Icebergue com 200 m de espessura separou-se da Antártida
No dia 1 de julho demos a conhecer que um icebergue se estava a formar. Na altura faltavam apenas 10 quilómetros para que se soltasse. Agora, o óbvio confirmou-se! O bloco gigante tem cerca de 6 mil km² e uma espessura entre 200 e 600 metros.
Iceberque já se desprendeu de Larsen C
A formação deste icebergue era acompanhada por cientistas há mais de 10 anos. Uma fenda na plataforma de gelo Larsen C iria seguir os passos do que já tinha acontecido com Larsen A em 1995 e Larsen B em 2002.
Agora, este imenso bloco de gelo, com 200 metros de espessura, não será fácil de se movimentar, mas de qualquer forma é necessária vigilância uma vez que, devido às correntes e ventos pode ser deslocado para o norte da Antártida e causar problemas na circulação do mar.
Tal como Adrian Luckman, responsável pela pesquisa, da Universidade de Swansea, no País de Gales, explicou à BBC no ano passado, como o icebergue flutua, não faz com que o nível da água do mar aumente mas, se surgirem novas plataformas, podem formar-se glaciares e direcionarem-se para o oceano.
Nessa altura, como vai derretendo devido a não flutuar, certamente vai influenciar o nível da água do mar. Se todo o gelo da plataforma Larsen C derreter, o nível do mar aumentará cerca de 10 centímetros, mas ainda é cedo para dizer que isso vai acontecer.
Fenómeno Geológico
Aparentemente, este trata-se de um fenómeno geológico, que acontece devido aos movimentos internos da Terra, a queda de blocos de gelo é frequente, embora não deste tamanho. Larsen C pode seguir os passos do que aconteceu a Larsen A em 1995 e a Larsen B, que se desintegrou em 2002 quando houve uma rutura semelhante que aconteceu também devido a uma fenda. Apesar de tudo, o aquecimento global tem certamente a sua quota parte de culpa.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Nãooooo, isto é normal não é do aquecimento global e antes do ser humano existir na terra isto já acontecia. LOL Não emendem a mão não e depois queixem-se… quem vai chorar vão ser os filhos de hoje e os netos de amanhã!
The problems will be huge, the iceberg is so big that we can see it from the moon, it’s the best iceberg in the world, it’s true, believe me it’s great, it’s fantastic 🙂
You’re Fired! :p
Se fossem 200 metros largura não era mau, deve ter mas é isso de espessura 🙂
Obrigado, já alteramos.
“(…)como o icebergue flutua, não faz com que o nível da água do mar aumente(…)” qualquer objecto na agua, flutuando ou não aumenta o nível da mesma. Para não aumentar o nível da agua teria de estar 100% fora da mesma.
Já estava dentro de água, continua dentro de água… Não vejo nada de mal com a lógica do artigo.
Os solidos ocupam menos espaços que os liquidos
Nunca experimentaste congelar uma garrafa de água então…
Isso é verdade para a maioria, mas na água (e em mais algumas coisas como o chumbo) isso não é verdade. Exemplo é encheres uma garrafa de vidro com água até ao limite metes no congelador e irás verificar que a tampa saiu porque a água no estado sólido ocupa mais volume, apesar de ter a mesma massa é menos densa.
É verdade. A molécula da água tem uma forma estranha o que, ao congelar, faz aumentar o volume da água quando em gelo
Por acaso depende bastante da maneira como a água é congelada. Se for á pressão atmosférica normal e lentamente (num congelador), a água vai formar uma estrutura cristalina exagonal (Ih) que é menos densa que a água no seu estado líquido. No entanto, se a água for congelada rapidamente, ou for submetida a temperaturas extremamente baixas ou a altas pressões, esta tomará outras estruturas cuja densidade é superior à água no seu estado líquido.
Seja como for: We are FKD!!!
@Cabritone: não experimentes pôr uma garrafa com o teu melhor vinho, ou sumo, no congelador que vais ter uma surpresa…
Jalves para ter 100% daquilo que afirma poderá sempre fazer a experiência na sua própria casa, coloque uma bacia com água até ao limite da mesma, e depois coloque a boiar sobre essa água uma bola de futebol e veja o que acontece. Depois deste pequeno teste a boiar faça força na bola para ir ao fundo dessa mesma água, e repare no resultado que terá que será certamente diferente.
Jalves faça o teste e coloque aqui um post do resultado que obteve na bacia!
Diga-nos se a água transbordou para fora da bacia no momento em que a bola flutua!
Mas o icebergue já estava dentro de água. Logo o nível é o mesmo.
a flutuar!
Para irmos ao detalhe… cálculo com precisão, até a temperatura da água influencia…
Além de se falar de água doce e da água salgada, entre outros factores que poderão ser tidos em conta para essas variações de volume.
Tanta discussão acerca de o iceberg flutuar ou não que se esquecem do mais importante: agora que se separou, vai derreter a uma velocidade bastante superior, e aí sim, o nível da água vai aumentar de certeza…