iOS 5: A Apple nas nuvens
Depois de ter sido confirmada a data do evento WWDC 2011, a Apple deixou algumas pistas sobre os assuntos a apresentar no certame deste ano.
A Apple anunciou que o evento Worldwide Developers Conference (WWDC) será de 6 a 10 de Junho no centro de congressos Moscone West, em San Francisco. Neste evento de cinco dias, a Apple revelará pormenores sobre o iOS e Mac OS.
Segundo alguns rumores, esta nova versão do SO será feito totalmente "na nuvem" e será apresentado já no próximo mês de Junho.
A nova versão do sistema operativo para dispositivos portáteis da Apple - o iOS 5 - poderá ser lançado apenas no final deste ano. Espera-se um sistema operativo totalmente estruturado para usar a tecnologia de cloud computing, passando assim o armazenamento e organização de dados para a nuvem.
É uma nova face da Apple pois, até hoje sempre foram cumpridos os ciclos de lançamentos de produtos. Por norma a Apple disponibiliza estas novidades do iOS aquando da chegada de um novo iPhone, por volta do mês de Junho. Assim será previsível que a Apple faça uma demonstração prévia desta novo iOS no evento WWDC 2011.
Esta nova filosofia trará alterações profundas no serviço MobileMe, adaptando-o às necessidades que uma estrutura cloud computing exige. Além disso a Apple deverá apresentar um serviço de música via streaming à semelhança do que a Google apresentou com o Google Music. O serviço iria permitir que as pessoas alojem a sua música online, podendo usufruir da mesma depois nos seus dispositivos iOS, via streaming. Essa possibilidade foi já reforçada em 2009 aquando da aquisição do serviço Lala, um serviço especializado em streaming.
Além disso a empresa de Cupertino irá lançar um serviço baseado na localização, será um rival ao Google Latitude.
Entretanto sabe-se que o novo Mac OS X Lion também trará várias funcionalidades suportadas na cloud, traçando uma linha comum e próxima dos serviços disponibilizados pelo iOS. É a convergência que a Apple pretende para sustentar um elevado investimento nas novas tecnologias. É de referir que a Apple investiu mais de mil milhões de dólares num avançado datacenter em Maiden, Carolina do Norte, será de esperar grandes novidades para os seus serviços.
Agora que o iPad 2 está no mercado e este está em alvoroço, levanta-se a questão do que poderemos esperar para o iPhone 5 e iPad 3.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Estou à espera de ficar surpreendido com o iOS5
Totalmente “na nuvem” é erro, espero que não façam isso.
Nunca será.. era um erro gravissimo.
O que será nas nuvens é o iTunes e outros serviços de backup, assim como documentos e afins. Mas é algo opcional.. será um serviço “complementar” para os clientes com iOS.
Até agora tinhamos smartphones comprados com o nosso dinheiro mas que não podiamos fazer do software lá instalado o que queremos, PS3 a mesma coisa, compramos mas não podemos fazer bem o que queremos da consola.
Agora vem estes senhores vender um smartphone com as mesmas condições já conhecidas, mas que para podermos guardar os nossos documentos, musicas e afins, temos de ter acesso á net e alojar tudo isso sabe-se lá onde.
Cada vez dá mais a sensação que compramos algo que nunca chega a ser nosso. Só falta obrigar as pessoas ao comprar um telemovel novo terem que devolver o antigo a custo zero…
A ganancia por dinheiro é cada vez maior. Sem sombra de duvidas que vai ser o que vai levar muito boa gente á falência, o querer ter tudo e acabar sem nada.
Smartphone com tudo local? -> Android 🙂
continuo a preferir iphone 🙂
Que observação mais sem sentido. Aqui ou em algum sitio foi dito que os dispositivos iriam deixar de ter memoria interna para gravar fosse o que fosse?
Isto é um serviço complementar.. apenas, para quem quer poupar espaço e ter as coisas na cloud!
Quanto ao poder ou não fazer o que quiseremos com os nossos smartphones ou até mesmo consolas. Podemos sempre! Eles são nossos!
Até vou usar o exemplo da PS3… podemos fazer jaikbreak, tudo o que quisermos e como quisermos, mas o serviço PSN é um serviço prestado pela SONY, logo para aceder-mos a ela, temos que aceitar as regras que eles impõem… isto é tão válido quando eu ser livre de fazer o que quero, mas se vou à casa de alguém e essa pessoa não quer que eu faça barulho ou entre com os ténis calçados, tenho que respeitar. A minha liberdade está.. se não aceito as regras que ele me impõe para entrar na casa dele, é simples… não entro!
Se é para terem um serviço tipo Dropbox tudo bem, agora se é para ficar dependente da “nuvem” acho mal. Vamos lá ver o que vai sair…
Quanto á PS3 não é bem assim como dizes. Concordo contigo com o serviço PSN, se o queremos utilizar temos de concordar com as regras da Sony.
Mas se somos assim tão livres, porque razão anda a Sony a processar o GeoHot?
Porque o Geohotz aceitou o acordo da PSN, quando se faz o registo, que diz que não se pode fazer qualquer tipo de alterações.
Conforntado com isso, ele negou tudo isso e a Sony tinha a prova que sim, porque eles têm o PSN ID dele.. quando o tribunal pediu pelos discos rigidos para ver as provas ele tirou peças que faziam os discos não funcionar e fugiu para a America do Sul…entre outras coisa mais que o deixavam altamente comprometido.
De qualquer forma, Jailbreak de consolas nos EUA é ilegal, ao contrário dos smartphones, já que a recente lei só indica que o Jailbreak de smartphones é que é legal. (não engloba, portanto, consolas..)
Isto porque, ele ao fazer o Jailbreak e disponibilizar o código fez com que a Sony tivesse que gastar milhões para re-fazer a nova firmware (3.60) de forma a proteger a PSN de hacks, que estavam a comprometer totalmente a qualidade dos jogos online… ao ponto de vários utilizadore deixarem de jogar e comprar totalmente jogos porque estava impossível jogar.. entravas num server (tipo COD) e era só aimbots e wallhacks…e isto para não falar que as copias piratas tiveram um disparo incrível… Embora ele não esteja ligado directamente a estes ultimos graves problemas, foi graças a ele que tudo começou.
O Geohot partilhou a “master key” da PS3. Não ficavas muito contente se eu copiar a tua chave de casa e a partilhar com toda a gente pois não?
Ao contrário de muitas empresas que dizem utilizar software “open source” e que depois não é bem assim, a Sony usa um software próprio na sua consola ao qual tu aceitas usar quando a ligaste pela primeira vez e aceitaste o EULA. Isso vem lá tudo explicado.
http://www.scei.co.jp/ps3-eula/ps3_eula_pt.html
Vi agora o EULA, ainda é “pior” ou seja ele está tramado mesmo.. e ainda bem.
Isto é tão válido quanto um filme ou música. Elas são nossas, podemos as tocar quantas vezes necessário.
Mas não as podemos copiar, difundir em espaços públicos (tipo bares, discotecas, etc..) e não as podemos usar para fins comerciais. Nem temos o direito de pegar na letra, fazer um concerto e tocar a música como se fosse nossa.. lá porque a comprámos…
Ora viva a todos, era só para dizer que estou 100% de acordo com o comentário do user a Friend®!!
@Filipe,
Concordo plenamente consigo! Veja a a minha situação:
Eu comprei um carro na semana passada, mas o fabricante quer me obrigar:
1) a efectuar mudanças cada vez que acelero ou travo o carro;
2) a meter gasolina, quando eu queria a liberdade poder meter o combustível que me apetecesse e
3) cúmulo dos cúmulos, a usar pneus redondos, quando os quadrados são muito mais giros!
Uma pessoa compra um carro e tem que se submeter a essa tirania do fabricante. Não há direito!
EPIC !!! AHAHAHAH
Estou a rebolar no chao, mt bom mt bom melhor resposta era impossivel, onde esta o botao do ”Like” ja metiam o pplware com ”Likes”
WTF lolol
Estes fabricantes andam loucos !!!!
Viriato estives-te muito bem.
Eu também estou/estava a pensar em comprar o iPhone4, mas sendo assim não sei… se avanço para a compra ou espero pelo iOS5.
O que me dizem os leitores do Pplware?
O iPhone 4 irá ter o iOS5 para actualizar, portanto compra 😉
E os rumores já falam que o iPhone 5 só sairá no inicio do ano que vem, porque de facto o iPhone 4 ainda está muito bom para as exigências actuais…
Estão traumatizados com a fragmentação do Android, tens q compreender a Friend® xD
Pelo contrario. Actualemente tenho Android e so tenho a dizer bem. A compra do iPhone nem serà para meu uso, mas sim para a minha esposa… claro que irei fazer algumas “pesquisas” 😀 😀
Cuidado que já vi casos de pessoas a comprarem iphones para as esposas depois chatearem-se porque o marido não largava o iPhone da esposa! 😀
Tb tenho encomenda do iPhone4 mas ouvi falar na apresentação do iPhone5 em Junho!!! Será que para Julho já poderemos contar com o 5 ou só mesmo no inicio de 2012?
O normal é todos os anos sair um iPhone em finais de Junho.. todos eles foram assim.
Mas o iPhone 4 neste momento está num patamar elevado mesmo e supera-lo não será fácil, ainda por mais quando no inicio deste ano saiu nos EUA a versão Verizon .. ou seja, o mais natural será eles adiarem uns meses e reservar esse lançamento ou para Janeiro do ano que vem ou Dezembro deste ano, já que é uma epoca importante de vendas…
Mas acho que mesmo saindo o proximo iPhone, quem tem o 4 está altamente bem servido. O próximo o mais provavel é vir com rede dupla (GSM/CDMA) que a nós ainda não nos toca já que as nossas operadoras ainda negoceiam esse serviço… deverá vir com dual core A5… provavelmente mais resistente e mais fino…mas em comparação com o 4 continuo a achar que será apenas uma versão com alguns extras, nada que justifique a espera… o ideal para se comprar iPhones é de 2 em 2 anos, que é quando as diferenças são mais significativas… 😉 Quem tem o 4.. que espere pelo 6 😀
@a Friend®,
Olá. Então você aconselha não esperar pelo iPhone 5? É que tenho a hipótese de comprar pelo Clube Viva um de 32 GB por €450. Se o 4 ainda permanecer por muito tempo vou antes para este. Qual a sua opinião?
Esse é um optimo negocio e no seu caso aproveitava sem dúvida! Comprei o meu assim por pouco menos através da Vodafone. O iPhone 4 ainda tem muito para dar e com certeza terá um suporte longinquo… o iPhone 5 será outra grd máquina, sem dúvida, mas acredito mesmo que não deixará os utilizadores do iPhone 4 com inveja…até porque estes equipamentos deverão ser muito semelhantes. Se entretanto na altura se sentir tentado pelo iPhone 5 é sempre fácil arranjar compradores a bom preço para o iPhone 4, o que acaba por valer sempre o investimento.. ainda por mais a esse preço que tem hipotese de dar…é mais uma forte razão para apostar nisso! 😉
Obrigado pela resposta! 🙂
It’s about time!
Não trará nada de novo (leia-se, estrondosamente inovador), mas será, com certeza mais fácil de utilizar que alguns serviços de Cloud. Pelo menos, o pacote será mais bonito que a maioria.
Se o Joli OS já dá 10 a 0 ao Chrome OS em, bem, quase tudo o que represente “a nuvem”, e o Foursquare está muito mais à frente que o Google Latitude (pelo menos, mais apelativo e com maior adesão é, com certeza), a Apple terá que ter em vista essas empresas também. (Pelo menos, eu considero o Ping um mini-flop, quando a Apple tentou meter-se no segmento das redes sociais)
Quanto a documentos, a Apple já tem a versão Cloud do Google Docs (embora o Google Docs seja um serviço de maior qualidade, a meu ver), e na questão da música, os verdadeiros rivais são a Last.fm, o Grooveshark e o Spotify. Todos com excelentes serviços de música on-demand, para além de que a Last.fm é um excelente serviço de descoberta musical. Todos são multi-plataformas, o que poderá ser uma desvantagem para a Apple, etc.
Será interessante: Penso que irão aproveitar o que já existe, corrigir alguns aspectos que estejam em falha nos outros serviços, e apresentar um pacote mais bem arranjadinho.
A mim parece-me que isto se insere na era “pós-pc” que a Apple advoga.
O cliente compra um iPad/Pod/Phone, compra conteúdo na iTunes Store com o aparelho e faz download e apaga as vezes que forem necessárias ficando tudo no datacenter de Maiden, tudo isto sem necessitar de computador, apenas um iDevice e ligação à net
Agora uma espécie de Chrome OS não.
Verdade, e a previsão dele já tem pelo menos 10 anos (senão mais…)
Digital LifeStyle Era:
https://www.youtube.com/watch?v=9046oXrm7f8