Japão vai ter universidade…
que só existe on-line! O ministério da Educação do Japão homologou, esta semana, a primeira universidade do país que vai funcionar exclusivamente pela Web. Os primeiros cursos de graduação, em Tecnologias da Informação e Bens Culturais, começam a funcionar no segundo semestre de 2007 e, ao fim de quatro anos, os estudantes aprovados receberão diplomas reconhecidos pelo governo japonês.
Chamada de Cyber University, a iniciativa é uma parceria entre o governo do Japão e a empresa privada de telecomunicações, Softbank, que vai efectuar a gestão da universidade. Fisicamente, a universidade terá apenas um escritório administrativo e um estúdio de vídeo na cidade de Fukuoka, no sul do país. De acordo com a Softbank, as aulas vão ser ministradas por conferências de áudio e vídeo e os professores e alunos trocarão informações através de mensagens instantâneas, VoIP e e-mails. Textos, livros e material de apoio usados no curso serão disponibilizados para download no site da universidade. Inicialmente, a universidade receberá 1300 alunos, divididos em dois cursos. Para averiguar da frequência dos alunos e a autenticidade das avaliações e provas, a Softbank disse que utilizará sistemas de reconhecimento de voz, biometria e palavras-passe pessoais.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Hmmm…. Será que vão ter cursos para pessoas que não sabem sequer uma interjeição japonesa? 😛
lol isso dava jeito, tou smp em frent ao pc era da maneira k kurava a minha preguiça d xtdar 😀
Estes cursos na net devem ser para Dr’s em sms ou em sorna hehehe
Bem Haja
Carlos
Hey hey hey… Bem pensado… e um curso através de sms? (Mas à borla, claro) Não se arranja? Imaginem: os trabalhos tinham de ser curtíssimos!… 😛
@Pecola
🙂 Isso ainda não, mas acredito que gradualmente este método será imposto (naturalmente) como regra. Lembro por exemplo o projecto nacional e-U da FCCN que possibilita o transito de serviços, conteúdos, aplicações, etc, entre estudantes e professores com o dominador comum, a Universidade! Isto é um passo para o estreitar de novos desenvolvimentos tecnológicos funcionais, que derivem talvez um dia na actual realidade do Japão.
@Vítor M.
Como dizes e muito bem o e-U e aFCCN, são sites de apoio e divulgação aos estudos Universitários, agora uma Universidade na Net, pareçe-me um pouco estilo a antiga Tele-Escola no tempo da TV a Preto e Branco . Agora a questão fnal será que no mercado de trabalho esses “canudos” têm o mesmo valôr que os de uma Universidade convencional ?
Abraço e Bem Haja
Carlos
Esquisito como tudo de novo é… !!
Será ela descriminada na hora do competir com as outras? pode ser…
Abraço
@maliciux
E eu junto-me ao grupo! 😀
Estudar dáme sono! 😛
Abraço,
CHAGAS.