IRS 2021: Estas são as datas que tem de saber e guardar
Quer saber as datas para entrega do IRS? O novo ano começou há poucos dias e com um novo ano chega também o novo calendário fiscal. Apesar de estarmos em estado de pandemia, com uma situação muito complexa em Portugal, é preciso estar atento a todos os prazos que temos de cumprir.
Saiba quais as datas mais importantes do calendário fiscal para este ano.
Tal como acontece todos os anos, os contribuintes têm de realizar algumas ações em períodos específicos. Os principais prazos do IRS referem-se à verificação de faturas no e-fatura, consulta dos valores das deduções apurados pela Autoridade Tributária (AT), reclamação dos valores das deduções, consignação do IRS e IVA, e entrega da declaração de rendimentos (Modelo 3) ou do IRS automático.
Principais datas do calendário fiscal de 2021
- Até 15 de fevereiro: Os sujeitos passivos podem confirmar ou alterar os dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes, nomeadamente informação sobre residência alternada de dependentes em guarda conjunta estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais, para que a AT disponibilize o IRS Automático ou pré-preencha a modelo 3 com estes elementos pessoais atualizados.
- Até 25 de fevereiro: possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal das Finanças. Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente.
- Até 15 de março: disponibilizados os montantes das deduções à coleta proporcionados pelas despesas comprovadas por fatura e outros documentos
- De 15 a 31 de março: reclamação, caso não concorde, das deduções à coleta relativas às despesas gerais familiares e ao benefício pela exigência de fatura apurados pela AT
- De 1 de abril a 30 de junho: Entrega do IRS em 2021, relativa aos rendimentos de 2020
- Até 31 de julho: AT envia a nota de liquidação do IRS
- Até 31 de agosto: pagamento de imposto adicional ao Estado (se não cumpriu prazos de entrega do IRS)
São estas algumas das datas importantes que deve reter. De referir que a AT disponibiliza no seu portal toda a informação. Podem consultar aqui.
Este artigo tem mais de um ano
E isso mesmo, vamos lá todos fazer o irs como deve ser. Se não houver esperto com fugas ao fisco seríamos um país riquíssimo. Está provado que o mercado paralelo se descontasse impostos teríamos uma economia ao nível de Itália.
Concordo com não haver fugas. Tal como concordo com impostos justos, e uma fiscalização apertada a TODOS. Começando por quem representa o povo: o estado. Contas públicas todas escrutinadas e dinheiro bem gerido, incluindo salários/reformas dos políticos. Mas isso é tão mal feito como o português sabe fazer bem fugir 😉
Meu caro, tens o maior corrupto a frente que é a gente que te governa!
Não viu ontem a vergonha que foi na comissão europeia os nossos amigos espanhóis e outros basicamente a chamarem de mentiroso e corrupto ao António Costa?? Maior vergonha para Portugal dos últimos anos!!
Existe mercado paralelo e fugas ao fisco em Itália logo o teu mercado cai por terra. Tens um estado ineficiente e contribui pouco para riqueza do país.
Se pagasses menos impostos, o país seria mais rico. Acredito qualquer aqui no pplware gere melhor o seu dinheiro que o estado.
O que queria dizer:
“Existe mercado paralelo e fugas ao fisco em Itália logo o teu argumento cai por terra.
Tens um estado ineficiente e contribui pouco para riqueza do país.
Se pagasses menos impostos, o país seria mais rico. Acredito qualquer aqui no pplware gere melhor o seu dinheiro que o estado.”
Se todos pagássemos os devidos impostos, não teríamos só uma ponte ‘Vasco da Gama’, estaríamos a planear não um mega aeroporto para a capital ‘metrópole’ mas dois, teríamos comprado 6 submarinos… sim… à dúzia é mais barato 🙂
Lamentavelmente, enquanto nós, povo latino, não adotarmos uma cultura de rigor como os países nórdicos, seremos cada vez mais pobres… e não é só economicamente!
Supostamente as mascaras e álcool gel iam dar para IRS, mas as lojas onde estou a adquirir não tem o CAE , nesse sector o que fazer?
Muito Obrigado pela Informação.
Eu estava mesmo a perguntar por isso.
Grato pela informação.