PplWare Mobile

Hacker mostra como violar caixas ATM com um rootkit

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alexx says:

    Começo a desconfiar que o melhor ATM continua a ser debaixo do colchão ou a casota do cão 😀
    Falando a sério, começo a ficar preocupado com a gigantesca rede de ameaças existentes no mundo digital e ao qual é extremamente difícil escapar.

  2. viperbruno says:

    “Hacker mostra como violar”

    Haviam certamente mais palavras, como burlar ou enganar, agora violar?

    • Vítor M. says:

      Realmente… e o tipo de letra, aquilo deveria ser com uma letra mais viva, numa cor provavelmente mais garrafal…

    • Joao martins says:

      Então achas que ele vai Burlar a máquina? Ou melhor vai engana-la, ” vou te enganar sua marota” lol. É violar pois viola o sistema de segurança que existe. Que drama gramatical !!

    • L.Mata says:

      É uma forma informal para falar deste tipo de coisas usando uma palavra “violenta”.

      No entanto concordo que talvez a palavra possa ser substituída por “comprometer a segurança” ou “por em causa” ou outras formas talvez mais correctas. Ou não tão correctas. Depende da visão de cada um.

      Sabes que em Portugal somos bué propensos a encontrar formas interessantes de usar palavras que em outro contexto têm um significado bué diferente. E até em inventar termos bué esquisitos que depois são adoptados pela nossa sociedade e que chegam aos dicionários.

      Por exemplo… ainda bem que o bué já faz parte do nosso dicionário. Eu sempre disse que era bué mau se algum dia o bué fosse parar ao dicionário. Mas agora que o bué já faz parte da lingua oficial portuguesa, é bué fixe poder usar o bué tantas vezes sem que nos digam… “hé pá… bué não é palavra que se use. Isso é bué bera.”.

      Agora só falta mesmo é o violar passar a termo técnico para à área das tecnologias de informação. Agora se não se importam vou ali violar um almocito.

    • António Mendes says:

      Então, está a violar a integridade, o nome e a inocência (à volta delas) das ATM, por isso acho que está apropriado.

    • José Moreira says:

      Querias dizer “HAVIA mais palavras”, mas fugiu-te o dedo?

  3. BMJ says:

    Hum, até estou a precisar de comprar um carro novo 😉

  4. NT says:

    Boas,

    Algo interessante, o pior é que quem “sabe” demais normalmente é “calado” Isto acontece infelizmente não só com “ataques” a caixas multibanco mas com quase tudo…
    Acho que o esconder debaixo do colchão ou a casota do cão também parece não ser seguro pois se nos assaltarem a casa e por exemplo um gajo dar um arraial de pancadaria no assaltante passamos logo a ser criminosos quando apenas estávamos a proteger o que é nosso…
    O melhor é não ter dinheiro de todo, sendo assim iriam roubar o quê????

    • Mike says:

      O estado português está a precisar dele, estás à vontade de fazer o teu donativo.

      Agora voltando ao tópico, não posso dizer que me admiro. Sendo estudante de informática começo a ver um bocadinho como funcionam as entranhas destas novas tecnologias, e devo dizer que fico alarmado. Acrescente-se a isso terem dito que os Multibancos portugueses correm o Win2000, que por muito bom que seja, está mais que ultrapassado…

      • genoma says:

        @Mike

        “Acrescente-se a isso terem dito que os Multibancos portugueses correm o Win2000,”

        essa info está desactualizada,pois a maioria dos atm´s em portugal já correm win xp. Ao nivel de bancos sim é verdade que ainda se usa o win2000 mas lentamente estão a ser modificados também para o xp

  5. Ricardo Antunes says:

    Será que isto também se aplicará nas nossas?
    Tendo em conta que o software que temos é dos mais avançados, lá fora só agora é que começam a ter o mesmo tipo de funcionalidades.

    Era sempre engraçado quando uma pessoa saía de Portugal e depois em países de “1ª” ao levantar dinheiro parecia que estávamos num de “3ª”, lol

  6. AirCrack says:

    Mostrar o que? Não vejo nada que mostre como “violar” a ATM? 😉

    O que é bom é não fazer parte da lista negra da ATM’s, isso sim é que é!

  7. Bil Gates says:

    Nada melhor que anunciar que sei arrombar a casa, mas que vendo o alarme para evitar o assalto.

  8. Fábio Rocha says:

    Aqui a novidade talvez sejam os métodos, já há muito que há técnicas para violar ATM’s.
    Ao que parece havia até cá por PT engraçados a provocar BSOD’s em ATM’s, eu em Lisboa vi 3 por acaso. Não sei se provocados por isso.

    btw, sabem que os bancos estão ligados em rede, e os cabos são fisicos… descarnar fio aqui, fio acolá… o limite é a imaginação.

    E há os mais arrojados que simplesmente pegam numa escavadora e arrancam a maquina.

    Já estou mesmo a ver transferências bancarias para offshore’s a partir de ATM’s..

    • Nit Not says:

      “descarnar fio aqui, fio acolá… o limite é a imaginação.”
      Que método mais rustico de sniffing. De qualquer forma as informações, obrigatoriamente, são encriptadas com fortes hash.

      Acho que esse fica para a imaginação mesmo.
      É mais fácil pegar o maçarico e arrombar o caixa e sair sem ser preso.

  9. o que se faz quando se quer roubar uma caixa multibanco ? retroescavadora as 4 da manha e arranca-se da parede com o método “bruteforce”? naah, instala-se um rootkit, deixa-se a maquina ser instalada no sitio, marca-se para as 4 da manha uma funçao pre-defenida e passado 3 meses aquela hora passa-se em frente a maquina e ela ta a cuspir dinheiro. riqueza.
    PS: isto é uma observação estúpida e piadética, mas já li em algum lado que isto aconteceu centenas de vezes em alguns países

  10. Nit Not says:

    Isto é para profissionais.
    Os amadores enviam spam com programas que fazem “Phishing” com programas feitos em Delphi usando screenshots modificadas das agencias bancárias, e, com textfields transparentes em cima dos campos do screenshot. Dai usam algum compressor maluco que faz o antivirus não idenficar os códigos de hooking usados para o “phishing” e as chaves de registro do windows.

    Graças a isso não posso acessar metade do online banking do Brasil via Linux, pois eles instalam um plugin que é necessario para gerar um token e entrar no sistema, e esse plugin só existe versão para Windows.

    As agencias bancárias já estão demasiadas atrasadas na questão segurança, e as taxas lá em cima igual. Ao meu ver, no Brasil, o banco mais seguro que existe é o HSBC.

  11. BigOix says:

    ATM não é multibanco. O nosso sistema é muito mais seguro que as ditas ATM

    • B80 says:

      Exacto as ATM’s são mais usadas pelos americanos (não sei se por outros paises também e são diferentes dos multibancos)

      Se há uma coisa que os portugueses têm de bom é que o nosso sistema de multibanco é mais avançado que os outros (agora se será mais segura já são outros quinhentos…)

      É para admirar como ainda não apareceu ninguém a tentar “hackar” o nosso multibanco, aquilo é praticamente um pc a correr NT5 ou windows 2000. :O

      • viperbruno says:

        Vou-me arrepender do que vou dizer mas pelo menos o sistema Holandes é mais seguro… Apesar de não ter um standard (em termos de interface) o sistema (hardware) já o é, e pelo menos esse é melhor. No deles é obrigatorio:

        -1) Chip e banda magnetica a serem lidos, logo para copiar um cartão teriam que copiar ambos os sistemas.
        -2) O encaixe de entrada é diferente, logo evita que coloquem uma “entrada fake” (no Brasil é o pão de todos os dias).
        -3) Segundo o que me disseram, o facto de lá os cartões entrarem e sairem de forma lenta torna o sistema mais seguro (só não sei em que…)

        Portanto e apesar de estarmos bem melhor posicionados, comparando com países como Inglaterra, ainda era possivel fazer um bocadinho melhor. O nosso software é de ilogiar e o sistema/regras é defacto dos melhores, agora só falta fazer um upgrade ao hardware.

        • kekes says:

          O nosso softawre nos MB’s é muito bom, nao percisamos de ser os melhores mas dos melhores 🙂 e disso podemos dizer que SIM

          Em Espanha ja aqui ao lado são uma vergonha, no outro dia cobraram 2€ de comissão por nao ter levantado o dinheiro na “casa do cartão”
          Mas tinha que caminhar meia hora… Que chulos.

  12. Telmo Gaspar says:

    SIBS rula MUITO! Portugal no seu melhor 😉

  13. André says:

    Tendo o Windows 2000 tanta falha, e sendo o SO de maior parte destas maquinas, esperava-se o que? 😀

  14. S-K says:

    ATM e multibanco em termos “práticos” é a mesma coisa.

    Mas tecnicamente acho que são sistemas diferentes. A prova disso é o MBNet, que até onde eu sei só existe em Portugal. É um dos meios mais seguros de se fazer uma compra na Internet. (não quer dizer que seja infalível).

    O termo “rootkit universal” é um pouco duvidoso, porque se existe vários tipos de “ATM” todas elas devem ter vulnerabilidades, mas acho que não devem ter as mesmas. Por isso será que é mesmo “Universal”?

  15. Jose says:

    Violar as atms lol da me vontade de rir queria ver esse senhor a hacker uma q fosse na rua por exemplo

    estas maquinas encontram se ligadas a redes internas nos bancos e n estao ligadas a internet ou a qualquer outra rede que o publico tenha acesso

  16. Redhawk says:

    As pessoas lêem as notícias na diagonal e acham que se aplicam em todo o lado. As nossas máquinas e consequentemente o nosso sistema que gere os vulgarmente chamados de “Multibanco” é do mais seguro e fiável que existe, aliás, não por acaso que a SIBS (que é quem gere todo o parque existente), é convidada internacionalmente tanto pela VISA como pela MasterCard a demonstrar a fiabilidade e segurança do sistema nacional.
    Tomará aos Americanos terem o sistema que os nossos “Multibancos” usavam há 10 anos atrás quanto mais o actual.

  17. Yuy says:

    Duvido muito que a SIBS seja assim tão inteligente… o pessoal por cá é que não é muito inteligente, porque se fosse as máquinas já estavam mais que comprometidas até às beiças. Aquilo é baseado em Windows… como pode ser seguro? Eu cá não sei. Caramba mesmo que fizessem baseado em Unix existem milhentas formas de atacar Unix’s e afins digam o que disserem… são descobertas novas vulnerabilidades todas as semanas. Basicamente é rezar e quando se apanhar os gajos que o fizerem a primeira vez dares-lhes um empurrão do precipício a baixo e deixar bem claro que não foi nenhum acidente…

    • Apartidadirio says:

      Atenção que estas a incitar a pratica de um crime que desde logo é muito mau…

      Todo o sistema é imperfeito…
      “o nosso” cria desde gênios que são aproveitados para muito poucos subjugarem,sonegarem,agiotarem,escravizarem a maioria…até aos mais escabrosos criminosos(alguns deles de colarinho +/- mas igualmente…),assassinos sanguinários…e todos eles fazem parte desta mesma esfera ou sistema…
      Agora o que me preocupa é que esses conhecimentos
      (informatica/finanças…)possam ser utilizados para criar mais uma(…) crise Econômica/Financeira e dai a miséria,escravatura geral … isso sim é preocupante…

      bjs

  18. Nuno Teixeira says:

    Estou curioso para saber que tipo de rootkit é instalado. Porque se for por software o caso fica mais complicado porque as máquinas estão ligadas por rede interna não é acessivel por wireless.

    Se pelo contrário é necessário acesso físico às máquinas não percebo o trabalho de estar com cabos a ligar em rede. Arromba-se a caixa onde estão as notas e retira-se o guito 🙂

    • nervaise says:

      Viva!

      Não necessariamente, as caixas multibanco têm cada vez mais protecções para o seu conteúdo. Ainda à (relativamente) pouco tempo houve uma entidade bancária que decidiu proteger as notas com tinta.

      • Paulo39 says:

        Exacto.

        Actualmente já há máquinas que quando sofrem impactos muito violentos injectam tinta em todas as notas tornando-as dessa forma inválidas.

        Já vi até uma nota nesse estado, era uma tinta vermelha. (estava numa fila para comprar um bilhete e uns turistas à minha frente viram a nota ser-lhes rejeitada).

  19. Cromo says:

    ATM: Automatic Teller Machine (vulgo – caixa automático)
    Substitui o funcionário da caixa (teller) que nos “aviava” quando nao havia ATM’s e tinhamos que estar na fila do banco nem que fosse para levantar 500$00
    Um conselho – façam o software dos ATM’s e afins em Pascal e Cobol e outras linguagens de baixo nivel que já ninguém os viola (perguntem à nova geraçao o que é isso)
    Agora já toda a gente programa por objectos e a pressa de vender o software faz com que este contenha “falhas” que nunca foram pensadas – falta de análise.
    Por mim, posso dizer que mexo em informática desde 1984 quando recebi o meu spectrum, e que nunca paguei nem nunca pagarei por Software que nao funciona como deve ser – sim, Windows!

    Eu, analista de sistemas / programador.
    Abraços

  20. jony says:

    serão os tugas xicos espertos demasiado burros para fazerem isto? Ou demasiado medrosos e preferem usar “rootskits” de garrafas de gás e retro-escavadoras que é mais rápido em termos de cabeça? Se fosse noutros países imagino…

  21. Daniel says:

    gostaria de entender como q funciona esse rootkit ? e como q é desenvolvido e qual finalidade

  22. Gleison Gomes says:

    Procuro programador em delphi pra fazer uma aplicaçao pra mim.. pago bem
    alguem interessado mande uma mensagem para email cocacola176@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.