iMessage – Imbatível na segurança
Uma das grandes novidades com o aparecimento do iOS 5 foi sem duvida o iMessage, como foi mostrado aqui.
Este serviço resume-se ao envio de envio de mensagens (SMS’s) e ficheiros num protocolo próprio da Apple entre dispositivos da marca, sejam estes iPhone’s / iPad’s / Mac’s, recorrendo ao uso da internet e não ao serviço prestado pelas operadoras móveis.
Ultimamente este serviço tem encontrado alguns problemas no serviço, algumas vezes este encontra-se em baixo, ou um problema mais recente mostrado pelo PpLware aqui, que dizia que o iMessage estava vulnerável a ataques de negação de serviço.
Mas no meio de tantos aspectos bons e maus no serviço da Apple, foi recentemente apresentado um documento interno do Departamento Anti-Droga do EUA que diz que é impossível quebrar a encriptação utilizada pelo iMessage, porque a encriptação utilizada é mesmo muito forte.
“As iMessages enviadas entre dois dispositivos da Apple são consideradas encriptadas e não é possível serem interceptadas, independentemente da operadora móvel”, disse o Departamento Anti-Droga.
Mas, a agência diz que as comunicações entre um dispositivo da Apple e um outro não-Apple às vezes podem para ser interceptadas, dependendo de onde o dispositivo usado para interceptar as comunicações é colocado.
Entretanto o FBI já reagiu à noticia e pretende apresentar legislação que torne a criptografia utilizada por este tipo de serviços, VOIP, redes sociais, um pouco menos segura de modo a que pelo menos o governo consiga desencriptar as mensagens.
Homepage: Apple
Este artigo tem mais de um ano
Diz-se que é seguro e depois….. BANG! Toca a caçar traficantes…
Difícil != impossível
😉
eles compararam com que serviços? só o de sms normal ou outros tipo WhatsApp e gtalk?
Já ouvi um jornalista português dizer que é costume políticos e empresários usarem o skype e o viber por causa das escutas telefónicas.
já tinha ouvido falar disto no bbm da blackberry , mas neste :O
Isto não é nenhum comparativo!
Apenas o FBI fez saber à Apple que não consegue interceptar os conteúdos do iMessage…
Mas a própria marca tem politicas de privacidade e segurança. Mas em caso de mandatos/processos/etc as autoridades podem ter acesso.
As “iMessage” entre dois dispositivos Apple (que tenham a app iMessage) não podem ser interceptadas – através do operador telefónico. Se a polícia for a um operador de comunicações não as consegue obter, enquanto se for SMSs já pode.
Penso que se está a confundir duas coisas: uma é interceptar as mensagens (iMessage, SMS ou outras) e outra é desencriptá-las (os SMS também são encriptados, sendo certo que a encritação das iMessage é muito mais forte).
A notícia original era só sobre a impossibilidade da intercepção das iMessage através de um operador telefónico – e não tinha qualquer referência à impossibilidade de desencriptar (embora uma vez interceptada a mensagem ela tenha que ser desencriptada e não é qualquer um que o faz).
Quem sabe disto diz que nos EUA não é autorizado um sistema de comunicações que, com mandato judicial, não possam ser interceptadas, de uma forma ou de outra, e entregues às autoridades competentes. A conclusão é que se as iMessage não podem ser inteceptadas através do operador telefónico/ISP têm que poder ser através dos servidores da Apple. A encriptação destina-se a assegurar que a mensagem é lida apenas pelo destinatário, ou seja, se alguém a interceptar indevidamente não a consegue ler … mas se for “devidamente” já pode.
Penso eu de que.
Olá boa noite a todos, alguém sabe se se passa alguma coisa hoje com o iMessage ?! Nao consigo enviar mensagens , depois de várias tentativas… Obrigada
O serviço iMessage esta com alguns problemas hoje…
Confirmo
Obrigada! EcSe souberem algo mais …