PplWare Mobile

Investigação da NASA sobre alterações climáticas comprometida


Maria Inês Coelho

Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

27 Respostas

  1. Ricardo Borges says:

    E começou…

  2. Deus says:

    CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE LIBERTAR-VOS-Á

  3. Nitro says:

    Há muito que começou. E não foi só nos States. Esperem só pelo que aí vem na Europa em 2017…

  4. Felipe Rodrigues says:

    E ainda tem gente que defende esse fdp do trump, quando todo mundo tiver torrando msm na sombra, não diga que não foi avisado!

  5. Alvega says:

    “Podemos voltar à idade das trevas”, e dos trovoes, furacões, e incêndios descontrolados, de semanas na Califórnia.
    Todos os impérios caíram, é só mais um.
    Será que o muro entre os usa e o México vai suster os furacões e incêndios ?
    Um mentecapto ao leme de uns “semi-deuses”, que se julgam senhores de tudo e de todos.
    Este é somente o 1º de muitos tristes episódios vindouros.

  6. Bside says:

    Esse Trump é mesmo má pessoa até os iogurtes que eu tinha no frigorífico deixou passar a validade…

  7. JAdersonsouzadeandrade says:

    De.um.lado.o.presidente.eleito.tem.razao.em.a.cabar.comeste.trabaliho.da.nasa.mas.pois.os.cietistas.nada.poderao.fazer.paraim.pedir.o.aquecimento.global.do.planeta.mas.vejo.que.o.presidente.eleito.tambem.esta.levando.este.asunto.comi.iterese.politico.e.pesoal.de.seu.pais

  8. JM says:

    Excelente noticia. Em vez de massajar os dados e os modelos climáticos (climategate) talvez se dedique àquilo para que realmente foi fundada: exploração especial.

    • Guiomar says:

      A NASA trabalha no desenvolvimento e lançamento daqueles satélites (espaciais) que fornecem os dados; que agência governamental nos EUA estará mais habilitada para fazer isso? Nem sequer foi a NASA que esteve envolvida no “climategate”.
      Fazes sequer ideia o que é que qualquer tipo de modelação multifactorial faz, ou como é que tantas áreas científicas trabalham os dados para excluir outliers, corrigir erros de amostragem, etc?
      É no que dá o dinheiro dos lobbys das petrolíferas e do carvão, espalha ignorância e falsidade, ao ponto de haver pessoas que nem reparam que são esses lobbys que querem politizar a ciência!

  9. Knight says:

    Bom dia a todos.

    Li os comentários acima:

    Que ele é mau, que ele é fdp que ele acabara com tudo e com todos etc etc, voces podem até ter razão, mas pararam para pensar que sem ele ja temos e vemos por ai que JA FAZEM ISSO?

    aMIGOS LUZITANOS, NÃO SE ENGANEM, NENHUM DELES NO MUNDO TODO ESTA EM PROL DA POPULAÇÃO, tentem não se iludir com isso, tentem.

    Nenhum político no planeta terra é apto para cuidar dos interesses dos terráqueos. Apenas somos rato de laboratório para essa pseudo gente que dizem que irão cuidar das coisas para nós. Ou será que só irão entender quando faltar comida na mesa? Pelo que vejo a alienação de voces para com esses políticos é muito grande, voces ainda tem esperança que essa gente cuida de nós. ELES estão pouco ai para todos nós.
    Não vejo diferença no comportamento desses politicos aqui em meu país no de voces e no mundo inteiro, é tudo a mesma coisa.
    Eu não vejo a hora de morrer, pois viver dessa forma, não é viver, não sou um iludido e não trato isso como um jogo de futebol, como a maioria.

    Isso não é vida, o que eles fazem com a gente não é correto.

    Boa sorte para todos voces e me desejem a morte pois é a única coisa que me libertara dessa porcaria de vida regida por sádicos.

  10. Wishmaster says:

    O aquecimento global é uma farsa. Aliás, o planeta Terra está a arrefecer. Houve, de facto, uma subida da média da temperatura até ao ano 2000, mas já estabilizou.
    Não existem dados que permitam conclui que o aquecimento é provocado pelo Homem.

    • Guiomar says:

      É muito estranho o que dizes, pois cientistas com os dados sobre a temperatura do planeta afirmam que os 10 anos mais quentes desde que há registos ocorreram a partir de 1998, sendo que o mais quente de todos já foi o de 2015. Se calhar o teu nick revela mais sobre a natureza do que escreveste.

      • Wishmaster says:

        Guiomar,
        De certeza que ouviu falar do “Climategate”…?
        Tive os emails aqui há uns anos, infelizmente já não os tenho, mas posso dar-lhe a certeza que os cientistas que refere, do IPCC, admitiam que a questão do aquecimento global estava politizada, ou seja, controlada por razões políticas em vez que estar controlada por métodos científicos.

        Não existe consenso na comunidade científica sobre a teoria antropogénica do aquecimento global. E não é ler os artigos nos jornais portugueses e internacionais que mais não dizem do que o que querem que ouçamos.

        Há pouco mais de cem mil anos, a temperatura do planeta Terra era superior, tal como a concentração de CO2. Isto sim está comprovado. O nexo de causalidade entre os níveis de CO2 e a temperatura média. Mas a discussão deve girar em torno das causas do aumento dos níveis de CO2. E as causas são naturais. Ou vai dizer que há cem mil anos, o aquecimento se deveu ao processo de industrialização? lol

        O Homem não consegue interferir significativamente nos níveis de CO2 existentes. Quando digo significativamente, quero dizer, em níveis capazes de alterar a temperatura de todo o planeta.

        Quanto aos cientistas que refere, leia artigos credíveis e depois falamos 🙂
        Até lá, como referiu que “foram os 10 anos mais quentes desde que há registos” procure bem pelos registos que existem. De certeza que só lhe mostram um gráfico a partir do ano 1800…
        Deixo-lhe aqui um gráfico. Pode encontrar vários que apontam para os mesmos dados que são aceites pela comunidade científica.

        http://www.climate4you.com/images/VostokTemp0-420000%20BP.gif

        • Guiomar says:

          Não é preciso ser nenhum génio para saber que a questão do aquecimento global é politizada. Mas a questão ser politizada não te diz que aqueles cientistas (e muitos outros) fizeram o seu trabalho científico de forma politizada. O climategate não envolveu a NASA, informe-se, e os inquéritos ao caso não encontraram qualquer falsificação de resultados!
          O que é politizado é a acção dos governos, quer na definição das suas políticas quanto ao tema, quer na forma como alguns desses políticos querem controlar aquilo que os cientistas têm vindo a dizer ao público, directa ou indirectamente. Não são aqueles cientistas que têm as motivações económicas para dizer que é assim ou assado!

          Provavelmente não tens muito a noção do que é o método científico ou de como os trabalhos científicos são sujeitos a revisão por outros antes de serem publicados, ou de como as teorias são sujeitas a escrutínio ao longo de anos por centenas de cientistas partindo de pontos e ideias diferentes. A ciência não se impõe a outros cientistas, não estamos a falar de pessoas estúpidas que se limitam a acreditar naquilo que “um ou dois” atiram cá para fora, nem na Ciência existem com frequência consensos absolutos, pois o espírito científico tem como base questionar qualquer teoria, criando ou recriando novas teorias (fundamentadas…) para explicar os fenómenos.
          A temperatura já ter sido superior ao longo da história da Terra apenas te diz que houve formas naturais para que isso ocorrer, não te diz que o que está a acontecer agora advém de eventos naturais, nem sequer diz que ocorre sempre da mesma maneira. E o que pareces estar a querer ignorar é que o nível actual de CO2 já é bastante superior aos dados que foram estimados para as últimas centenas de milhares de anos.
          O homem não consegue interferir significativamente nos níveis de CO2 existentes??? O que é que tu achas que acontece quando se queimam combustíveis fósseis e quando há desflorestação provocada pelo homem? O efeito do homem no nível de CO2 é bem mensurável e incontestável. A escala do efeito do aumento do CO2 e outros gases é que é debatível.

          Quanto à minha frase em que pegas, era sobre os registos de estações meteorológicas, em contra-ponto à tua afirmação de que a temperatura tinha estabilizado a partir do ano 2000. Ou será que é para ignorar a tua afirmação?

          • Wishmaster says:

            Claro que os cientistas disseram o que lhes “pagaram” para dizer. Se dissessem a verdade, acabava-se-lhes o dinheirinho na conta ao fim do mês para pagar as despesas da família…. Leia primeiro os emails que foram trocados. Andou (e ainda deve andar) a circular o arquivo com os emails todos.

            “O que é que tu achas que acontece quando se queimam combustíveis fósseis e quando há desflorestação provocada pelo homem? ” -> Quanto à desflorestação, também acredita que a maior parte do oxigénio provém das árvores e plantas? Engana-se. A maior parte provém dos oceanos (do fitoplâncton).
            Quanto aos combustíveis fósseis e aumento de CO2, existem formas de o converter, inclusive a sua conversão em energia de novo.

            “E o que pareces estar a querer ignorar é que o nível actual de CO2 já é bastante superior aos dados que foram estimados para as últimas centenas de milhares de anos.” -> O facto de ser superior não permite concluir qual a causa dessa variação. A Terra sempre teve oscilações e os níveis já foram muito superiores e também com subidas abruptas (o chamado gráfico “taco de hóquei”)

            https://wattsupwiththat.files.wordpress.com/2013/06/co2_temperature_historical.png

          • Guiomar says:

            Wishmaster, tens noção que quase todos aqueles cientistas trabalham em universidades e são pagos os salários normais de professores e investigadores das universidades? Na Europa a maioria é financiado com dinheiro dos Estados, por isso são apenas pagos para fazer ciência. Independentemente da origem das mudanças que se têm observado no clima, continua a haver a necessidade de investigar a climatologia do planeta para perceber o que se passa e criar modelos para prever como será no futuro, ou seja, não seria por não existir determinada teoria que deixaria de haver fundos para a investigação na climatologia e empregos em climatologia, não seria por isso que deixariam de poder ter um emprego como cientistas. Tanto assim é que há muita investigação fundamental na área sem que os cientistas envolvidos façam qualquer análise sobre o aquecimento global, assim como há financiamento de projectos de investigação que apresentam outras teorias e modelos.

            Na verdade é considerado que metade vem do fitoplâncton, mas não é por isso que deixa de haver interferência na capacidade da outra metade para sequestrar carbono e que isso não é capaz de alterar o ciclo de carbono, é uma questão cinética. Se se produz mais CO2 e se se reduz a capacidade do planeta para sequestrar carbono, então o nível de CO2 na atmosfera aumenta – é do mais básico em noções de cinética de processos.

            “Quanto aos combustíveis fósseis e aumento de CO2, existem formas de o converter, inclusive a sua conversão em energia de novo.”
            Argumento oco. Não é a mera existência de formas de sequestrar CO2 que te consegue explicar efeitos de escala. Outra vez, cinética de processos, outra vez, desflorestação e redução na capacidade para sequestrar carbono.

            Onde é que disse que ser superior é a prova da origem? A prova da origem do CO2 dei ao falar das fontes humanas e do efeito humano na desflorestação em larga escala em várias zonas do planeta. Dizer que o CO2 é actualmente significativamente superior, e sabendo que tem um efeito “estufa” (passe a expressão), serve para mostrar um perigo não negligenciável sobre a temperatura do planeta, com uma causa de origem humana.

            Wishmaster, não queiras vir para aqui defender que a situação é equiparável à Terra de há milhões de anos atrás que tinha uma geomorfologia bastante distinta, assim como fauna e flora muito diferentes, sujeita a processos evolutivos de dezenas de milhares de anos e várias extinções em massa. A preocupação é quanto aos efeitos de alterações climáticas na vida actual, como isso pode afectar fauna, flora e sobrevivência humana em várias regiões do planeta.

          • Wishmaster says:

            Pode analisar os seguintes gráficos e veja como, no primeiro, se demonstra que a temperatura já está a baixar…

            https://wattsupwiththat.files.wordpress.com/2014/03/clip_image002_thumb.png?w=602&h=329

            http://hot-topic.co.nz/wp-content/uploads/2011/01/easterbrook_fig5.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.