PplWare Mobile

Incrível: Sistema de posicionamento Galileo com precisão de 20 cm

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. dfs says:

    Uma dúvida, os smartphones atuais são compatíveis com vários sistemas de localização como gps e Galileu. Mas creio que não temos forma de escolher qual sistema utilizar. Como é que os smartphones fazem isso? Escolhem o sistema com melhor precisão, melhor sinal, mistura de sistemas?

    • Tiago Rodrigues says:

      Tenho a mesma dúvida… sei que nos iPhones não dá escolher!
      ( penso eu )

      • Kibuso says:

        Escolher não dei nenhum, mas nos iPhones o GPS funciona de forma mais precisa. Incluindo no app o WATCH que tem a parte dos garmin é melhor precisão no mercado

    • Miguel says:

      Os receptores modernos são multi-constelação e usam sinais de vários sistemas.
      O sistema de equações que permite obter a posição necessita de pelo menos 4 fontes de sinal (3 vars espaciais e 1 temporal), portanto beneficia de muitas mais fontes.

  2. Naodouonome says:

    Incrível é que já se sabia antes dos satélites terem sido lançados…

  3. Alex says:

    A Europa sempre a reboque dos EUA. Dificilmente inventam algo novo, mas melhoram quase tudo o que os americanos já têm há décadas…
    Para quem não sabe, o sistema GPS foi criado por/para as forças militares americanas e este sistema tem duas vias/frequências: uma militar com extrema precisão e outra aberta muito mais tarde ao “público” com muito menos precisão, que é aquela que utilizamos nos nossos dispositivos.

  4. Nuno P. says:

    Nos smartphones julgo que não dá para selecionar, mas nos vários Garmin de ciclismo e caminhada que já tive dá para se selecionar apenas um sistema ou aos pares, conforme os equipamentos. Só GPS (para cidade ou campo aberto com resultados satisfatórios com erro insignificante), GPS + Glonass (o mais eficaz para um misto de cidade e montanha e o mais preciso de todos), só Galileo (no meus testes o que faz leituras mais dispersas e menos localizadas). Em termos de gestão de bateria a seleção de “apenas” GPS é o que consome menos energia. O Galileo o que gasta mais. GPS + Glonass fica no meio das outras duas alternativas.

  5. NaLua says:

    Há um vídeo no YouTube, aliás, mais do que um vídeo de um mesmo tipo, um especialista em comunicações de satélite, e a tristeza de ver que um projecto de não sei quantos mil milhões de euros, como é o caso do projecto europeu de GPS, ser tão ridiculamente mal gerido.
    Aliás, é tão ridículo que os excelentes “gestores” do projecto, escondem erros enormes com um código de “problema em resolução”.
    Se o Pplware aceitar links, posso tentar encontrar o vídeo e deixar aqui o link.
    Infelizmente na Europa (união europeia), há muito pouco escrutínio dos muitos milhões gastos em projectos.
    Demasiados amigos e boys.

  6. Joao Ptt says:

    Uma rede de satélites onde o cuidado com os detalhes foi tão elevado que vários relógios avariaram em vários satélites.
    Cada satélite leva 4 relógios, e só precisa que 1 funcione bem, em alguns satélites 2 dos relógios deixaram de funcionar quase logo ao início. Enfim. Pelo menos pensarem em redundância, e redundância é bom para estes casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.