IRS 2017: Como obter o reembolso em menos de 12 dias
É já amanhã (1 de abril) que poderá submeter a sua declaração de IRS relativamente ao ano de 2017. Este ano há algumas novidades, que começam logo pelo portal das finanças que tem uma interface totalmente renovada mas muito mais intuitiva, não necessitando agora do "problemático" JAVA.
Em termos de reembolso, para os que tiverem direito, saibam como podem receber em menos de 12 dias!
O Ministério das Finanças revelou recentemente que procederá ao pagamento do reembolso do IRS em menos de 12 dias para os contribuintes que optarem pelo IRS automático.
No caso dos contribuintes que preencham a declaração, o tempo de espera do reembolso sobe para os 23 dias. Se quiser já saber se vai ter direito a reembolso, aceda aqui.
Estima-se que os reembolsos para o IRS automático se realizem pelo menos no mesmo prazo verificado em 2017, que no caso do IRS automático foi de 12 dias, sendo expectável que esse prazo possa vir a diminuir
Ministério das Finanças
Posso optar pelo IRS automático?
O contribuintes (com filhos) que tenham recebido apenas rendimentos de trabalho dependente ou de pensões em 2017 podem optar, na sua página pessoal no Portal das Finanças, por submeter uma declaração automática de rendimentos. Na prática, a declaração a submeter possui já as informações que são fornecidas à Autoridade Tributária por terceiros, como por exemplo entidade patronal e prestadores de bens e serviços.
De referir que o IRS automático não é obrigatório. O contribuinte pode sempre optar pelo preenchimento "normal" da declaração.
Este ano, o IRS Automático foi alargado "a cerca de 60% do total dos agregados", segundo o Ministério das Finanças, designadamente aos agregados com dependentes (o que não aconteceu na campanha do ano passado), o que "permite prazos de reembolsos mais curtos".
IRS 2017: Saiba já quanto vai pagar ou receber
Este artigo tem mais de um ano
O meu já tá feito desde ontem, espero k não dê barraco.
E os trabalhadores dependentes, mas coletados, podem entregar agora de forma automática também?
Negativo
Desde ontem (30-Março), que já é possível submeter.
Vi nas notícias que só conta a partir do dia 1 de Abril! Não vale a pena entregar antes…
Pois, não vale a pena inventar 😉
Entreguei o meu hoje dia 31/03 e já recebi o comprovativo, portanto dá para ser entregue antes do dia 1 de abril.
Teve sorte!
Não consegui validar.
hoje dia 1 de abril não estou a conseguir entregar……… só o automático, mas, como tenho outros rendimentos………….. tenho que esperar que abram de novo.
O prazo para devolução (IRS automático ou manual) começa só a contar a partir do fim do prazo (fim de maio), correto?
Não necessariamente, eu costumo entregar nos primeiros dias e já cheguei a receber antes de terminar o prazo de entrega salvo erro.
12 dias se for automático. 23 se for “manual”. A contar já a partir de amanhã
12 dias se for automático. 23 se for “manual”. A contar já a partir de amanhã
12 dias se for automático. 23 se for “manual”. A contar já a partir de amanhã
O prazo começa a contar depois de receber o email que confirme a data em que o IRS foi validado pelos serviços centrais. Se entregar dia 1 e a validação for feita dia 10, deve receber o reembolso dentro do prazo a contar a partir de dia 10.
Submeti o meu hoje de manhã (31 Março)
O meu também já foi hoje e pré-aceite. Agora é esperar…
Eu prefiro esperar uns dias… o primeiro dia ( ainda para mais é domingo ) dá sempre barraca… 😀
Isto do irs automático é bom pra quem nunca fez o irs ou nao percebe ou nao quer perceber o sistema normal.
No entanto obrigar a colocar a password de todo o agregado familiar e uma chatice, embora entenda o porquê acho que ha espaço de melhoria.
O pior é que quem se habituar a isto deixa de fazer varias simulações para perceber o que é mais vantajoso.
Por exemplo, se o ano passado fazer em conjunto foi muito mais benéfico para nós, este ano fazer em separado recebemos mais dinheiro, cerca de 700€ a mais. No IRS automático por defeito aparece ou o agregado indicado anteriormente ou o do ano anterior, no entanto acertar na situação mais vantajosa so se sabe a posteriori.
Por isso simulem antes de usarem este mecanismo dado que a sua bondade pode não ir a encontro dos vossos interesses.
O inserir todas as passwords é para protecção e identificação da pessoa que entrega o IRS. Se decidisse que o seu agregado era válido e não fosse pedida a segunda senha, quando fizesse a entrega é que notava que lhe faltavam os dados do conjuge, para além que o introduzir as senhas de filhos é para validar as despesas que os nifs deles tenham registado.
Então porque motivo não precisa da senha dos filhos, apenas o nif, quando o processo é feito como o ano passado (sem ser automático) e as despesas entram na mesma?
Eu digo-lhe, porque a validação das despesas ja foi feita a priori até ao início do ano e porque as finanças validam depois se o nif de depente é usado em mais alguma declaração (imagine 1 filho de pais separados a ser usado em ambas as declarações, embora agr haja regime próprio).
Mais, no processo de validação do agregado familiar que decorreu no início do ano, já foi necessário a introdução das senhas.
Note que apenas me refiro aos dependentes, a password do cônjuge faz sentido.
Por acaso numa das simulações detetei algo que me inquetou, mas não sei se é esperado com este novo sistema de pre validação do agregado familiar. Quando fiz a simulação conjunta, online, e aquando do pré preenchimento, só tive de introduzir o nif do cônjuge, a password nao foi necessária. Apareceu logo todo o vencimento do ano 2017. Isto a meio desta semana. Se foi um bug espero que já esteja corrigido…
Quem submete da forma automática fica logo a perceber os valores a receber em separado e em conjunto que, no meu caso, n era de todo mais vantajoso!
Eu fiz o IRS automático e aquilo ficou tudo preenchido menos a parte do meu NIB para depositarem o reembolso! Não existe a opção para preencher nem deixam alterar depois… Alguém me sabe ajudar nesta situação?
Se não me engano o nib deveria ter sido confirmado na mesma altura do agregado familiar.
O NIB que tens no teu perfil (atenção que o perfil é uma coisa e a declaração é outra) é aquele que queres? Se não for experimenta alterar para ver se a declaração o herda.
Se não dere então faz a o irs, sem ser o automático, com pre preenchimento. Vai dar quase ao mesmo. Só tens de fazer umas 3/4 validações e podes alterar o NIB à vontade.
Sempre entrei desde que fique disponível no site e nunca tive problemas. Este ano não foi excepção já submeti ontem…
Eu fazia sempre em papel agora não sei como vou fazer não tenho computador! O governo devia ter se lembrado dos que optavam por esta sulosao
Pode utilizar o mesmo dispositivo que usaste para fazer este post, ou ires a uma repartição de finanças, loja do cidadão ou junta de freguesia
Lol
Eu prefiro esperar pelo menos uma semana. Nos primeiros dias há sempre erros que são corrigidos mais tarde conforme vão sendo reportados.
Neste artigo concordo com tudo o que se diz http://contaspoupanca.pt/2018/03/29/irs-2018-ja-pode-simular-ams-cuidado/
Se houver alterações podes sempre enviar uma declaração de substituição sem custos desde que seja dentro do prazo
Eu submeti no dia 30 e voila : 2017 LIQUIDAÇÃO EM PROCESSAMENTO
é de referir que não há reembolso a reaver 🙂
Boa tarde o meu diz o mesmo e tenho reembolso para receber o que sera?
E voilá, está submetido.
Preferi esperar pelo dia 1, e assim não podem dizer que submeti antes do dia.
Agora é só esperar que entre na conta.
O meu nem carrega…
Os “Xicos” espertos querem sempre ser os primeiros, foi noticiado que não convinha submeter o IRS antes do dia 1.
Depois serão os mesmos “Xicos” a queixarem-se que foram lesados por erros.
Tenho pena nenhuma!!!
Lol, até ao final do prazo podes sempre submeter um novo IRS por substituição sem custos. Lesados onde??? Xicos espertos porquê só fazem o que lhes é permito para receberem o que o estado lhes reteve indevidamente, mas isso sou eu…
A minha declaração foi submetida mas no Campo VIGENTE diz: “NÃO” O que é que isto quer dizer?
Pois o meu tambem.diz nao…nao percebo!?
duvido muito que seja em 12 dias. O ano passado recebi o reembolso na conta bancaria a dia 11 de abril, submeti a 31 de março. Mas este ano duvido muito
Já recebi
Alguém pode me esclarecer uma dúvida? A minha mãe reteu 462 para o irs e só vai receber 204 , porque será? Não é suposto o que retemos recebermos?
Não, a retenção é como um pagamento antecipado. No fim do ano fazem-se as contas e apura se um valor a pagar. Supondo que o valor apurado é 0 então nessa situação o valor a receber é o valor retido
Boa tarde submeti a minha. Dia 1 foi aceite.
Agora diz liquidicao em processamento !
Alguem pode dizer o que é e qual o proximo passo?
Obrigaso
SUBMETI A MINHA EM 2 de Abril e ainda aguarda validacao, para quando a validacao central ? Alguem sabe ?
Submeti a 1 de abril, dia 9, estava em processamento.. penso que estará pra breve…
Entregue dia 28/03
Validada 03/04/2018
Entregue dia 28/03
Validada 03/04/2018
Resta esperar
Entregue a 31.03.2018
Recebido na conta bancária hoje 13.03.2018
Parabéns
Tudo mentiras do governo sobre o prazo de rembolso do irs …continuamos acreditando em quem nos rouba so fosse pra dar aos ciganos e outros que nunca descontaram pra merda nenhuma ai sim pagam a tempo e horas