Já é uma realidade um bairro de casas impressas em 3D
Já se fala em construção de casas com impressão 3D há muitos anos. Mas, o avançar propriamente dito, tem-se visto pouco ou quase nada. Em maio passado, a New Story, uma organização sem fins lucrativos, partilhou uma renderização de planos para imprimir em 3D um bairro inteiro. O projeto já ganhou forma e como resultado foram inauguradas as primeiras casas deste projeto que contará com 50 casas.
Este bairro de casas fabricadas com impressão 3D está a ser implementado numa zona rural do México.
Casas construídas com impressora 3D
De acordo com o anúncio da organização sem fins lucrativos New Story, após 18 meses de planeamento, a primeira comunidade impressa em 3D do mundo está já em construção. As casas têm 150 m² e todas foram impressas em 3D pela ICON, empresa parceira neste projeto. Assim, a impressora 3D, com 10 metros de comprimento, trabalhou 24 horas divididas por vários dias.
Segundo a New Story, já se conseguiu concluir as duas primeiras residências, impressas a partir de uma impressora 3D. Portanto, para este feito, dadas as dificuldades de acesso à pobre povoação, foi desenvolvida a Vulcan II. Esta é uma impressora 3D que foi pensada para ser montada em locais de difícil acesso, em zonas onde a energia é instável e onde as chuvas locais inundam as estradas com frequência.
Habitações com qualidade e segurança
Apesar dos métodos de construção serem "radicais", as casas são bem estruturadas. Assim, estas possuem dois quartos, sala, cozinha e WC. Em resumo, esta configuração resultou da análise do que as pessoas pretendiam.
Além do feedback das pessoas, outros detalhes foram tidos em consideração. Nomeadamente, estas casas têm necessidades específicas, tendo em conta que estão localizadas numa zona sísmica. Desta forma, a comunidade e as suas casas foram projetadas acima dos requisitos de segurança padrão, incluindo, por exemplo, fundações robustas para garantir que as construções durem por muitos anos.
Sentimos que é a nossa responsabilidade desafiar os métodos tradicionais. Os métodos lineares nunca alcançarão os milhões de pessoas que precisam de lares seguros. Desafiar as nossas suposições e assumir riscos a partir de ideias inovadoras permitirá alcançar mais famílias com as melhores soluções possíveis, e de forma cada vez mais rápida
Referiu Brett Hagler, CEO da New Story.
Impressão em 3D permite preços mais acessíveis
Esta é uma comunidade pobre, carenciada numa zona rural, às portas de uma cidade no sul do México. As famílias que lá vão morar estão a ser selecionadas de acordo com a necessidade financeira e física de cada uma. Nas casas já habitadas, a renda familiar média por mês é de 76,50 dólares, cerca de 68 euros.
Por meio de uma parceria com o governo local, a comunidade impressa em 3D deve fazer parte de um plano comunitário muito maior. Assim, essas famílias terão acesso a áreas verdes, parques, espaços comunitários e serviços básicos.
Este artigo tem mais de um ano
e moldes, já ouviram falar?
finalmente vamos ter a casa dos pobres, e os bairros sociais , pena é que o plastico ,sofre erosão os elementos em 15 tera ,de se construir uma nova , tou a começar a gostar das impressoras 3d