Pplware

Investigação da NASA sobre alterações climáticas comprometida

E a culpa é de Donald Trump!

A opinião de Trump relativamente ao aquecimento global foi bem vincada durante o período eleitoral, onde o futuro presidente dos Estados Unidos voltou a reforçar, por diversas vezes, que esta questão não passava de uma farsa inventada pelos chineses.

Agora, há o perigo efectivo de o trabalho da NASA, no que respeita à investigação do planeta Terra, através da NASA Earth, ficar comprometido por falta de financiamento do governo norte-americano, assim que Trump iniciar as suas funções enquanto presidente.

A notícia surge dos próprios conselheiros do futuro presidente dos Estados Unidos, eleito no passado dia 8 de Novembro, através de declarações ao The Guardian. Segundo eles, o financiamento da NASA para investigações relacionadas com o Planeta Terra poderá ter um corte significativo durante os próximos anos, comprometendo todo o trabalho da agência espacial. Trump pretende, assim, suspender a investigação que a agência tem vindo a desenvolver no que respeita às alterações climáticas, num movimento claro contra a “ciência politizada” de que falou ao longo da sua campanha.

Trump, durante a campanha eleitoral, reforçou por diversas vezes que a questão do aquecimento global não passava de uma grande mentira, inventada por chineses, com o objectivo de ameaçar a indústria dos Estados Unidos. Segundo os consultores, o trabalho que a NASA Earth tem vindo a desenvolver ao longo destes anos não passa de uma “monitorização ambiental politicamente correcta” e que não tinha necessidade nenhuma de o fazer.

Bob Walker, a senior Trump campaign adviser, said there was no need for Nasa to do what he has previously described as “politically correct environmental monitoring”.

Esta medida poderá ditar o fim do programa reconhecido internacionalmente que tem vindo a liderar o estudo da temperatura do planeta, do degelo, das nuvens e de outros fenómenos climáticos. Actualmente, a rede de satélites da agência espacial é uma das grandes fontes de informação sobre as alterações climáticas e o seu programa do clima depende de financiamento do estado, sendo que era previsto para o próximo ano um financiamento de 2 mil milhões de dólares.

O conselheiro de Trump referiu também que vêem a NASA num papel de exploração ao nível espacial, sendo que o trabalho relacionado com o clima deverá ser alocado a outras agências que não tratem o problema de uma forma tão politizada.

I believe that climate research is necessary but it has been heavily politicized, which has undermined a lot of the work that researchers have been doing. Mr Trump’s decisions will be based upon solid science, not politicized science.

As opiniões dos cientistas são unânimes.

Restringir o financiamento à NASA para a investigação atmosférica irá ser um retrocesso drástico, até mesmo devastador, no combate ao aquecimento global. “Podemos voltar à idade das trevas, quase à era pré-satélites”, refere Kevin Trenberth ao The Guardian, reforçando que “a informação sobre o planeta Terra, sobre a sua atmosfera e oceanos, é essencial à nossa forma de vida. A investigação do Espaço é um luxo, mas as observações da Terra são essenciais”.

Exit mobile version