Irão confirma que vendeu drones Shahed 136 à Rússia mas…
O chefe da diplomacia do Irão reconheceu que Teerão forneceu drones a Moscovo. No entanto, foi referido que a transferência surgiu antes da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que viu os drones de fabrico iraniano a bombardear Kiev.
Os EUA e os seus aliados ocidentais no Conselho de Segurança apelaram ao secretário-geral, Antonio Guterres, para investigar se a Rússia utilizou drones iranianos para atacar civis na Ucrânia.
Shahed 136 - Drones usados pela Rússia que espalham o terror na Ucrânia
O Shahed-136 (ou Geranium-2, como é designado na Rússia) é um moderno drone desenvolvido pela indústria iraniana. Estes drones são produzidos com o objetivo de neutralizar alvos terrestres à distância. As primeiras imagens divulgadas desta "arma de guerra" apareceram em dezembro de 2021.
Com apenas 3,5 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura, este modelo de drone não tem capacidade de descolar de uma pista. Nesse sentido, este tipo de drone é lançado de uma plataforma com até cinco aeronaves que pode ser transportada por camiões.
O Shahed 136 tem um motor de 50 hp, pesa cerca de 2,5kg (sem carga) e pode atingir os 185 km/h graças a um dispositivo integrado para o efeito. Depois de lançado, esse dispositivo pode ser dispensado. O alcance ronda os 40 km!
Os comentários de confirmação do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amirabdollahian, surgem depois de meses de mensagens confusas do Irão sobre o carregamento de armas, enquanto a Rússia envia os drones contra infraestruturas energéticas ucranianas e alvos civis.
A Guarda Revolucionária paramilitar iraniana gabou-se vagamente de fornecer drones às principais potências mundiais. O líder Supremo Ayatollah Ali Khamenei elogiou a eficácia dos drones e ridicularizou o Ocidente.
A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro com a invasão do território do país pela Rússia.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Quem apoia um país terrorista é naturalmente um país terrorista.
Sobre esta prespectiva devem de existir poucos países que não sejam terroristas. Todos os países Europeus, bem como os EUA são países terroristas, afinal de contas apoiam o estado terrorista da Arábia Saudita, apenas para mencionar um.
Mas alguém tinha dúvidas?
Neste mundo militar segredos são poucos e difíceis de guardar, agora ainda vamos saber se realmente foi antes ou já durante a guerra que na minha modesta opinião é o mais provável
E contentes andam os americanos, assim gradualmente vão enfraquecendo os aliados com esta guerra que só lhe favorece os interesses, resta saber se….viva a hipocrisia!
Completamente errado. Nunca se orçamentou tanto para a defesa em tempos de paz como neste momento. Todos os países estão a preparar enormes investimentos na sua defesa. Se disser que os EUA e outros fornecedores vão fazer uma fortuna vendendo e actualizando os materiais bélicos, acredito. Uma boa semana.
Mentirosos assim como o putin. Se o islã fosse uma religião verdadeira, o próprio povo se revoltaria contra seus governantes.
O que entendes como religião verdadeira?
Escreve-se “islão”.
ALERTA:
3ª Guerra Mundial a caminho!! O FPD do Putin pôs um míssil nuclear na Bielorrússia!!