Intel – corta 50% nos preços de processadores
A Intel, a maior fabricante mundial de "chips" informáticos, anunciou que está a planear a redução de 50% nos preços de alguns dos seus processadores, com o objectivo de reconquistar parte da quota de mercado que perdeu para a rival AMD.
A empresa norte-americana revelou aos seus clientes que vai reduzir os preços dos seus processadores mais potentes, os "Core 2 Quad", em 50% a partir de 22 de Julho, de acordo com uma nota emitida pela Intel, citada pela Bloomberg.
Estes "chips", introduzidos no mercado em Novembro do ano passado, são utilizados em servidores e nos computadores topo de gama, tendo como preço de venda recomendado, nos EUA, de 530 dólares, cada.
Com esta redução, a Intel pretende colocar maior pressão sobre a sua rival, a Advanced Micro Devices (AMD), para que esta acompanhe o corte de preços, isto numa altura em que a AMD se prepara para lançar os seus processadores "quad-core", denominados de "Barcelona" e "Phenom".
Este ano, a Intel já conseguiu recuperar parte da quota de mercado perdida durante 2006 para a AMD. A empresa beneficiou da estratégia de antecipação na introdução de novos processadores no mercado.
O corte anunciado irá aproximar o preço dos processadores "quad-core" aos "dual core", os mais utilizados nos computadores pessoais e portáteis. No entanto, a Intel revelou que a partir de Setembro também os "dual core" sofrerão reduções de preço na ordem dos 30%.
Obrigado pela informação Paulo Carvalho.
Fonte: Jornal de Negócios
Este artigo tem mais de um ano
Eles que se matem.
E viva aconcorrencia
🙂
Grrrr!!! Podiam ter dado ontem esta noticia… comprei ontem um 6600 🙁
Excelente noticia. Vem mesmo a calhar.
@Diego Castro
Apoiado. VIVA A CONCORRÊNCIA!
Já estou a fazer tempo à uma série de meses para comprar uma máquina nova, pode ser que seja desta.
Espero é que a AMD continue a dar luta para termos preços decentes, porque se a AMD desaparecer voltamos ao monopólio da Intel e aos preços exorbitantes e pouca inovação de antigamente.
Nossa “viva a concorrência mesmo!!!!”
Meu sonho de ter um “Core 2 Quad” esta próximo de acontecer kkkkkkkk
A notícia fala da “quota de mercado perdida pela Intel em 2006”. Na verdade, a guerra dos processadores é ao trimestre.
Aqui ficam as quotas de mercado dos últimos dois trimestres, segundo a Reuters
4.º Trim. de 2006: Intel 74,4%, AMD 25,3% (tinha tido 23,3% no 3.º Trim. de 2006 e 21,4% no 4.º Trim. 2005. Tinha a ideia que a AMD tinha sido esmagada em 2006, mas não)
1.º Trim. 2007: Intel mais de 80% (cresceu mais de 6%), AMD menos de 20%, (pela primeira vez abaixo dos 20% desde 2005).
Concorrência quanto mais melhor.
hmmmm, isso quer dizer que os portáteis são capazes de baixar de preço!
Mas mesmo assim vou ficar á espera dos “Barcelona” da AMD, os CPU da Intel podem ter mais Cache, mas os da AMD tem melhores valores em virgula flutuante, e eu preciso de processamento para converter áudio-visuais e comprimir/descomprimir arquivos com rapidez e qualidade.
A ver vamos… mas viva á concorrência.
CUMPS
Assim é que é!!!! Como já disseram, viva a concorrencia!!!! É que o meu processador já é velhote…. 😉
Também espero que isto nos traga processadores ainda melhores, da AMD.
Mesmo a tempo.. ainda vou a tempo.. 😀
@Nafonso
Pois é, meu amigo. Eu ontem já tinha dado conhecimento desta notícia. Se fores ao ultimo post das “Actualizações” ( https://pplware.sapo.pt/?p=5488 ), mais própriamente ao sexto comentário está lá.
Cumps.
Peço desculpa mas soube dessa informação pelo link do Paulo Carvalho, já está reposta a legalidade no Post.
É bom termos visitantes deste calibre…. 🙂
Ficamos a aguardar pela resposta da AMD face a esta redução anunciada pela Intel!
E quem fica a ganhar são os utilizadores.
Abraço a todos.
@ Paulo Carvalho
Ainda não reparaste que cada comentário tem a sua URL ? E que os links ficam melhores quando se fazem de acordo com o How To ?
@aver
Estive a ler o post do “How To” que, por acaso, não tinha lido na altura que foi editado e, por isso, desconhecia completamente que existiam estas funções. Por um lado peço desculpa e por outro lado prometo ter mais primor com os links.
@Vítor M.
Eu disse o que disse foi a responder ao comentário do Nafonso, não tem nada a ver por não estar nenhuma referência a quem deu a notícia primeiro!!! 🙂 Não é o protagonismo que me move nas visitas que faço ao pplware! 😉
Cumps.
@ Paulo Carvalho
O que eu disse não é nenhum reparo. Já tinha notado que havia muita gente que não sabia – e era uma forma de charamar a atenção. De vez em quando passo pelo fim do post How To e experimento tags e smiles antes de usar nos posts actuais. Acho que toda a gente pode/deve fazer isso.
Boas, realmente a intel tem esmagado a AMD nos ultimos meses, desde a saida dos core 2 duo que a AMD nao tem tido qualquer hipotese, agora com a baixa dos quad cores vai ser pra acabar, resta esperar que a AMD/ATI lance um bom processador pra retirar mercado á intel, nas gráficas a ATi apesar de ter lançado tarde a x2900xt ela tem dado cartas e ta quase ao nivel da 8800gtx da nvidia, com um preço muito mais em conta, agora vamos esperar por novidades da AMD, acredito que a AMD esteja a preparar um CPu muito bom capaz de bater estes core 2 duo, se assim for talvez mude este intel e6420 por um da AMD, mas como disse vamos esperar por novidades.
resumindo: esperem mais alguns meses que os preços vão continuar a cair! uhu!
em vez de terem avisado esses dias comprei a 1 semana uma 9200