HTC One X – Primeiras impressões
Só apenas há cerca de um ano é que se começou a ver telemóveis dual-core e tudo começou com o LG Optimus 2X para quem não se lembra. Desde então não tem havido muita evolução no campo do hardware tendo-se verificado grandes melhorias a nível de software, tanto do sistema operativo Android como do próprio Kernel que cada vez tem melhores drivers SMP para lidar com multi processadores.
Para contrariar esta tendência e para inovar (numa altura que já se justificava) a HTC brindou-nos com o primeiro smartphone Quad-core do mundo, o HTC One X.
É importante que qualquer pessoa saiba que ter mais cores não significa quatro vezes mais performance. A melhor analogia possível é fazer uma comparação com uma auto-estrada, cada core sendo uma faixa de rodagem. Por cada faixa de rodagem que se acrescente a quantidade de carros que podem passar ao mesmo tempo praticamente duplica contando que vão todos à mesma velocidade. Sendo assim com quatro faixas de rodagem podem passar quatro carros ao mesmo tempo lado a lado. Acontece o mesmo com um smartphone, consegue-se tirar partido dos (neste caso) quatro cores utilizando quatro threads na aplicação.
Ora bem é aqui que entra um problema. O que acontece se as aplicações não utilizarem threads? É muito simples funcionam como se fosse um Single-core. É este o grande paradigma dos sistemas com processadores multi-cores. Teoricamente são mais rápidos, mas se não houver quem tire partido dessa rapidez então nada feito. Claro está que para multi tasking quantos mais cores melhores, mas aí nem há qualquer dúvida dos benefícios de se ter pelo menos mais do que um core.
Um dos melhoramentos do Android 4.0 foi começar a tirar partido de hardware multi-core para que o sistema fosse realmente mais rápido e mais fluído, ainda por cima estando o Android a correr em cima de uma máquina virtual Java (chama-se Dalvik) toda a performance é bem-vinda.
É neste panorama que entra o HTC One X. Vamos então conhecer o interior deste "monstro" de processamento:
- CPU: Nvidia Tegra 3 Quad-core 1.5 GHz
- GPU: ULP GeForce - 12 cores
- Ecrã: Super IPS LCD2 720 x 1280 pixels, 4.7 polegadas (~312 ppi)
- Memória: 1GB RAM e 32GB memória interna
- Camera: 8mpx com chip dedicado - grava também a Full HD a 30 fps
- Bluetooth 4.0, Wi-Fi, GPS, 3G, acelerómetro, giroscópio, rádio FM, Beats Audio
Características impressionantes certo? Será que se traduzem no uso do telemóvel?
Sim, sem dúvida. O ecrã é o melhor display que alguma vez vi num aparelho móvel. A definição das letras, dos ícones, a reprodução de cor, o brilho...é sem dúvida um regalo para os olhos. Pude testa-lo com o Galaxy Nexus e o Galaxy Note lado a lado e sem dúvida que este Super Clear LCD2 coloca a fasquia muito mais alta. Na cor preta é que este ecrã não fica ao nível de um AMOLED, mas a reprodução de cor é tão boa que o preto acaba por ser secundário.
Depois a qualidade de construção é qualquer coisa de incrível. Adeus plásticos, olá polycarbonato. Isto fornece-nos uma estabilidade muito superior a qualquer outro aparelho. A sensação de tocar na capa traseira do One X é muito gratificante pois é suave ao mesmo tempo que é rija e resistente.
Em termos de performance nota-se claramente uma fluidez acima do que estamos habituados num Android. E aqui entra o Sense 4.0. Eu sempre detestei o Sense e admito que fiquei a gostar depois de utilizar esta última versão. Suavidade navegando nos menus, sem quebras nem lags e todas as acções acontecem de forma quase instantânea. Ainda há muita margem de progressão para este Sense, mas está definitivamente no bom caminho. A nível de benchmarks para os interessados conseguiu-se quase 11 mil pontos no Antutu, quase 5 mil no Quadrant e 33 mil no Benchmark & Tuning. Falar de performance é complicado pois cada pessoa tem os seus gostos e níveis de agrado, mas estou certo que este Tegra 3 é bastante poderoso e isso nota-se facilmente neste dispositivo.
A nível de som fiquei muito bem surpreendido. O Beats Audio dá um toque extra de definição, principalmente nos headphones AKG que eu uso. O Beats Audio é basicamente um equalizador de som programado pela HTC e que assim que se activa nota-se logo muita diferença.
Com apenas uma hora de uso do One X é difícil arranjar mais adjectivos que caracterizem este telemóvel. Com o pouco tempo que tive para o conhecer não encontrei uma única falha, portanto a HTC está de parabéns.
O One X distingue-se dos seus concorrentes no ecrã, na performance, na qualidade de construção e na qualidade de som. Para mim foram razões suficientemente boas para ter encomendado um há poucas horas.
Fica uma galeria de imagens alusivas a este terminal para ficarem de água na boca.
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha visto algumas reviews deste espantoso aparelho, mas ainda não tinha visto nenhuma em português…
Já tenho um HTC e ao contrario do que muita gente diz pela net, sempre achei o Sense fantástico, pode atrasar o desempenho dos dispositivos, mas as funcionalidades que adiciona compensão em larga escala.
Quem me dera ter dinheiro para comprar um menino destes, seria fantástico.
Sim o HTC sense da sem duvida outra vida ao Android
para mim HTC é muito superior a concorrência
já encomendei o meu HTC one X a duas semanas na FNAC mas ta demorado entretanto deve chegar ate ao fim semana,
o melhor smartphone a venda no mercado sem duvida
os jogos optimizados para TEGRA3 tem melhores gráficos que na psp vita lol
cumps
Só espero que a FNAC seja rápida nas entregas nunca mais chega o meu oneX
cumps
Aqui ficam algumas das melhores Review
http://www.t3.com/reviews/htc-one-x-review
http://www.technobuffalo.com/companies/htc/htc-one-x-review-four-cores-of-awesome/
Simplesmente brutal
cumps
Andaste a copiar-me por antecipação? 🙂
Concordo em absoluto em tudo. Também tenho um HTC e adoro o Sense. Desisti do cyanogenmod por causa disso
Sergio e qual tens agora?! Eu tambem deixei o cyanogen! Mas nao sei qual é o Melhor para mim! Tenho HTC HD2.
Tem uma rom que utilisa as roms oficiais da htc, que eu utiliso em todos os meus dispositivos , Android Revolution HD, pode-se encontrar na xda, com uma equipa de suporte fantastica, fiavel 24h/24h. Actualisaçoes regulares, o que é muito importante numa custom rom.
E o mike1986, DEV dessa Rom já tem o One X na sua assinatura da thread…
Para quem ainda não conhece bem Marca este vídeo é obrigatório
Historia da HTC
https://www.youtube.com/watch?v=pwpaxbXDecg
para matar saudades dos velhos tempos do windows mobile lol
Primeira impressões, vou ja comprar, assim que me decida:
One X ou o One S, ainda estou na duvida, e os testes de performance ainda forçam mais as duvidas entre os dois…
Pois a única coisa que difere para mim é o NFC, que imagino que ainda não sirva para nada, mas pode vir a servir.
Realmente este telemóvel é mesmo espectacular!!!
O único defeito que pelos vistos se tem notado é ao nível do browser nativo, que poderia ser melhor (isto pelas críticas e vídeos que vi). No entanto há tantas alternativas ao browser stock, que acredito que este não será certamente um problema!
Parabéns HTC
Estou ansioso por poder experimentar este HTC One X!!!
🙂
É uma máquina absolutamente brutal!
O topo neste momento!
Os problemas de pressão no ecrã sempre se remetem apenas às unidades de teste?
Cá em Portugal vai haver a versão com o S4? Pelo preço que o One X custa gostava de ter LTE…
Entre o T3 (40 nm mas com o 5º companheiro) e o S4 (28 nm)qual gasta menos bateria? Prefiro perder 0,015 ms de rapidez e ter mais uma hora de bateria 😛
De qualquer das formas acho que vou esperar pelo sammy e pelo que a LG tem escondido na manga 🙂
O S4 é mais econômico além de mais poderoso.
Muito bonito este HTC, mas tem uma problemas que não me agrada, é o tamanho dele. Para mim as dimenções do iphone 4s, falo deste porque é o que tenho, são as suficiente. Mais que isso é muito para o bolso.
É a mesma opinião que eu tenho. Ecrã de 4.7
Eu acho precisamente o contrario o ecrã de 3.5 pol é demasiado pequeno lol
o HTC oneX é bastante fino e vale a pena a qualidade e dimensões do ecrã , para não falar da potencia quadCore da Nvidia e dos jogos lol
Não me estava a referir ao tamanho do ecra, mas do telemovel em geral. Porque se vir-mos bem o iphone 4s, poderia ter o ecra maior, sem mudar as dimensões do telemovel.
Enquanto que este HTC, as suas dimensões, já são um exagero para um telemovel, quem quizer um ecra, suficientemente grande para navegar na internet e tudo mais, tem muitos tablets a venda.
Um tablet não cabe na palma da mão e pessa muito mais que esse telemóvel. Sem falar que ele não é muito maior que o seu idolatrado iPhone.
@Scheldon, não é muito maior? 2cm de altura e 1 cm de largura a mais num telemovel não é muito ???
pode ser fino, mas as dimensões são superiores e eu não gosto de telemoveis gigantes. gostos!
não está em causa a qualidade do telemovel mas sim as dimensões. eu não gosto 🙂
para quem não gosta e acha grande tem o HTC one S
@wiiware, e achas que esse modelo encolheu assim tanto relativamente ao one x???
one X: 134.4 x 69.9 x 8.9 – 4.7
one S: 130.9 x 65 x 7.8 – 4.3
iphone 4: 115.2 x 58.6 x 9.3 – 3.5
Xperia U: 112 x 54 x 12 mm – 3.5
Gostas de ecrãs grandes, compra 🙂
Eu não ando a impingir iPhones a ninguem, simplesmente não gosto de telemoveis grandes. E se calhar há muita gente a pensar como eu…
Excelente! A ver se finalmente acabam os micro lags.
Das coisas que mais me irrita nos novos telemoveis é mesmo sendo umas verdadeiras powerhouses em specs, o software tem sempre arrastos. Parece que as marcas simplesmente não se dão ao trabalho de melhorar. O meu antigo SGS com uma rom MIUI personalizada proporciona uma experiência muito mais rápida de uma forma geral do que qualquer outro telemóvel que eu possa ter experimentado de origem, incluindo telemóveis como o Galaxy Nexus. A excepção até à data foi o SGS2. O pior de todos foi mesmo um LG dualcore que já não me recordo do modelo. Fui verificar 3x as specs para garantir que tinha um dualcore na mão e não algo de muito baixa gama.
Nunca tive um HTC e a marca nunca me puxou muito principalmente por causa do Sense mas estou curioso com este 🙂
Sem duvida que será o meu próximo telemóvel 🙂
Maldita FNAC ainda não é desta andam a brincar de caminho encomendo Tlm noutro lado era para chegar ontem agora dizem só dia 19 🙁 andam a brincar com as reservas ….grrrrr
Nunca mais chega o meu one X
Desculpem o offtopic… Mas esse fundo é original do tlmv?? onde se arranjará?
Obg
Não, o wallpaper faz parte do HTC Sense 4.0.
http://www.htc-hub.com/wp-content/uploads/2012/02/scene_wallpaper_htc_default1.jpg
Abraço.
Quanto custa ?
699€ na Fnac desbloqueado
dentro do preço da concorrência mas com muito melhores especificações vale bem a pena quem tiver pensar trocar de tlm
não encontra melhor 😉
o meu nunca mais chega estou morto por testar a maquina lol
699€ na Fnac, 599€ em todos os outros sítios 😆
Já tenho o meu desde ontem, e de facto é um luxo! nao sei pk esperam pela Fnac 100€ mais cára que a expansys, mas pronto!
Tudo o que eu esperava e mais! Quanto a 4G, sinceramente 3G de 43 mbps é mais que suficiente, até porque os tarifários para Telemovel , a mim nao me dão mais do que 6 ou 7 megas!
Quando eu tinha ISDN a 64 kbps também era um luxo mas mesmo assim de vez em quando perdia a cabeça e pagava duas chamadas só para ter 128 kbps…
Por enquanto o LTE provavelmente “só” duplica a velocidade. O “valer a pena” depende da utilização/localização de cada um.
Eu é que não me posso dar ao luxo de andar a mudar de brinquedo todos os anos 😛
Estive para comprar pela Expansys, mas devido a todos os problemas que via na net no que respeita ao ecrân do telemovel resolvi comprar pelo Media Markt pois foi o unico em que no expositor não teve problemas com o ecrân (quer na barra de notificações, quer no ecrân de filmar). Dei os 699€, cheguei a casa e…problemas no ecrân! Vou pedir a devolução do dinheiro. De referir que na Fnac Colombo e Alegro mesmo os de exposição tiveram esse problema.
Não percebo…699€ e existirem situações destas!
ha uns anos que comecei a usar htc, actualmente tenho um hd2 a correr cyanogen mod 9, ou seja andrdoid 4.0 ics, e se existe algo em que nos 4 ou 5 htc se manteve constante foi a qualidade extrema de construção, seriamente, nao quero usar outra marca e este aparelho esta no meu horizonte!
ja agora, os htc’s que tive: Daimond, hd2, tytn, desire hd (acho que falta algum)
Isso e verdade a nível qualidade e assistência técnica não há melhor. e sempre achei o htc Sense excelente
historia da
HTC https://www.youtube.com/watch?v=pwpaxbXDecg
já tive htc Artemis , pharos , touch pro , HD e agora o próximo vai ser o One X
Actualmente tenho dois HTC’s, Magic e DHD 🙂
Pelo que vi nas imagem essa rom ta em Inglês ???
Alguem confirma se o one X vem com opção de seleccionar idioma em PT sff , ou vamos ter que esperar por uma actualização ou versão PT
cumps
basta sacar o more locale 2 e o problema está sempre resolvido..
Tenho um HTC touch diamond na gaveta…
É possível colocar o android nesse HTC?
possível é mas só funciona por boot no windows mobile através do cartão SD e não funciona direito tem muitos bugs e já ninguém esta a desenvolver novas versões ou seja
possível é mas não da para brincar não é funcional lol
procura por xda droid
Alguem confirma se o one X vem com opção de seleccionar idioma em PT sff , ou vamos ter que esperar por uma actualização ou versão PT
cumps
Claro que vem.
Por acaso dadas estas espantosas características, acho que tem um preço bem aceitável, 500€ dei eu pelo meu Galaxy SII. Só tenho receio quanto á autonomia da bateria deste HTC, não percebo muito disto, mas com tanta potência, será que os 1800mAh são suficientes?
finalmente um telefone em condições de topo que nao a porcaria dos samsungs todos em plastico fraco e mal amanhados. feitos, horriveis…
Faz hoje uma semana que tenho o meu One X e só posso dizer que o único defeito que aponto é o vidro da câmara não ser gorilla glass, senão o tlm era perfeito!
Por falar em HTC relembro o meu saudoso PDA Qtek S 200. O pai ou a mãe dos smartphones quando ainda não se chamavam assim!
Bem hajam!
O policarbonato é um plástico.
Gostei Mesmo foi da Toalha de Mesa 🙂
Podes crer, bem bonita.. LOL 😀
Alguém que tenha o HTC One X pode me dizer por favor, se tem como coloca-lo em português do Brazil?
Estive no passado fim-de-semana a testar este “menino” na Fnac e realmente é espetacular. O Sense corre com uma fluidez incrivel. Eu tenho um Sensation que já com o Sense 3.6 ficou brutal, quanto mais este com o sense 4.0. Para os que acham que o tamanho é exagerado podem sempre optar pelo One S.
O telemóvel pode ser o melhor de todos, mas f0d@sse, dar 500€ ou mais por um telemóvel??