Hackers roubam dados de 2 mil clientes da Vodafone
A segurança informática dos sistemas é uma área de extrema importância pelos mais diversos motivos. Esta Sábado, segundo informações da própria Vodafone, os hackers conseguiram roubar dados pessoais de cerca de 2 mil clientes do Reino Unido.
O ataque já foi confirmado pela própria empresa que revelou que, no total, os hackers obtiveram dados pessoais de 1.827 clientes. Segundo informa a agência reuters, o ataque recorreu a esquemas de phishing, que chegaram aos clientes via e-mail,
De acordo com um porta-voz da Vodafone do Reino Unido, os hackers não conseguiram roubar dados dos cartões de crédito ou débito apesar das várias tentativas que foram registadas entre Quarta e Quinta-feira.
Na passada semana a operadora TalkTalk sofreu um ataque semelhante, tendo sido roubados 4 milhões de dados pessoais de clientes.
Será que os nossos dados estão bem protegidos ao nível das operadoras?
Este artigo tem mais de um ano
Tá bonito, tá……..
Quando em 2001 passei pela tmn havia um miúdo que também os atacou várias vezes tendo acesso a muita informação interna, divertia-se imenso com a situação. Como era menor de idade não lhe aconteceu nada, embora estivesse referenciado pela PJ.
É por isso que cada vez dou menos informações, fotos, e documentos…para a núvem e cenas congéneres transversais. Isto de aramazenar tretas na núvem sempre me soou meio falacioso. Mais tarde ou mais cedo está a chover a informação cá embaixo. Seguro está num disco rígido em casa onde apenas se fazem backups e se poe de lado…e nem sequer de casa sai. E mesmo assim….
Já se abrem carros, abatem aviões, roubam informações com um telemóvel. Tudo que está na nuvem acaba por virar tempestade!
Concordo Jaime. A cloud é uma Caixa de Pandora.
Coincidência ou não, existem alguns serviços da vodafone indisponíveis devido a manutenção no sistema.
Phishing é ataque ao cliente e não aos sistemas da Empresa…
Nem mais!
Pelo título mas específico, até pensei que fosse em Portugal
O objectivo era mesmo esse, senão muitos não liam 😉
Pois, porque só há Vodafone em Portugal.
Ainda bem que acho que foi um comentario eronico Vitor
Achas??? 😀
Se foi phishing não eram hackers, eram pescadores! xd
+1
Não se trata de uma falha da Vodafone.
Nem mais, lá por roubarem nem que fosse 1 bilião de informações por pishing, a culpa porque seria da operadora?
Exatamente, os clientes é que inadevertidamente forneceram os seus dados pessoais.
Pode-se dizer que é só “phishing” não é uma falha da Vodafone, mas a questão como os dados dos clientes estão em Servidores Bastantes seguros, ou não quais as falhas, e sobretudo o facto de a Vodafone em Portugal ou em outros países não estar preocupado com a segurança informática também dos seus clientes…
Não deixa de ser um sinal dos tempos, porque faço à pergunta os Hackers apenas conseguiram visualizar os dados disponíveis aos clientes via pagina tipo .aspx Cifrada ?
Em Portugal apenas a PT fornece software anti-vírus a quem serviço TV paga, mas a versão gratuita pouco cobre e ainda por cima é da Panda…
Fico espantado pela desinformação patente em alguns dos comentários que aqui li.
Quem diz que não confia na cloud presumo que não tenha endereço de email em servidores públicos, como GMail, Outlook, Yahoo, Sapo… Também não devem utilizar smartphones com ligação à internet. Ter um disco externo ou um servidor de ficheiros enterrado no quintal é seguro sim, desde que nunca o liguem a um computador que tenha acesso à internet e que não esteja sequer próximo de outro que tenha acesso, já que existem formas de controlar software com recurso à temperatura de um Sistema adjacente (https://www.youtube.com/watch?v=EWRk51oB-1Y). E se alguém agarra no disco externo e se passa com ele? E se apanhar água? E se queimar o disco?
Meus filhos, a cloud é segura, mas não é um direito humano. Querem armazenamento com segurança? Pagem. Querem um email com segurança? Comprem. Os especialistas de IT que tratam da segurança dos vossos dados não vivem do ar. Fornecem um serviço pelo qual muita gente não paga e ainda se queixa. E mais acrescento, as clouds públicas são ainda assim muito seguras para serviços que são gratuitos e pelos quais nada nos pedem em troca.
Não nos pedem nada, mas ganham em publicidade, quantidade de acessos, estatísticas, etc…
Vivo no Reino Unido e esta roubo não foi nada comparados com os roubos da semana passada British Gas e TalkTalk!
JRibeiro, bem dito! as pessoas falam do que não sabem e por vezes são essas mesmas pessoas que causam estes problemas quando acreditam em mails de phishing.
Isto é como: “Milhares de pessoas assaltadas nos multibancos, estarão os nossos depósitos seguros?”
Nem mais! Boa analogia.