Internet sem moradas de IP, até 2010
O protocolo IPv4, que salvaguarda a existência de endereços de IP num limite compreendido entre quatro mil milhões, está a esgotar. Entrevistado pela BBC Vint Cerf, o “pai” da Internet, afirmou que com o aparecimento de novos dispositivos móveis com ligação à rede, acelerou o limite do mesmo para uns curtos 3 anos.
As operadoras de Internet deverão adoptar o protocolo IPv6, que apesar de já existir há algum tempo ainda nenhuma operadora o decidiu adoptar. Vint Cerf, afirmou na entrevista que caso não sejam implementadas novas moradas de IP, referentes ao protocolo IPv6, o esgotamento do protocolo existente levará à incapacidade de conexão dos novos aparelhos móveis à web. Até 2010 poderá deixar de haver espaço para novas moradas.
Citando o próprio: “Se secarmos a fonte do IPv4 não quer dizer que a Internet deixe de trabalhar. Mas quem queira uma morada em IPv4 não vai tê-la”…. “
Se tivermos uma Internet que não suporte IPv6, não ter uma morada em IPv4 significa que não vamos ter Net”…
O protocolo IPv6 está na gaveta há cerca de 10 anos relembra Cerf.
Um dos problemas levantados pelo Guru da Internet é a incompatibilidade dos dois protocolos, na prática as operadoras terão de suportar os dois, o que implicará um aumento substancial dos custos. A ser implementado o IPv6 albergará um número quase infinito de moradas, salvaguardando as ligações durante várias décadas.
Para Vint Cerf esta deverá ser a última entrevista enquanto director do ICANN, órgão regulador da Internet, o mesmo prepara-se para abandonar o cargo ainda este ano.
Este artigo tem mais de um ano
Sem dúvida que o IPv6 será uma necessidade nos próximos tempos.. cada vez mais..
Sei que a China já não se atribuem novos endereços IPv4, e com o boom que se está a verificar neste país… imagino que vão começar a fazer um grande esforço para que o IPv6 seja mais adoptado!
AMEN!! 😉
………………………….
http://www.sounatural.com
Vai ser o booooooooooooooooooooooooom da Internet. O IPv6 será uma realidade (penso eu de que)…
Vamos aguardar e ver onde isto vai dar.
Pedro Pinto
Sim…
Agora é só esperar mesmo…
Parabéns pelo site novo meninos…
Continuem fazendo o ótimo trabalho que vocês sempre fizeram!
Bjs!
🙂
pk k nao implementam letras como nas matriculas? isso esticava o ipv4
Paulo,
essa forma de que te referes esta na gaveta a Dez anitos.. o Famoso Ipv6…
tambem quem nao esperava por isso hj em dia todo mundo tem net e cada vez mais operadoras a aparecer daki a nada Vai fazer Boomm mesmo…
@ Paulo RIbeiro
Isso nao é bem assim, o IPv4 esta definido para usar 128bits, ou seja nao da para aumentar o numero disponivel de ip’s (*), pois isso ja tem uma norma definida, e é impossivel mudar a norma sem afectar tds os routers, dns servers, os nossos proprios pc’s, etc.. etc..
(*) ou seja, nao se trata de uma questao de representaçao, pk para isso bastava os ip’s nao estarem limitados aos valores maximos de 255.255.255.255, e antes de ainda aparecerem as letras, ainda tinham de vir os numeros acima de 255
Correcção, IPv4 tem 32 bits, o IPv6 é que tem 128bits, fiz confusao 😛
Isso das letras e números não tem nada a ver… IPv4 são 32 bits correcto.. representa-se cada 8 bits por um número decimal… o IPv4 são 128 bits e representa-se cada 4 bits por um número hexadecimal.. é uma questão de representação apenas….
@ Pedro Silva
Querias dizer ‘o IPv6 são 128 bits”
Para comparar o tamanho de endereços o IPv4 tem 4 mil milhões (4 x 10^9) de endereços e o IPv6 tem 340 sextilhões de endereços (3.4 x 10^38)