PplWare Mobile

IRS: Problemas a simular? Acerta a hora do PC


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. jonas says:

    Estou no estrangeiro, com hora diferente e não tenho problemas com a simulação.

    • int3 says:

      Não tem a ver com a hora de ser diferente (outro fuso horário).
      É se esta está certa e sincronizada. Posso estar em Portugal às 20h00 e nos açores 19h01 já não dá direito mas se nos açores tiver 19h00 aí já dá porque está sincronizado mesmo com fuso horário diferente.

  2. Miguel says:

    Esse erro tem acontecido muito a mim e a colegas meus, viemos depois a perceber que estando no escritorio ou em casa com a vpn ligada obtiamos esse mesmo erro.
    Assim que desligava a vpn em casa a simulação ja funcionava

  3. sousa says:

    Nao me aparece os rendimentos no anexo A nao sei se sera problema ou se a empresa nao reportou os dados

  4. Karlos says:

    Eu até percebo um pouco de informática mas eles Têm que meter tudo a funcionar como deve ser.
    Não é agora o site não funciona com este ou aquele browser ou tem que ter instalado um programa que eles lá querem,isso não devia ser.
    Eles têm que facilitar a coisa e não complicá-la,e pra mais o sistema java que têm já devia ter acabado pois o java vai deixar de existir muito em breve,enfim.

    • Miguel Sousa says:

      O problema é de alguns browsers terem passado a bloquear a utilização de uma função do JAVA, desde o mês de Fevereiro deste ano. O Chrome tinha anunciado que só em Julho iria remover esse suporte, removeu-no na última semana de Janeiro. O Safari bloqueou essa função quando o IOS passou para o 9.3.x . No Edge não funciona pois não permite a utilização desse tipo de serviços.
      As finanças já tinham o programa feito. Não tinham tempo de desenvolver outro site.

      • int3 says:

        Os utilizadores não percebem isso, por isso nem vale a pena dar-me ao trabalho de dizer o que for.

      • Antonio says:

        As Finanças tinham o programa feito …. claro que sim!… faziam outro, pois o cidadão/contribuinte tem de resolver o problema se não .. paga multa

        • Daniel says:

          É algo tão simples quanto usar outro browser (que a maioria das vezes já está instalado), ou usar a app das finanças. É chato, mas não é impeditivo de absolutamente nada… perde-se 10 segundos.

        • Tico says:

          O problema é que muitas das vezes as empresas são criadas para ganhar concursos diretamente, só sabem uma linguagem de programação… se isto fosse um país governado por gente séria, virava-se para empresa e dizia foram contratados para prestar um serviço… já não o conseguem fazer… vamos fazer novo concurso e rescindiam o contrato com aquela sem direito a qualquer tipo de indemnização com justa causa… ex: contratei uma empresa que usava máquinas de escrever (quando se enganam tem de começar do inicio…)… comecei a precisar de mais serviços relacionados, esta assinou no contrato que tinha capacidade para aumentar a capacidade de trabalho… saiu os processadores de texto e a opção “impressão em série” em que só preciso de decidir quais os campos que quero alterar… os colaboradores não sabem usar as ferramentas… existem outras empresas que conseguem fazer mais e melhor… porque estão actualizadas. Será que o país tem de pagar mais caro só porque são familiares/amigos de quem decide a quem se compra cada serviço?

      • stuff says:

        errado. A google anunciou em 2014 que ia remover o NPAPI em chrome. Em setembro de 2015 removeu.
        Tiveram 2 anos para resolver a situação. A isto chama-se incompetência.

  5. jose says:

    Eu fiz o que relatam em cima e não funciona, dando a mesma mensagem.

      • MLopes says:

        a “solução” da hora só é uma solução infinitamente parcial e não explica os problemas. a vastíssima maioria das pessoas tem a hora automática configurada por defeito e, mesmo assim não tem estado a funcionar. aliás, funciona intermitentemente.
        na sexta feira passada tentei simular dois irs em windows xp+ie8, tudo funcionou. quando tentei a terceira vez, erro. tentei mais cinco ou seis vezes, tentando também em xp+firefox, e nada. desisti no momento. volto a tentar à tarde e já dá uma vez. mais umas quantas tentativas e nada. simultâneamente duas amigas tentavem em win8.1+firefox e win10+firefox e o mesmo problema. as simulações só funcionam intermitentemente. o mesmo no fim de semana e hoje. com win7+ie11 e win7+firefox idem. em osx el capitan+safari idem, intermitência. todos os computadores com a hora automática

      • Lena says:

        Eu acertei e continuo sem conseguir simular…

  6. Paulo says:

    Também não tenho o Anexo A carregado, sendo que reportei o problema a eles e agora é aguardar.

  7. RC says:

    Para alguns utilizadores o problema poderia ser esse, mas no meu caso tenho a hora correta e mesmo assim nada esse erro (“Não foi possivel comunicar com o servidor”).

    • eu says:

      Poderá ser o anti-virus ou a firewall? Tente desactivar a ver se resolve.

      • RC says:

        Não deve ser um problema de firewall ou AV porque tanto a aplicação como on-line no firefox, após pôr a credenciais preenche o anexo A mas quando faço simular dá esse erro.

    • José says:

      Por mais tentativas que faça, dá-me o mesmo erro.
      Engraçado que em outros dois computadores cá de casa, um com o Widows XP e outro com o Vista, consegui fazer a simulação…

  8. boss says:

    Instalei o internet explorer 11 e está tudo a funcionar

  9. Fairwind says:

    Para o pessoal que não consegue resolver de maneira nenhuma o acesso ao simulador das finanças, use este simulador da Associação das Famílias Numerosas – Até pode ter alguns erros lá, mas dá para ter uma noção do que irão pagar ou receber.

    O único senão é que têm que ir ao E-Fatura buscar as deduções que têm direito e ao ANEXO A buscar os valores pré-preenchidos para simularem.

    https://www.apfn.com.pt/simuladorirs2015.php

    A PricewaterhouseCoopers todos os anos também tem um em folha de Excel: http://www.pwc.pt/pt/fiscalidade/simulador-irs.html

    Podem ter alguns erros ambos os casos, mas dá para ter uma noção aproximada dos valores. Existem até concelhos em o pessoal vai ter um pequeno benefício fiscal em termos de IRS. Como podem ver neste link, cuidado que pode haver concelhos que até constam lá erradamente ou alguns que faltem lá. Não me lembro onde consta a lista oficial por isso vai esta…

    http://www.economias.pt/lista-de-municipios-que-vao-devolver-irs/

  10. Manuel says:

    Não resolve dessa forma. Também tive esse problema de simulação com Windows 10. Passei a tentar noutro pc com Windows 7 e tudo funcionou, simula, valida e entrega.

  11. joao says:

    Ao fazer o download da declaração, para preenchimento off-line, a mesma não tinha o anexo H quando nos anteriores anos já vinha o anexo H preenchido. É erro da declaração ou este ano é assim?

  12. Carlos says:

    Viva!
    Estava também com este problema e ficou resolvido depois de acertar a hora e de reiniciar o programa.

    Outra dúvida: como podemos confirmar os valores das despesas que estão a ser considerados? Indo apenas ao efatura?! Nos valores da simulação?

  13. A.M says:

    Sim, é verdade coloquei a hora e o fuso horário automático, e restart so pc, e já funciona, a simulação.

  14. David says:

    Eu também tentei este fix e não resolve. O mais engraçado é que outra pessoa fez a declaração do IRS e consegue simular sem qualquer problema mas eu só consigo submeter. Simular dá o tal erro de comunicação com o servidor. É muito estranho.

  15. Maria Teresa Simao says:

    Faço uma pergunta no dia 01 de abril preenchi a minha declaração de IRS , fez tudo certinho e direitinho fiz o simulador e deu-me o valor a receber, submeti a mesma e quando fui confirmar o comprovativo verifiquei que não me aparecia o quadro H despesas de saúde, será que este quadro não vai aparecer? ou terei que alterar a declaração para aparecer o quadro H. Gostava de saber o que fazer;
    Obrigado

  16. Bruno says:

    A mim também não me aparece qq tipo de Anexo nem A nem H! Apenas o rosto. Acho q vou aguardar mais alguns dias.

    • Filipe says:

      Por aqui o mesmo não aparece nada de nada. Lol

      • Insider says:

        Acabei de fazer o preenchimento através da aplicação offline (é mais prático) e tive que criar o Anexo H e escolher a opção de aceitar os valores da AT para as deduções.

        Após a validação e simulação, o Anexo H continua a não mostrar a informação da dedução.

        Assim, não podemos confirmar o que a AT está a considerar para efeitos de dedução na entrega da declaração de IRS.

        A AT obriga a confiar cega e unicamente na informação do E-Factura. Se os dados lançados pela AT na declaração de IRS estiverem errados os prejudicados somos nós.

        Mas quem disse que o Estado é uma “pessoa” de bem?

        • ano n-1 , n-2 , n-3 ... says:

          Salvo raras exceções nem os rendimentos nem as deduções variam muito significativamente de um ano para o outro para o contribuinte ” normal ” . A melhor forma de analisar a simulação é compará-la com as simulações dos últimos três , quatro anos .Todos os casos que vi a simulação ” encaixava ” nas anteriores.

        • João Santos says:

          Peça para preencher a deduções manualmente que o sistema importa os dados e apresenta-os pré-preenchidos (não é preciso alterá-los, apesar de dizer que o quer fazer)

  17. Patrick Carpalhoso says:

    Confirmo que no arch linux, depois de activar a sincronização da hora ( ntp com timedatectl e respectiva configuração dos servidores ntp do OAL) passei logo a poder efectuar a simulação.

  18. João Santos says:

    Funcionou.

  19. ICavalera says:

    Tem um opção para adicionar o anexo H quando está a fazer o IRS. Em cima do lado esquerdo fala lá em adicionar anexo. Escolhe o H. Será melhor enviar uma segunda vez agora com o anexo H incluído.

  20. fabio says:

    Fiz o meu irc e ja foi aprovado, como sei se tenho algo a receber ou a pagar? fiz pelo porgrama irs modelo 3

  21. João says:

    Aqui em casa, tentei entregar o IRS em conjunto e recebi o erro de comunicação com o servidor. Se fizer o meu IRS – separado da minha mulher, tudo corre bem. Se fizer o IRS dela, separado do meu, volta a dar erro de comunicação com o servidor. A questão da hora não funciona aqui, até porque já tinha conseguido simular o meu IRS antes de ir verificar essa opção, que até já estava activa…

  22. bruno says:

    Isto cada vez está pior. Aplicação cheia de problemas e afinal temos que conferir as facturas todas para ver se coincide com o e-facturas.
    Para o pessoal que tem o problema de que o pc não consegue atualizar a data (como eu), só têm que ser atualizada manualmente, ou seja o vosso telemovel está com a hora automática logo correta e vocês só têm que meter a hora igual ao do telemovel. No meu caso resolveu.

  23. marcio says:

    Fiz duas simulações uma sem os dados do e fatura e outra com e os valores das duas a receber/pagar são iguais isto é normal?

  24. HD ADN says:

    Funciona mesmo, atrasei a hora do PC 2min. E lá consegui simular e exportar os dados do e-fatura. Obrigado

  25. Carlos Pereira says:

    Eu sugiro criarem uma interaçao com a AT e ver a hora da interaçao e acertar a hora e minutos conforme a hora que é atribuida ao ticket criado!
    Foi como resolvi para saber a hora exata do site.

  26. Ricardo Ramos says:

    Em relação a ter a hora certa e não conseguir a comunicação com a AT, eu troquei as passwords dos contribuintes e voltei a simular e a submeter a declaração de IRS e resultou, espero que esta dica sirva para quem consegue com uns contribuintes e com outros não. Parvo mas real.

    • David says:

      Que parvoice! Já deu assim como tu dizes

    • Jorge says:

      Era isso mesmo, obrigado!!!
      A minha password antiga tinha carateres “esquisitos”, enquanto que as novas penso que só podem ter letras e números. O simulador deve suportar apenas o novo formato.

      • Patrícia says:

        Deus do céu, ao fim de 3 dias de “assombração” com este erro, finalmente alguém inteligente, o ajuda a resolver!
        Muito obrigado, Ricardo Ramos.

    • José fernando says:

      As passwords,ou senhas de entrada, são válidas para dois anos.A primeira de acesso é remetida por carta para casa do contribuinte, e as seguintes têm a tal validade e se não se mudar no próprio computador no próprio site,volta à estaca zero por correio novamente. Mas o problema nº1, ainda e em alguns casos acontecem coisas diabólicas.No windows 7, com Firefox,abrindo por lá a pesquisa quando se faz acesso,mandam instalar o Java.Tudo corre bem,mas depois o anexo H é puxado pela esquerda(como aqui foi dito) mas depois acontecem casos ou manobras a fazer no H que é assinalar que vai meter as despesas e aí aparecem os lançamentos da despesas com saúde dos conjugues(que não aparecia)e juros para compra de casa permanente e no meu caso apareceu ao contrib.B juros também (aí anula-se alinha)mas depois vem a identificação do andar,a freguesia etc o titular tudo isto com o indice 01- e no fim querem o NIF do Locatário/senhorio,ora até lá está explicado que o 01-não tem a ver com senhorio algum e assim fica um modelo por entregar.

  27. Isabel says:

    Bom dia. Relativamente aos supostos 250 euros, os mesmos não aparecem na simulação. Mas quando recebermos o irs, eles vão acrescentar esse valor correto?

  28. Rui says:

    Sinceramente andamos de cavalo para burro. Se isto é tudo para facilitar, então volta declaração em papel que estás perdoada. Desde sempre que entrego a minha declaração via internet logo no primeiro dia e nunca tive qualquer problema. Este ano a confusão é mais que muita e ou muito me engano ou vai haver por aí muita multa por erros e omissões no preenchimento. Não lembra ao careca que o anexo H esteja pré-preenchido mas não seja mostrado para o contribuinte poder conferir. Ao quarto dia continuo sem conseguir simular. E desculpem lá mas não somos nós que temos de andar a acertar relógios e a alterar passwords e fazer figas e tentar perceber o que se passa. A AT é que tem de esclarecer e corrigir os problemas da plataforma…

  29. Patricia Sousa says:

    Então e se no anexo H, formos nos a carregar os valores das despesas? Será que depois de o irs aceite vao considerar os nossos valores ou os do e-factura? A mim seleciono SIm nas despesas, mas nao são carregadas automaticamente.

  30. Fabio says:

    Ja entreguei o IRS sem simular, posso agora simular para ver quanto tenho de pagar ou receber?

  31. Tiago Almeida says:

    Tenho o mesmo problema, Windows 10, já tentei acertar a data automaticamente, manualmente, mas continuo sem conseguir comunicar com servidor. o erro persiste! noutros PC’s no mesmo escritório, consegue-se fazer a simulação… o que poderá ser mais?

  32. Ricardo says:

    Bem ja fiz de tudo e continua a nao ligar o servidor na simulaçao !! ja nao sei que mais possa fazer .

  33. Susana says:

    Eu estou com o Windows 7, PC da empresa, não tenho VPN só mesmo a internet normal, já alterei a hora de mil e uma maneiras e nada o simulador continua sem dar. Poderiam ajudar-me?

    • Ricardo Ramos says:

      tente alterar a senha ou as senhas dos contribuintes da declaração IRS no portal das finanças e volte a tentar simular e submeter com as novas senhas

  34. Ricardo says:

    Ja consegui , tinha alterado apenas uma senha , mas como é feito em conjunto tive que alterar as senhas todas, e assim ja funcionou .. estranho mas resolvido . obrigado

  35. carlos says:

    Boa tarde
    Estou com o mesmo problema, alterei o horário no pc, alterei password, a declaração foi submetida e não consigo fazer simulação.
    Se houver alguma novidade acerca do assunto, agradecia.
    Cumps.

  36. Agostinho Barbosa Pereira says:

    A minha dúvida prende-se com a apresentação do anexo G e o anexo G1. Não aparece na relação de anexos do modelo 3. Será que a entrega do mod 3, deverá, neste caso, se feita por preenchimento manual nas finanças?

  37. renato says:

    alguem pode explicar onde coloco a pensão de alimentos(é guarda conjunta) e se for no anexo H e 6 diz que não posso colocar (os vários sujeitos a,b,dependentes etc.

  38. Mrsrosa55 says:

    Isto é tudo uma treta para papar mais algum dinheiro aos contribuintes. Então agora todos os CONTRIBUINTES PASSIVOS têm que ter computador, Internet, um bom antivírus e saber trabalhar com estas novas tecnologias? Porque ficam os portugueses que não têm computador ou nem sabem trabalhar com as novas tecnologias prejudicados? Atenção: não me refiro a um qualquer empresário que se não está habilitado não pode entrar no negócio, mas de um qualquer cidadão…

  39. Mrsrosa55 says:

    Adenda: Não se deve contratar o serviço porque o código de acesso ao portal das finanças é pessoal, secreto e intransmissível, sendo o seu titular responsável pelo uso indevido que dele se possa fazer (Este aviso consta no documento que informou secretamente o cidadão sobre o seu código de acesso) . Os gabinetes de Contabilidade deveriam ter códigos próprios de acesso que ficassem registados sempre que acedessem a qualquer página de um cidadão, bem como os registou ou as alterações nela feitas para o caso de algo funcionar anormalmente.

  40. carlos says:

    OLA
    no caso de dois reformados ja com uma idade avançada, um deles com uma reforma anual de 7000€ o outro com 9000 € anual , casados , uma reforma nao chega a 8.500€ se meterem o irs separados , o de 7000, nao e obrigado a imitir o seu irs ? obrigado

  41. Anonimo says:

    Eu desde, dia 01.04 não podia fazer a simulação, tinha sempre o mesmo erro.
    Mas tentei ontem tentei com o Windows 10, e funcionou.

  42. José says:

    Quatro dias sem conseguir simular (Windows 10) e ontem, ao meio da manhã, já o consegui fazer… O problema seria do servidor? E que problema poderia ter sido, que não o pudessem já ter resolvido?

  43. karlos says:

    Bem em principio o meu também dava erro de servidor ao simular,fiz como informaram aqui acertar o relogio automaticamente pela internet reiniciei o computador e também não deu.
    Depois de o relogio estar sincronizado pela internet fui novamente ás configurações do relogio e meti a hora manual,e agora sim funciona 5 estrelas.

    • José says:

      Não, eu não fiz isso. Fui realmente ver o relógio, mas como verifiquei que estava em conformidade com o informado nesta publicação, deixei estar como estava. Fui fazendo várias tentativas ao longo dos dias e ontem, ao meio da manhã, já deu. Mas logo de manhã não dava…
      Enfim, devia ser problema de servidor e ontem tê-lo-ão resolvido. Admiro é que num computador com XP e noutro com Vista (ou será 7?) deu logo à primeira vez… Portanto, o problema devia ser só com o Windows 10.

  44. Pedro Marques says:

    Hoje saiu a nova versão da aplicação de IRS das finanças, e todos os erros de comunicação com o servidor desapareceram, consegui 14 dias depois meter o IRS. Espero que a dica ajude. Tenho Windows 10 – 64 bits.

  45. Rui says:

    ALguem me sabe explicar pq é que ao instalar a app do efactura aquilo diz-me que nao detecta o java?
    E ele mando-o para a pasta certa e diz que esta danificado?

  46. ana paula says:

    Ora bolas…! A minha hora sincroniza automaticamente e mesmo assim não faz a simulação, será mesmo do servidor? Estamos bem servidos ai estamos, estamos

  47. ana paula says:

    Ora bolas…! A minha hora sincroniza automaticamente e mesmo assim não faz a simulação, será mesmo do servidor? Estamos bem servidos ai estamos, estamos

  48. claudia says:

    Ola boa noite … Esqueci me de preencher o anexo H e ja validei agora da para imendar???como faco??

  49. Bruno says:

    Olá boa noite…consegui submeter….mas não simular.

    Fiz o download da ultima versão, estou a usar o IE, tenho a hora a sincronizar automaticamente e mudei a password. O sistema operativo é o Windows 10.

    Alguma sugestão?

    • Nuno says:

      Também estou a ter o mesmo problema Bruno.
      No mesmo PC já consegui submeter 3 IRS diferentes de familiares sempre sem problemas. Pelo menos desde ontem que já não consigo fazer simulações nem extrair os valores o E-fatura (anexo H quadro 6).
      Um colega de trabalho tem o mesmo problema… Alguém está a conseguir simular sem problemas?

    • Décio Sousa says:

      Exactamente o mesmo problema aqui.
      Já tentei em Safari, FFox, IE e em Mac e Windows… Tenho as horas sincronizadas automaticamente em ambos os computadores e nada. Consigo submeter mas não consigo nem simular nem “importar” os valores das deduções automáticas…

    • Bruno says:

      Acabei por conseguir simular e submeter usando um PC com Windows XP.
      Que filme de terror!

  50. António Azevedo says:

    Submeti há 2 dias a minha declaração de IRS, que inclui o anexo G, para tributação de mais valias imobiliárias.
    Acontece que na simulação, o valor da +Valia que o simulador calcula, relativamente o que eu entendo ser o correcto, é superior justamente pela importância correspondente às despesas ocasionadas que, assim parece, o sistema indevidamente não considerou.
    Podem adiantar algum esclarecimento? Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.