HDMI Alt – Outra ligação interessante para usar o USB Tipo-C
Durante anos, os cabos, as interfaces e as normas evoluíram muito lentamente, ao ponto de uma simples construção de uma ficha para ser reversível ser hoje uma "novidade". Contudo, nestes últimos tempos temos assistido a algumas boas ideias após ter sido lançado novo conector USB Tipo-C.
Dentro das novidades no segmento das ligações possíveis com esta nova norma surgiu agora um novo padrão, o HDMI Alt. Vamos conhecer um pouco mais as suas potencialidades.
HDMI Alt... o novo padrão
O HDMI Alt é o novo padrão anunciado pelo grupo responsável pelo formato, o HDMI Consortium. Este novo padrão irá permitir ligações sob a porta USB Tipo-C sem adaptadores.
O USB Tipo-C está a tornar-se o novo padrão para a interligação de periféricos, especialmente em dispositivos móveis. Igualmente, no campo dos computadores, a ligação começa já a ter uma adopção massiva pois as mais recentes motherboards trazem já nativamente esta interface. A linha de computadores da HP e outras marcas asseguram portas para USB Tipo-C e as soluções de armazenamento, por exemplo, já contemplam igualmente esta ligação. Por ser mais rápida, reversível e simétrica, o mundo começa a dobrar-se à nova porta.
As vantagens são muitas e o futuro próximo estará encarregado de as mostrar.
O USB Tipo-C tem a grande missão de fornecer um sistema de ligação universal e polivalente, capaz de transferir grandes quantidades de dados e ou energia aos dispositivos móveis, evitando que os utilizadores tenham de carregar outros cabos.
As vantagens são claras e a sua adopção vai aumentar nos próximos trimestres. Da mesma forma como se faz com o Intel Thunderbolt 3 ou mesmo o facto de algumas empresas estarem a eliminar a porta jack de 3,5", chega agora a vez do grupo responsável pelo Alt HDMI reclamar que este será o futuro para qualquer adaptador usar o cabo que permitirá a saída de vídeo a partir de um dispositivo para um ecrã externo... isso, leu bem, sem adaptadores.
O HDMI Alt Mode irá suportar um leque alargado de funcionalidades HDMI 1.4b, tais como:
- Resolução superior a 4K
- Som Surround
- ARC (Audio Return Channel)
- 3D (4K e HD)
- HEC (HDMI Ethernet Channel)
- CEC (Consumer Electronic Control)
- Deep Color, x.v.Color, e outros tipos de conteúdos
- HDCP 1.4 e HDCP 2.2 (High Bandwidth Digital Content Protection)
O HDMI Alt terá as mesmas características que uma porta de saída de vídeo HDMI 1.4b. Isso inclui suporte para vídeo 4K ou 3D, som ambiente ou canal de áudio ARC. Esta nova ligação também permite HEC (HDMI Ethernet Channel).
E tudo isso muito de forma muito simples, basta apenas ligar um cabo, sem adaptadores e de um lado teremos as funcionalidades padrão de uma qualquer cabo HDMI e do outro lado o USB Tipo-C .
Este artigo tem mais de um ano
o hdmi 1.4b não suporta resoluções superiores a 4k
Suporta 4K a 30Hz, nao suporta 4K a 60Hz
Ele disse “superiores a 4k”.
Fixe mesmo era usar um cabo Usb com a terminação C nas duas pontas, pois a solução apresentada obriga a ter 1 cabo que só serve para vídeo (tem 1 terminação HDMI numa ponta!).
Procura e encontras o que procuras.
Entretanto lê o artigo para perceberes de que se fala aqui.
Isto dá que pensar: qualquer porta usb-C se torna uma saída de vídeo ?
era fixe n’era?