INEM: Central telefónica esteve avariada durante 3 horas
Uma falha grave na central telefónica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) levou hoje à ativação do plano de contingência, com o encaminhamento das chamadas a ser feito para telemóveis de reserva.
A informação foi confirmada pelo próprio Instituto, mas o problema já se encontra resolvido.
Num comunicado enviado à agência Lusa, o INEM referiu que "...identificou hoje [sexta-feira], às 15h30, uma avaria num equipamento da central telefónica do INEM. Esta avaria foi no imediato comunicada à empresa responsável pela manutenção da central telefónica e reportada também ao operador de telecomunicações do INEM”.
Para minimizar o impacto de tal problema "foi solicitado aos Centros Operacionais 112 que o encaminhamento das chamadas referentes a situações de saúde fosse realizado para os telemóveis de reserva disponíveis nos CODU, para utilização neste tipo de situações".
A central telefónica esteve fora de serviço entre as 15h30 e as 18h30. Não se sabem mais pormenores sobre o que efetivamente se passou.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM.
Através do número europeu de emergência - 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.
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É bom saber que o INEM tem uma central de atendimento alternativa para quando ocorrem estas situações continuar a atender as pessoas… ah! Espera, não têm! Vergonhoso. Não haver verdadeira redundância física é inaceitável.
Têm AVAYA, o que já é muito bom…. agora a redundância fisica, por si, não é suficiente para a garantia em casos de avarias ou desastres graves, e garantir a continuidade do serviço.
Sabendo ao certo o que avariou, aí sim, podia-se afirmar que não têm.
Bom? lol.. bom para pobres..
O INEM devia ter Call Manager, como qualquer operadora tem.
Caro António Fagundes,
Seria bom fazer alguma pesquisa sobre o assunto antes de fazer comentários infelizes e falsos…
Saiba que muitos dos sistemas dos serviços de emergência em todo o mundo são Avaya.
Saiba também que nenhuma outra solução supera os níveis de disponibilidade e resiliência assegurados pela Avaya.
Uma simples pesquisa no Google ter-lhe-ia dado esta informação…
”Para minimizar o impacto de tal problema “foi solicitado aos Centros Operacionais 112 que o encaminhamento das chamadas referentes a situações de saúde fosse realizado para os telemóveis de reserva disponíveis nos CODU, para utilização neste tipo de situações”.”
Nem sistema de localização em caso de se estar desorientado e não se saber o sítio onde estamos eles conseguem localizar e ajudar para conseguirem lá chegar. Por exemplo estou num sítio mas mão sei o nome da rua ou murada exata e preciso de ajuda eles não conseguem localizar a minha localização precisa para lá conseguirem chegar é uma vergonha. A União europeia devia exigir eles terem um sistema preciso de localização em caso de emergência como vai ser obrigatório nos carros novo futuros.
Para quê? Para depois se queixar que andam a ser seguidos pelo governo e de falta de privacidade e bláblá
Uma vez que andam para ai a falar em bloquear o sinal de telemovel nas estradas, tenho várias questões:
– se bloquearem o sinal, como fica o sistema e-call, que ao que parece é/vai ser obrigatório em todos os carros?
– será que o e-call vai ser capaz de transmitir e o INEM de receber a localização do acidentado?
– como se distingue o sinal do condutor dos outros passageiros, ou até de por exemplo um agricultor que esteja a trabalhar junto à estrada?
– se deixarem passar apenas o sinal do e-call, como ficam os carros mais antigos sem este sistema, comunicam por sinais de fumo ou pombo correio?
-se há uns tempos aqueles telefones laranjas junto às AE davam prejuizo, a bloquearem o sinal, vão obrigar as concessionárias a ter prejuizo? (eu já acfreditei no pai natal, mas foi há uns anos)
A minha mãe morreu por falta de assistência nesse dia nessas horas. Nem bombeiros conseguiam contactar o INEM. Teve 1h a lutar pela vida num enfarte… resposta de bombeiros foi activado uma ambulância de transporte. Resposta do INEM vamos analisar. No entanto não correu bem.