Igreja usa MySpace para recrutar religiosos
Novas tecnologias são cada vez mais usadas pela Igreja Católica para chegar aos jovens. Na semana das vocações, com início ontem, a Internet é a ferramenta para a selecção de padres, freiras ou leigos.
A Igreja está a usar a Internet para cativar os jovens a seguirem a vida religiosa. A crise de vocações assim o dita, apesar de os seminários começarem a receber mais alunos. A rede social escolhida é o MySpace. No portal ontem lançado, a propósito do início da semana das vocações, podem ser vistos testemunhos de padres, de religiosos e de leigos. Mas há ainda orações para descarregar no ipod e um espaço onde comunicar com outros jovens e realizar actividades em família ou em grupo.
"A grande novidade deste ano é o MySpace. Os jovens são a geração digital, e esta é a forma de nos sintonizarmos com eles e de os confrontarmos com esta realidade", confirmou ao DN o secretário da comissão episcopal das vocações e ministérios. Jorge Madureira lembra que a Igreja tem sempre procurado utilizar os meios de cada época. "E a Internet é um espaço privilegiado, porque é livre. Aí os jovens podem interagir e recolher elementos de forma informal, quando estão sozinhos no seu computador, sem compromisso."
No entanto, "estes meios não substituem, mas apenas complementam os que já são habituais e que passam pelo relacionamento pessoal, o acompanhamento feito nos grupos e na paróquia",disse.
Nesta 46ª semana de vocações, que termina no domingo, a pastoral vocacional disponibiliza também um guião com propostas de actividades que podem ser feitas em família, com as crianças ou nos grupos de jovens, e que se destinam a fazê-los reflectir sobre o sentido da vocação. "São propostas de dinamização das comunidades", explica Jorge Madureira, sublinhando que é no seio das comunidades cristãs que as vocações para a vida religiosa têm de surgir.
"Um problema que é de todos, deve ser resolvido por todos", diz o secretário das vocações, referindo-se à falta de padres e à responsabilidade dos católicos na inversão deste problema. "Não basta apenas pedir padres ao bispo quando eles não existem. Temos de ter consciência de que uma comunidade só está suficientemente evangelizada quando dela nascem vocações para o serviço da Igreja. Ou seja, quando gera frutos", alertou. A forma como as dioceses se aproximam dos jovens para lhes propor o sacerdócio ou a vida consagrada tem mudado nos últimos anos. Se antes a Igreja ficava à espera que os seminaristas lhe fossem bater à porta, agora tem adoptado uma atitude mais pró-activa, acompanhando de modo personalizada os jovens que se mostram cativados por esta opção de vida.
Muitos estão no pré-seminário, uma estrutura com actividades para jovens ainda novos para entrar no seminário mas que querem fazer o percurso de discernimento.
Esta semana vários seminários e ordens abrem portas para os jovens experimentarem o dia a dia de uma comunidade. Nalguns locais, também já há grupos organizados a rezar pelas vocações. Sapo
Este artigo tem mais de um ano
Rais parta a raça. Já não basta os americanos usarem jogos para recrutar para o exército…
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Morbus se não acreditas é problema teu, o estados unidos necessitam de exercito, tem de criar metedos para o terem, qual e o problema disso, so vais se quizeres.
Quer queiras ou nao os teus habitos sao o que sao graças ao cristianismo, a relegiao, qualquer uma, ja deixou de ser uma coisa que acreditas ou nao, já usas as suas bases para distinguir o bem ou ou mal, senao… diz-me quando fores passar por mim.
“metodos” 😉
http://www.tagravado.com
“Métodos”…
“religião” 😉
Eu nunca andei na catequese, nunca fui à igreja, muito menos sou baptizado, e não preciso de igreja para destingir as coisas, muito menos saber viver. A vida é minha, as opções são minhas.
Como vez, nunca precisei de ir à igreja e ser católico para viver, ou pelo menos para ter bases. Os meus pais deram-mas sem ser preciso a religião metida no meio. 🙂
OMG LOL, por acaso foi mesmo por estar a escrever e a ver o barcelona ao mesmo tempo, deu porcaria, mas dá para entender 😛
E não é que acho muito bem a igreja fazer isso, há que criar metedos para converter gente para catolicas, há que ser inovador, é assim que funciona… Creio que acreditar em algo e tao exencial para a sanidade, como sonhar (durante o sono).
_____________________
http://www.kunamiquefala.com
Fixe fixe era vocês saberem escrever…
“métodos”
“essencial”
Não percebeste? É preciso passar tudo pelo corrector, é que as vezes estamos distraídos e lá falha, não crio que seja necessário pegar por tudo e por nada, caso não saibas nao é persico de nem seuqer ter as palarvas na ordme corretca para uma pessoa normal consiga intneder uma palavra, se eu escrevesse sem estrutura era uma coisa
Desculpa, “nao creio”.
A religiao pelos vistos nao ensina a escrever. Isso sim seria útil…
Religiao! Métodos! Essencial! Amen…
Não creio que um corrector ortográfico resolva o teu problema. Ler e escrever regularmente e cultivar-se…talvez resolva…Desculpa-me mas já é extremamente vergonhoso o nível de Português de alguns quanto mais ainda desculpar-se com a ideia de que mesmo assim se percebe.
Mete-te a programar e dá erros de sintaxe e vais ver o que acontece lol
“á que criar metedos para converter gente para catolicas”
Eu também acho bem. E devíamos também converter mais pessoas para o Islão, e para as Testemunhas de Jeová, e para A Igreja Manã… afinal de contas também são religiões e precisam de dinheiro para sobreviver, como qualquer outra instituição.
Temos de ajudar todas as religiões, sem excepção!
Ainda no outro dia fui interpelado na rua por uma casal muito simpático, que eram Testemunhas de Jeová (Testemunhas de Deus), e estive a ouvi-los pacientemente a explicar-me a necessidade de ouvirmos os “ensinamentos” de Deus como forma de “fugirmos” ao Mal que flagela o Mundo actualmente. Se não seguirmos à “letra” a palavra de Deus seremos “castigados” (cá está o medo a ser instigado pela religião, como forma de controlo mental para obrigar as pessoas a acreditar).
Mas afinal de contas o MAL sempre flagelou o mundo e sempre existiram religiões… será que existe aqui uma ligação???
“Creio que acreditar em algo e tao exencial para a sanidade, como sonhar (durante o sono).”
Já pensaste em acreditar em TI, nas TUAS potencialidades e em toda a ajuda que podes DAR à sociedade (ajudar um cego a atravessar a rua, defender um indefeso de um assalto na rua, trabalhar com afinco como forma de ganhares dinheiro mas também para ajudar a desenvolver o país, não aceitares subornos, não prejudicares ninguém, não seres racista, etc…). Precisas de Religiões para isso???
Exlente iniciativa por parte da igreja católia!
Faz-te ir para padre? Não? Ah… excelente iniciativa!
Man vieste aqui para embirrar? Olha, escrever isso fez-te feliz? SIM? Ah… que excelente… para ti.
Offtopic: já saiu o SP2 para o office 2007
Cumps
E o endereço para fazer uma visita?
http://www.myspace.com/vocacoes
@kekes
“Quer queiras ou nao os teus habitos sao o que sao graças ao cristianismo, a relegiao, qualquer uma, ja deixou de ser uma coisa que acreditas ou nao, já usas as suas bases para distinguir o bem ou ou mal, senao… diz-me quando fores passar por mim.”
Permite-me discordar.
Os meus hábitos, podes ter a certeza, não são devidos ao Cristianismo (estou a falar da Religião em si e não de Jesus Cristo, que foi um grande Homem).
Eu sou CONTRA a Inquisição e contra o facto de a Religião Católica ter apoiado o regime NAZI durante a 2ª Guerra Mundial, logo os meus hábitos e princípios NADA têm a ver com o Cristianismo, como ele existe hoje!
Os Princípios de que falas (ÉTICA e Respeito pelo Próximo, independentemente dos credos, côr ou religião) ESTÃO ACIMA das religiões. Ninguém precisa de religiões para saber distinguir o BEM do MAL pois a Ética é algo que transcende religiões e culturas.
As religiões não são mais do que “Associações Recreativas” que facilitam a “socialização”. Tudo o que as religiões fazem pode ser feito por Associações não religiosas.
Nada têm a ver com o BEM ou o MAL. A Inquisição matou milhões de inocentes em nome de Deus dizia que estava a fazer o BEM. A Intifada mata centenas de inocentes em nome de Alá e diz que está a fazer o BEM. É preciso mais exemplos???
Se me perguntares se sou ético ou religioso digo-te com grande ORGULHO que sou ÉTICO!!!
O BEM é a ÉTICA!!!
Deixando aqui um link para um vídeo do Youtube (em inglês) que mostra bem os tais princípios de que falas… o BEM e o MAL… professados pelo Cristianismo:
https://www.youtube.com/watch?v=sTRDRP2n4Sk
São estes os teus princípios??? Avisa-me quando passares por mim para eu fugir de ti!!!
Eu sou tolerante com os gostos e opiniões de todos os meus “irmãos planetários”. Os Cristãos, na maior parte, não são 🙁 . Isso deve-se ao facto de que pode ser-se religioso mas se não se tem Ética… não há nada a fazer e essa pessoa vai fazer o MAL durante a sua vida.
Aliás se pensarmos bem no vídeo que viram acima, entre Ateus e Cristãos qual é que acham que tem mais probabilidades de praticar o MAL? Resposta: É o Cristão porque depois de “pecar” vai ao confessionário confessar e “recarga” a maldade 🙂 (isto até quase que dava uma anedota, LOL !!!
As religiões são mutuamente exclusivas. Para pertenceres a uma isso quer dizer que as pessoas doutras religiões são infiéis (aos teus olhos). A ÉTICA é única e universal…
@jmtdstoc
Eu sou contra a guerra, nada tem a haver com religião, eu sou contra a fome, eu sou contra muita coisa, os principios bons de hoje nao o são para sempre nem foram de sempre.
Quer queiras quer não os maiores livros de moral são os religiosos, agora dependem da maneira como são interpretados, POR NÓS, a igreja e uma imagem de nós mesmos, e que falas do regime nazi… se eles não invadissem outros países, também se estariam a marimbar para o que eles faziam, e podes ter a certeza que ainda os apoiariam passado um tempo, o mundo e cínico, é gerido por interesses, a religião muitas das vezes e usada como desculpa, quando muitas coisa nem sequer têm a haver com esse.
Inquisição, minha gente, isso foi noutros tempos, tempos que se queria impor a religião por força por Humanos, usando o nome de Deus, Alá eu não sou crente dessa religião, mas digo-vos Alá nada tem a haver com os terroristas, apenas usam isso como desculpa para iludir os povo.
Ser ético ou religioso… tas a confundir muito as coisas, não será a tua noção de ética religiosa, ética e religião são muito compatíveis, a religião não existiria sem a ética, e a ética não teria a importância que têm se não fosse a religião. Ser ateu isso e muito bonito, mas quantas vezes não dizem «Valha-me Deus», «Alguém me ajude», «Preciso de sorte» não acreditaram também em algo? Mas a sua maneira… uma religião pessoal.
Religião é diferente de igreja e outras coisas, e que quem está a frente da igreja são seres humanos, nao é Deus… No Qual acredito, mas também não estou a espera que me caiam as banana do céu.
E respondendo ao que escreveste no seguinte post, meu amigo, nesta altura estamos em crise, e o problema e que as gentes só se socorrem a religião nestas alturas, a religião não vai diminuir NEM está, vai aumentar e muito acreditem. E eu não vejo no mundo ocidental dicriminarem quem quer que seja pela religião, vejo xenofobismo e diferente.
Eu acredito nas ideologias, acredito na igreja, não acredito nas pessoas que nela mandam, como podes ver uma religião é muito mais que tu pensas… É algo que todo (quem quer) pertence, não são os lideres que são a igreja, eles são só alguem que tem importancia, e se denominam porta vozes da religião.
Acredito em agnosticos, nao em ateus.
” ética e religião são muito compatíveis, a religião não existiria sem a ética, e a ética não teria a importância que têm se não fosse a religião. ”
discordo completamente.
a etica, sem religiao tinha muito mais importancia.
Achas a igreja inteligente?
Cada vez tem menos crentes, e cada vez vai ter menos. e nao me digas que tá a crescer, porque se reparares, o post mostra a igreja obrigada a “recrutar religiosos” .
Nao ao uso do preservativo?
Sim a sida?
Inteligencia?
None!
“Ser ético ou religioso… tas a confundir muito as coisas”.
Não estou a confundir as duas coisas. Aliás separo-as RADICALMENTE! Uma nada tem a ver com a outra, embora possam haver pessoas que sendo religiosas também são éticas.
Mas da minha experiência pessoal as pessoas que são extremamente religiosas pecam por falta de ética social… aliás a religiosidade serve para “compensar” algo em falta nas pessoas.
Quando falo de falta de ética social falo daquele tipo de pessoa que é capaz de tentar prejudicar qualquer pessoa para atingir os seus objectivos pessoais (e já presenciei casos de pessoas extremamente religiosas a fazerem coisas deste estilo, por isso sei do que estou a falar).
Eu luto pelos meus objectivos pessoais, claro, mas sem prejudicar nenhum “inocente” durante o processo e sabem porquê? Porque depois não me posso ir confessar e “limpar” a consciência… tenho de fazer tudo bem à primeira.
“Religião é diferente de igreja”.
Desculpa discordar, de novo.
Religião é o mesmo que Igreja pois a Religião é um conjunto de regras (não necessariamente éticas a nível social) criadas por uma determinada Igreja, como forma de “controlar” os seus “crentes”.
Agora se me dizes que Deus é diferente de Igreja (Religião), aí condordo a 100% contigo. As Igrejas (Religiões) aproveitam-se da Entidade Deus em seu benefício próprio…
Quando “DEUS” aparecer na Terra muito “bom” religioso vai ficar muito surpreendido 🙂 . Porque todos acreditam que DEUS há-de aparecer à Humanidade para o Juízo Final, ou já ninguém acredita nisso????
“stamos em crise, e o problema e que as gentes só se socorrem a religião nestas alturas”
Como eu disse anteriormente, tudo o que a Igreja faz pode ser feito por outras Instituições não religiosas. Para o caso que referes os profissionais indicados chamam-se Psicólogos ou um simples Amigo disposto a ouvir.
Os líderes das Igrejas SÃO as Igrejas, porque são eles que ditam as regras a seguir. Se acreditas o contrário estás a colocar uma “venda” na tua mente. Deus é que não é as Igrejas…
“vejo xenofobismo e diferente”.
Todas as pessoas que ouço fazerem comentários do estilo “filhos da **** dos pretos, voltem para a terra deles” são RELIGIOSOS convictos e frequentadores de Igrejas. Será coincidência???? Será que sou só eu que me apercebo da MALDADE e ÓDIO que é transmitido pelas Igrejas (Religiões).
“Acredito em agnosticos, nao em ateus”
A Bíblia foi escrita por Humanos (não por Deus) e tem algumas passagens interessantes e “segregativas”. Repara neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=fdVucvo-kDU
Esqueci-me de acrescentar que apesar do que disse, as “Associações Recreativas” são NECESSÁRIAS na sociedade pelas tais necessidades de “socialização”.
Só não digam, por favor, que são as Religiões que nos ajudam a distinguir o BEM do MAL porque então já sei porque é estamos sempre MAL!
Talvez por isso o Presidente Obama num discurso que efectuou recentemente manifestou a necessidade de se separar claramente os interesses da Sociedade dos interesses religiosos (que discriminam pessoas que professam outras religiões) afirmando que o que interessa para o povo americano são os interesses da Sociedade (como um todo). As religiões têm o seu “canto” e não se devem intrometer na liberdade religiosa de terceiros.
Vamos assistir nos próximos anos a uma mudança de paradigma de uma sociedade religiosa para uma sociedade Ética. Se não o fizermos o ÓDIO religioso vai acabar por destruir-nos por completo… relembro o caso persistente de Israel… que ainda vai dar muito que falar… em breve…
Nem preciso comentar…está tudo dito!!!
Gostei da resposta jmtdstoc.
Deixa-me só acrescentar uma coisa. Acham mesmo que necessitamos que terceiros nos digam como pensar ?? pois eu digo-vos que não, apesar da sociedade na generalidade pensar que sim e o caminho que vejo seguir é de cada vez mais dependência de outros ou coisas supérfluas.
Existe uma coisa muito simples que as pessoas teimam em esquecer, e não é preciso nenhuma religião vir dize-lo;
“Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te façam a ti”.
Para mim uma das maiores bases do ser humano. e não foi a religião cristã que a inventou. lol
Gostei deste acrescento Lokier:
““Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te façam a ti”. ”
De facto parece ser isso mesmo que falta à Sociedade, em termos gerais.
Esse é um princípio pelo qual eu me guio, inerente à tal Ética de que falava.
Uma religião não é (não devia ser) um negócio, não é uma instituição, não é um rebanho de ovelhas que viram para a esquerda ou para a direita à ordem do grande pastor (Papa) e dos seus ajudantes (Bispos, papas, e o resto da ceita), não é um jogo político, não é um servir de interesses pessoais de cariz financeiro e de poder.
Concordo Rui, “não devia ser” 😉 .
Its all about the power …
Eu tenho dito, se Deus/Alá/etc existisse e viesse à terra ver a merda que andam a proclamar em nome deles mandavam era tudo pro inferno.
Os partidos políticos, o futebol, também são uma religião de algum modo … com os seus deuses …
Veja-se a América do Sul e as falcatruas que se fazem em nome de um Deus qualquer que às tantas ninguém sabe muito bem qual é …
Há por aqui tanta ignorância!
Estudem, informem-se, investiguem ou calem-se para não dizer disparates!
“Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te façam a ti”. Esta já vem do tempo de Moisés! Pelo menos.
És filho dele? :O
Moço, religião = Merd*
E não há muito por onde falar. A religião, mete-se sempre em tudo, está metida à frente de tudo, sempre enfiada em tudo, depois claro admiram-se…
Queres-me tu dizer que a religião é o melhor que podia existir? Pois eu digo-te que não.
Vou-te dar um exemplo de como os cristãos actuam no mundo. Seja no mundo, ou com toda agente que não acredita na mesma cagada que eles.
Houve um documentário americano, sobre os ateus, e uma dessas pessoas esteve a conversar com um grupo de cristãos e ele vira-se para eles (o ateu), vocês descriminam-me, e não me aceitam só porque eu sou ateu. E eles: “Não é nada, isso é mentira.”
Mas no meio da conversa quase que o queriam matar só porque ele não era religioso. Diz-me tu como é que queres que viva, quando vejo amigos e pessoas religiosas que quando me perguntam se sou baptizado ou religioso e eu respondo com orgulho que não, quase que se viram para mim com pedras na mão, e para mais, olham-me com desprezo e parece que com vontade de não voltar a falar para mim, e se for preciso, ignoram-me e descriminam-me e põem-me logo a canto.
Eu pergunto-me. Para que serve a religião afinal?
Tira essa cagada dos dez mandamentos e diz-me para que serve a religião. Diz-me sinceramente.
Eu acabo com esta pequena frase.
“O bem comum, não ouve religiões” By ME!
Para partirmos de uma linha de raciocício comum, acho que concordamos que as religiões Cristãs “derivam” (não quer dizer que sigam à letra) os “ensinamentos” de uma pessoa chamada Jesus Cristo que viveu à sensivelmente 2.000 anos. Todos concordamos com isso, certo? OK, continuemos…
Moisés viveu MUITO antes de Jesus Cristo. Todos também concordamos não é?
E todos sabemos que tanto Moisés como Jesus eram Judeus não é verdade? Aliás, o povo Judeu é o povo de Deus, pois foi o filho de Deus (Jesus) que veio à Terra salvar o SEU povo (os Judeus).
Ora, se a expressão “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te façam a ti” vem do tempo de Moisés isso significa que se trata então de um princípio JUDAICO e não CRISTÃO, porque no tempo de Moisés o “Cristianismo” ainda não existia.
Mas lá por um princípio ou regra ética existir desde os tempos de Moisés quem te garante que não era já uma regra socialmente aceite já na época, sem qualquer ligação a religiões e, tenham até sido as religiões a “aproveitar” esse princípio de conduta pré-existente.
Porque convém mantermos uma coisa em mente: as religiões são “instituições” criadas pelo Homem para o Homem, invocando poderes místicos para incutir “medo” nos seus “adeptos”.
Aqui fica um comentário que fiz a uns tempos sobre a religião, http://www.cafecomformigas.com/the-god-delusion/
Café com formigas… que nojo 🙂 .
EXCELENTE post que ali está. Muito bem escrito com os “pontos” nos “is”.
Gostei particularmente da passagem:
“Se as crianças fossem educadas de forma a aprender sobre todas as religiões, e fossem dadas a escolher a que preferiam, rapidamente chegavam à conclusão que nenhuma delas faria sentido, e o melhor era seguir a sua vida com calma e sossego utilizando a razão e não a fé”.
Isto sumariza bem a realidade de que as religiões são mutuamente exclusivas, para quem não se limita a “ver” somente a sua e abre a mente para a realidade.
A questão dos Padres sem vocação é outra a mer ver, muito bem focada. Quantos padres foram formalmente acusados de pedofilia e continuam a ser “protegidos” pela Igreja Católica. Outros têm amantes e filhos e continuam a celebrar missas, com o “povinho” a aceitar com a mais perfeita naturalidade esse facto embora contrarie radicalmente os ensinamentos da Igreja. A “corrupção” das regras está na Igreja mas também no “povinho” que as aceita (sabendo que estão erradas). É a hipocrisia no seu expoente máximo!
Pondo de parte as discussões teológicas, só tenho a dizer que a Igreja como qualquer outro órgão da sociedade, também está a olhar pelos seus interesses.
eu para este tópico só vos digo isto ZEITGEIST !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E eu digo isto, antes de se armarem em carapaus de corridas pós-pseudo-intelectuais estudem o que estão a dizer, não vá alguém saber do que falam.
É que se estão a falar da Igreja (e a maiúscula deve lá estar porque se trata de uma instituição, e por isso está convencionado que deve ser assim escrito),então falam da Igreja Católica Apostólica Romana. E não de nenhuma igreja cristã.
Sejam mais coerentes por favor. Até porque não me parece este o local mais apropriado para se debater este tipo de assuntos. Se estão assim tão contra a Igreja Católica, Judaica, Muçulmana, Budismo e por aí fora porque não vão a um templo falar sobre isso com os sacerdotes?
Eles para além do latim, no caso da Igreja Católica, também dominam o português.
Um abraço
“Se estão assim tão contra a Igreja Católica, Judaica, Muçulmana, Budismo e por aí fora porque não vão a um templo falar sobre isso com os sacerdotes?”
Bem, pela mesma razão que quando NÃO quero comprar um Fiat NÃO vou a um stand da Fiat falar com os vendedores 😉 (a referência à Fiat é puramente aleatória). Só por isso.
Já tentaste convencer um vendedor que a concorrência tem um produto melhor 🙂 ? Nem vale a pena perder tempo 🙂 .
O que se pode tentar fazer é ajudar os futuros “clientes” antes de “meterem o pé na argola”.
Os sacerdotes nos templos são “vendedores” da Religião e fazem o seu papel como tal, o que é de louvar! É para isso que são pagos.
Mas cabe aos “clientes” raciocinar, estudar, comparar os vários produtos e depois escolher o que melhor se adequa às suas necessidades! Este método é que eu sigo para qualquer produto ou serviço que adquiro… nunca compro nada impulsivamente e se me tentam “forçar” a comprar então é que não compro mesmo.
Tens razão numa coisa, realmente isto é um fórum sobre tecnologia, e os comentários nada têm a ver com a noticia se quer. Penso que a conversa tenha surgido naturalmente, eu da minha parte li a noticia, li os comentários e acabei por partilhar um pouco a minha opinião. Nada como um bom diálogo para nos elucidar mais um pouco (inclusive eu :)) Penso que ninguém se queixou (os donos do blog) e como os próprios já me disseram a mim se o assunto não é do teu interesse simplesmente não leias não és obrigado a fazer-lo e passa para a próxima noticia.;) Abraço
@Claudio
E quais são esses interesses? Mass control??? 😛 ou fazerem igrejas no valor de milhões como é a de fátimae muitas outras enquanto pessoas pelo mundo todo passam fome? 😐
Todo o meu comentário foi vago para que a pessoa que o leia possa tirar a sua própria conclusão.
A resposta que me deste é a reacção que esperava de quem lesse o meu comentário 🙂
Não entro em detalhes ou expresso as minhas opiniões pelos factos que tu e outros já apontaram. Estas discussões pertencem noutro local.
Prontos não me vou limitar a responder as comments até agora, vou ser directo.
Igreja e um conjunto de pessoas que neste caso são cristãos, não e uma instituição, e um conjunto de pessoas, agora existem organismos que gerem isso tudo, criando infoestruturas e afins para que os praticantes de tal religião a possam praticar da forma melhor possível. A religião não é um negocio, a religião é uma crença, se há dinheiro é porque as pessoas o dão, no caso do cristianismo não o és obrigado a dares, mas as pessoas dão, gostam de ajudar a instituição.
O papa, é o porta voz da religião cristã, o que ele diz não é o mais correcto por vezes, mas não é o que todos o pensam 😉
Esse vídeo que apresentaram sobre o ateísmo, EU RI-ME A PARVA, meus amigos, isso parece uma seita, NÓS É QUE SOMOS BONS, JUNTEM-SE A NÓS QUE SOMOS OS MELHORES, desculpem lá e usarem pseudo partes da bíblia, distorcidos para tentar chocar as pessoas é de criança, há que ler todo o contexto não só parte.
Vocês que não tem religião, peço desculpa mas são as pessoas mais arrogantes que existem no mundo, «RELIGIÃO= MER**» foi o que escreveram, eu sou cristão os muçulmanos são infiéis para mim perante as minhas crenças, mas eu não tenho nada contra eles, não os acho uma mer**, agora que pensa que os outros o são… cheirem o vosso umbigo e depois digam algo.
A «igreja», o conceito de igreja actualmente foge ao seu núcleo, mas eu vou-o utilizar para vocês ficarem contentes sem aspas que dá trabalho. A igreja se me diz que matar outros é bom, eu não vou matar, eu não faço o que os outros me dizem, eu tenho os meus ideais, tenho as minhas crenças, não levo a bíblia a letra, eu como carreira cientifica que estou a a seguir não creio que viemos de Adão e Eva, a bíblia usa muitos terceiros significados, e caso não saibam e um livro fantástico, se não o leram, mesmo que não creiam leiam-no É O LIVRO DOS LIVROS.
Agora senhores que não têm religião, vocês são assim tão perfeitos que se idolatrizam tão sendo mais que Deus? Quiçá o sejam…
A igreja – instituição -já apoia o uso do preservativo devido as doenças sexualmente transmissíveis, afinal muitos de vocês andam um bocado atrasados no tempo…
E quase me esquecia, Ética, não me venham com tretas que não foram educados por educação cristã, quando vivem claramente numa sociedade totalmente cristã. São cínicos ao negar isso, so querem dizer que não para não ficarem muito mal é como já assisti a uma palestra de um especialista em ética a falar, a ética não nasce com a pessoa, a ética é dada a pessoa, a nossa ética é religiosa pois e a moral que mais voz tem no mundo, isto dito por uma pessoa de renome nestes assuntos,
PS: quanto a quem pega com a escrita, vocês não conseguem ler com um acento a menos, ou com uma palavra trocada devido a teclar rápido? Será que são tão inteligentes que o cérebro atrofiou? Eu sempre escrevi e consegui a carreira profissional que sigo agora graças também a excelentes resultados em português.
Eu estendi-me mas penso que disse tudo o que tinha a dizer. Só digo, respeito todas crenças, só não entendo a dos ateus, não implica que não a respeite, cada um cada qual.
_____________________
http://www.kunamiquefala.com
Gostei da tua linha de raciocício.
“não me venham com tretas que não foram educados por educação cristã, quando vivem claramente numa sociedade totalmente cristã”
Em Portugal, dificilmente alguém diz que não teve educação cristã, mesmo que indirecta.
Bem, vivemos numa sociedade QUASE totalmente cristã. Temos de respeitar os membros das comunidades Judaica, Islâmica e outras que vivem connosco em Portugal.
Eu próprio andei na catequese Católica até que comecei a questionar-me sobre a veracidade do que me estavam a “ensinar”. Estavam-me a dizer para acreditar cegamente num Deus supernatural que nunca ninguém viu… só porque sim… porque é o que diz a Bíblia… embora nenhuma evidência tenha sido apresentada.
Isso somado ao facto de, tal como tu, respeitar todas as outras religiões do mundo… se eu professo uma, as outras terão de estar erradas… e cheguei à conclusão que era uma perda de tempo.
Pedirem-me para acreditar num Deus supernatural só porque sim é o mesmo que me pedirem para aceitar a existência de fadas e unicórnios, que também nunca ninguém viu 🙂 .
Ninguém nasce Ateu assim como ninguém nasce Cristão, Judeu ou Muçulmano, etc.. As crianças são “forçadas” nas Religiões por obra dos pais. Os Ateus ESCOLHEM ser Ateus.
“tenho as minhas crenças, não levo a bíblia a letra, eu como carreira cientifica que estou a a seguir não creio que viemos de Adão e Eva”
Acho que fazes mal não levar a Bíblia à letra. É sinal que não acreditas “verdadeiramente” na Igreja. Já pensaste na possibilidade de seres Ateu?
Eu pessoalmente não conseguia chamar-me religioso e não seguir à letra as regras da minha Religião. Só ser religioso naquilo que me interessa não me parece ser respeitador quando à Igreja em si e quanto aos outros membros. Mas se os Padres fazem o mesmo… bom, deixa lá…
“respeito todas crenças, só não entendo a dos ateus”
Eu explico, é mesmo muito simples 🙂 :
Um cristão não acredita em fadas, duendes, unicórnios, dragões (só se forem do FCP 🙂 ), Zeus, Apolo, Afrodite, Amon Ra, Baal, Thor, o Bezerro Dourado ou qualquer outro tipo de Deus pessoal ou entidade supernatural, EXCEPTO o DEUS Judaico-Cristão.
Um ateu é igual ao cristão mas acrescenta o DEUS Judaico-Cristão à lista, pelas mesmas razões que fazem o cristão não acreditar em Zeus, por exemplo: falta de evidências (provas). Não, a Bíblia não é uma prova 🙂 , a Bíblia é um livro somente (embora seja muito bom, embora tenha passado pelo filtro da Inquisição, por isso recomendo uma leitura crítica).
Mas independentemente de Religiões ou não Religiões o que IMPORTA verdadeiramente é que as pessoas sejam felizes.
Se a pessoa não é feliz com uma Religião deve mudar para outra que seja mais compatível consigo e se mesmo assim não resultar pode sempre deixar de acreditar em “contos de fadas” se assim o entender… o importante é todos sermos felizes! E usarmos a Tecnologia como ferramenta de trabalho que era o ponto fundamental deste post 🙂 . Situação que louvo, desde já, à Igreja Católica que se apercebeu finalmente que o “mercado” actual exige uma actualização de técnicas de “marketing”.
Na sequência do que foi dito lá em cima, respeita se queres ser respeitado. Eu respeito todas as religiões desde que elas me respeitem a mim 😉 Agora eu da minha parte acho arrogante considerar todas as outras pessoas que não pertencente à mesma religião de x (seja ela quais foram) sejam infiéis lol mas prontos é a minha opinião.
Não nascemos com ética e moral é verdade, isso são coisas da sociedade onde vivemos mas nascemos com lógica, a base de todo o nosso raciocino.
Em relação à bíblia aconselho a quem nunca a leu a o fazer, tem passagens fantásticas dignas de um grande livro mas também tem inúmeras passagens que se contradizem, já para não falar que incita a coisas menos boas muitas das vezes, mas já sei que me vão dizer que cada um interpreta à sua maneira.:p lol
Uma ultima coisa, pior que acreditar numa coisa errada é não acreditar de todo. 😐 tenho pena da pessoa que não tem crenças NENHUMAS.
Fica aqui o meu ultimo comentário, e já vai um pouco longo, este assunto tem “pano para mangas” e se estenderia certamente por muitos e muitos mais comentários. E nem é se quer o tema da noticia :\ Espero não ter ofendido ninguém, nunca foi essa a minha intenção. Abraço
“tenho pena da pessoa que não tem crenças NENHUMAS.”
Também eu 🙁 , mas duvido que haja alguém que não tenha “crença” nenhuma. Pelo menos na Lei da Gravidade toda a gente deve acreditar 🙂 .
Nunca conseguiremos um consenso, o homem só por si é iunstável, mesmo nas suas crenças.
Porque a vida humana assim o obriga, ser diferentes e ter ideias diferentes é um características que temos de aceitar.
Uns acreditam na religião, outros não. Os que acreditam têm vários credos a seguir e cada um é válido para quem os segue.
Meus caros e inteligentes seres humanos, só há um denominados comum neste assunto.
TOLERÂNCIA.