Já pode aceder à Base de dados das suas contas bancárias
De acordo com a informação emitida pelo Banco de Portugal, qualquer pessoa tem o direito de ser informada sobre o conteúdo dos registos que, em seu nome, existam nesta em base de dados de contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros.
Assim, a partir de ontem, passa a ser possível a consulta da Base de Dados de Contas através da Internet.
O Banco de Portugal disponibiliza, desde ontem, a consulta à Base de Dados de Contas através da internet, na sua página oficial e no Portal do Cliente Bancário.
A consulta à Base de Dados de Contas pode ser realizada através da Internet utilizando a opção 'Obter Mapa'. A autenticação pode ser através do cartão de cidadão, credenciais de acesso ao Portal das Finanças ou usando as credenciais do Banco de Portugal.
Alternativamente, os pedidos de consulta à Base de Dados de Contas podem ser apresentados em qualquer posto de atendimento ao público do Banco de Portugal, pelo titular dos dados ou por quem tenha poderes para o representar, ou enviados por correio.
No caso de pessoas colectivas, os pedidos de consulta só são válidos se forem apresentados pela pessoa ou pessoas singulares que detenham poderes suficientes para obrigar a pessoa colectiva. Estes poderes terão de ser comprovados por certidão do contrato de sociedade actualizado – se dela constarem a identificação e os poderes das pessoas em causa –, ou por certidão válida do registo comercial ou ainda pela entrega do código de acesso à certidão permanente.
A informação constante da Base de Dados de Contas é reportada pelas entidades participantes (instituições de crédito, sociedades financeiras ou instituições de pagamento).
Este artigo tem mais de um ano
O Mapa de Responsabilidades de Crédito já era possível consultar por esta via à vários anos através das credenciais do site das Finanças…
Exacto! Não sei onde o autor foi buscar esta informação. Ainda há dois meses consultei esta base de dados.
Seria interessante que se tornasse hábito colocar as fontes das notícias para validação das mesmas.
Uma coisa é o Mapa das Responsabilidades de Crédito, que dá a info sobre os créditos/empréstimos contraídos.
Outra coisa é este mapa, que permite ter uma lista de todas as contas bancárias abertas em nome da pessoa.
Sendo assim peço desculpa ao autor pela má interpretação da notícia.
Isto não é um problema? Assim basicamente não teremos os nossos movimentos exposto?
Pode ser visto nesse sentido, mas também no sentido de facilitar o acesso à informação.
Claro que é, mas só se aprende depois de haver leaks.
Não é os movimentos, é o número a data de abertura e de fim de cada conta bancária e de cartão de crédito.
Partilho com a minha “Maria” a password do Ministério das Finanças, não sabia que servia para mais coisas. Por acaso tenho uma conta bancária com “a outra”, espero que a “Maria” não dê por isso porque está na lista 🙂
(Just kidding)
Mas por acaso conhecem mais coisas em que as ditas credenciais também podem ser utilizadas?
Esta a brincar mas é uma grande verdade, quantos não tem contas so em seu nome para terem uns trocos para gastarem com as outras……. conheço alguns …
Parece-me bastante seguro autenticação só com password. Aposto que daqui a uns tempos já nem preciso de autenticar porque ja vai estar no pastebin.
Isto só é visto pela pessoa, não para todos. Qual é o problema?
Só se alguém “gamar” as credenciais. Mas aí também acede as finanças 🙂
Também se pode aceder com o cartão do Cidadão
Agora é que os patrões vão controlar os funcionários e respectivas contas. Eles têm acesso ao nosso cartão de cidadão, estamos fo****s. Sem sentido esta ideia.
… Também podias ir dar uma espreitadela ao link …
“Autenticação com cartão de cidadão
Requer leitor de cartões, software do cartão de cidadão e PIN de autenticação.”
pin que só tu deves ter… e talvez já nem saibas onde…. descansa quando fizeres o próximo cartão de cidadão dão outro pin….
Leitor de cartões tens?
Por acaso o pin guaredei-o, como qualquer outra password, e mais uns códigos que vinham com o cartão. Até agora nunca me serviu para nada
… mas o caso era que ninguém, só por conhecer o número do cartão, tinha acesso à informação
Aqui há cartão do cidadão e leitor… mas certificados digitais desativados que chaves RSA de 1024 bits é para rir à gargalhada
Ou então podes ir buscar o pin a loja do cidadão
Deu-se ao trabalho de ler e visitar o site?
Porque carga de água é que o seu patrão tem as SUAS credenciais das finanças? ou pior, o PIN e acesso ao seu cartão do cidadão?!
Só se trabalhar para a máfia 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂