Incrível: Sistema de posicionamento Galileo com precisão de 20 cm
Foi em 2016 que entrou em funcionamento o novo sistema europeu de localização por satélite, o Galileo. Este sistema de navegação tinha 18 satélites, mas passou a ter 28 a operar, o que fará deste sistema de navegação por satélite o mais preciso do mundo.
De acordo com as últimas informações, este sistema de posicionamento tem atualmente um nível de precisão de 20 cm.
Sistema Galileo tem atualmente 28 satélites em órbita
Ao contrário do sistema norte-americano GPS e o russo GLONASS, que são controlados por militares, o Galileo é controlado a nível civil. Além disso, o “GPS europeu” oferece uma geolocalização dez vezes mais precisa, comparativamente ao GPS ou ao GLONASS.
De acordo com as informações mais recentes, o Galileo é atualmente o sistema de navegação de satélite mais avançado do mundo, com uma precisão horizontal de 20 cm e uma precisão vertical de 30 cm. De referir, no entanto, que na sua versão "aberta", o sistema de navegação europeu oferece "apenas" uma margem de erro de 1m. De referir, no entanto, que a margem de erro do sistema GPS é de 5 m (ou 30 cm no modo reservado).
Ainda relativamente à precisão de 20 cm do sistema Galileu, estará disponível para aplicações direcionadas para a agricultura, levantamentos hidrográficos, robótica, condução autónoma, etc.
A rede tem, na sua totalidade, 28 satélites a uma altitude de 23 222 Km. O Galileo usa os mais precisos relógios atómicos – quatro em cada satélite – alguma vez usados para funções de geolocalização. O “GPS europeu” foi um projeto lançado em 1999 pela União Europeia, mas só recentemente totalmente completo. O total de investimento rondou os dez mil milhões de euros.
Este artigo tem mais de um ano
Uma dúvida, os smartphones atuais são compatíveis com vários sistemas de localização como gps e Galileu. Mas creio que não temos forma de escolher qual sistema utilizar. Como é que os smartphones fazem isso? Escolhem o sistema com melhor precisão, melhor sinal, mistura de sistemas?
Tenho a mesma dúvida… sei que nos iPhones não dá escolher!
( penso eu )
Escolher não dei nenhum, mas nos iPhones o GPS funciona de forma mais precisa. Incluindo no app o WATCH que tem a parte dos garmin é melhor precisão no mercado
Os receptores modernos são multi-constelação e usam sinais de vários sistemas.
O sistema de equações que permite obter a posição necessita de pelo menos 4 fontes de sinal (3 vars espaciais e 1 temporal), portanto beneficia de muitas mais fontes.
Incrível é que já se sabia antes dos satélites terem sido lançados…
A Europa sempre a reboque dos EUA. Dificilmente inventam algo novo, mas melhoram quase tudo o que os americanos já têm há décadas…
Para quem não sabe, o sistema GPS foi criado por/para as forças militares americanas e este sistema tem duas vias/frequências: uma militar com extrema precisão e outra aberta muito mais tarde ao “público” com muito menos precisão, que é aquela que utilizamos nos nossos dispositivos.
Tao esperto que es…queres um rebucado ?
?????
Nos smartphones julgo que não dá para selecionar, mas nos vários Garmin de ciclismo e caminhada que já tive dá para se selecionar apenas um sistema ou aos pares, conforme os equipamentos. Só GPS (para cidade ou campo aberto com resultados satisfatórios com erro insignificante), GPS + Glonass (o mais eficaz para um misto de cidade e montanha e o mais preciso de todos), só Galileo (no meus testes o que faz leituras mais dispersas e menos localizadas). Em termos de gestão de bateria a seleção de “apenas” GPS é o que consome menos energia. O Galileo o que gasta mais. GPS + Glonass fica no meio das outras duas alternativas.
Por definição uso sempre o modo duplo GPS + Glonass por ser o que a melhor relação de precisão x consumo de bateria.
Há um vídeo no YouTube, aliás, mais do que um vídeo de um mesmo tipo, um especialista em comunicações de satélite, e a tristeza de ver que um projecto de não sei quantos mil milhões de euros, como é o caso do projecto europeu de GPS, ser tão ridiculamente mal gerido.
Aliás, é tão ridículo que os excelentes “gestores” do projecto, escondem erros enormes com um código de “problema em resolução”.
Se o Pplware aceitar links, posso tentar encontrar o vídeo e deixar aqui o link.
Infelizmente na Europa (união europeia), há muito pouco escrutínio dos muitos milhões gastos em projectos.
Demasiados amigos e boys.
Uma rede de satélites onde o cuidado com os detalhes foi tão elevado que vários relógios avariaram em vários satélites.
Cada satélite leva 4 relógios, e só precisa que 1 funcione bem, em alguns satélites 2 dos relógios deixaram de funcionar quase logo ao início. Enfim. Pelo menos pensarem em redundância, e redundância é bom para estes casos.