Icebergue com 200 m de espessura separou-se da Antártida

Por Célia Simões para Pplware.com

Destaques PPLWARE

20 Respostas

  1. Pérolas says:

    Nãooooo, isto é normal não é do aquecimento global e antes do ser humano existir na terra isto já acontecia. LOL Não emendem a mão não e depois queixem-se… quem vai chorar vão ser os filhos de hoje e os netos de amanhã!

  2. Pork says:

    The problems will be huge, the iceberg is so big that we can see it from the moon, it’s the best iceberg in the world, it’s true, believe me it’s great, it’s fantastic 🙂

  3. andre says:

    Se fossem 200 metros largura não era mau, deve ter mas é isso de espessura 🙂

  4. jalves says:

    “(…)como o icebergue flutua, não faz com que o nível da água do mar aumente(…)” qualquer objecto na agua, flutuando ou não aumenta o nível da mesma. Para não aumentar o nível da agua teria de estar 100% fora da mesma.

    • Não Interessa says:

      Já estava dentro de água, continua dentro de água… Não vejo nada de mal com a lógica do artigo.

    • Cabritone says:

      Os solidos ocupam menos espaços que os liquidos

      • Não Interessa says:

        Nunca experimentaste congelar uma garrafa de água então…

      • piri_vm says:

        Isso é verdade para a maioria, mas na água (e em mais algumas coisas como o chumbo) isso não é verdade. Exemplo é encheres uma garrafa de vidro com água até ao limite metes no congelador e irás verificar que a tampa saiu porque a água no estado sólido ocupa mais volume, apesar de ter a mesma massa é menos densa.

        • carlos V says:

          É verdade. A molécula da água tem uma forma estranha o que, ao congelar, faz aumentar o volume da água quando em gelo

        • Vlad says:

          Por acaso depende bastante da maneira como a água é congelada. Se for á pressão atmosférica normal e lentamente (num congelador), a água vai formar uma estrutura cristalina exagonal (Ih) que é menos densa que a água no seu estado líquido. No entanto, se a água for congelada rapidamente, ou for submetida a temperaturas extremamente baixas ou a altas pressões, esta tomará outras estruturas cuja densidade é superior à água no seu estado líquido.

      • Pérolas says:

        @Cabritone: não experimentes pôr uma garrafa com o teu melhor vinho, ou sumo, no congelador que vais ter uma surpresa…

    • Mata Ratos says:

      Jalves para ter 100% daquilo que afirma poderá sempre fazer a experiência na sua própria casa, coloque uma bacia com água até ao limite da mesma, e depois coloque a boiar sobre essa água uma bola de futebol e veja o que acontece. Depois deste pequeno teste a boiar faça força na bola para ir ao fundo dessa mesma água, e repare no resultado que terá que será certamente diferente.

  5. Sérgio E. says:

    Tanta discussão acerca de o iceberg flutuar ou não que se esquecem do mais importante: agora que se separou, vai derreter a uma velocidade bastante superior, e aí sim, o nível da água vai aumentar de certeza…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.