    Este incidente aconteceu mesmo, carro começou a arder e o sistema de abertura de portas não funcionou porque foi danificado pelo fogo.
    Morreu tudo lá dentro… Foi na Califórnia, acho.
    Se encontrar a notícia ainda ponho aqui o link..

  15. Vagueante says:

    Tem um erro o texto. Não é necessariamente verdade que são superiores os sistemas de AC do electricos. Apenas os que têm bomba de calor como o Model Y e que salvo erro foi uma inovação lançada pelo Leaf. Cada vez mais electricos têm, mas nem todos. Esse serão mais eficazes os outros não, drenam mais rápido, além de que nos ICE’s os de maior cilindrada, o AC tem um peso minimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.