Inauguração do maior projecto astronómico do mundo: ALMA
ALMA é o novo mega-projecto astronómico que é inaugurado hoje no Chile. Considerado como o maior projecto em astronomia de sempre, esta parceria global entra em funcionamento com o objectivo de revelar as origens de estrelas, planetas, galáxias e até da própria Vida.
O Centro de Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL), que participou na definição e planificação do ALMA (Atacama Large Millimetre/submillimeter Array), associa-se a este evento, com o lançamento de um Vodcast dedicado ao ALMA, o primeiro de uma série de Vodcasts destinados ao esclarecimento sobre os maiores tópicos da actualidade em Astronomia.
O ALMA, o telescópio das origens, nasce de uma parceria entre a Europa (representada pelo Observatório Europeu do Sul, do qual Portugal faz parte desde 2001), América do Norte (EUA e Canadá), Ásia Oriental (Japão e Taiwan), em colaboração com o Chile. Instalado a mais de 5000 metros de altitude, no planalto de Chajnantor, no Chile, é o maior rádio-telescópio do mundo, com 66 antenas a trabalhar em conjunto.
Com capacidades nunca antes possuídas, espera-se que o ALMA revele, pela primeira vez, os detalhes da formação de estrelas, planetas, galáxias, e até mesmo a formação dos compostos que se julgam estar na base da própria Vida.
José Afonso, Director do CAAUL e orador do podcast inaugural, sublinha que “o CAAUL esteve envolvido na definição e planificação do ALMA, e temos já observações aprovadas para os próximos meses. Note-se que os astrónomos portugueses têm, através do Observatório Europeu do Sul, acesso a este telescópio revolucionário e o CAAUL possui hoje toda a capacidade técnica e científica para apoiar qualquer proposta de observação com o ALMA, por parte da comunidade científica portuguesa.".
O CAAUL, para além da investigação de projecção internacional, tem vindo a desenvolver actividades de divulgação como cursos, palestras e observações astronómicas para o público em geral.
A inauguração do ALMA (entre as 14:30 e as 16:00) pode ser acompanhada ATRAVÉS DESTE LINK. O Vodcast CAAUL sobre o ALMA pode ser consultado NESTE LINK.
Este artigo tem mais de um ano
Quero ver a apple depois dessa.
Não vai resistir. Falência iminente.
Marte é Android.
Wtf?
Ler dá muito jeito antes de opinar.
existem pessoas mesmo estúpidas, como tu por exemplo, se é para fazerem comentários absurdos vale mais estarem caladas e irem pro circo fazerem de palhaços… o que é que a apple ou a android têm a ver com este assunto? Marte é android? Marte?!?!?!? Meu caro esquece Marte, o objectivo do ALMA é permitir-nos visualizar as galáxias mais longínquas do universo de modo a possibilitar-nos um estudo acerca das formações iniciais do mesmo, lê as coisas antes de comentares, tal como te disse, se é para fazer rir, arranja trabalho no circo como palhaço, ou então sempre podes ir pra baixa chiado dar espectáculo em troca de uns trocos.
Desculpem-me que vos diga mas mais estúpidos são vocês que lhe estão a responder. Não se vê logo que era esse o objectivo do comentário? um comentário sem nexo algum, só podia ter este objectivo. Enfim ignorem, caso contrário estão a dar sentido ao comentário.
Nós criticamo-nos uns aos outros! Criticamos aqueles que criticam ou seja estás a criticar também Simão! E eu estou-te a criticar também! Mas não deixo de vos dar razão que o comentário do Rafael não tem sentido porque, que eu saiba nem a apple nem a android estão a procura de saber a origem da vida por exemplo mas sim da comodidade das pessoas 😉 PEACE
Milhoes,milhoes e mais milhoes, apoio a ciencia mas com o seu juizo, so espero que isto nao sirva apenas para “queimar papel”.
Lol! Se Marte é Android, no resto dos planetas crescem maças!
Ab.
Fabuloso!!! Mais um passo na descoberta do tão poderoso universo e da origem da fantástica vida!
Nice!
Nothing to do here!!! ALMA??? F.E.A.R is becoming REAL!!! 😀
Sh*t! You right! O.o
Nem me lembrei de tal! Bem pensado!
Pensei o mesmo!!! LOL
Bom artigo Mário mas apenas um pequeno reparo, deves colocar os créditos das imagens do ESO.
https://www.eso.org/public/outreach/copyright.html
The movie ALMA — In Search of our Cosmic Origins
url: http://www.eso.org/public/videos/eso1312a/
Não querendo ser preciosista mas onde escreveram: “ALMA (Atacama Large Millimetre/submillimetre Array)” deveriam ter escrito ALMA (Atacama Large MillimetER/submillimetER Array),