Google: Novidades para todos os gostos no serviço de Mapas
Apesar da nova cara do Google Maps, e das funcionalidades associadas, estarem já disponível para todos mas nem por isso a Google resolveu dar descanso aos seus programadores.
O trabalho foi continuado e por isso apresentou agora mais algumas novidades, todas relacionadas com a utilização do serviço, sendo a principal a possibilidade de definirmos vários pontos de destino na navegação.
Apenas 3 meses depois de ter lançado de forma oficial e completa a nova interface do Maps, a Google resolveu agora colocar o foco dos seus desenvolvimentos na criação das funcionalidades que os utilizadores mais pediam.
Fruto desse empenho e desenvolvimento, a Google apresentou agora três novas funcionalidades que vão ser do agrado de todos os que usam este serviço no seu dia-a-dia para planearem as suas deslocações.
São três funcionalidades que eram há já muito pedidas por todos os utilizadores, por serem uma mais valia para o serviço e por melhorar a sua utilização.
A primeira dessas funcionalidades é de longe a mais interessante. Passamos a poder definir vários pontos de destino nos nossos trajectos, podendo assim determinar com precisão os locais por onde pretendemos passar.
Até agora apenas podíamos definir os pontos de origem e de destino, sem termos a capacidade de definir pontos intermédios.
Esta funcionalidade vai permitir ainda que se definam com muito maior detalhe os locais por onde queremos passar, quando por exemplo estamos a definir um trajecto pedonal.
Para a usarem apenas necessitam de definir um local de destino e depois escolher o sinal mais (+) que será mostrado no menu.
De imediato o mapa e o calculo do trajecto será alterado para reflectir essa adição ao trajecto.
Podem definir todos os pontos de passagem que pretendem e depois reordená-los para que esteja de acordo com o pretendido.
Uma segunda novidade, também ela interessante, permite que ao escolherem um local de espectáculo possam ter acesso imediato aos próximos eventos que aí vão ter lugar.
Basta que pesquisem um desses locais e de imediato vai surgir uma novo link com a opção Próximos Eventos.
Ao expandirem vão ver uma lista de eventos, desportivos, musicais ou de outros tipos, que vão ocorrer nesse local.
Ao clicarem num desses eventos vão poder ver informação adicional sobre o mesmo ou vão ser encaminhado para sites de vendas de bilhetes.
Por fim a terceira novidade é também muito útil, apesar de estar para já apenas disponível nos Estados Unidos. Falamos da possibilidade de procurarmos eventos ou marcações que tenhamos na nossa agenda ou no nosso email dentro do serviço de mapas da Google.
Ao pesquisarem por um aeroporto, um hotel ou um restaurante, vão poder ver as marcações que têm feitas para esse local. Vão poder ver as viagens de avião que têm agendadas e aceder directamente à informação que necessitam, no email.
Esta informação apenas é mostrada aos utilizadores autenticados no serviço e é restrita para cada utilizador, não havendo troca de informação.
Tal como referido antes, para já apenas os utilizadores dos Estados Unidos, e a usar o idioma Inglês, vão poder usar esta nova funcionalidade.
São estas as funcionalidades novas que a Google apresentou no seu serviço de mapas, tornando-o ainda mais interessante e que deixa a concorrência a uma distancia confortável.
Depois da novidade que foi apresentada na sua renovação, são estas pequenas funcionalidades extra que o tornam ainda melhor e com funcionalidades únicas, sendo por isso escolhido pela maioria dos utilizadores deste tipo de serviços.
Homepage: Google Maps
Este artigo tem mais de um ano
O Google maps é fantástico, só falta funcionar por gps!
Bem hajam!
+1
e funciona com GPS basta usares num smartphone com gps..
ou o teu pc tem gps??
Não é por nada, mas já uso a primeira novidade à mais de um ano de certeza. Costumo andar por Lisboa, e quando tenho que passar por mais que um local, usava essa forma de planear trajectos com vários pontos de passagem onde era possível ordenar a sequência dos pontos de passagem.
Falaste sem ler nem experimentar, ao arrastar o trajecto podias fazer isso, mas dava um trabalhão !!! agora basta por a morada ou nome do local(ais) onde queres passar e está feito !
Esta funcionalidade já existe à bastante tempo, desde a versão anterior do maps.
Bastava clicar no link “Adicionar Destino” Por debaixo das opções A e B.
Não sei qual é a novidade disto.
Não, realmente essa opção existe desde sempre ou quase na versão anterior. A nova ainda não experimentei, por isso não posso falar.
Fazendo um upgrade para uma nova versão e melhor (supostamente), não faria muito sentido tirar funcionalidades, pelo que não fazem mais que a obrigação deles ao disponibilizar esta opção.
Consegues explicar-me então qual a diferença da versão anterior para agora? É que isso das moradas, eu já fazia, além do arrastar o trajecto.
Pois, também achei estranho terem dito que era novidade, quando eu já a tinha usado antes.
Acho que o autor só descobriu agora a funcionalidade e pensa que é nova… xD
é novidade porque a versao nova do google maps nao incluia essa funcionalidade que sim , existia na versao antiga (e a qual provavelement foi a voces sempre utilizaram e dai nao se apereceberem que tinha sido removida
Nesta questão em concreto não sei. Mas com o “O que é isto?” de que se fala num comentário mais abaixo, tenho a certeza que a sequência foi – teve … deixou de ter … voltou a ter.
A fase do “deixou de ter” deve ter sido uma precipitação qualquer, para deixar o pessoal baratinado 🙁
P.S. “O que é isto ?” serve para obter as coordenadas GPS clicando num ponto do mapa. Tem associado o “street view”, se lá houver.
Fantástica a Google neste serviço.
Tenho muita pena, mas tenho que discordar dos vários comentários aqui presentes. Este novo google maps está horrivelmente mau em termos de usabilidade. Aos poucos a google tem tomado decisões desmensuradas e descuidadas. Não sei o que se passa com esta gigante que outrora tinha tanto cuidado no lançamento das actualizações.
Penso que o grande problema, e que está a ser não só com a google mas também com outras empresas, é o tentar aproximar tudo para um único modelo (tablet e desktop/portátil).
Enfim, tragam o boneco amarelo de volta que tanto jeito dava, et cetera.
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Adenda:
Além de que esta nova versão está drasticamente mais lento (mas isso é um ponto que pode ser melhorado, os outros não devido ao modelo adoptado).
tb nao gosto destas ultimas versões. Para telemovel só gosto do facto de poder encontrar locais (aí está mesmo muito bom), de resto é muito mau
O streetview ainda existe…
Mesmo nos dispositivos móveis também existe, mas está um bocado escondido.
Tenho a dizer que enquanto puder vou usar o antigo google maps porque a nova versão é uam terta, confusa, e não se percebe bem onde estão as coisas. Não é intuitivo. Por isso vou usar a antiga até não dar mais.
Concordo, era muito mais simples e rápido fazer seja o que for com a interface antiga.
Quanto ao ser lento acho que é por tentarem tirar partido do novo V8 do chrome e esquecerem-se de optimizar para os outros browsers. Uso o firefox e o browser “crasha” 100% das vezes que abro o google maps com a nova interface e sou obrigado a ligar o chrome 🙁
Ainda falta a minha empresa colocar os coordenadas GPS, facilmente, visíveis no mapa. Pelo URL também as conseguimos retirar, mas não é nada Google-like. Basicamente falta o “O que é isto?” que havia antes.
Cumprimentos.
O “O que é isto?” voltou. Experimenta lá com o botão direito.
https://www.google.pt/maps
O “street view” acho que está melhor.
Alíás, o “street view” está um espectáculo. Onde houver um círculo/elipse no chão, cliquem nele.
Desculpe, mas como é que retira as novas coordenadas GPS neste novo google maps? É que já falei com várias pessoas todas elas da minha área ainda por cima e nenhuma me sabe responder. Na versão antiga era SIMPLES. Google no seu pior.
Estamos a falar do Google Maps para PC, certo ?
1/ https://www.google.pt/maps
2/ barra de pesquisa: Porto
3/ Clic com o botão direito na zona da Ribeira, e, no menu de contexto “O que é isto ?”
4/ As coordenadas GPS, aparecem na barra de pesquisa
5/ Duplo clic na foto que aparece por baixo da barra de pesquisa para lançar o “street view”
6/ Clic nos círculos/elipses no chão para deslocar o “street view”
7/ Diverte-te 🙂
Desculpe lá, mas as coordenadas aparecerem na barra de pesquisa é obter coordenadas? Penso que isto não é só para ser utilizado por informáticos como nós, certo? Achas isso user friendly? Obviamente que não.
Não queres antes ir escrever comentários nos jornais desportivos ? Ou criar um site teu ? Até te sugiro um nome: “A Patacoada”.
O google mapas para a RAM está uma grande porcaria, tão gritante é a falta de informação na sua base de dados.
O mesmo se passa com o google earth.
Porto para os lados de Fafe?!?!
“Até agora apenas podíamos definir os pontos de origem e de destino, sem termos a capacidade de definir pontos intermédios.”
Isto na nova UI… Porque com a antiga e clássica já dava para fazer isso. Aliás, não é novidade, é o repor do que já existia.
E existe forma de gravar os percursos como kml ou gpx??
Isso é que era! E depois receber as instruções desse percurso pela app do tlm como GPS.
Para planear uma viagem por um percurso especifico, ou tracks de bike etc.
Só mesmo a Google :p
Se colocarmos os nossos dados da nossa conta tudo em Inglês dos EUA, a terceira função funciona?
Agora só falta corrigirem as supostas “estradas” que passam por cima das casas e tudo! hehehe
Mas tirando isto, Google Maps muito à frente.