Inteligência Artificial já está a mudar a Saúde em Portugal
A tecnologia do momento chama-se Inteligência Artificial e ganhou maior destaque graças ao projeto da Open AI, o ChatGPT. Também em Portugal a Inteligência Artificial está já a criar várias mudanças. Saiba o que está a mudar na área da Saúde.
Inteligência Artificial: avaliador de sintoma digital, chatGPT, entre outros...
Como em outros países, também a utilização de Inteligência Artificial está a revolucionar o setor da saúde em Portugal. Esta tecnologia proporciona aos doentes uma forma eficiente de diagnosticar, monitorizar e receber assistência médica.
Paula Brito Silva, da CUF, revelou o impacto da Inteligência Artificial num conjunto de debates organizados pela Universidade Nova e pela CNN Portugal.
Estamos a entrar num movimento muito disruptivo. A Saúde, até agora, era uma relação muito desigual. Estas ferramentas põem uma grande responsabilidade no próprio [utente], que antes ia ao médico e este lhe dizia o que tinha
A CUF tem em funcionamento um avaliador de sintoma digital na sua aplicação móvel. Este sistema combina a “inteligência artificial” com “o conhecimento médico e a evidência científica” para permitir aos doentes perceberem as possíveis causas para os seus sintomas e receberem o acompanhamento clínico adequado. “Este sistema permite, a partir de um primeiro sintoma que a pessoa tenha, responder a um conjunto de perguntas na nossa aplicação que lhe dá uma probabilidade de diagnóstico no final e faz-lhe o encaminhamento automático. É uma espécie de pré-rastreio”, referiu Paulo Silva.
Foi revelado também que há já projetos piloto com recurso ao ChatGPT. Um desses projetos, responde de forma inteligente aos utentes que fizeram uma cirurgia em ambulatório e precisam de fazer um follow-up.
Em fevereiro de 2023, o Hospital da Luz, em parceria com o Instituto Superior Técnico, começou também um projeto-piloto com 50 pacientes voluntários com pelo menos duas doenças crónicas. Os especialistas vão utilizar sensores dos smartwatches ou tapetes colocados no colchão da cama para monitorizar a atividade física diária e a qualidade do sono. O projeto espera conseguir descobrir tendências ou aspetos das doenças que podem ter passados despercebidos, através da capacidade que a Inteligência Artificial tem para descobrir padrões.
Liliana Ferreira da Fraunhofer Portugal revelou também que a empresa trabalha há vários anos com a Inteligência Artificial “num espectro muito alargado”, com projetos na área da visão computacional, da deteção de risco em imagens de pele, com a deteção de melanoma ou dos parasitas da malária em amostras de sangue, na monitorização e no acompanhamento dos doentes, por exemplo.
Apesar de toda a potencialidade da Inteligência Artificial coloca-se também como desafio o tratamento e armazenamento dos dados. Segundo a IBM, um pessoa gera aproximadamente 200 terabytes de informação médica ao longo da sua vida.
Este artigo tem mais de um ano
Nao entendo esse mundo cada vez mais chato, nao tendo privacidade, cada vez mais estamos sendo roubado acumulando dados nossos. Daqui a pouco a IA vai saber de tudo da minha vida. Eu nao gostaria de ter a pre-analise da IA, pois ela nao ira esquecer, nao ira apagar os dados depois. Eu esqueco das coisas, porque uma IA nao pode esquecer tambem? Eles deveriam desenvolver uma IA que esquece que nao lembra de tudo igual humano. Entao prefiro a moda antiga mesmo que o diagnostico nao seja mais preciso
Por falar em chato … és chato como a potassa!
É só troll acho. Se não honestamente não sei o que é que pessoas destas fazem em páginas de tecnologia sinceramente… Então aquela última frase (“Entao prefiro a moda antiga mesmo que o diagnostico nao seja mais preciso”) é a roçar o limite do perigoso até…
Isso e se a pessoa em questão ler mais que o título e estiver a ser sério, o que duvido, iria reparar ver que se trata de uma privada de um hospital…
E por fim dar os Pplware e mais concretamente ao Pedro Pinto, por notícias destas que demonstrem as potencialidades da(s) IA(s) e que mostrem que podem servir para mais e melhor do que arranjar uns desenhos bonitos ou ter quem faça os “trabalhos de casa”
Iria reparar que se trata de uma APP* privada
E dar os parabéns ao Pplware*
Insónias e tramado
Voce acha normal uma IA delirar, ter halucinacao? Putin és alucinado no entando matou 300mil ate agora em guerra. Bolsonaro és alucinado e incentivou a nao usar mascara e nem vacina na covid, no entanto matou uns 300mil pessoas indiretamente. Uma IA bilhoes, trilhoes de vezes mais poderosa que o ser humano, nao tem e nem deve ter direito a alucinar, mentir, delirar… É o fim do mundo
200 terabytes de informação médica/pessoa? Deve ser engano, isso equivaleria a mais de 50 milhões de fotografias em alta resolução!
Quem chamar de inteligência ao tema e que dá respostas tipicas de coladas do wikipedia, realmente precisa ser internado.