iPhone original torna-se um produto vintage no dia 11 de Junho
O iPhone, lançado em Junho de 2007 pelas mãos de Steve Jobs, revolucionou a forma como nos relacionamos com a tecnologia e com este tipo de equipamentos.
Mas o equipamento que conta já com vários anos de utilização, tendo sido lançados entretanto vários modelos que o substituíram. A Apple resolveu agora marcar o iPhone original como um produto Vintage e posteriormente catalogá-lo como obsoleto.
A classificação que vai ser dada ao iPhone original é normal em produtos que foram descontinuados pela Apple há mais de 5 anos. Posteriormente, e para os produtos que estão fora do mercado à mais de 7 anos, a Apple aplica-lhe a classificação de obsoletos.
Na prática este classificação significa que a Apple cessa o serviço de suporte para estes equipamentos, independentemente de serem produtos vintage ou obsoletos.
No caso dos produtos Vintage o suporte pode ainda ser obtido pela AppleCare.
Designam-se por produtos vintage todos aqueles produtos que foram descontinuados há mais de cinco e menos de sete anos. A Apple cessou o serviço de assistência a hardware para produtos vintage, com a seguinte excepção:
- Produtos adquiridos no estado da Califórnia, Estados Unidos, conforme exigido por lei.
- Os proprietários destes produtos Macintosh vintage podem obter assistência e peças junto dos centros de assistência Apple no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
- Os proprietários de produtos iPod vintage poderão obter assistência junto de Lojas Apple Store ou contactando a AppleCare no número 1-800-APL-CARE no estado da Califórnia.
Designam-se por produtos obsoletos todos aqueles que foram descontinuados há mais de sete anos. A Apple cessou o serviço de assistência a hardware para produtos obsoletos, sem excepções. Os centros de assistência não podem encomendar peças para produtos obsoletos.
Todas as Lojas Apple Store e as regiões de operação do Canadá, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico seguem a lista de produtos dos EUA, mas não fazem qualquer distinção entre produtos vintage e produtos obsoletos. Quando aplicado às Lojas Apple Store e a estas regiões, todos os produtos na lista Vintage nos EUA (todos os modelos) são considerados obsoletos.
A classificação que vai agora ser dada ao iPhone original foi descoberta num documento interno, pelo site 9to5mac, e mostra que, para além de um grupo de outros equipamentos, também o iPhone original vai ser catalogado como Vintage, no dia 11 de Junho.
Não é de todo estranha esta categorização do iPhone e o consequente perda de suporte por parte da Apple. Os equipamentos estão obsoletos face ao que o mercado oferece.
Especificações iPhone original
- Tamanho do ecrã: 8.9 cm (3.5 in)
- Resolução do ecrã: 320×480 pixels em 160 dpi
- Método de entrada: Ecrã Multi-touch sensível ao toque (O botão “home” é o único botão frontal físico.)
- Sistema Operativo: iOS 3.1.3 (versão final)
- Armazenamento: 8 GB e 16GB, memória flash interna
- Sensores: Acelerómetro, Proximidade
- Quad band GSM (GSM 850, GSM 900, GSM 1800, GSM 1900)
- Wi-Fi (802.11b/802.11g), EDGE e Bluetooth 2.0 com EDR
- Câmara de 2.0 megapixel
- Bateria interna não-removível e recarregável, Com autonomia aproximada de 8 horas de conversação, 6 horas de uso de internet, 7 horas de reprodução de vídeo e mais de 24 horas de reprodução de música, além de aproximadamente 250 horas em standby
- Tamanho: 115×61×11.6 mm (4.5×2.4×0.46 in)
- Peso: 135 g (4.8 oz)
Lembramos que o iPhone original trazia um ecrã com uma resolução de 320 x 480, 128MB de RAM, um processador ARM de 412MHz, um GPU PowerVR de 103MHz e 4, 8, ou 16GB de memória.
Está perto do fim a vida útil um dos equipamentos mais emblemáticos que surgiram nos últimos anos. Foi a partir dele que o mercado dos smartphones cresceu e se tornou na indústria multi-milionária que é hoje em dia.
Homepage: Apple - Produtos vintage e obsoletos
Este artigo tem mais de um ano
interessante artigo! nunca puder ter nem o 1… hoje tenho um android (galaxy Y). Primeiro smarthphone “de verdade”. Perdi o “boom” mas ganhei nas funcionalidades/aprimoramentos. No futuro farei um upgrade, mas só quando realmente este já não der pro gasto, atualmente atende minhas expectativas.
Que pena, vendi o meu a meio ano…
Por acaso ainda tenho o meu.. Comprei-o nos Estados Unidos em Dezembro de 2007.. Depois ainda tive que esperar uns mesinhos para o conseguir desbloquear 🙂 Em 2011 foi rendido por um iPhone 4 e hoje descansa em paz na gaveta da mesa de cabeceira.. No entanto já me desenrascou quando o 4 teve que ir para reparar e continua a “bombar”.. 🙂
A apresentação deste Iphone foi das melhores coisas que vi.
Foi BRUTALLLLLLL, o Steve de facto era o das keynotes. Impressionante.
+1
True!
Confere. Foi fenomenal a apresentação do iPhone.
No meu tempo era preciso 20 anos para um produto ser vintage.
Mesmo..
Se calhar ainda lançam o iPhone versão Vintage/Coleccionador para sacar umas boas massas aos fanboys ahahah
E se o conseguirem é muito bem jogado do ponto de vista da empresa..
Problem ?!?!
Zero problems.. assim ainda me rio mais um bocadinho 😀
pois, “Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960” XD
Ta vista a novidade de mercado da Apple para 2013. Ferro-velho ao preço do Ouro! Siga comprar! GOGOGO :s
Na pratica o o produto que dá nome à noticia, é aquele que os consumidores vão notar menos, já que em termos de suporte, o iPhone já não recebia nada à muito tempo. Pior é saber que o meu MBP, que saiu nessa mesma altura e ainda corre 10.8, não vai receber mais nada de novo
Algo verdadeiramente novo, diferente, desde aí, só upgrades…
“Wozniak comentou sobre o tamanho da tela do iPhone, chegando a compará-lo com dispositivos Android: “sempre digo que prefiro as telas grandes, como as dos smartphones Android. Acho que uma tela maior é importante para a usabilidade do smartphone”, afirmou. Para o executivo, a Maçã não tem acompanhado as mudanças do mercado e por isso ela “provavelmente está perdendo mercado”. “
Cotinua a ser o smartphone mais bonito que já vi!! ainda me lembro qd o recebi dos EUA! Desde a caixa até ao cheiro dos plasticos…
Não há como explicar este raio de culto…adoro esta cena…
Há como explicar e está bastante estudado até, como uma rápida pesquisa pelo google mostrará. É basicamente o poder do marketing.
Ainda é o meu telemóvel do dia a dia 🙂
Já não é funcionam aplicações desde alguns anos (aplicações que não seja telefonar e enviar mensagens xD)
Sou mais virado para outra marca, mas ha que reconhecer que este produto para além de ter acrescentado algo que o mercado não tinha, impulsionou também que as outras marcas evoluissem no mesmo sentido.
Por isso, parabéns.
Ainda tenho o meu original, com caixa impecável e tudo. Quando saiu rendi-me à evidência que era o melhor que existia no mercado em comprei-o nos EUA. Hoje está guardado e não me irei desfazer dele. Apesar de ainda funcionar já o reformei para um WP.
Agora já é vintage … é a evolução!
serei eu também uma peça vintage? oh raios… a idade não perdoa… vou ser substituído?? oh deus…
eu tenho um