PplWare Mobile

Jogar xadrez contra um fantasma

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. David says:

    Um jogo habitual na colunas….

  2. Oscar says:

    Bom… Nem eu nem ninguém consegue jogar xadrez da forma como estão colocadas as peças no tabuleiro tal como se vê na foto. A torre da direita fica sempre numa casa branca…

    • Marco says:

      Tabuleiro de Damas.. falha inaceitável realmente.

      • Vítor M. says:

        Seguramente que estes aspetos serão do âmbito “académico” dando ênfase à parte robótica com apoio da programação. Mesmo estando o tabuleiro correto, não será para já interessante estar a olhar para um jogo, mas sim perceber como se pode robotizar este tipo de plataformas. O xadrez é uma arte, por isso um projeto destes tem logo outra importância estratégica (dada a complexidade do próprio jogo).

  3. Regis says:

    Deixem-me contar uma coisa a propósito da importância do xadrez na informática que tive a oportunidade de vivenciar.
    Aqui há muito anos, mesmo muitos (quando a maior parte do leitores e blogers do PPlWare ainda não eram nascidos 🙂 ), no advento do computadores tinha-se por convicção que, tirando o factor velocidade, nenhum computadores seria mais “inteligente” do que o seu programador.
    Foi então que com o surgimento dos tabuleiros de xadrez “computorizados” se descobriu o contrário. O paradigma mudou então com esta “democratização” da informática pois constatou-se que um programador que apenas soubesse como de deslocam as peças e as regras do jogo, podia conceber um programa que o bata, não só a ele mas a muitos outros jogadores, mesmos os profissionais.
    Peço desculpa pelo retalho nostálgico, mas como fã de jogos e informática acompanhei sempre (nestes últimos 45 anos) as respectivas novidades, e lembro-me distintamente deste facto e do seu impacto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.