IVAucher devolve 37 milhões de euros a consumidores
De acordo com o Ministério das Finanças, cerca de 37 milhões de euros já foram reembolsados aos consumidores aderentes do IVAucher desde 01 de outubro, num total de 14 milhões de transações, correspondentes a cerca de 76% do saldo à disposição.
O número de adesões ao programa também aumentou face ao início de novembro.
IVAucher - 1 milhão e 500 mil consumidores (1.494.317)
O Programa IVAucher é um sistema de incentivos do Governo Português, que vai permitir aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.
São elegíveis os estabelecimentos de restauração, alojamento e espaços de cultura (cinemas, teatros e outras salas de espetáculo), cujo CAE principal consta da lista aqui disponível.
De acordo com o comunicado do Governo...
O Programa IVAucher contribuiu, até ao momento, com cerca de 73 milhões de euros para os setores do alojamento, cultura e restauração, os quais foram especialmente afetados pela pandemia
Registaram-se no Programa IVAucher perto de 1 milhão e 500 mil consumidores (1.494.317) e quase 10 mil comerciantes (9460), o que corresponde cerca de 35 mil terminais de pagamento (34.934).
De referir que, relativamente ao IVAucher, todo o saldo acumulado através do IVAucher até 31 de dezembro, o valor remanescente será canalizado para abater ao IRS no âmbito da dedução por exigência de fatura.
O ministério faz também o balanço do AUTOvoucher, dando conta da devolução de quase 11 milhões de euros em desconto nos combustíveis, somando, desde 10 de novembro, quando os contribuintes começaram a beneficiar deste desconto, o reembolso de 10.718.905 euros, num total de 2,1 milhões de transações.
"O AUTOvoucher conta já com 1.045 NIF de comerciantes registados, o que corresponde a um total de 9.798 terminais em todo o país", adianta o ministério das Finanças no comunicado.
Este artigo tem mais de um ano
E uma empresa privada, estrangeira, tem uma base de dados cheia de informação de cidadãos portugueses de borla e sem controlo. Muito bom.
Deixe de ir ao Facebook que ele sabe mais que você mesmo.
Manuel vc vive em que ano? Já ha mt tempo que as “bases de dados cheias de informação” proliferam e é assim q o mundo funciona, sem volta para tras.
Excelente iniciativa do estado, ajudou MT empresas .
Extranho foi a não grande adesão de todas as empresas !
Parvoíce. Se baixasse a taxa do IVA, do ISP e do adicional do ISP seriam umas medidas honestas. Assim, cobra impostos a todos para distribuir por alguns. Basta ver os valores que não foram utilizados. Eu, por exemplo, não aderi a nenhum dos dois, IVAucher e AUTOvaucher. Mas não deixo de pagar todos os impostos que o Estado/Governo quer sacar, seja de bom ou de mau grado.
Foi tão bom que a mim não devolveu nada. Aqui perto nem uma bomba aderiu.
Foi muito justo sim senhora…
Porque foi desenhado para ser propaganda política. Mostrar que fazem mas com regras que dificulta o acesso para que não se gaste muito dinheiro. Olha só a publicidade que o governo consegui por 38M. Todas as semanas é artigos e noticias sobre o assunto. Uma pechincha. No final deu 1 euro a cada português… Não ajudou ninguém. Aposto que os que menos precisam foram os que mais aderiram. Para não falar no software que teve de desenvolver. Ajudava mais uma descida do IVA em 1/3%.
Aqui recebi 1862€ de reembolso numa família de 4. Só tive de pedir nif como já fazia e pagar com cartão bancário como já fazia.
Preferia que as medidas tivessem sido diferentes mas não vou deixar de usufruir por não serem justas ou não chegarem a todos, a mim chegaram e acabei por poupar muito em restauração.
O Governo não está preocupado em quanto poupaste. Não sai do bolso dos membros do Governo, mas sim do bolso de todos os contribuintes, que além de pagarem tudo e mais alguma coisa, seja de noom ou mau grado, ainda são obrigados a sustentar a propaganda política, pois a única preocupação do Costa e seus acólitos é manterem-se no poder sem limite de prazo. Pode ser que se engane dia 30/01. Já chega (e não, não é Chega) dos últimos 25/26 anos, salvo uns poucos anos
É cada um a pensar na sua barriga que isto vai para frente.. já a minha tia dizia pimenta no cu dos outros é refresco para mim. boa! só cá estás a queimar o nosso oxigénio.
Sabem o que vai ser bonito no meio disto tudo? É a choradeira das pessoas quando chegar à altura de reembolso de IRS que não irão receber um tostão porque já o receberam e gastaram de imediato com o IVAucher e nem se irão aperceber porque nem sequer sabem para que serve. Só usam para parecer bonito porque ouviram falar…
Isso faz parte dos deveres de um cidadão, estar informado e saber usar as coisas.. no meu caso por exemplo compensou o uso.
e com a retenção da fonte a baixar também acredita que muita gente vai chorar porque e vez de receber vai pagar.
Foi boa a iniciativa, aderi e recebi tudo correctamente
E se os meus bancos não forem aderentes? Como devo proceder para usufruir dos valores.
Todos os bancos foram aderentes (exceptuando os cartões refeição, porque apenas um deles tinha o acordo). Os valores de que eventualmente não usufruiu serão devolvidos em sede de IRS aquando do preenchimento da declaração
Abanca e BIG, por exemplo, creio que não foram.
20 euros. Ui tanto dinheiro
Já indexado aos gastos que tiveste, a minha bastou ir de férias que só as faturas dos hotéis e o resto em restauração deram-me um benefício de 1862€.
Para receber muito tens de gastar muito.