HP compra a Palm por 1,2 mil milhões de dólares
Numa manobra que surpreendeu o mercado tecnológico a HP dá um passo em frente e adquire a Palm, tornando-se agora num gigante com grandes aspirações no mercado móvel.
A HP e a Palm anunciaram hoje que fecharam um acordo de aquisição. A HP vai adquirir a Palm, empresa que actua no mercado dos smartphones com o conhecido sistemas operativo Palm webOS, por 1.2 mil milhões de dólares, fixando um valor de 5.7 dólares por acção da empresa de Sunnyvale, California.
A operação de aquisição foi aprovada pelos directores de ambas as empresas esta quarta-feira dia 28. Esta aquisição vem confirmar o interesse da HP no sector dos smartphones, mercado em crescente ascensão, onde a HP não tinha presença. A sua área de acção será assim expandida do mercado dos computadores para os smartphones onde a empresa planeia utilizar o webOS da Palm para reforçar as suas ofertas no mercado dos dispositivos móveis de comunicação.
Todd Bradley, vice-presidente executivo da HP disse que "O sistema operativo inovador da Palm fornece a plataforma ideal para ampliar a estratégia de mobilidade da HP e criar uma experiência única de abrangência entre vários dispositivos móveis". Ainda segundo Bradley "O mercado de smartphones é enorme, é lucrativo e de crescimento rápido, permitindo às empresas que fornecem a experiência e os dispositivos integrados, dominar esse sector."
Todd Bradley rematou afirmando que a HP pretende liderar esse mercado, por isso apostou numa empresa com forte experiência e com provas dadas com o seu sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Pergunto-me se a Hp vai usar o webOS ou um OS baseado nele nos seus slates…
“O sistema operativo inovador da Palm fornece a plataforma ideal para ampliar a estratégia de mobilidade da HP” será que esta estratégia se limita aos smartphones ou a uma alternativa ao Windows…
A melhor coisa que a Palm tinha era o seu WebOs por isso se a HP for no mínimo inteligente vai usar o WebOS.
Não tava á espera que a HP fosse comprar a Palm.
Mas pronto, preparense para ver ainda mais dispositivos parecidos com os da Apple, sim, porque agora a HP faz tudo quase igual á apple.
Faz? Qual? Quais? Espero que não vás dizer o Slate, porque pelos vistos já estava “cá fora” à muuuiiitooo tempo.
Julgo que o preço é um bocado exagerado. 1,2 Mm€ por software é muita fruta.
Existem patentes na Palm que têm muito valor.
De qualquer das formas, a ideia geral é a de que pagaram muito por uma empresa que iria falir +/- num ano, segundo as últimas previsões.
Estava cá fora à “tanto tempo” que ainda não foi lançado… Eles anunciaram foi antes… muito prematuramente para iludir… Se a Apple fosse a fazer a mesma estratégia poderia ter mostrado o iPad à um ano atrás… e só o lançar agora.
É sim verdade, a HP copia a Apple no design todo que até uma publicidade da Intel confundiram o Envy ao MacbookPro…
http://gizmodo.com/5370592/hp-envy-13-review-the-macbook-imitated-not-duplicated
Desde que não venha cheio de “crapware” como os portatéis da HP, quem fica a ganhar é o cliente. Quanto maior a concorrência, mais variadade e melhores preços -> O cliente fica a ganhar. Quanto a ser líder de mercado, acho isso muito dificil, quer a Apple, quer a Google já têm posições firmadas no mundo dos smartphones que não serão “roubados” tão cedo.
Mesmo!!! O que MAIS detesto é que a HP traz só CRAPWARE, programinha para aqui, programinha para lá, e sem falar na publicidade que aquilo traz.
Concordo contigo sim, a concorrência é salutar.
Quanto às posições firmadas nos smartphones por parte da Apple e da Google, não podemos deixar de acrescentar que no mercado empresarial a HP tem muito mais mercado com os seus PDA’a e outros dispositivos móveis.
Mercado facilmente convertível o que não a deixa nada atrás das marcas que apontaste.
Quem fica aqui um pouco “balanceada” é a Microsoft que perde um aliado estrategicamente colocado nesse segmento onde o Windows Mobile sempre foi forte.
Mas os mercados são mesmo assim, quem manda é é o NASDAQ.
A Palm tem outra coisa. O BeOS.
Infelizmente o BeOS já “morreu” há muito tempo. Era muito bom por acaso, melhor que o Windows. Mas o mercado acabou por optar pelo Windows 🙁 .
Fazê-lo renascer nesta altura não me parece que fosse vantajoso, em termos económicos.
Morreu o Beos mas n morreram as patentes 😉
Bem visto.
Não estava a perceber essa perspectiva, que é válida.
OFFTOPIC
E o UBUNTU? A que horas é lançado? Ninguém sabe?
http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/10.04/
Será que a próxima compra da HP vai ser a Microsoft?????? Era Interessante:-)
Achas mesmo seu maluco?! Lol… mas era interessante eheh
Maluco por que? A HP pode sim comprar a MS.
Condições ela tem. O fato de o Bill Gates ser ou quase o homem mais rico do mundo não quer dizer que a MS seja a empresa mais cara do mundo.
Tem diversos analistas que dizem que isso pode acontecer.
Atenção!
As empresas não podem compram quem e o que querem. Há regras nos mercados que estipulam essas aquisições.
Por exemplo, a Microsoft nunca poderia comprar a Apple, não é que não tivesse poder financeiro, mas as regras do mercado não permitem.
A Microsoft não pode comprar o que lhe apetecer, assim vale as leis para as outras empresas.
“Esta aquisição vem confirmar o interesse da HP no sector dos smartphones, mercado em crescente ascensão, onde a HP não tinha presença.”
http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/ho/WF02a/215348-215348-64929.html
Só se presença para vocês for sinónimo de quota de mercado. aí compreendo!
Obviamente que se fala em quota de mercado. Não podemos esquecer, como já referi em cima, que ao nível empresarial a HP está fortemente representada com dispositivos do tipo PDA, Palmtop, entre outros. Há também a presença da marca californiana no segmento dos smartphones mas sem quota significativa no actual e crescente mercado “social”.
Ora é precisamente para aumentar essa quota nesse especifico mercado (além da aposta nos “tablets”) que a HP faz este investimento brutal.
a longo prazo, os grandes em smartphones, vão ser os grandes da tecnologia.
smartphone é o futuro.
vejo um futuro dividido entre: Google, Apple, Microsoft e HP
Estás a focalizar apenas o mercado norte-americano e europeu, não te esqueças que na Ásia há marcas muito poderosas e que valem provavelmente mais que algumas apontadas no teu comentário. Depois nunca deves, na minha opinião, marginalizar marcas poderosas, como a Nokia e a Sony… 😉
… sem esquecer a HTC que está neste momento, se não estou em erro, na 4ª posição em termos de cota de mercado dos smartphones, sendo que o grande handicap desta é de facto não ter um sistema operativo próprio, utilizando nos seus terminais o windows ou o android.
De facto li rumores á uns tempos atrás que a HTC estaria interessada na compra da palm e esta poderia ter sido de facto uma mais valia para a HTC para colmatar o facto de não ter um OS próprio.
Bom, as notícias dão o iPhone com 72% de quota de mercado de smartphones no Japão.
http://bit.ly/aGoqun
Fico contente que o WebOS não morra com as dificuldades financeiras que a Palm atravessa actualmente. Espero que a HP internacionalize e dinamize o WebOS porque trata-se de um sistema operativo excelente para smartphones, ao nível do iPhone OS (ou melhor, dependendo das necessidades de cada cliente).
O Palm Pre foi um produto fantástico!!!
O valor correto é 1.2 bilhões de dolares e não “milhões”. Se algum banco me emprestasse 1.2 milhões de dolares EU teria comprado a Palm e pagaria o banco no dia seguinte. Sonhar não faz mal…
Por acaso além de teres lido mal, não sabes traduzir :P.
1.2 billion = 1,2 mil milhões
Oops
Em $, ou seja, na América 1 bilião não é o mesmo que mil milhões …
Nos EUA 1 bilião = 1000 milhões
No Brasil 1 bilhão (é mesmo bilhão, não é bilião) = 1000 milhões
Em Portugal e na maior parte dos países europeus
1 bilião = 1.000.000.000.000
P.S. O bilião PT não serve rigorosamente para nada, em termos práticos.
Na ciência faz todo o sentido…
Resumidamente esta noticia só me faz pensar: HTC virada para o Android, HP virada para o Palm com o uso mais que provavel do WebOS …
Empresas de grande aliança com a Microsoft, será que o Windows já não é satisfação para os Smartphones e Slates/Tablets? 😉
As acções da Palm subiram só 26% num dia…
http://www.google.com/finance?q=palm
É bom, mas dadas as perdas anteriores não é muito. Acho que na altura que o Bono (U2) adquiriu parte da empresa, pagou um pouco mais de 8.5$ por acção. Já podem ter uma ideia das perdas!